Últimos Posts

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

26/11 - São Leonardo de Porto Maurício

26 de Novembro de 2014

São Leonardo de Porto Maurício

clip_image002

“O santo da ‘Via-Sacra’ e da Imaculada Conceição”

Paulo Jerônimo nasceu em 20 de dezembro 1676, em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália. Filho do capitão da marinha Domingos Casanova. Sua mãe faleceu quando era muito pequeno e ele foi levado a Roma, para concluir os estudos no Colégio Romano. Depois, foi para o Retiro de São Boaventura, onde entrou para a Ordem Franciscana, tornou-se padre com 26 anos de idade e passou a usar o nome de frei Leonardo.

Atuou como sacerdote a maior parte da vida em Florença. Era um empolgante pregador, principalmente quando escolhia como tema a Paixão de Cristo. Percorreu toda a Itália exercendo esse ministério e, com isso, escreveu muitas obras de grande valor para os pregadores e para os fiéis. Santo Afonso de Ligório, seu contemporâneo, dizia que ele era o maior missionário do século XVIII.

O papa usou para a Igreja os dons de Leonardo, quando o enviou para uma delicada missão na ilha de Córsega. Tinha de restabelecer a concórdia entre os cidadãos. Apesar das graves divisões entre eles, Leonardo conseguiu um acordo de paz.

É considerado o salvador do Coliseu, ao promover pela primeira vez a liturgia da Via-Sacra naquele local, que definiu como santificado pelos martírios dos cristãos. A celebração da Via-Sacra em seu interior tornou-se tradição e a histórica construção passou a ser conservada. A tradição permanece, pois até hoje o próprio pontífice, toda Sexta-Feira da Paixão, faz a Via-Sacra no Coliseu, em Roma.

São Leonardo foi devoto de Nossa Senhora e queria que a Igreja assumisse o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Lutou muito por isso, mas não chegou a ver, pois faleceu em 26 de novembro de 1751, com setenta e cinco anos de vida. Somente cento e três anos após, a Igreja reconheceu o dogma da Imaculada Conceição de Maria, em 1854.

O papa Pio XI o declarou padroeiro dos sacerdotes que se consagram às missões populares no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário