Últimos Posts

segunda-feira, 30 de junho de 2014

30/06 - Dia do Caminhoneiro

30 de Junho de 2014
Dia do Caminhoneiro

revendohist

Hoje é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Embora alguns considerem o dia de São Cristóvão (padroeiro dos motoristas) como a data mais adequada para comemorar o dia da profissão, o Dia do Caminhoneiro figura em diversos calendários, nesta data. A comemoração foi criada para homenagear esses profissionais que passam longo tempo nas estradas do nosso país.

Os caminhoneiros são engrenagens fundamentais no sistema econômico do país, já que grande parte do transporte de carga, especialmente a produção agrícola, é feita pelas rodovias. Pelas estradas brasileiras trafegam cerca de dois milhões de caminhoneiros, que transportam 60% da carga movimentada no Brasil.

Ninguém conhece as estradas do nosso país melhor do que eles. Entretanto, embora muitos tenham uma ideia equivocada da profissão, ser caminhoneiro não é apenas pegar um caminhão e sair dirigindo pelas estradas, cada tipo de caminhão, bem como cada tipo de carga, ela requer certo tipo de habilidade específica. É essa habilidade que faz toda a diferença no resultado do transporte. Além disso, o caminhoneiro é um profissional que passa muito tempo longe de sua casa e de sua família.






30/06 - Mt 8,18-22

30 de Junho de 2014

evandia

Mateus 8,18-22

Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Outro discípulo disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.

Entendendo

SEGUE-ME E DEIXA QUE OS MORTOS ENTERREM OS SEUS MORTOS!”

Para seguir a Jesus de maneira mais dedicada, assim como os discípulos, era necessário ser despojado e estar disposto a encarar qualquer tipo de situação. Jesus tinha seus critérios definidos para quem quisesse ser discípulo - era necessário confiar no Mestre, pegar a mochila e se lançar na estrada.

Vivendo esse estilo de vida era necessário renunciar ao bem-estar econômico e à própria segurança. Ele mesmo não tinha onde reclinar a cabeça. Vivia como se fosse um estrangeiro, um peregrino na terra. Não podia ser diferente com o discípulo. O discipulado se dá em forma de desapego e liberdade em relação aos bens materiais.

No seguimento a Jesus, deixar a família pesava bastante. Por isso, no evangelho de hoje, Jesus deu ao discípulo a ordem de segui-Lo sem esperar pela morte e sepultamento do próprio pai. Haveria quem cuidasse disto. Quanto ao discípulo, o Reino exigia que ele assumisse imediatamente a sua parte na missão.

Atualizando

A PERDA DE FAMILIARES, POR AQUELES QUE PARTEM EM MISSÃO PARA PAÍSES DISTANTES!

Nas exigências de Jesus no Evangelho de hoje, uma nos faz pensar o quão exigente é a prioridade a Deus na missão. É quando Ele diz: “deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.

Lembro aqui de padres, freiras, homens e mulheres missionários que são chamados a uma vida diferente na sociedade, saem de suas terras e partem em missão para outros países. Em muitos casos, fazem a despida de seus familiares e nunca mais os veem. Isso acontece na caminhada de Igreja no mundo inteiro.

Falando da realidade brasileira, convivo com missionários redentoristas poloneses, e dou testemunho das vezes em que presenciei a notícia de falecimento do pai, da mãe ou de familiares próximos. Tinham que buscar o consolo em Deus por não terem possibilidade de estar com eles nos momentos em que sua presença seria tão significativa.

Lembro-me também de um padre italiano, o frei Hermenegildo de Castorano, da arquidiocese de Feira de Santana. Ele, já com 90 anos, contava emocionado e com olhos lacrimejantes, da sua despedida da casa paterna, em tempos que se viajava de navio da Europa para o Brasil.

“Chorávamos muito e meus pais não falavam mais que a bênção e os gemidos de dor, ao escorrer as lágrimas. Já estava no pátio do navio, quando minha irmã chega correndo, trazendo um bilhete do meu pai que guardo até hoje. Dizia o bilhete: Meu filho, nós sabemos que segues um destino divino e nunca mais nos veremos. Mas, o mesmo Deus que te chamou para terras estranhas, me dará a graça de, todo dia, ao nascer e ao pôr do sol, olhá-lo e sentir a tua presença. Somente isso, para nós, será confortante”.

Aquele grande missionário morreu um ano depois de fazer tal declaração.
Hoje, tudo é mais fácil e as distâncias encurtaram, mas sempre devemos ser gratos e homenagearmos tanta gente que parte em Missão, enviada pela Igreja para evangelizar outros povos.














30/06 - Primeiros Mártires da Igreja Romana

30 de Junho de 2014
Primeiros Mártires da Igreja Romana

image

“Homens, mulheres e crianças morreram acusados de um crime que não cometeram, só porque eram cristãos”

No ano de 64, Roma era governada pelo imperador Nero, que era considerado por muitos como um louco. Nesse ano, Roma foi incendiada e quase destruída, e o imperador Nero pôs a culpa nos cristãos, injustamente, só porque eles não adoravam o imperador nem os falsos deuses.

Naquela época a comunidade cristã, era vítima de preconceitos, era considerada uma seita, e inimiga. Tudo que acontecia de errado os cristãos eram acusados.

Aproveitando-se disso, o imperador Nero culpou os cristãos pelo incêndio e ordenou um terrível massacre aos cristãos, que iniciou no ano de 64 e foi até o ano de 67.

A história de Roma narra que os cristãos, homens, mulheres e até crianças eram lançados nas arenas para serem devorados pelas feras e servirem de espetáculo ao povo. Outro fato terrível entre tantos que aconteciam: pegavam os cristãos, enchiam de piche e acendiam como tochas para iluminar os jardins. Morriam queimados vivos, na frente de todos.

Disse o papa Clemente I: “o dia de hoje é a festa dos primeiros mártires ou protomártires, que com o seu sangue sedimentaram a Igreja Católica Apostólica Romana”. Os apóstolos São Pedro e São Paulo também foram vítimas do imperador, por isso, a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio dos dois apóstolos.







VENCI A SÍNDROME DO PÂNICO!

image

VENCI A SÍNDROME DO PÂNICO!”

“Eu era alegre e cheia de vida. Casei novinha e tive meu filho aos 18 anos. Semanas antes do nascimento do André, notei algo errado comigo. Por nada, sentia medo de tudo. Fiquei ultrassensível às coisas banais do dia-a-dia. O barulho da rua, por exemplo, me fazia imaginar acidentes horríveis. Quando meu bebê nasceu, minha reação foi protegê-lo. Só eu podia cuidar dele.

Quando o André completou cinco meses veio a primeira crise de pânico. Ele chorava por causa de uma cólica e eu gritava. Nesse desespero senti o suor gelado e o tremor pelo meu corpo. Com o coração disparado, tive certeza de que iria morrer. A vizinha notou a gritaria, levou meu filho pra casa dela e me mandou descansar. Mas o meu medo de que alguém pudesse machucar meu filho era incontrolável. Era uma paranoia.

Essa crise durou 40 minutos e foi a coisa mais horrível que senti na vida. Quando aconteceu, 12 anos atrás, não se falava em Síndrome do Pânico. Os médicos me davam calmantes, não um diagnóstico. E, assim, a minha situação foi piorando. Aos poucos, parei de sair de casa sozinha ou com o André. Andar de ônibus ou dirigir, nem pensar.

Um dia, me olhei no espelho e constatei: em vez dos meus 60 kg originais, estava com 85! Foram quatro anos de sofrimento até o diagnóstico. Passei por cardiologista, ginecologista, clínico geral... E nada. Até que um neurologista desconfiou do pânico e me encaminhou para o ambulatório de ansiedade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Lá, o psiquiatra prescreveu um antidepressivo e confirmou a doença. Faz cinco anos que não tomo remédio e nem tenho crise. Estou ótima.”

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Jesus acalma a tempestade em alto mar. A tempestade na vida dessa mãe tinha o nome de “síndrome do pânico”. E Deus se serviu de um neurologista para efetuar a cura. Não foi o neurologista, mas o poder de Deus agindo sobre ele.

Longe de mim pensar que a senhora do depoimento deixe de reconhecer a grandeza de Deus em sua cura, mas observo que em momento algum, o Médico dos Médicos foi citado como o protagonista do fato.

domingo, 29 de junho de 2014

29/06 - Mt 16,13-19

29 de Junho de 2014

evandia

p_thumb[6]Mateus 16,13-19

p_thumb[6]Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: "Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".

p_thumb[6]Entendendo

A SURPREENDENTE ESCOLHA DE
PEDRO PARA LIDERAR O GRUPO DE JESUS

p_thumb[6]Estava chegando o momento da partida, o cerco se fechava contra Jesus e Ele percebeu que tudo caminhava para o encerramento de sua missão na terra. Era hora de “arrumar a casa”, delegar poderes, oficializar um grupo que viria a ser a sua Igreja. Surpreendentemente, Pedro é escolhido para continuar a sua função de comandar o grupo. Pedro, logo Pedro que cometeu tantos deslizes? É Deus surpreendendo a humanidade.

p_thumb[6]O homem Pedro, cheio de altos e baixos precisava ser testado e levado a ter consciência da responsabilidade que iria assumir. Era preciso exigir dele explicações sobre a fé, e deixar claro seu pensamento a respeito de Jesus, de forma a prevenir futuros desvios. Se a fé de Pedro fosse imprecisa, correria o risco de proclamar uma mensagem insossa, e levar a comunidade a ser como um sal que perdeu seu sabor, ou uma luz posta no lugar indevido.

p_thumb[6]Testado o lado humano de Pedro, e vendo Jesus que ele tinha amadurecido, restava a aprovação do Pai. E Jesus sentiu essa aprovação na resposta de Pedro: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", como sendo a intervenção direta de Deus, e concluiu: “... não foi carne e sangue que te revelaram isso, mas o meu Pai que está no céu...” Portanto, o comando de Pedro, na criação da Igreja, tem respaldo divino.

p_thumb[6]A união entre Jesus e seu Pai estavam presentes na criação da Igreja. Por isso, ao longo dos tempos, muitas foram as “tempestades” e coisas erradas que aconteceram e ainda acontecerão, em decorrência da fraqueza humana de seus dirigentes, mas a Igreja continuará firme. Ela é obra divina, embora administrada por homens falíveis.

p_thumb[6]Atualizando

SER UM LÍDER MODERNO,
TENDO JESUS COMO REFERÊNCIA!

p_thumb[6]No evangelho de hoje Pedro é escolhido para dar continuidade à função de ser líder do grupo dos apóstolos. Além de todas as virtudes que levaram à escolha divina do ex-pescador, certamente Jesus encontrou em Pedro a chamada liderança nata. Aquele dom trazido pela natureza divina quando nascemos.

p_thumb[6]Líder é aquele que possui habilidade para influenciar pessoas, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir.

p_thumb[6]Para ser bem sucedido, o líder deve saber coordenar, levando em consideração alguns aspectos: motivação, trabalho em equipe, dinâmica de grupo, relações interpessoais...

p_thumb[6]Para que o líder seja respeitado pelos seus comandados, ele necessita da “autoridade”. Autoridade não se impõe com ordens, gritaria, suspensões ou outros meios que intimidem, mas, com o seu comportamento. É o que chamamos de testemunho. O líder que dá o seu exemplo terá sempre o respeito de seus comandados.

p_thumb[6]É necessário que o líder tenha habilidade para lidar com pessoas, conviver com pessoas, fazer as coisas com e por meio das pessoas. Deve aprender a dominar as diversas técnicas de comunicação. Ter uma forte dose de calor humano. Ter empatia e simpatia. Apesar de toda essa facilidade no relacionamento com as pessoas, o líder deve usar a sua autoridade de maneira discreta, mas firme e decisiva.

p_thumb[6]Jesus Cristo é nossa referência maior de liderança. Durante três anos, Ele conviveu e foi capaz de formar um grupo de homens rústicos, gênios fortes, maneiras de pensar diferentes e, à exceção de Judas, levou todos a se realizarem na missão e levarem adiante os objetivos traçados pelo seu líder maior.

29/06 - São Pedro e São Paulo

29 de Junho de 2014

São Pedro e São Paulo

clip_image001

“Apóstolos e colunas da Igreja”

p_thumb[6]É com muita alegria que hoje comemoramos a santidade de vida de Pedro e Paulo. Eles são considerados duas colunas da Igreja. Foram os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto pela fé e pregação, quanto pelo ardor e zelo missionários.

p_thumb[6]Depois da Virgem Maria e de São João Batista, São Pedro e São Paulo são os que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

p_thumb[6]Pedro, que antes era Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Era um simples pescador, que foi chamado por Jesus, para edificar sua Igreja (Mt 16,18). Pedro seguiu Jesus, e esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor. Após a Ressurreição recebeu o Espírito Santo, no dia de Pentecostes, e iniciou seu apostolado sendo o líder da primeira comunidade cristã. Escreveu duas Epístolas (1 Pd e 2 Pd) e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho. Morreu martirizado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, por não se julgar digno de morrer como o Senhor Jesus Cristo.

p_thumb[6]Paulo, que era Saulo antes da sua conversão, era natural de Tarso. Era um ilustre cidadão romano, que tinha recebido formação de Gamaliel, um dos grandes mestres da Lei na época. Era perseguidor dos cristãos, até ser chamado para o apostolado, pelo próprio Jesus Ressuscitado, quando estava no caminho de Damasco. A aceitação e entrega de Paulo foi total, ele deixou-se guiar pelo Espírito Santo e se entregou de corpo e alma ao serviço de evangelização. Fundou várias comunidades e escreveu 14epístolas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filêmon e Hebreus (anônima, mas atribuída a Paulo). Morreu mártir decapitado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 67, pois como era um cidadão romano não podia ser crucificado.

p_thumb[6]São Pedro e São Paulo fizeram chegar ao mundo inteiro, a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.

29/06 - Dia do Pescador e do Telefonista

29 de Junho de 2014

Dia do Pescador e do Telefonista

Pescador

clip_image002

p_thumb[6]O Dia do Pescador é comemorado em 29 de junho, data em que é comemorado também o dia de São Pedro, apóstolo pescador e padroeiro dos pescadores. Este santo representa para os mesmos, proteção e boa pesca.

p_thumb[6]Os pescadores que vivem de sua própria produção são bastante comuns no Brasil. No entanto, a subsistência destes trabalhadores pode estar ameaçada pela poluição das águas e pela pesca esportiva de pessoas que, sem licença e sem consciência ambiental, pescam quantidades superiores à permitida.

p_thumb[6]Com isso, percebe-se o quanto o equilíbrio da natureza é importante, não só para a economia pesqueira, como para todos que dependem ou não dela.

p_thumb[6]A fiscalização da pesca é realizada pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA; pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; por policiais florestais e Organizações Não Governamentais – ONGs. A fiscalização serve também para evitar que se pesque na época da piracema, período de reprodução dos peixes.

Fonte: UFGNet

Telefonista

p_thumb[6]Com a invenção do telefone por Alexandre Graham Bell, em 1876, o que até então parecia impossível aconteceu: falar com pessoas que estavam consideravelmente distantes umas das outras.

p_thumb[6]É claro que no início o aparelho era um luxo para poucos, mas com o passar do tempo, tornou-se popular e fundamental para encurtar distâncias entre as pessoas e resolver problemas pessoais e profissionais.

p_thumb[6]Dessa necessidade surge uma nova e importante categoria profissional: a telefonista, pois no começo tudo era bem diferente, e só se conseguia uma ligação através da telefonista. Com o passar do tempo e com a evolução dos sistemas de telefonia, a profissão sofreu modificações, mas continua sendo essencial para as empresas que querem atender bem seus clientes.

p_thumb[6]A primeira vez que se comemorou o Dia do Telefonista foi em 29 de junho de 1956 e, a partir daí, esses profissionais nunca foram esquecidos.

Fonte: www.smartkids.com.br

sábado, 28 de junho de 2014

28/06 - Lc 2,41-51

28 de Junho de 2014

evandia

p_thumb[6]Lucas 2,41-51

p_thumb[6]Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?”

p_thumb[6]Entendendo

A PERIGRINAÇÃO ANUAL DE JESUS E SEUS PAIS

p_thumb[6]O contexto do evangelho de hoje é uma peregrinação ao Santuário de Jerusalém. Era costume da família de Jesus todo ano cumprir sua devoção de peregrino. Jesus tinha apenas 12 anos, era adolescente, mas sua resposta já mostra a consciência da vida de adulto que lhe espera: “Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai”. Ele não fala do pai adotivo, José, mas do ‘Pai Deus’. Portanto, se refere à missão divina que veio cumprir.

p_thumb[6]As palavras de Maria são carregadas de preocupação e ternura: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura!”. A resposta de Jesus provoca um silêncio em seus pais. Eles caem em si quanto ao “outro lado da vida de Jesus”. Deus vai revelando ao casal, aos poucos, os fatos que acontecerão.

p_thumb[6]Atualizando

SOMOS TODOS CARENTES DE UMA FAMÍLIA!

p_thumb[6]Foi Deus quem nos criou com a necessidade de ter um pai e uma mãe, e de sentir a carência do carinho dos dois, principalmente na infância e na adolescência, quando estamos nos formando em nossa personalidade. Essa formação inicial vai permanecer pra toda vida.

p_thumb[6]Quando bem amados pelo papai e pela mamãe e os dois são presentes na formação, os filhos terão a referência boa em toda sua vida. Quando isso não acontece, eles poderão crescer com carências afetivas e, a depender dos danos provocados, haver bloqueios e até transtornos de personalidade que renderão em problemas na fase adulta.

p_thumb[6]Por isso, devemos valorizar a atuação de psicólogos, psicanalistas e profissionais de áreas humanas que trabalham para buscar o equilíbrio de corpo e mente da pessoa humana. Na verdade, não é a ciência em si, mas Deus utilizando-se da ciência para curar os seus filhos. Quando o profissional entende que seu trabalho não é apenas profissional, mas, uma missão, a força é grande na recuperação de seu paciente.

p_thumb[6]O evangelho de hoje traz como referência José e Maria preocupados com o desaparecimento de Jesus ainda adolescente. Na frase pronunciada por Maria: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura!”, percebemos o carinho e a presença dos dois na educação do filho. Maria não diz que ela estava angustiada, mas, “teu pai e eu”. Ai está uma grande dica para a educação das famílias: carinho, exemplo e presença dos dois na vida dos filhos.

28/06 - Santo Irineu de Lyon

28 de Junho de 2014

Santo Irineu de Lyon

clip_image002

“Bispo que lutou pela a unidade da Igreja e combateu as heresias de sua época”

p_thumb[6]Irineu nasceu em Esmirna, na Turquia entre os anos 135 e 140. Pertencia a uma família cristã e na sua juventude foi aluno do bispo Policarpo, que por sua vez era discípulo do apóstolo João.

p_thumb[6]Foi ordenado sacerdote por São Policarpo, e enviado para Gália, atual França, onde permaneceu por um tempo trabalhando com uma grande população de fiéis cristãos. No ano de 175, Irineu foi enviado a Roma, para ajudar a resolver a questão doutrinal dos hereges montanistas.

p_thumb[6]Nessa época que estava em Roma, junto com o papa Eleutério, o imperador Marco Aurélio decretou uma terrível perseguição aos cristãos no ano de 177, que atingiu a cidade de Lyon, onde todos que testemunhavam a fé em Jesus Cristo foram mortos.

p_thumb[6]Passada essa perseguição, um ano depois, Irineu foi eleito sucessor do bispo mártir, Fotino, de Lyon. Permaneceu nesse cargo por vinte e cinco anos, evangelizando e combatendo heresias daquela época. Tinha o total apoio do papa Vitor I para manter a Igreja do Ocidente unida com a Igreja do Oriente.

p_thumb[6]Bispo Irineu escreveu vários livros, sendo o mais importante o “Tratado contra as heresias”. Morreu como mártir, no dia 28 de junho de 202, em Lyon.