Últimos Posts

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

18/12 - Mt 1,18-24

18 de Dezembro de 2014

evandia_thumb3_thumb2

Mateus 1,18-24

Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.

Entendendo

O ANJO ANUNCIA JESUS COMO EMANUEL!
UM DEUS PRÓXIMO, QUE PARTICIPA DA NOSSA VIDA DIÁRIA!

A conhecida passagem do evangelho de hoje, em que Maria recebe um anjo enviado por Deus a trazer-lhe a grande notícia do nascimento de Jesus, servindo-se Dela, pode ser refletida em várias situações. Destaco três, mais diretamente.

A primeira sobre o comunicado direto do anjo a Maria. Sabemos do contexto machista da época, em que as mulheres não eram respeitadas, ainda mais em se tratando de uma pessoa anônima, moradora das montanhas, sem qualquer notoriedade na sociedade. Deus já dá sinais do respeito às mulheres e aos pequenos.

A segunda situação é sobre a postura de José. Sua atitude inicial mostra prudência do lado humano e é classificado no evangelho como justiça (homem justo). Por outro, demonstra pouca sensibilidade para captar os sinais de Deus. O anjo não reage ao pensamento de José em abandonar Maria em silêncio, e mostra a paciência de Deus diante da fraqueza humana.

A última situação destacada é quando o anjo define a criança Jesus com o nome de Emanuel, que significa “Deus conosco”. Ou seja, é alguém que vem do Alto, mas que será gente como a gente, pisará em nosso chão, sentirá dores como nós, e se alegrará como qualquer mortal. Revela um Deus próximo da vida diária de seu povo.

Atualizando

A CARIDADE
É A PRÁTICA QUE MAIS NOS APROXIMA DE DEUS!

Uma das maneiras mais fáceis de percebermos que Deus está presente, todo dia, na vida da gente é quando ajudamos alguém e somos presença na vida do nosso semelhante. A ajuda que me refiro não é somente material, mas toda ação que fazemos para o bem de alguém.

Quis Deus que meus passos, depois do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, se dirigissem para um particular santuário do sofrimento humano, que é o Hospital São Francisco de Assis. É bem conhecida a conversão do Santo Patrono de vocês: o jovem Francisco abandona riquezas e comodidades para fazer-se pobre no meio dos pobres, entende que não são as coisas, o ter, os ídolos do mundo a verdadeira riqueza e que estes não dão a verdadeira alegria, mas sim seguir a Cristo e servir aos demais; mas talvez seja menos conhecido o momento em que tudo isto se tornou concreto na sua vida: foi quando abraçou um leproso. Hoje, neste lugar de luta contra a dependência química, quero abraçar a cada um e cada uma de vocês - vocês que são a carne de Cristo – e pedir a Deus que encha de sentido e de esperança segura o caminho de vocês e também o meu”.

Papa Francisco / Hospital São Francisco / Rio de Janeiro.

As atitudes do novo papa, na influente missão que exerce no mundo, revela a identidade de um Deus simples e presente na vida do povo. Suas atitudes mostram caridade e misericórdia, principalmente com os mais pobres e sofredores. Em sua vinda ao Brasil, o papa Francisco fez questão de visitar um hospital e levar um pouco de esperança àqueles sofredores. Com esse gesto, ele, como representante de um número tão grande de cristãos, confirma a presença do Deus Emanuel do evangelho de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário