Últimos Posts

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

18/12 - São Graciano

18 de Dezembro de 2014

São Graciano

clip_image002

“Apóstolo exemplar em tempo de perseguição”

Graciano foi um dos sete missionários cristãos enviados por Roma, para evangelizar na região da Gália, futura França. Graciano foi o primeiro bispo da diocese de Tours.

O papa Fabiano designou Graciano para a diocese de Tours no ano 249, para exercer o cargo de bispo. A cidade não possuía igreja, os pobres eram maltratados e os enfermos marginalizados, era dominada, completamente, pelo paganismo. Desde o início, como representante do catolicismo, o bispo Graciano passou a ser perseguido pelos infiéis, que não queriam deixar a adoração aos falsos deuses.

Em alguns períodos, a perseguição era tão forte que Graciano precisava esconder-se em lugares solitários. Lá, reunia os cristãos e os interessados em converter-se para poder celebrar os sacramentos, a Santa Missa e pregar a palavra de Deus.

Com a perseverança de Graciano o grupo de cristãos foi crescendo. Os necessitados da cidade, pela primeira vez, começaram a receber atenção e ajuda comunitária. Ele fundou, até, um hospital para os doentes abandonados, que antes não existia para atendê-los. Esse árduo e fecundo apostolado se estendeu por cinquenta anos.

A tradição diz que, o próprio Jesus teria aparecido ali para avisar o bispo Graciano que a sua morte se aproximava. De fato, logo depois ele faleceu, numa data não muito certa, mas no ano 301. Seu corpo foi sepultado no cemitério cristão que ele mesmo construíra nos arredores da cidade. A festa do primeiro bispo de Tours foi fixada pela Igreja no dia 18 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário