Últimos Posts

sábado, 31 de maio de 2014

31/05 - Lc 1,39-56

31 de Maio de 2014

evandia

p_thumb[6]Lucas 1,39-56

p_thumb[6]Naqueles dias, Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.

p_thumb[6]Maria então disse:

p_thumb[6]“A minha alma engrandece o Senhor,

p_thumb[6]e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

p_thumb[6]porque ele olhou para a humildade de sua serva.

p_thumb[6]Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas.

p_thumb[6]O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.

p_thumb[6]Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração.

p_thumb[6]Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.

p_thumb[6]Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias.

p_thumb[6]Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

p_thumb[6]Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.

p_thumb[6]Entendendo

O ENCONTRO DE DUAS GRÁVIDAS
REACENDE A ESPERANÇA DA HUMANIDADE!

p_thumb[6]Encerra-se, hoje, o mês dedicado a Maria. Muitas comunidades espalhadas pelo Brasil promovem um gesto que já se tornou tradição – a coroação de Nossa Senhora – com crianças vestidas de anjos. Este é um reconhecimento dócil, carregado de sentimentos de carinho pela mãe da humanidade.

p_thumb[6]O evangelho destaca a visita de Maria a Isabel. É a mulher das mulheres, referência da criação feminina de Deus, partindo para um serviço simples, de dona de casa, sem criar dificuldades ou esboçar mania de grandeza. O texto diz que ela partiu “apressadamente”, ou seja, o amor tem pressa em amar servindo.

p_thumb[6]O encontro das duas grávidas é confirmado como encontro divino pelos dois úteros que se sacodem, como confirmação do Espírito Santo. O pulo da criança foi de alegria: “a criança pulou de alegria em seu ventre”. Indicando que ação de Deus na vida de quem se abre à dimensão da fé traz alegria, ainda que as dificuldades da vida possam querer sufocar essa felicidade.

p_thumb[6]Isabel termina dizendo que valeu à pena sua prima ter acreditado, pois teve como resultado o cumprimento das promessas de Deus, não apenas a ela, mas a todo seu povo. Maria responde, mostrando que está consciente de sua missão e diz: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas”.

p_thumb[6]Atualizando

“QUE PRETENDES, MULHER?”

p_thumb[6]Poema de Cora Carolina

Renovadora e reveladora do mundo
A humanidade se renova no teu ventre.
Cria teus filhos,
não os entregues à creche.
Creche é fria, impessoal.
Nunca será um lar
para teu filho.
Ele, pequenino, precisa de ti.
Não o desligues da tua força maternal.

Que pretendes, mulher?
Independência, igualdade de condições...
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino
de ser mãe
Em ti está presente a humanidade.

Mulher, não te deixes castrar.
Serás um animal somente de prazer
e às vezes nem mais isso.
Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar.
Tumultuada, fingindo ser o que não és.
Roendo o teu osso negro da amargura.

Cora Coralina

31/05 - Nossa Senhora da Visitação

31 de Maio de 2014

Nossa Senhora da Visitação

clip_image002

p_thumb[6]Comemoramos hoje, o dia da visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Maria já estava grávida do nosso Salvador Jesus Cristo, e ficou sabendo através do arcanjo Gabriel, que sua prima Isabel, de idade avançada, também estava grávida.

p_thumb[6]Maria então, se colocou a serviço do próximo, foi visitar e ajudar Isabel. Encontramos essa passagem que descreve essa visita no Evangelho de São Lucas, (Lc 1-39-56), onde também se encontra a belíssima oração do Magnificat, que Nossa Senhora entoou quando estava com Isabel.

p_thumb[6]Esta data começou a ser comemorada pelos franciscanos, especialmente São Boaventura, que iniciou as comemorações no ano de 1263. Mas passou a ser obrigatória para toda a Igreja, e incluída no Missal Romano, somente com o Papa Pio V, por volta do ano de 1566.

p_thumb[6]Nessa visita a Santa Isabel, Nossa Senhora nos dá o exemplo do amor ao próximo, caridade, humildade e santidade. Peçamos à Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do próximo. Mas que a nossa sensibilidade não fique apenas no sentimento, mas se concretize na caridade.

31/05 - Dia Mundial sem Tabaco

31 de Maio de 2014

Dia Mundial sem Tabaco

clip_image002

p_thumb[6]Hoje, dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco.

p_thumb[6]De acordo com a OMS, o tabagismo continua a ser a principal causa de morte evitável em todo mundo, pois é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Cerca de 1/3 da população mundial é fumante e 5 milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro.

p_thumb[6]No Brasil a situação é grave, pois o número de fumantes chega a quase 32 milhões. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tabaco é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano.

p_thumb[6]A pesquisa Vigitel Brasil 2011, realizada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a frequência de adultos fumantes varia muito de acordo com a cidade. O índice mais baixo apareceu em Maceió, 7,8%, enquanto em Porto Alegre esse número chegou a 22,6%. A capital gaúcha vem seguida no ranking por Curitiba, com 20,2% e São Paulo, com 19,3%.

