Últimos Posts

sábado, 20 de dezembro de 2014

20/12 - São Domingos de Silos

20 de Dezembro de 2014

São Domingos de Silos

clip_image002

“O Monge que se destacou na restauração de Mosteiros”

Domingos nasceu em Cañas, vila da província de Navarra, na Espanha, no ano 1000, numa família humilde e cristã.

Quando era criança foi pastor de ovelhas, nessa época já era muito bondoso, oferecia leite de ovelha para alimentar os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo, gostava muito dos estudos, e por isso seus pais o entregaram ao padre da paróquia onde pertenciam, para estudar na escola ao lado da igreja.

Saiu-se tão bem nos estudos que o padre queria ordená-lo sacerdote. Antes disso, Domingos experimentou a vida de eremita para depois, enfim, entrar no convento beneditino, onde descobriu a sua verdadeira vocação sacerdotal, logo se tornou exemplo para os demais monges.

Aos trinta anos de idade, foi encarregado de restaurar e reabrir o Mosteiro de Santa Maria, pois estava fechado há muito tempo. Para a restauração do Mosteiro Domingos pediu esmolas, trabalhou como operário, fez de tudo o possível para conseguir recursos e poder receber os candidatos à vida monástica. Seu próprio pai e muitos de seus parentes entraram para o mosteiro.

Depois foi chamado a ser superior do Mosteiro de São Millán de la Cogolla, onde teve que enfrentar o rei que queria se apoderar dos bens do convento. Fugiu para o reino de Castela e ali foi eleito também superior do mosteiro Sebastião de Silos, em Burgos, onde permaneceu por mais 30 anos realizando um excelente trabalho de evangelização. Também trabalhou para a libertação de católicos prisioneiros dos muçulmanos.

Por intuição, sabia o dia de sua própria morte, que ocorreu no dia 20 de dezembro de 1073, quando tinha setenta e três anos de idade. São Domingos de Silos morreu com fama de santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário