Últimos Posts

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO NOME NA VIDA DE UMA PESSOA

A IMPORTÂNCIA DO NOME NA VIDA DE UMA PESSOA

clip_image002

O nome sempre teve valor significativo na história de uma pessoa, especialmente quando se trata de uma família com princípios religiosos.

Buscando o sentido bíblico, os nomes eram escolhidos visando uma característica da própria pessoa, de sua personalidade, ou mesmo um significado profético. Na maioria das vezes, como a religiosidade era muito forte entre os povos da Bíblia, os nomes estavam ligados a Deus ou faziam referência a alguma graça alcançada. No caso dos judeus, vemos isso em quase todos os nomes bíblicos: Natanael, que significa “dádiva de Deus”; Samuel, “ouvido por Deus”; Adonias, “Javé é meu Senhor”, e por aí vai.

Outras vezes, o significado do nome descrevia uma característica. Isaque, “riso”, para lembrar o sorriso de seus pais idosos ao ouvirem que teriam um filho (Gn 17,17); Esaú, “peludo”; Edom, “vermelho”; Moisés, “tirado da água”, pois a filha do Faraó o encontrou numa cesta boiando nas águas do rio (Ex 2,10).

O nome era tão importante que, após a pessoa assumir uma missão especial ganhava um novo nome para dar sentido ao compromisso assumido. Abrão, era o nome quando ele era pagão e adorava outros deuses, depois da conversão, mudou para Abraão; Saulo, quando perseguia os cristãos tinha este nome, depois da conversão virou Paulo. Esse costume foi trazido para as ordens religiosas da Idade Média. O conhecido Santo Antônio, por exemplo, chamava-se Fernando de Bulhões.

Hoje, muitas famílias cristãs recorrem à Bíblia para buscar o nome de seus filhos, o que é um costume muito bonito. Mas, há também aquelas que não valorizam essa característica tão especial e que dá identidade cristã ao filho, e escolhem apenas por achar bonito, o nome de um artista, jogador de futebol, cantor sem saber o verdadeiro significado.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário