Últimos Posts

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

27/11 - Lc 21,20-28

27 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,20-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade. Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito. Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo. Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação”.

Entendendo

JESUS ANUNCIA CALAMIADADES, O FIM DOS
REINOS PREPOTENTES E A VINDA DO “FILHO DO HOMEM!”

O fato de não saber qual o dia da partida deste mundo, pode levar o cristão ao relaxamento e a atitudes extravagantes. O alerta de Jesus é para que seus seguidores estejam vigilantes.

O contexto é de destruição das cidades rebeldes, como lição para a humanidade.

A ruína de Sodoma e Gomorra simboliza o fim da maldade humana. A queda da Samaria representa o castigo da cidade que trocou Deus pelos ídolos e se deixou contaminar pela injustiça. A queda de Nínive e da Babilônia foram celebradas como o fim de impérios prepotentes, mas com sofrimento e morte para muitos povos.

Jerusalém, cidade tida como lugar da habitação de Deus no meio de seu povo, transformou-se em cidade assassina de profetas, surda aos apelos dos enviados de Deus. Perdendo a característica de santidade, só lhe restava a destruição.

Ao mesmo tempo em que fala de destruição, morte, fome e ruína Jesus abre o coração dos discípulos para a esperança. Anuncia “a vinda do Filho do Homem sobre as nuvens, com grande poder e glória". O fim de Jerusalém corresponde ao início de uma realidade nova: a libertação que se aproxima para aqueles que forem fiéis a Deus.

Atualizando

NADA ASSUSTA
A QUEM BUSCA VIVER A SUA FÉ EM OBRAS!

Jesus está falando do “Fim do Mundo”. Ele descreve as tribulações que vão acontecer no dia da manifestação do Filho de Deus. No dia em que Ele irá julgar os vivos e os mortos.

Nada disso deve amedrontar aqueles que vivem sua fé, mesmo da forma mais simples possível: nos acontecimentos da vida, na comunidade, no trabalho, na família, na sociedade...

Detalhes do “fim dos tempos” nós não temos, pois não podemos desvendar os mistérios de Deus, mas, diante das pistas que Jesus revelou, será o dia em que Ele revelará a disposição secreta das mentes de todos e retribuirá, a cada um, segundo suas obras. Também revelará os que acolheram ou rejeitaram a sua graça. Esse será o “Dia D” em que Deus consumará o seu projeto final apresentado por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário