Últimos Posts

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

31/01 - Mc 4,26-34

31 de Janeiro de 2014

evandia

pMarcos 4,26-34

pJesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.

pEntendendo

A SEMENTE GERMINA
E CRESCE SEM SABERMOS COMO E QUANDO!

pFaz parte da natureza humana, querer que tudo aconteça do nosso jeito e na hora que bem entendemos. Muitas vezes queremos que o fruto cresça num ritmo diferente daquele querido por Deus. A impaciência pode colocar em risco o tempo de Deus.

pQuem não gostaria de ver a justiça reinar, no mundo inteiro, de uma hora para outra? Quem não ficaria contente se a pobreza e a miséria fossem erradicadas num passe de mágica? Quem não se alegraria em ver a superação imediata de todo tipo de exclusão, violência e falta de solidariedade?

pEstes resultados, muitas vezes, vão acontecendo de modo escondido, em pequenos gestos e projetos simples, sem que ninguém se dê conta. O cristão que tem sensibilidade de fé irá perceber a pequena semente crescendo nos lugares mais estranhos, em situações tão comuns e em pessoas tão discretas, que não fazem questão de serem reconhecidas e divulgadas.

pOs apressados buscam elaborar seus planejamentos, projetos, metas e querem o resultado imediato tomando por base apenas os critérios humanos. Nesses, falta-lhes a sabedoria e a boa escuta da Palavra. A construção da vida se dá pela ação divina e da ação humana (trabalho). Basta que o cristão faça sua parte. O resto fica por conta de Deus.

pAtualizando

A PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE
QUE NOS AJUDA A ESPERAR O TEMPO DE DEUS

pMuitas vezes, principalmente em situações difíceis, temos a impressão de que Deus está distante de nós e até mesmo, indiferente às nossas necessidades, sem pressa em nos atender. Nessa sensação de abandono, não entendemos a lógica de Deus.

pNesses momentos em que somos tentados a ofender a natureza de Deus, lembro-me de um provérbio antigo: “Deus sabe o que faz e nós não sabemos o que dizemos”.

pNesta reflexão podemos buscar alguns fundamentos da lógica de Deus que responde aos nossos questionamentos.

pO tempo de Deus é diferente do nosso! A pressa é um proceder humano. O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida. Ele é perfeito em tudo que faz. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus. É sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas.

pTempo educativo! Enquanto esperamos, Deus está nos ensinando algo novo. Muitas vezes é no tempo da espera que mergulhamos em nosso interior, mudamos nossas opções, refletimos nossos valores, sentimentos e prioridades. A espera coerente gera um aprendizado. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com Ele.

pTempo da paciência! Vivemos no mundo da cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe. Esse jeito de viver acaba roubando de nós a paciência, uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor, e colher os frutos de um amanhã saudável. A pressa encobre a nossa visão. A paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança.

pDeixemos que cada dia dê conta de si mesmo. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo, inclusive do tempo.

31/01 - São João Bosco

31 de Janeiro de 2014

São João Bosco

dom_bosco

Fundador da Ordem Salesiana, pai e mestre da juventude”

pJoão Melchior Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo Don, perto de Turim, na Itália. Nasceu numa família de humildes camponeses católicos. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade, e sua mãe assumiu sozinha sua criação.

pAos nove anos, teve um sonho com Nossa Senhora que marcou a sua vida e o ajudou a perceber sua vocação sacerdotal. A partir daí, decidiu entregar no seminário, com muito sacrifício e ajuda de algumas pessoas.

pOrdenou-se sacerdote em 1841, com vinte e seis anos de idade. Deu início ao seu apostolado na educação de crianças e jovens carentes. Frequentemente tinha sonhos de caráter sobrenatural, nos quais recebia orientações sobre os seus alunos e futuros acontecimentos.

pCriou o Oratório de Dom Bosco, onde jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação e apoio até a colocação em um emprego digno. Começou a recolher meninos em internatos-escola, e mais tarde implantou escolas profissionais.

pEm 1859, fundou a Congregação dos Salesianos, homenageando São Francisco de Sales, dedicando-lhe a proteção da obra. Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu missões na América Latina, publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.

pAo ser perguntado sobre suas obras, ele respondia com um sorrido de humildade e olhar sereno: "Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem fez tudo".

pFaleceu no dia 31 de janeiro de 1888, com setenta e três anos de idade. Foi beatificado em 1929, e canonizado como santo por Pio XI em 1934. O papa João Paulo II o aclamou como “Pai e Mestre da Juventude”.

31/01 - Dia Mundial do Mágico

31 de Janeiro de 2014

Dia Mundial do Mágico

b6123b4fb3441e55500e6727c711d1d5

pA arte de iludir já foi chamada de escapismo e cria ilusões que surpreendem, escapam à lógica e enganam os nossos sentidos e, em geral, a visão.

pPor isso se diz que as mãos de um mágico devem ser mais rápidas do que os olhos de quem está assistindo ao número.

pEsta data foi escolhida em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, falecido em 31 de janeiro de 1888.

pConta-se que, quando menino, ele ajudava a família trabalhando como acrobata, malabarista e mágico.

pMas quem popularizou a arte foi Harry Houdini (1874-1926), o mais famoso mágico de todos os tempos.

pSua habilidade impressionante para libertar-se de algemas e correntes, até debaixo d’água, entre outros truques, conquistou grandes plateias em todo o mundo.

pO pai da mágica no Brasil é João Peixoto dos Santos (1879-1946). Mineiro da cidade de Formiga, ele aprendeu a técnica com mágicos árabes que viajavam pelo país. Aos 19 anos, foi estudar mágica em Paris, França. É autor de várias obras sobre o tema.

Fonte: www.ftd.com.br

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

30/01 - Santa Jacinta de Mariscotti

30 de Janeiro de 2014

Santa Jacinta de Mariscotti

jacinta-de-mariscotti-300x225

Depois de levar uma vida fútil e vaidosa, converteu-se”

pJacinta nasceu em 1585, em Viterbo, perto de Roma, foi batizada com o nome de Clarice. Recebeu uma educação refinada, digna da nobreza, pois era filha do príncipe Marco Antônio Marescotti. Ainda menina, foi entregue pelos pais às franciscanas, onde sua irmã mais velha, Inocência, já era uma religiosa.

pJacinta não tinha vocação para a vida religiosa, então saiu do convento. Era muito bonita, culta e independente, e gostava de levar uma vida fútil, cheia de luxo e vaidades. Sonhava com o matrimônio, mas se decepcionou duas vezes por não conseguir casar-se. Então resolveu voltar para o convento da sua irmã Inocência, em Viterbo.

pVestiu o hábito, trocou o nome de Clarice por Jacinta, iniciando sua experiência religiosa. Infelizmente levou para o convento muitas de suas vaidades e durante dez anos não deu bom exemplo às suas irmãs de hábito. Não quis respeitar o espírito de pobreza vivendo num quarto decorado com luxo, e usando roupas de seda.

pJacinta começou a mudar sua maneira de ser quando recebeu a noticia do assassinato de seu pai, que mexeu muito com ela. Depois, adoeceu gravemente e o capelão do convento não atendeu seu pedido de confissão recusando-se a entrar no seu quarto luxuoso.

pJacinta ficou muito triste e percebeu que por muito tempo tinha causado dor e sofrimento dentro do convento, então se arrependeu sinceramente e pediu perdão publicamente para toda comunidade. Nesse momento se converteu verdadeiramente passando, a partir daí, a ser bom exemplo de penitência e pobreza.

pFoi eleita mestra das noviças e superiora do convento. Suas prolongadas orações e severas penitências eram em favor dos pecadores. Com sua orientação, muitos chegaram a fundar instituições religiosas, asilos e orfanatos.

pJacinta faleceu com cinquenta e cinco anos de idade, no dia 30 de janeiro de 1640 e foi enterrada na igreja do convento em Viterbo. Foi declarada santa pelo papa Pio VII, em 1807.

30/01 - Dia da Saudade

30 de Janeiro de 2014

Dia da Saudade

002

pSaudade, a palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:

Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.

pEste sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido. Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como se diz que relembrar é viver a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo muitas vezes, lembranças doloridas.

pPara desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, nos apropriamos de um poema de Mario Quintana:

Na solidão na penumbra do amanhecer...
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem, no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.

Que saudade...

Fonte: www.portoalegre.rs.gov.br

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

29/01 - Mc 4,1-20

29 de Janeiro de 2014

evandia

pMarcos 4,1-20

pJesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto toda a multidão ficava em terra, à beira-mar. Ele se pôs a ensinar-lhes muitas coisas em parábolas. “Escutai! O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um.” E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

pEntendendo

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

pJesus continua sua missão de Mestre a ensinar os discípulos como eles deveriam reagir diante das diversas reações que suas pregações poderiam causar. Eles seriam seus continuadores, então Jesus os alerta para não ficarem desiludidos ou terem otimismo ingênuo e depois ficarem frustrados com a reação dos ouvintes.

pFalou das sementes que caíram nas margens da estrada e entre as pedras, e logo nasceram, mas não tinha profundidade... Referindo-se aqueles que se empolgariam com os ensinamentos da Palavra nos primeiros momentos, mas depois se afastariam, por não serem perseverantes. São as pessoas de fé superficial, que nos momento dificuldades se afastam e buscam outras saídas.

pFalou também das sementes que caíram entre os espinhos, simbolizando aqueles que iriam ouvir os ensinamentos, acolhê-los com respeito, mas não seriam capazes de seguir os valores da vida divina, por dar prioridade às riquezas do mundo.

pPor fim, Jesus falou da semente lançada em terra boa, ou seja, que iria encontrar corações abertos e humildes aos ensinamentos divinos, referindo-se aqueles que seguiriam a fé de forma comprometida, dispostos a fazer experiência de vida, tendo os valores de Deus como prioridade. Esta seria a parte proveitosa da missão.

pAtualizando

SEMENTES LANÇADAS NOS MOMENTOS DE CONFLITO

pO conflito é inevitável, mas o combate é opcional. Use sua energia criativa, dada por Deus, para resolver os conflitos antes que se desenvolvam e transformem-se em combates.

pAs sementes lançadas em situações de conflito, talvez não atinjam a maturidade amanhã, na próxima semana ou até mesmo durante uma geração. Isto significará que você não deve semear as sementes? Não! Significa que deve semear as sementes IMEDIATAMENTE.

pNunca subestime o poder de uma semente de paz: o poder de uma palavra bondosa, uma semente de pedido de desculpas, um telefonema, uma explicação. Esta é a maneira como servimos ao Deus da paz.

(Extraído da obra The Inspirational Bible, de Max Lucado)