Fonte: saude.terra.com.br

sexta-feira, 30 de maio de 2014

30/05 - Jo 16,20-23a

30 de Maio de 2014

evandia

p_thumb[6]João 16,20-23a

p_thumb[6]“Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará”.

p_thumb[6]Entendendo

A VIDA VINDA DE DEUS
TRANSFORMA O SOFRIMENTO EM ALEGRIA!

p_thumb[6]Jesus continua seu discurso de acalento aos discípulos que iriam sentir sua falta. E o grande acento dado, não se referia apenas à sua paixão e morte, pois Ele sabia que a Igreja do primeiro século passaria por dificuldades tamanhas, chegando ao martírio. Era necessário que os seus continuadores tivessem consciência da dureza que iriam enfrentar e perseverassem.

p_thumb[6]Jesus também deixa claro que a tristeza que abate seus discípulos não vem de Deus. A tristeza que vem de Deus é aquela que move de compaixão o ser humano para ser solidário com os que sofrem. Diante do desânimo, a alegria - que é a característica de quem acredita no Ressuscitado - é que irá fortalecer os discípulos em meio às perseguições e ameaças.

p_thumb[6]O sofrimento, no Evangelho de hoje, é comparado a uma mulher que dá a luz. A vida para vir à luz passa pelo sofrimento. A vida vinda de Deus transforma o sofrimento, enxuga as lágrimas e dá a alegria que ninguém é capaz de tirar.

p_thumb[6]Atualizando

AS DORES SUPERADAS PELA
ALEGRIA DO NASCIMENTO DE UM FILHO

p_thumb[6]Ao citar a alegria de uma mãe com o nascimento do filhinho, Jesus mostra para os discípulos que estão entristecidos com sua partida, que os momentos de alegria superam todas as amarguras, ingratidões e sofrimentos que eles possam enfrentar. É necessário ter esta certeza e controlar a ansiedade, pois, quase sempre, queremos apressar o momento e não esperar o “tempo de Deus”.

p_thumb[6]Era apenas uma suspeita...

p_thumb[6]Porém, Maria Eduarda queria ter a certeza desse momento. Foi na médica e fez os exames. Sim. Estava esperando um bebê! Mil pensamentos surgiram em sua mente... Mãe... Ela seria mãe!

p_thumb[6]Avisou o marido. Paulo ficou emocionado e super feliz. Eles queriam muito esse filho. Trazer um filho no ventre é uma bênção divina, pensou. Desde o primeiro momento ela amou seu bebê.

p_thumb[6]No início da gestação teve dois sustos que a deixaram preocupada: pequenos sangramentos. Chorou. Sim, ela queria o bebê! Alarme falso. O bebê estava bem. -“Esse tipo de situação é normal no início da gravidez”, tranquilizou a médica.

p_thumb[6]Foi emocionante ouvir pela primeira vez as batidas do coração e ver as imagens da ultrassonografia do seu pequeno, na tela do computador. Papai e mamãe emocionados...

p_thumb[6]Aos poucos sua barriga ia crescendo e, com ela, a expectativa da feliz chegada de seu bebê anunciado pelos exames que seria menino. Um varão! O primeiro filho do casal.

p_thumb[6]Pequenos chutes na barriga, não deixavam a mamãe de primeira viagem dormir. Ela se espantava..., mas ria de felicidade. Cantava e conversava com ele. Sim. A felicidade reinava naquele lar.

p_thumb[6]Aos poucos eles iam arrumando as coisas do enxoval de Bernardo. Esse era o nome do filho. A vovó materna disse que seria a primeira a dar o presentinho para seu primeiro neto. Dizia: “É para meu netinho”.

p_thumb[6]A chegada de uma criança ao lar representa alegria e festa na família. Todos se regozijavam com essa nova família que surgia.

p_thumb[6]A bolsa estourou! Chegou a hora de Bernardo nascer! Foram para a maternidade naquela manhã do mês de janeiro.

p_thumb[6]Entre várias contrações a mamãe, emocionada e nervosa, dizia baixinho: “Meu Deus, entrego em suas mãos este vosso filho que irá nascer!"

p_thumb[6]Ouviu-se pequeno choro no quarto: Bernardo nasceu!!! Em prantos de alegria Maria Eduarda carregava nos braços, com amor, seu pequeno tesouro. Agradeceu a Deus por simplesmente ser mãe.