Últimos Posts

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

26/11 - Lc 21,12-19

26 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim. Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação”.

Entendendo

JESUS ENCORAJA SEUS DISCÍPULOS
A SEREM FIRMES NOS MOMENTOS DE PERSEGUIÇÃO!

Jesus prevê o ódio dos inimigos e sua reação em forma de perseguição, prisões, acusações nas sinagogas. Ele traz uma novidade nesse anúncio - até mesmo os familiares poderão fazê-los sofrer. Tudo isso por causa da fidelidade aos seus ensinamentos. Diante disso, uma tarefa desafiadora – ser perseverante e não fugir da luta!

Em contrapartida Jesus promete uma força tão grande, vinda do Alto, que seus discípulos não precisarão estar preocupados em suas defesas, pois a inspiração do Espírito Santo colocará em suas bocas palavras sábias, capazes de convencer os inimigos. Uma exigência é fundamental – confiar em Deus e manter viva a fé!

A luta pertencia a Jesus Cristo, e seus discípulos eram unicamente seus mediadores. E ninguém como Deus tem nas mãos a vida dos discípulos, e o poder de livrá-los do mal.

Atualizando

O CRISTÃO É TESTADO NAS HUMILHAÇÕES SOFRIDAS!

(Papa Francisco)

Os cristãos dão uma boa prova de sua fé quando “sabem enfrentar humilhações com alegria e paciência”. O Papa alertou novamente para a “tentação do bem-estar espiritual”, que pode nos impedir “de amar plenamente Jesus Cristo”.

Francisco desenvolveu seu pensamento a partir do Evangelho de Lucas, no trecho em que Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas falam d’Ele e o que eles próprios pensam. E também na resposta de Pedro: “O Cristo de Deus”. Ele diz: “Esta pergunta é dirigida também a nós”.

“Foi o Espírito Santo que tocou o coração de Pedro para dizer quem é Jesus”. Se é o Cristo, o Filho de Deus vivo é um mistério... Quem o pode explicar? Se cada um de nós, na oração, disser ao Senhor: “Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo”, Ele responderá “É verdade”.

“E esta é a tentação do bem-estar espiritual. Temos tudo: temos a Igreja, temos Jesus Cristo, os Sacramentos, a Virgem Maria, tudo, um bom trabalho para o Reino de Deus; somos bons, todos. Mas não é o suficiente; com o bem-estar espiritual até certo ponto. Como o jovem que era rico: ele queria ir com Jesus, mas até certo ponto”.

Falta a última unção do cristão, para ser um cristão realmente: a unção da cruz, a unção da humilhação. Ele se humilhou até à morte, morte de tudo. Esta é a pedra de comparação, a verificação da nossa realidade cristã: Eu sou um cristão de cultura do bem-estar? Eu sou um cristão que acompanha o Senhor até a cruz? “O sinal é a capacidade de suportar as humilhações”.

“A verificação se um cristão é um cristão realmente é a sua capacidade de suportar com alegria e paciência as humilhações, já que isso é algo que não gostamos... Há muitos cristãos que, olhando para o Senhor, pedem humilhações para se assemelhar a Ele. Esta é a escolha: o cristão do bem-estar - que vai para o Céu, certo de salvar-se! – ou o cristão próximo a Jesus, pela estrada de Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário