Últimos Posts

terça-feira, 25 de novembro de 2014

25/11 - Santa Catarina de Alexandria

25 de Novembro de 2014

Santa Catarina de Alexandria

clip_image002

“Padroeira do estado de Santa Catarina e uma das santas mais populares da Igreja”

Catarina nasceu em Alexandria, no Egito, no século IV. Era filha do rei Costus, de Alexandria, e recebeu educação cristã. Era considerada a mais bonita e sábia jovem de todo o Império.

Tinha recebido de Deus o dom da sabedoria e era uma cristã fervorosa. Por isso foi levada diante do terrível imperador romano Maximiano que perseguia e matava os cristãos. Quando ficou diante dele o censurou corajosamente, por perseguir a religião verdadeira, defendeu o Cristianismo e demonstrou a falsidade dos cultos idolátricos.

Maximiano apaixonou-se por ela, e precisava tirá-la da liderança que exercia na expansão do Cristianismo com sua sabedoria. Tentou, oferecendo-lhe poder e riqueza materiais. Estava disposto a divorciar-se para casar-se com ela, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios.

Catarina recusou enfaticamente, e ao mesmo tempo tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o imperador chamou os cinquenta melhores filósofos sábios do reino para auxiliá-lo. Eles tentaram defender suas seitas com saídas teóricas e filosóficas, mas acabaram convertidos por Catarina ao Cristianismo. Irado, Maximiano condenou todos à morte. Exceto ela, para quem tinha preparado algo específico.

Mandou torturá-la com rodas equipadas com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Com os olhos elevados ao Senhor, rezou e fez o sinal da cruz. Então, ocorreu o prodígio: o aparelho desmontou. O imperador, transtornado, levou-a para fora da cidade e comandou pessoalmente a sua tortura, depois mandou decapitá-la. Ela morreu, mas outro milagre aconteceu. O corpo da mártir foi levado por anjos para o alto do monte Sinai. Isso aconteceu em 25 de novembro de 305.

Ela é padroeira da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, dos estudantes, dos filósofos e dos donos e trabalhadores de moinho.

O Brasil homenageou-a com o estado de Santa Catarina, cuja população a festeja como sua celestial padroeira.

Catarina de Alexandria é sem dúvida, uma das santas mais populares da História da Igreja, e é universalmente venerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário