Últimos Posts

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

17/12 - Mt 1,1-17

17 de Dezembro de 2014

evandia_thumb3_thumb2

Mateus 1,1-17

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manasses gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No total, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze.

Entendendo

A ORIGEM HUMANA DE JESUS CRISTO

Para os antigos a raiz hereditária dava garantia de credibilidade à pessoa. O conhecimento da origem assegurava a garantia de fazer parte de uma história, de um povo. Principalmente quando essa origem vinha de Abraão, homem escolhido por Deus para formar o povo de Israel e revelar a existência do Deus único.

A bênção prometida por Deus fazia de Abraão o porta-voz do Criador para todas as nações. Portanto, fazer parte desse povo era um privilégio. Ainda mais tendo a garantia de que o enviado de Deus, o Messias (Jesus Cristo), nasceria dessa origem.

Além dessa marca histórica, a genealogia de Jesus serve para dizer que Nele se resume toda a história passada, desde a criação. Ele dá sentido à criação. Em sua pessoa uma nova história do universo começa.

Atualizando

SABER NOSSAS ORIGENS
PARA CONHECER QUEM SOMOS!

Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos antepassados de um indivíduo ou família. Mais especificamente, trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, fotos e falecimento. O nome se dá pelo fato da semelhança ao ramificar das árvores.

Falando de Brasil, as gerações anteriores estão indo embora e algumas pessoas estão se sentindo sem raízes. A ideia não é ficar revivendo épocas passadas, suas glórias ou dificuldades, mas encontrar pontos de referência para entender melhor quem somos, tanto do ponto de vista individual como familiar e, porque não dizer, social, porque não somos diferentes de tantas outras famílias por aí. O brasileiro é resultado de uma mistura de nacionalidades e raças que nos confere uma riqueza única, que merece ser preservada.

A própria natureza divina revela traços que trazemos de nossos ancestrais, tanto qualidade e tendências boas, como fraquezas, e até mesmo doenças herdadas. Aprofundando mais ainda, vamos perceber que não fomos nós, mas o próprio Deus que escolheu a família onde deveríamos nascer. E, se a escolha foi feita por Ele, merece ser valorizada e amada.

Uma pessoa sem memória e que não conhece a sua história corre o risco de cometer as mesmas falhas, e até perder a autoestima, por ignorar suas próprias origens.

Faço, no entanto, uma observação quando se trata da prioridade Deus. A família de sangue é importante, mas ela é relativizada quando se refere aos valores divinos. Lembremo-nos de Jesus, ao afirmar: “Minha mãe e meus irmãos são todos que fazem a vontade do meu Pai...” (Mt 12,48).

Portanto, mesmo com toda importância e respeito às nossas origens, os valores de Deus devem ser priorizados diante de opções desvirtuadas que nossas famílias possam trilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário