Últimos Posts

domingo, 31 de agosto de 2014

31/08 - Mt 16,24-28

31 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 16,24-28

Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!” Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade, vos digo: alguns dos que estão aqui não provarão a morte sem antes terem visto o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.

Entendendo

“SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM,
RENUNCIE A SI MESMO, TOME SUA CRIZ E SIGA-ME!”

Após um longo tempo de caminhada preparando os discípulos para continuarem a sua missão, era chegada “a hora da verdade”, ir a Jerusalém e ficar frente a frente com o poder religioso oficial, no Santuário de tradição do povo judeu. Sabendo da barra pesada que iria enfrentar, Jesus começa a preparar os discípulos para encarar o sofrimento.

Ingenuamente, Pedro, querendo proteger Jesus, fala de livrá-Lo do sofrimento. Embora, aparentemente, inocente Pedro mostra que a sua concepção de vida ainda é distorcida, pois não quer encarar as lutas e batalhas para defender os valores de Deus. Jesus o recrimina forte e diz que a sua ideia não vem de Deus, mas do inimigo.

Jesus fala de duas realidades no Evangelho de hoje. A vida na terra e a vida eterna. Mostra que a trajetória humana é um estágio temporário que fazemos e, a depender da nossa conduta, seremos felizes ou não.

Em todo discurso e apresentação de Deus, Jesus defende o Pai como o Deus da justiça que dará a cada um, conforme suas obras. Revela a misericórdia do Pai e valoriza as ações mais simples, como importantes para nossa salvação: “Se deres um só copo de água a quem tem sede, não ficarás sem a recompensa”.

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará”.

Renunciar a si mesmo – esta é a condição para ser salvo. E o que é renunciar a si mesmo? Renunciar a si mesmo não é negar a própria história, mas viver a sua existência, com tudo que a vida tem de bom a oferecer, no dinamismo da entrega a Deus e ao próximo.

Renunciar a si mesmo é optar por fazer o outro viver e ser feliz; é lutar contra o instinto de preservação da própria vida; é optar por viver a vida de Deus, sem perder o que lhe é próprio; é viver os ensinamentos de Jesus como prioridade, a cada dia; é renunciar a todo tipo de egoísmo.

Atualizando

NÃO É FÁCIL RENUNCIAR A SI
MESMO NUMA SOCIEDADE CONSUMISTA!

Abrir mão dos sonhos não parece proposta que se faça, com intenção de fazer uma pessoa feliz. Porém, importante é saber que sonhos são esses!

Como a maioria das pessoas que necessitam de conversão, temos nossos sonhos influenciados pela cultura e costumes mais comuns, promovidos pelos meios de comunicação de massa. Sonhos como ter uma casa mais espaçosa e melhor localizada; ganhar dinheiro fazendo o que gosta de fazer; comprar elementos de última geração...

Muitas vezes tomamos como justificativa esse contexto consumista que impera na sociedade. Essa é uma tentação, pois por todos os lados, pela necessidade da indústria e do mercado de produzir e vender são oferecidos a nós, os mais variados bens de consumo, trazendo na propaganda promessas de felicidade em diversos "tamanhos e gostos diferentes".

O apego aos bens tende a ser automático, numa sociedade constantemente estimulada a consumir, e consumir por diversos motivos os mais mesquinhos e emotivos, não simplesmente pela necessidade. Muitos de nós, senão todos nós, ao parar para observar o próprio comportamento, nota que é muito apegado a coisas, mesmo quem já tenha um alto grau de santidade.

Recordo entre os colegas de escola, um que afirmou, com relação ao cantor Renato Russo (que já havia morrido na época), vestindo uma camisa com a foto deste: "Ele tinha tudo! Eu não tenho nada!" O cantor sem dúvida tinha talento, muito dinheiro, fama e sucesso. Agora, tudo não tinha de jeito nenhum. Obviamente "tudo" para este colega era fama, dinheiro e sucesso.

Também hoje os exemplos são inúmeros, como no trabalho, mesmo entre pessoas que se dizem cristãs, o desejo de poder, de comer determinado doce, usar determinado sapato, e por aí vai.

Em meio a tudo isso, renunciar a si mesmo, o que inclui naturalmente renunciar ao que possui, exige um esforço heroico, de certa forma semelhante aos santos mártires, que para seguir Cristo não aceitaram ceder à pressão da sociedade em que estavam inseridos, preferindo entregar suas próprias vidas.

Fonte: secundumchrist.blogspot.com.br

31/08 - São Raimundo Nonato

31 de Agosto de 2014

São Raimundo Nonato

clip_image002

O protetor das parturientes recebeu esse nome, por ter sido resgatado da barriga da mãe, já sem vida.

Raimundo Nonato nasceu em Portoel, na Espanha, próximo a Barcelona, no ano 1204. Recebeu o nome de Raimundo Nonato, que significa “não nascido”, isso por ter sido tirado vivo da barriga da mãe, já morta. É, por isso, invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.

Ainda menino, cuidava do gado e, durante seu pastoreio, visitava a ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora, de quem ele era devoto. Certamente passava momentos fortes de oração.

Desde jovem Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, aos 24 anos, pode receber do fundador, São Pedro Nolasco, o hábito. Raimundo tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos escravizados.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o missionário e sacerdote Raimundo se ofereceu em lugar de um deles. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos com tanta unção que começou a convertê-los e, por isso, sofreu as consequências. Chegaram a perfurar seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Mais tarde foi libertado da prisão e retornou a Espanha. Raimundo Nonato morreu com apenas 36 anos de idade, em 1240, e seu corpo sepultado na mesma ermida de São Nicolau.

31/08 - Dia do Nutricionista

31 de Agosto de 2014

Dia do Nutricionista

clip_image002

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

A importância desse profissional na preservação da vida sadia faz com que seja necessária sua presença em vários momentos e ambientes da sociedade, tais como: hospitais, clínicas, escolas, esportes e tantos outros.

Fonte: www.quediaehoje.net

sábado, 30 de agosto de 2014

30/08 - Mt 25,14-30

30 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 25,14-30

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. O que recebeu dois talentos adiantou-se também e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: ‘Senhor’, disse-lhe, ‘sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence’. Respondeu-lhe seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso!...”

Entendendo

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

A parábola dos talentos mostra que todos nós fomos criados dotados de qualidades diversas, carismas extraordinários que nos ajudam a construir a vida e atingir nossos ideais.

Jesus cita o exemplo de três discípulos que receberam certa quantidade de dinheiro, para ilustrar os diferentes tipos de pessoas, nos talentos recebidos.

Os dois primeiros que fizeram render o que receberam, simbolizam aqueles que não são acomodados na vida e lutam para conquistar seu espaço. Essas pessoas acreditam no seu potencial e são mais ainda abençoadas por Deus por valorizarem o talento que receberam.

O terceiro representa a pessoa acomodada, medrosa e preocupada apenas com seus próprios interesses. Não é capaz de dar um passo à frente e não pensa no bem-estar dos outros. Não cresce e não contribui para o crescimento dos outros.

Atualizando

DEUS NÃO CRIOU PESSOAS INCAPAZES!
SOMOS DOTADOS DE TALENTOS QUE AINDA NÃO CONHECEMOS!

Deus em sua sabedoria jamais iria criar uma pessoa inútil para colocar no mundo. Todos nós fomos criados com talentos diversos que até o final de nossa vida não conheceremos por completo.

Deus nos criou dotados de inteligência e ofereceu mais ainda, a sabedoria, dada pelo Espírito Santo, doador dos dons.

Muitas atitudes impedem que a pessoa deslanche na vida, com todo seu potencial: complexo de inferioridade, medo, preguiça, o acento demasiado nos pontos fracos... Em geral, as pessoas se preocupam mais com suas áreas deficientes do que com aquilo em que são boas.

Citando a escola. Uma atitude que costuma ocorrer é quando o aluno tem notas baixas em uma matéria e em outras, obtém resultados muito bons. Volta-se a atenção para a disciplina que ele foi fraco e esquece-se de investir no potencial que ele demonstrou na que foi forte. Essa visão impede de trabalhar o talento da pessoa.

Não existe ninguém burro ou incapaz. As inteligências são múltiplas, e nem sempre obedecem à avaliação escolar ou a classificação de determinado setor da vida profissional ou, até mesmo religiosa.

30/08 - São Félix e Santo Adauto

30 de Agosto de 2014

São Félix e Santo Adauto

clip_image002

Foram assassinados cruelmente, mas não traíram Jesus Cristo!

Felix e Adauto viveram no século IV, num período de sofrimento da Igreja, onde muitos foram assassinados apenas por assumirem que eram cristãos. Pouco se sabe desses dois santos, mas, provavelmente, eles sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano, no princípio do século IV, por volta do ano 304. Seus túmulos no cemitério de Comodila, na vila das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo "fora dos muros", foram descobertos em 1720.

Segundo uma antiga narrativa, durante o reinado de Diocleciano, Félix, que era sacerdote foi condenado à morte por ser cristão. Quando estava sendo conduzido para a execução, um homem desconhecido se aproximou da escolta militar que o cercava e declarou ser também cristão. Foram, por isso, degolados os dois juntos. Como era desconhecido o nome do segundo mártir, os fiéis lhe deram o nome de Adauto, que significa adicionado.

Somente em 1903 a pequena basílica em que se encontravam seus restos mortais foi definitivamente restaurada. Encontra-se ali um afresco paleocristão dos mais antigos, onde aparece São Pedro, Santo Estêvão, São Paulo, São Félix e Santo Adauto. São Felix e Santo Adauto foram muito cultuados no século VII.

30/08 - Dia do Vendedor Lojista

30 de Agosto de 2014

Dia do Vendedor Lojista

clip_image001

Vendedor é todo aquele que vende, cede por certo preço, negocia, dispõe do que possui e oferece em troca por dinheiro...

Por trás desse conceito tão simples, encontra-se velada uma atividade essencialmente valiosa, de significado amplo, que faz parte intrínseca de nossas vidas, desde a nossa mais tenra idade. Em princípio, todos nós somos vendedores; vendedores de ideias, de sonhos, de anseios, de convicções das próprias necessidades.

Existem aqueles que estão vinculados ao local próprio da venda, são os vendedores lojistas. No entanto, em abrangência maior, no dia de hoje, todos os vendedores, lojistas ou não, merecem nosso respeito e nossa homenagem.

Fonte: www.quediaehoje.net

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

29/08 - Mc 6,17-29

29 de Agosto de 2014

evandia

Marcos 6,17-29

Naquele tempo, o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido ter a mulher de teu irmão".
Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém.
Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia.
Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galileia.
A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: "Pede-me o que quiseres, e eu to darei". E jurou-lhe: "Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino". Ela saiu e perguntou à sua mãe: "Que hei de pedir?" E a mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: "Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista".
O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.

Entendendo

A DENÚNCIA DE UMA INFIDELIDADE
CONJUGAL CAUSA A MORTE DE JOÃO BATISTA

A morte trágica de João Batista é resultado da fidelidade ao cumprimento de uma missão e a liberdade de espírito que ele tinha. Somente uma pessoa livre poderá enfrentar a tirania e prepotência daqueles que usam a força para intimidar.

João Batista levantou a voz para denunciar um ataque contra a família, na traição de Herodes ao próprio irmão e, ao mesmo tempo, o abuso de autoridade de um político que deveria dar exemplo de honestidade por ser um homem público.

O profeta João sabia exatamente com quem estava falando. Ele conhecia o espírito violento da família de Herodes. Mesmo assim, a coragem de profeta estava acima da violência do mundo. O testemunho de João Batista inspira a todos que seguem a Jesus Cristo nos dias de hoje.

Atualizando

DOR E HUMILHAÇÃO SÃO ALGUNS
DOS SENTIMENTOS DE UMA PESSOA TRAÍDA!

Uma das dores emocionais tidas como mais forte e devastadora é a que uma pessoa traída pelo cônjuge experimenta. Pessoas que passaram por esta experiência descrevem que foi como se uma faca tivesse atingido seu coração.

Estudo científico feito pela Profa. Dra. Carmita Abdo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, publicado com o título “Descobrimento Sexual do Brasil”, revela dados alarmantes sobre o perfil de infidelidade dos brasileiros, homens e mulheres.

Nada justifica a traição num casal. Mesmo que explique, não justifica. Justificar tem a ver com provas que houve uma razão legal (dentro da lei) para o ato, ou significa tratar como justo um comportamento injusto, ou ainda provar a existência de um motivo legítimo para o ato realizado. Trair não é justo!

O cônjuge que trai age injustamente. O cônjuge traído talvez tenha sido injusto no sentido de ter privado o outro de atenções, sexo, diálogo, companhia, etc. Ambos, traído e traidor, geralmente têm culpa no caso de uma infidelidade no casamento. Na verdade, não há um carrasco e uma vítima. Ambos erram.

Há pessoas que traem porque são compulsivas sexuais, o cônjuge não tem culpa pelos constantes e frequentes episódios sexuais fora de casa deste indivíduo, adicto ao sexo.

Trair é uma maldade. Se o cônjuge traído sempre foi fiel e fica sabendo da situação, instala-se uma dor de difícil cura. Abre-se uma ferida cheia de “pus” de ódio, tristeza, estranheza. A sensação de estar casado agora com um inimigo “sangra” muito. O que era íntimo fica afastado; o que era confiável fica desconfiado; o que era amigo parece inimigo; o que era conhecido fica estranho.

Para um cristão que busca viver a seriedade de sua fé no compromisso da vida familiar, a traição provoca estragos sem precedentes na dimensão pecaminosa contra os princípios divinos. Aquele que trai, trai primeiramente a Deus, atingindo a instituição sagrada, a família, criada por Deus. Em extensão, o cônjuge, filhos, netos... O pecado desencadeia uma sequência imoral no comportamento da pessoa, criada a imagem e semelhança de Deus.

A saída para evitar a infidelidade conjugal para o cristão, passa pelo alimento constante da Palavra de Deus, da oração em família, da participação na vida de sua Igreja. Se possível, o casal deve participar de algum grupo de espiritualidade familiar: Equipe de Nossa Senhora, ECC, Bom Pastor, Pastoral Familiar, Cursilho de Cristandade...

A saída para evitar a infidelidade conjugal na esfera humana das relações, passa pelo diálogo sincero; pela humildade de ambos, marido e mulher, em aceitar as dificuldades pessoais procurando ajuda para resolvê-las; por parar de ter obsessão pelo outro; por aprender que homem e mulher são diferentes do ponto de vista comportamental, o que produz a necessidade de aceitar as limitações pessoais; e, pela compreensão de que o outro nunca poderá preencher todas as necessidades de cada um.

Fonte: Adaptação do artigo do Dr. Cesar Vasconcelos

29/08 - Martírio de São João Batista

29 de Agosto de 2014

Martírio de São João Batista

clip_image002

O primo de Jesus teve o grande reconhecimento do Mestre: “Nenhum filho de mulher é maior do que João Batista!”

João Batista teve como pais Zacarias e Isabel. Era primo de Jesus e também era muito próximo. Nas afirmações de Jesus Cristo dá para perceber a admiração que tinha pelo seu primo, tanto no lado humano – Ele sentiu e se refugiou ao saber da morte de João -, como no divino - compreendeu que Deus atribuiu ao seu primo, a preparação para a sua chegada.

No ventre das duas mães, quando da visita de Maria a Isabel, o Espírito Santo balançou as duas barrigas das grávidas, e, anunciou um acontecimento extraordinário. A humanidade presenciaria, mais tarde, fatos fortes com esses dois homens; inclusive o martírio, num golpe perverso da humanidade, representado pelo político Herodes.

A vida e missão de João são tão fortes que Jesus chegou a afirmar: "Dentre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista”... De fato, todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e, ao denunciar os vícios e injustiças, deixou Deus conduzi-lo ao cumprimento da profecia do anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15).

São João Batista, em defesa dos valores da família, denunciou o governador da Galileia, Herodes que, escandalosamente, havia tomado à esposa do seu irmão, por isso foi barbaramente degolado.

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna, reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

29/08 - Dia de Combate ao Fumo

29 de Agosto de 2014

Dia de Combate ao Fumo

clip_image002

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica e doença cerebrovascular. Outros males que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.

Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de Maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos os países na luta contra esse vício.

Fonte: UFGNet; Soleis

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

28/08 - Mt 24,42-51

28 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 24,42-51

Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem. “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Entendendo

“VIGIAI, POIS NÃO SABEIS EM QUE DIA VIRÁ O SENHOR!”

O evangelho de hoje fala da “volta do Senhor” a terra, que denominamos "parusia". Muitos são os relatos sobre isso nos evangelhos que evidenciam uma vinda repentina, gloriosa, cercada por anjos, uma aparição esplendorosa e  precedida por sinais nos céu.

Como o tempo da parusia é indefinido, Jesus adverte seus discípulos que a única atitude apropriada é a vigilância constante, estar sempre prontos para essa momento. Essa atitude é ainda mais reforçada pela história do dono da casa, que se soubesse da vinda do ladrão vigiaria e não deixaria que sua casa fosse roubada. Mas, como o ladrão que age à noite, sem avisar, Ele virá sem aviso prévio e a única forma de estar preparado é vigiar constantemente.

Essa expectativa da “volta do Senhor” foi dando espaço para uma visão mais realista do encontro com Jesus, já presente entre nós, no nosso próximo e irmão, principalmente os mais carentes e necessitados.

Atualizando

VIVER INTENSAMENTE A VIDA,
SEM PERDER O FOCO NO FUTURO QUE NOS ESPERA!

Hoje, muitos são os grupos religiosos que usam esse anúncio da “vinda do Senhor” para assombrar o povo e fazer chantagem, com o interesse de tirar proveito da ignorância e inocência das pessoas.

A recomendação de Jesus não é para que estejamos assustados, pensando no “fim do mundo”, como muitos, de forma ingênua, acabam embarcando nesses anúncios bobos que aparecem a cada época.

O alerta é para nós não perdermos o foco na transcendência e nos valores eternos. Estar vigilante é lutar e viver o ordinário de cada dia, buscando honrar e cumprir os compromissos e valores de um bom cristão.

Vivendo assim, consequentemente, estamos preparados para o que acontecer. Mesmo porque Deus nos acompanha e vê a nossa luta e boas intenções de querer crescer e ser cada dia melhor. Viva com dignidade o comum de cada dia e “tudo mais vos será acrescentado”.

28/08 - Santo Agostinho

28 de Agosto de 2014

Santo Agostinho

clip_image002

Um santo que “sacudiu” a Igreja com sua inteligência criativa e testemunho de conversão, após uma vida rebelde!

Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, na época uma província romana no norte da África, na atual Argélia, filho de pai pagão, chamado Patrício e mãe católica, Mônica. Foi educado no norte da África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão.

Com dezessete anos, graças à generosidade de um cidadão chamado Romaniano, o pai de Agostinho pode enviá-lo para Cartago para continuar sua educação na retórica. Vivendo como um pagão intelectual, estravasou sua vida de maneira estravagante, até se juntar com uma mulher e ter com ela um filho, de nome Adeodato.

Após uma juventude viciosa e cheia de desvios doutrinários, converteu-se por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão e, principalmente, graças às orações e lágrimas de sua mãe, Santa Mônica.

Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Desenvolveu sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus, distinta da cidade material do homem. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval. A Igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho.

As Igrejas Católica e Anglicana reconhecem sua importância como Doutor da Igreja, ele é o patrono da ordem religiosa agostiniana. Na Igreja Ortodoxa Oriental ele é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho. Entre os ortodoxos é chamado de "Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho, o Abençoado”.

De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: “É um gênio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo”. Agostinho foi bispo, escritor, teólogo, filósofo e doutor da Igreja. Faleceu em Hipona, no dia 28 de agosto de 430, com 75 anos de idade.

28/08 - Dia do Bancário, Filósofo e Trabalhador Voluntário

28 de Agosto de 2014

Dia do Bancário,
Filósofo e Trabalhador Voluntário

Bancário

clip_image001

A história bancária brasileira começa em 1799, no Maranhão, impulsionada pelo governador Diogo de Souza, que buscou criar um banco com espírito nacional. Tentativa fracassada.

Em 1808, a transferência da Coroa Portuguesa ao Brasil faz aumentar a circulação da moeda. No mesmo ano é criado o Banco do Brasil.

Em 1907, com o início da industrialização, os trabalhadores começam a buscar meios de defesa frente aos patrões. Nasce a primeira grande organização de socorro mútuo, a Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica de São Paulo.

Em 1951, os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria seria unificada nacionalmente. As principais reivindicações pediam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. As sucessivas tentativas de negociação fracassaram.

No dia 28 de agosto de 1951, uma assembleia histórica no Sindicato dos Bancários, contando com a presença de 28% da categoria, decidiu ir à greve para conseguir seus direitos. A greve foi deflagrada e logo duramente reprimida. O DOPS prendia e espancava os grevistas. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra e provocou, também, a criação do Dieese em 1955.

Fonte: UFGNet

Filósofo

Em todos os ramos do conhecimento a presença do filósofo pode ser sentida. Seja defendendo, seja criticando, os filósofos procuram marcar suas posições diante de toda atividade humana que envolva a reflexão. Da religião às artes, buscou-se fornecer algum esclarecimento sobre a melhor maneira de se posicionar a respeito dos assuntos mais interessantes do ponto de vista humano.

Frequentemente, tinha-se a impressão de que um conhecimento da verdadeira atitude a ser adotada já havia sido estabelecido. Porém, no instante posterior, outro filósofo rebatia essa postulação, argumentando que um entendimento geral de tudo não seria possível e que somente uma compreensão parcial poderia ser obtida. Por causa dessas idas e vindas, o papel do filósofo na sociedade variou bastante.

A falta de uma função específica para a filosofia, devido ao fato de procurar discutir todos os temas relativos ao entendimento humano, tornou-a uma disciplina de difícil aceitação quanto a sua participação social; no entanto, ela continua sendo importante, percorrendo todas as áreas do conhecimento.

Fonte: Introdução à Filosofia

Trabalhador Voluntário

A satisfação de fazer algum tipo de trabalho voluntário é realmente gratificante. Hoje, uma verdadeira "onda" de pessoas estão descobrindo o caminho "do fazer o bem sem olhar a quem". O valioso trabalho do voluntariado já está infiltrado em vários setores. Isto mostra como é importante ser solidário para com o próximo; pois pessoas não só no Brasil, como também no mundo inteiro estão sendo ajudadas por voluntários que tiram parte de seu tempo para oferecer sem ganhar nada em troca.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o dia 5 de dezembro como o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO. No Brasil, o Presidente José Sarney assinou a LEI Nº 7.352, de 28 de Agosto de 1985, que institui o Dia Nacional do Voluntariado.

Caso você tenha a oportunidade de fazer algum trabalho voluntário para alguém ou alguma entidade que precise de sua ajuda, não deixe de aproveitar essa chance. Depois de um dia de trabalho voluntário, quando você for dormir, até o sono se torna leve e de paz.

Fonte: Sociedade de Assistência aos Cegos

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

27/08 - Mt 23,27-32

27 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 23,27-32

Disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas. Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas.
Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais!”

Entendendo

JESUS COMPARA OS ESCRIBAS
E FARISEUS A SEPULCROS CAIADOS!

Pelo terceiro dia seguido estamos acompanhando a denúncia e desabafo de Jesus em relação aos escribas e fariseus. Grupos que influenciavam para o mal a prática religiosa do povo. O evangelista Mateus utiliza a expressão “ai de vós”, para expressar as acusações feitas por Jesus.

Jesus compara os escribas e fariseus a sepulcros caiados. Por ocasião das grandes festas, os sepulcros eram caiados para evitar algum contato involuntário de alguém que, assim, se tornaria impuro.

A comparação com o sepulcro tem duplo sentido: a contradição entre a aparência e o interior, e o foco de contaminação. Os escribas e fariseus parecem homens justos, mas, por dentro, estão cheios de injustiça e sua doutrina é contaminadora.

Atualizando

MENSALEIRO REZAVA
ANTES DE DIVIDIR O DINHEIRO DO DESVIO!

Não faz muito tempo, o Brasil ficou estarrecido com as falcatruas armadas no chamado “mensalão”, praticado pelos nossos representantes em Brasília. Uma cena chamou bastante à atenção: um grupo de políticos se abraça e ora, agradecendo a Deus pelo dinheiro sujo recebido. Segue a “oração” que fizeram, na íntegra.

“Pai, eu quero te agradecer por estarmos aqui. Sabemos que nós somos falhos, somos imperfeitos. Pai, nós somos gratos pela vida do Durval ter sido instrumento de benção para nossas vidas, para essa cidade. Tantas são as investidas, Senhor, de homens malignos contra a vida dele, contra nossas vidas. Precisamos dessa tua cobertura, dessa tua graça, da tua sabedoria, de pessoas que tenham, Senhor, armas para nos ajudar nessa guerra e, acima de tudo, todas as armas podem ser falhas, todos os planejamentos podem falhar, mas o Senhor nunca falha”.

Teria sido mesmo uma oração? A suposta oração parece mostrar um coração sincero, humilde, confiante na vontade de Deus e disposto a lutar e a servir. A estrutura dessa “oração” lembra a de alguns salmos da Bíblia. Mas as semelhanças param por aí. Quem fez essa “oração” não foi Davi, Salomão... Quem chamou Deus de Pai, dessa vez, não foi Jesus, foi o deputado distrital Rubens César Brunelli, do Partido Social Cristão.

A certeza que temos é que esse grupo não estava reunido ali em nome de Jesus Cristo. Porque Ele não compactua com a depravação, a perversão e a corrupção do ser humano. Quem compactua com esse tipo de postura não é o Cristo, mas o anticristo. Quem estava ali, no meio deles é aquele que veio para roubar, matar e destruir e não Aquele que veio para que “todos tenham vida”.

Para nós, cristãos, fica um alerta. Devemos vigiar nossas atitudes para não ficarmos órfãos de Pai. Esse tipo de comportamento pode matar e crucificar Deus diariamente em nossas atitudes, e não termos mais o direito de, ao rezar o Pai nosso, chamar Deus de Pai. Afinal, não podemos chamá-Lo de Pai, se não fazemos o que Ele nos ensina; não podemos chamá-Lo de Pai, se não nos comportamos como filhos; não podemos chamá-Lo de Pai..., se roubamos o que é do nosso semelhante.

Fonte: www.dihitt.com

27/08 - Santa Mônica

27 de Agosto de 2014

Santa Mônica

clip_image002

Com disciplina e oração suportou a infidelidade e gênio forte do marido, além de converter o filho Agostinho!

Mônica nasceu em Tagaste, África do Norte, a 100 quilômetros da cidade de Cartago, no ano 331. Seus pais encomendaram a formação de suas filhas a uma mulher muito religiosa e forte em disciplina.

Mônica desejava dedicar-se à vida de oração e solidão, mas teve que ser obediente aos seus pais e casou-se com um homem de nome Patrício. Era trabalhador, mas com gênio terrível e, além disso, mulherengo, farrista e sem religião.

Mônica sofreu muito com esse esposo. Nas crises ele gritava e humilhava a esposa, mas nunca lhe tocou a mão para agredi-la. Certo dia uma vizinha perguntou a Mônica qual o segredo do marido ser violento e não lhe espancar. Mônica respondeu: "É que quando meu marido está mal humorado, eu me esforço para estar de bom humor. Quando ele grita, eu me calo. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga, então não brigamos".

Mônica teve três filhos com Patrício, dois homens e uma mulher. Os dois menores foram sua alegria e consolo, mas, o mais velho, Agostinho, a fez sofrer por muitos anos.

Para converter o filho Mônica contou com a ajuda do santo mais famoso da época, Santo Ambrósio, arcebispo da cidade. Nele encontrou um verdadeiro pai, cheio de bondade e de sabedoria, que se tornou seu diretor espiritual.

Agostinho ficou impressionado pela enorme sabedoria e poderosa personalidade de Santo Ambrósio. Começou a escutá-lo com profundo carinho, mudou suas ideias e entusiasmou-se pela fé católica.

Aconteceu que, no ano 387, Agostinho, ao ler algumas frases de São Paulo sentiu o desejo de, realmente, mudar de vida. Deixou a mulher com a qual vivia em união livre, largou os vícios e maus costumes e foi batizado na festa da Páscoa da Ressurreição, desse mesmo ano.

Mônica havia conseguido tudo o que esperava na vida: a conversão de seu filho rebelde. Já poderia morrer tranquila. E aconteceu. Estava numa casa junto ao mar e, à noite, ao ver o céu estrelado, conversava com Agostinho sobre como seria as alegrias no céu. Mãe e filho se emocionavam. Tomada pela emoção Mônica exclamou: “O que mais pode me amarrar à Terra? Já recebi a grande graça de ver você cristão católico, meu filho”. Pouco depois começou a sentir-se mal e, após alguns dias, o quadro se agravou e Mônica veio a falecer.

Antes da morte pediu a seus dois filhos que não deixassem de rezar pelo descanso de sua alma. Morreu no ano 387, com 56 anos de idade, mesmo ano da conversão do filho. Em 1430 seu corpo foi encontrado e transferido para Roma onde, mais tarde, uma igreja foi construída e dedicada à santa.

27/08 - Dia do Psicólogo, Corretor de Imóveis e Peão Boiadeiro

27 de Agosto de 2014

Dia do Psicólogo,
Corretor de Imóveis e Peão Boiadeiro

Psicólogo

image

O profissional de psicologia é como o próprio nome da teoria sugere: um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.

Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo.

Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra, e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem, com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

Fonte: www.ibge.br

Corretor de Imóveis

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. A profissão surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão.

O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário. O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas.

Nos anos 40 os Corretores de Imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão do Corretor de Imóveis em todo o Brasil

O corretor de imóveis é um soldado da defesa do meio ambiente. Com sua participação, não haverá desmatamento, sobretudo nas matas, margens dos rios, córregos e nascentes.

Fonte: UFGNet

Peão Boiadeiro

Inspirado no trabalho de manejo do gado em fazendas, o rodeio esportivo surgiu como evento há mais de 50 anos no Brasil. Inicialmente concebido como um desafio entre peões, o passatempo nos momentos de folga transformou-se em festas do peão, caindo logo no gosto popular porque retratavam o dia a dia das fazendas.

As primeiras festas do peão aconteceram em Paulo de Faria e Barretos (1956). Nos anos 60 e 70 veio a consagração destes eventos típicos, com montarias em cavalo, no estilo country e rústico, praticado até hoje somente no Brasil.

Nos anos 80, o tropeiro Tião Procópio, na época cowboy, filho do fundador da festa do peão de Paulo de Faria, trouxe dos EUA, a modalidade em touros.

Realizar uma competição com montarias e rodeio cronometrado, passou a ser o modelo dos anos 90, num conceito conhecido como rodeio completo.

Dentro do processo de profissionalização da atividade. Os cowboys viraram competidores e os animais atletas. O rodeio ganhava conceito de esporte, mas sem estrutura padronizada.

Existe outro estilo de Peão Boiadeiro, na região nordestina, o vaqueiro. Oriundo do trabalho sertanejo, na condução do gado na caatinga, os vaqueiros levaram seu estilo rústico e típico para as tradicionais vaquejadas do Nordeste. Sendo a Vaquejada de Serrinha, na Bahia, a mais expressiva da região nordestina.

Fonte: Os Simprão

terça-feira, 26 de agosto de 2014

26/08 - Mt 23,23-26

26 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem deixar o restante. Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo”.

Entendendo

“AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS!”

Jesus continua mostrando a inversão de valores que os doutores da Lei e os fariseus provocam na sociedade do seu tempo. Eles exageram no cumprimento rigoroso de pequenas obrigações e esquecem-se do principal: a prática da justiça, os atos de misericórdia e a fidelidade a Deus.

Deixando de lado os valores que levam ao amor a Deus e ao próximo, a pessoa estará investindo sua vida numa causa perdida. Jesus não esconde e mostra que o caminho dessas pessoas é a perdição, pois rejeitam a proposta de amor e respeito ao projeto de Deus e ao seu semelhante.

Um coração humano materialista e descrente pode levar a si e a outros ao fracasso. É a mudança interior provocada pela fé que levará a pessoa a uma vida nova, transformada, capaz de querer o bem dos outros e a valorizar todos nos pequenos gestos de cada dia.

Atualizando

OS EXAGEROS NAS SOLENIDADES
DE CASAMENTO E A INVERSÃO DE VALORES!

O casamento é um momento especial na vida de um casal. Eles têm o direito de valorizar o ato e, dentro de suas possibilidades, preparar uma festa para celebrar com dignidade um acontecimento único e marcante.

Cito exemplo ligado a nós, padres, em relação à ordenação sacerdotal. Escolhemos o bispo com o qual nos identificamos; os convites com frase marcante; fazemos uma relação de convidados para não esquecer as pessoas que foram e são importantes na caminhada; filmagens; fotos... É um direito que temos de celebrar a vida e os acontecimentos que Deus nos proporciona. Até aí, tudo bem!

Mas, o estrago que vem sendo provocado em muitos casamentos é a desvalorização do ato como bênção de Deus. A estrutura e a valorização da beleza externa roubam a cena e acabam desvalorizando o toque sagrado do sacramento. A Palavra de Deus é lançada para segundo plano.

Para começar, muitos são os casais que querem celebrar o ato sagrado em casas de evento, porque lá é o local da festa social e é mais cômodo para seus convidados. Aqui, a bênção em um local sacro que leva à interiorização do ato, não conta. Conta sim, a beleza do local que foi preparado para a festa, as despesas que são reduzidas e a comodidade. Sutilmente o ato social vira prioridade.

Em noites de casamento, muitas igrejas “são transformadas” em passarelas para desfile de moda. Uma roupa nova tem de ser comprada para cada evento. A noiva tem que atrasar porque é tradição, fica chique e chama mais a atenção. A funcionária da casa de evento aparece o maior número de vezes, porque precisa levar o lencinho para enxugar o suor do rosto da noiva, ainda que tire a atenção do ato divino que precisa concentração. O profissional da filmagem circula livremente, não importando se ocupa o espaço dos noivos ou do padre, pois, o mais importante é que a filmagem capte todos os detalhes...

Estamos chegando à beira da banalização do ato divino que é a bênção de uma nova família. O que mais assusta é que muitos desses casamentos são de familiares de pessoas que fazem parte da caminhada de Igreja. Isso angustia. Para um sacerdote que leva a sério sua vida interior e o respeito ao sacramento do Matrimônio, presidir tal ato, torna-se grande sacrifício e até peso de consciência.

26/08 - Santa Micaela do Santíssimo Sacramento

26 de Agosto de 2014

Santa Micaela
do Santíssimo Sacramento

clip_image002

Mulher de coração sensível que assumiu a defesa das mulheres prostituídas e construiu abrigos para dar-lhes dignidade!

Micaela nasceu em Madrid, na Espanha, no dia 1°. de janeiro de 1809. Herdou grandes virtudes de sua família, a bondade do pai e a caridade da mãe. Possuía o título de Viscondessa de Jorbalán e utilizou seu prestígio e fama para fazer caridade.

Fundou a Congregação das Senhoras Adoradoras e Escravas do Santíssimo Sacramento, que se destinava a acolher mulheres que viviam da prostituição, buscando dar-lhes dignidade e trabalhando para a mudança de suas vidas. Estendeu sua obra a várias cidades espanholas.

Em um de seus momentos de oração, declarou: "Jesus é tão grande, tão bom, tão misericordioso que decidi não servir mais que a Ele, que tudo reúne para preencher o meu coração". Assumiu sua consagração abrindo casas de acolhimento, em tempos de dificuldades econômicas, incompreensões e perseguições.

Micaela, que passou a ser chamada Madre Sacramento, faleceu de cólera, quando dava assistência às suas filhas espirituais, como ela as chamava, no dia 24 de agosto de 1865, com 56 anos e foi canonizada pelo Papa Pio XI, em 1934.

26/08 - Dia do Catequista

26 de Agosto de 2014

Dia do Catequista

blog_catequistas_thumb[1]

O Catequista é um voluntário religioso que, gentilmente, presta um serviço de evangelização aos nossos filhos e também aos adultos. É uma denominação própria utilizada na Igreja Católica, mas isso não descarta os evangelizadores de outras confissões religiosas.

O catequista necessita das seguintes qualidades:

Ser uma pessoa com equilíbrio psicológico;

Ter capacidade de diálogo, criatividade e iniciativa, saber trabalhar em equipe;

Ser perseverante, pontual e responsável;

Ser participativo, engajado nas atividades da paróquia, da comunidade e ter espírito de serviço;

Ter vida de oração, leitura e meditação diária da Palavra de Deus;

Ter espírito crítico e discernimento diante da realidade;

Ser capaz de respeitar a individualidade de cada pessoa.

Isso não significa que exista uma pessoa que tenha todas essas qualidades, mas que deve procurar desenvolvê-las no seu dia a dia.

Oração do Catequista

Senhor,
chamaste-me a ser Catequista
na Tua Igreja
e na minha Paróquia.
Confiaste-me a missão
de anunciar a Tua Palavra,
de denunciar o pecado,
de testemunhar
com a minha vida,
os valores do Evangelho.
É grande, Senhor,
a minha responsabilidade,
mas confio na Tua graça.
Faz-me Teu instrumento
para que venha o Teu Reino,
Reino de amor e de Paz,
de Fraternidade e Justiça.

Amém.

Fonte: www.paroquias.org

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

25/08 - Mt 23,13-22

25 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 23,13-22

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para converter alguém e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos. Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, isto não é nada; mas se jura pelo tesouro do templo é obrigado pelo seu juramento’. Insensatos e cegos! Qual é o maior: o ouro ou o templo que santifica o ouro? E dizeis ainda: ‘Se alguém jura pelo altar, não é nada; mas se jura pela oferta que está sobre ele, é obrigado’. Cegos! Qual é o maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo templo, jura por ele e por Deus que habita no templo. E aquele que jura pelo céu, jura pelo trono de Deus, e por aquele que nele está sentado”.

Entendendo

“AI DE VÓS, GUIAS CEGOS!”

Os doutores da Lei, como eram chamados os escribas, exerciam autoridade diante do povo, porque eram eles que interpretavam a Bíblia antiga, os primeiros cinco livros, também chamados de Pentateuco. O segundo grupo era o dos fariseus, homens religiosos que orientavam o povo quanto ao cumprimento da Lei.

Jesus percebe o modo incoerente de viver desses dois grupos, e alerta os discípulos para que não caiam na armadilha desses formadores de opinião.

Jesus os critica pelo fato de serem rigorosos, exigindo dos outros o cumprimento da Lei de forma radical, quando eles mesmos não cumprem o que exigem dos outros.

O Mestre mostra que eles se preocupam mais com as ofertas materiais que os fiéis colocam no altar, do que com o próprio altar, onde é prestado culto ao Deus da vida. São interesseiros, visam os rendimentos para si e esquecem-se da vida interior. Com o seu mau exemplo são ‘guias cegos’, se perdem e levam outros à perdição.

Atualizando

SEJA O PRIMEIRO A DAR O SEU BOM
EXEMPLO, NÃO FIQUE ESPERANDO PELOS OUTROS!

Certamente esta frase, muito conhecida, foi tirada das advertências do Mestre Jesus aos discípulos, ao perceber a incoerência de alguns grupos religiosos da época, principalmente os escribas e fariseus, conforme o Evangelho de hoje.

Podemos perceber que Jesus fala de coerência. Mostra que a autoridade se conquista não pela gritaria, normas ou função que se exerce, mas com o testemunho de vida. Ele tinha moral para pregar e para exigir porque dava seu exemplo. Sua autoridade era conquistada pelo testemunho. Nele, teoria e prática caminhavam juntas.

Os bons exemplos devem vir de cima para baixo. Ou seja, daqueles que exercem funções que servem de referência para os outros: os padres e pastores para seus fiéis; os pais para seus filhos; os políticos para a sociedade; os professores para seus alunos e, por aí vai...

Claro que aqueles que estão sendo comandados, podem dar lição àqueles que comandam, e quase sempre isso acontece. Mas, me refiro ao dever primeiro de quem está à frente, ele deve mostrar com seus atos que suas palavras soam com autenticidade, para que tenha autoridade, para que dê exemplo. Sobre isso, Jesus afirmou o seguinte:

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido” (Lc 12,48b).

Quando o dirigente não dá o seu exemplo, ele não pode cobrar dos outros. Esse comportamento estraga todo o grupo. A seguir, um pequeno exemplo que estamos acostumados a lidar.

Ao entrar em um restaurante somos mal atendidos pelos garçons. Então, já podemos constatar que o próprio dono do estabelecimento age dessa mesma maneira com seus clientes e funcionários. Isso se reflete lá na ponta do atendimento. Portanto, os exemplos devem vir de cima e devem ter coerência.

25/08 - São Luís IX

25 de Agosto de 2014

São Luís IX

clip_image002

Um verdadeiro exemplo de político cristão

Luís nasceu no castelo de Poissy, a 30 quilômetros de Paris, a 25 de abril de 1214, dia das procissões solenes de São Marcos.

No seu reinado a França viveu um excepcional momento político, econômico, militar e cultural conhecido como o "o século de ouro de São Luís". Houve um grande desenvolvimento da justiça real, passando o monarca a representar o juiz supremo.

Embora o calendário litúrgico relacione um grande número de reis santos, talvez nenhum deles tenha realizado, de modo tão completo, a imagem ideal de rei cristão quanto São Luís IX.

Herdou a coroa com 12 anos, assumindo a regência sua mãe Branca de Castela, dama de excepcionais virtudes. Dizia ela ao filho que preferia mil vezes vê-lo morto a vê-lo manchado por um pecado mortal. Fiel aos ensinamentos maternos, São Luís foi sempre homem de muita oração e piedade. Era modelo de governante, de guerreiro e de legislador. Considerava um dos principais deveres do monarca fazer justiça aos súditos, e por isso costumava sentar todos os dias à sombra de um carvalho, e ali atendia a todos os queixosos, qualquer que fosse a condição social deles.

Realizou duas Cruzadas para libertar a Terra Santa da opressão maometana. Mandou construir, em Paris, a Sainte Chapelle, um dos mais belos monumentos da arquitetura medieval, para guardar a coroa de espinhos de Jesus Cristo. Foi casado com Margarida da Provença, com a qual teve onze filhos.

Em 1864, o Príncipe Gastão de Orléans, Conde d’Eu, que trazia em suas veias o sangue de seu antepassado São Luís, casou com a Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II e herdeira do trono do Brasil. Em consequência desse casamento, a Família Imperial do Brasil tem a descendência, por linha direta e legítima, de São Luiz IX.

O rei Luiz morreu na Tunísia, em 25 de agosto de 1270, com 56 anos de idade, no momento que discursava na oitava Cruzada.

25/08 - Dia do Soldado e do Feirante

25 de Agosto de 2014

Dia do Soldado e do Feirante

Soldado

clip_image001

O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão e, aos 40, marechal-de-campo.

Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai, em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população).

Depois da guerra, Lima e Silva é elevado ao mais alto título de nobreza concedido pelo imperador – Duque de Caxias.

Fonte: Conhecimentos gerais e IBGE

Feirante

O feirante é um elo importante na cadeia do abastecimento alimentar. A tradição das feiras livres no Brasil ainda não se perdeu, e há quem prefira frequentá-las, aos grandes supermercados.

A proximidade com o vendedor e a possibilidade de barganha são algumas das vantagens de se frequentar as chamadas feiras livres.

Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, a feira está longe de ser um mero lugar de comercialização de frutas, verduras e outros tipos de mercadorias. É um ponto de encontro entre as pessoas, um lugar para se comer pastel frito na hora, beber garapa, ou jogar uma boa “conversa fora”.

O feirante aquece a oferta de produtos com bordões improvisados, tentando ganhar a simpatia da clientela.

O vendedor de feira guarda o gostinho nostálgico do tempo dos nossos pais e avós, e a pessoalidade que se esvaiu nos corredores dos supermercados.

Fonte: UFGNet

OS EXAGEROS NAS SOLENIDADES DE CASAMENTO!

OS EXAGEROS NAS SOLENIDADES DE CASAMENTO!

clip_image001

O casamento é um momento especial na vida de um casal. Eles têm o direito de valorizar o ato e, dentro de suas possibilidades, preparar uma festa para celebrar com dignidade um acontecimento único e marcante.

Cito exemplo ligado a nós, padres, em relação à ordenação sacerdotal. Escolhemos o bispo com o qual nos identificamos; os convites com frase marcante; fazemos uma relação de convidados para não esquecer as pessoas que foram e são importantes na caminhada; filmagens; fotos... É um direito que temos de celebrar a vida e os acontecimentos que Deus nos proporciona. Até aí, tudo bem!

Mas, o estrago que vem sendo provocado em muitos casamentos é a desvalorização do ato como bênção de Deus. A estrutura e a valorização da beleza externa roubam a cena e acabam desvalorizando o toque sagrado do sacramento. A Palavra de Deus é lançada para segundo plano.

Para começar, muitos são os casais que querem celebrar o ato sagrado em casas de evento, porque lá é o local da festa social e é mais cômodo para seus convidados. Aqui, a bênção em um local sacro que leva à interiorização do ato, não conta. Conta sim, a beleza do local que foi preparado para a festa, as despesas que são reduzidas e a comodidade. Sutilmente o ato social vira prioridade.

Em noites de casamento, muitas igrejas “são transformadas” em passarelas para desfile de moda. Uma roupa nova tem de ser comprada para cada evento. A noiva tem que atrasar porque é tradição, fica chique e chama mais a atenção. A funcionária da casa de evento aparece o maior número de vezes, porque precisa levar o lencinho para enxugar o suor do rosto da noiva, ainda que tire a atenção do ato divino que precisa concentração. O profissional da filmagem circula livremente, não importando se ocupa o espaço dos noivos ou do padre, pois, o mais importante é que a filmagem capte todos os detalhes...

Estamos chegando à beira da banalização do ato divino que é a bênção de uma nova família. O que mais assusta é que muitos desses casamentos são de familiares de pessoas que fazem parte da caminhada de Igreja. Isso angustia. Para um sacerdote que leva a sério sua vida interior e o respeito ao sacramento do Matrimônio, presidir tal ato, torna-se grande sacrifício e até peso de consciência.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

domingo, 24 de agosto de 2014

24/08 - Mt 16,13-20

24 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 16,13-20

Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”. “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Em seguida, recomendou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

Entendendo

JESUS CUMPRE A PROMESSA, IMPLANTA
O REINO E NOMEIA A IGREJA PARA CONTINUAR O SEU REINADO!

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” Perceba a importância desta resposta! Jesus de certa forma já sabia o que pensam acerca dele todas as pessoas. Mas queria ouvir daqueles que estavam mais próximas, qual sua opinião, porque de acordo com a resposta todo o projeto de salvação traçado pelo Pai que Ele veio dar cumprimento, seria bem ou mal sucedido, não em si mesmo, mas personalizado em cada vida que Ele veio resgatar.

A resposta de Jesus ainda traz outro significado, soa como uma convocação à Igreja para a missão de ser rocha firme para o mundo.

A missão especial de Pedro é diretamente confirmar os irmãos na fé, proclamar o Evangelho e assumir a prática da caridade entre as comunidades que estavam nascendo.

A mudança de nome vem carregada de sentido (Cefas-Rocha). Mostra a tarefa que Jesus pede a Pedro – ser firme como uma pedra, para que a Igreja não fracasse diante das dificuldades que iria enfrentar ao longo dos anos.

A entrega da chave simboliza o poder da Igreja, representada por Pedro, de “ligar e desligar”, expressão que era conhecida entre os judeus, para expressar o poder de interpretar a Lei de Moisés com autoridade. Utilizando esses termos Jesus está dizendo que a sua Igreja tem autoridade diante da Lei de Moisés. Portanto, a sua nova criação (Igreja) leva em consideração a tradição da Lei antiga e atualiza a nova proposta de Deus aos seus filhos.

Atualizando

OBJETIVO GERAL DA AÇÃO
EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

2011-2015

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf. Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo.

URGÊNCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA 2011-2015

• Igreja em estado permanente de missão
• Igreja: casa da iniciação à vida cristã
• Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
• Igreja: comunidade de comunidades
• Igreja a serviço da vida plena para todos