Últimos Posts

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

19/12 - Lc 1,5-25

19 de Dezembro de 2014

evandia_thumb3_thumb2

Lucas 1,5-25

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote, chamado Zacarias... Sua esposa..., chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. Ao exercer as funções sacerdotais diante de Deus..., apareceu-lhe o anjo do Senhor e lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque o Senhor ouviu o teu pedido. Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, e tu lhe porás o nome de João... Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Estou velho e minha esposa já tem uma idade avançada”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel... Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova. E agora, ficarás mudo, sem poder falar até o dia em que estas coisas acontecerem, já que não acreditaste nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo”. O povo estava esperando Zacarias e se admirava com sua demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar, e perceberam que ele tivera uma visão no Santuário. Zacarias se comunicava com eles por meio de gestos e permanecia mudo. Passados os dias do seu ofício, ele voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida e permaneceu escondida durante cinco meses; ela dizia: “Assim o Senhor fez comigo nestes dias: ele dignou-se tirar a vergonha que pesava sobre mim”.

Entendendo

JOSÉ E MARIA SENTEM
DIFICULDADE EM PERCEBER OS SINAIS DE DEUS

O nascimento de João Batista e o de Jesus Cristo oferecem alguns sinais semelhantes. O principal é o fenômeno que envolve as duas grávidas. Isabel era idosa e já havia passado o período de ter um filho. Maria não havia tido contato carnal com José e ficara grávida. Portanto, os dois vêm envolvidos de sanais fortes da revelação do ‘Deus do impossível’.

Os dois pais humanos, José e Zacarias tiveram reações semelhantes. José pensou em abandonar Maria, pois não consegue compreender, naquele momento inicial, que a proposta vinha de Deus. Zacarias também reagiu com descrença e a consequência disso foi ter ficado mudo até o nascimento de João. Isso mostra a fraqueza humana e a dificuldade que temos de ler os sinais divinos.

Mesmo faltando fé e tendo pouco sensibilidade para perceber os sinais de Deus, o evangelho de hoje mostra que é fundamental ser direito e proceder bem, para que Deus envie suas bênção: “Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor”.

Atualizando

APRENDER A LER OS SINAIS
QUE DIARIAMENTE SÃO EMITIDOS POR DEUS

Jesus em repetidas vezes reclamou da falta de sensibilidade do povo em reconhecer os seus sinais divinos e, no entanto, dominavam os sinais da natureza que lhe favoreciam.

Deus continua, diariamente, emitindo sinais para favorecer a nossa vida. Eles chegam através de pessoas, acontecimentos, ideias, intuições...

Quando a nossa fé está fraca é difícil perceber que alguns acontecimentos são sinais do próprio Deus se interferindo em nosso favor, e acabamos atribuindo à sorte, coincidências e outras desculpas meio rudes.

Ler os sinais dos tempos é procurar entender os caminhos da humanidade.  É escutar o que Deus diz, o que Ele quer e deseja para seus filhos.  É discernir, naquilo que a proposta do discernimento tem de mais libertador – realizar o encontro da vontade humana com a vontade divina.

Ler os sinais dos tempos é interpretar os acontecimentos e, fazendo uso da liberdade humana, escolher seguir aquilo que mais conduz à realização do projeto de Deus para a humanidade e para nossa realização pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário