Últimos Posts

terça-feira, 25 de novembro de 2014

25/11 - Dia Internacional da Violência contra a Mulher

25 de Novembro de 2014

Dia Internacional
da Violência contra a Mulher

clip_image002

Durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi designado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Homenageia três irmãs ativistas políticas latino-americanas: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal. Elas foram brutalmente assassinadas pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana.

A data teve o reconhecimento oficial da ONU, em março de 1999. Porém, antes disso, o dia 25 de novembro já era lembrado pelo movimento internacional de mulheres.

Pelo menos uma de cada três mulheres no mundo já sofreu maus tratos, foi forçada a manter relações sexuais ou sofreu algum outro tipo de abuso, geralmente por parte de alguém que elas conhecem.

No Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006. Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher, quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

Fonte: www.cutsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário