Últimos Posts

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

19/12 - Beato Urbano V

19 de Dezembro 2014

Beato Urbano V

clip_image002

“Exemplo de determinação na organização da Igreja”

Urbano nasceu no ano de 1310 e pertencia a uma nobre família francesa. Seu nome de batismo era Guilherme de Grimoardo. Quando era jovem estudou ciências jurídicas e depois lecionou direito em Montpellier e em Avignon, na França. Um dia, trocou sua carreira promissora pelo humilde hábito de monge, chegando a ocupar altos cargos dentro da Ordem beneditina.

Serviu a dois Papas Clemente VI e Inocêncio VI como diplomata por mais de dez anos. Desempenhou tão bem sua função que quando o papa Inocêncio morreu, foi eleito seu sucessor, mesmo não sendo cardeal, em 1362.

Seu pontificado durou oito anos, mas caracterizou-se, segundo os registros oficiais, pela sábia administração, pelo esforço de renovar os costumes e pela nobreza de intenções. Ele reformou a disciplina eclesiástica e reorganizou a corte pontifícia de maneira que fosse um exemplo de vida cristã, cortando pela raiz muitos abusos. Mas também se preocupava com a instrução do povo. Envio vários missionários para a Índia, a China e a Lituânia.

Era a época do humanismo e o ex-professor de direito não mediu esforços para promover as ciências e criar novos centros de estudos. A pedido do rei da Polônia edificou e fundou a universidade da Cracóvia e, na universidade de Montpellier, fundou um colégio médico, ajudando pessoalmente estudantes pobres.

Uma grande meta do Papa Urbano V, porém, era levar de volta a sede da Igreja para Roma. Obteve isso, em outubro de 1367, sendo recebido com entusiasmada aclamação popular.

Foi o primeiro papa a se estabelecer no palácio ao lado da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Desde então, tornou-se a residência oficial dos pontífices. Mas não permaneceu em Roma por muito tempo, alguns anos depois papa Urbano V foi novamente obrigado a deixar Roma, e voltar para Avignon, onde faleceu em 19 de dezembro de 1370, com sessenta anos de idade.

Foi declarado beato pelo papa Pio IX, em 1870. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário