Últimos Posts

domingo, 30 de novembro de 2014

30/11 - Mc 13,33-37

30 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Marcos 13,33-37

Disse Jesus a seus discípulos: “Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!”

Entendendo

JESUS FALA DA CONSUMAÇÃO FINAL DOS TEMPOS!

O Evangelho de hoje traz um convite à vigilância constante, com o objetivo da preparação para a vinda do Senhor. A parábola conta a história do homem que partiu em viagem, distribuiu tarefas aos seus servos e deu ao porteiro uma ordem que vigiasse. O “Dono da casa” é Jesus, que ao voltar para o Pai, confiou aos discípulos a tarefa de construir o “Reino”, iniciado por Ele.

Quem é o “porteiro”? Todo aquele que O segue, se faz de discípulo e tem consciência de que cumpre aqui, uma missão.

Uma frase ganha destaque: “Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo”, fazendo referência quanto ao que conhecemos como "tempo de Deus"!

Os discípulos perguntaram para Jesus quando seria o momento em que "tudo chegaria ao fim", e a resposta foi categórica: "não sabeis quando o dono da casa vem".

É certo que Deus virá, mas não como nos vem todos os dias na Eucaristia, nos Sacramentos ou na presença dos irmãos pelo Espírito Santo. Virá para a conclusão definitiva do Reino, virá para buscar os seus, para "separar ovelhas de cabritos". E como nos encontrará? Eis uma grande pergunta!

Não sabemos quando acontecerá a consumação final dos tempos, mas o próprio Deus faz questão de não nos avisar, e isso nos faz estar sempre preparados!

Atualizando

COMEÇA HOJE O ADVENTO.
COMPREENDA O SEU SIGNIFICADO!

A palavra "advento" vem do termo grego “parusia”, que significa “presença”, “chegada” e ainda “o que está para vir”. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na existência humana e de fazer ligação do ontem com o amanhã.

Nas igrejas a cor predominante é a cor roxa, provocando uma interiorização maior no sentido que o tempo pede – expectativa, esperança e oração. Todas as leituras levam a esse fim, lembrando a primeira vinda de Cristo e levantando expectativa para a segunda vinda.

Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isso, o Advento se torna um tempo de piedosa e alegre expectativa.

30/11 - Santo André

30 de Novembro de 2014

Santo André

clip_image002

“Apóstolo de Jesus que morreu crucificado como o Mestre”

Hoje celebramos a vida do primeiro escolhido para pertencer ao grupo dos apóstolos. André nasceu em Betsaida, de início foi discípulo de João Batista, e era irmão de Simão Pedro, filho de Jonas de Betsaida. Assim como Pedro, era pescador no mar da Galileia.

João Batista foi quem levou André até Jesus, que logo O segue. André aparece no episódio da multiplicação dos pães, é ele quem diz a Jesus que um jovem tinha cinco pães e dois peixes.

Pouco antes da morte de Jesus, aparece André ao lado de Filipe, como tendo grande autoridade. Pois, é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contam a Jesus.

André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo, a partir da Palestina, nas localidades e regiões dos Bálcãs.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém ele foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

André disse para o juiz que Jesus estava acima dele, e ainda insultou os deuses pagãos, por isso, Egéas condenou-o à crucificação. Todos ficaram espantados com a alegria de André aceitando sua sentença. Ele disse que se temesse o martírio, não estaria “pregando a grandeza da cruz onde Jesus morreu”.

André ficou dois dias pregado numa cruz, em forma de "X" até entrar na glória de Deus, no dia 30 de novembro do ano de 60. Seu corpo repousa na catedral de Amalfi, em Roma.

30/11 - Dia do Cessar-Fogo no Vietnã

30 de Novembro de 2014

Dia do Cessar-Fogo no Vietnã

clip_image002

Em 30 de dezembro de 1972, os norte-americanos promovem uma parada nos ataques aéreos ao Vietnã do Norte. Em janeiro do ano seguinte, ocorre o acordo de Paris, estabelecendo o cessar-fogo, a retirada das tropas norte-americanas, a convocação das eleições gerais no Vietnã do Sul e a libertação dos prisioneiros.

A Guerra do Vietnã foi um conflito ocorrido no sudeste asiático entre 1955 e 30 de abril de 1975. Colocou em confronto, a República do Vietnã e os Estados Unidos.

Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). Entretanto, apesar de seu imenso poder militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973, e dois anos depois, o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.

Na guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de outros dois milhões de cambojanos e laocianos, arrastados para a guerra com a propagação do conflito, e cerca de 58 mil soldados dos Estados Unidos.

Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980.

Fonte: pt.wikipedia.org

sábado, 29 de novembro de 2014

29/11 - São Saturnino

29 de Novembro de 2014

São Saturnino

clip_image002

“Um dos santos mais populares na França e na Espanha”

Saturnino viveu no século III, sua origem era grega e ele era um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias (futura França). Lá, foi o primeiro bispo da diocese por ele mesmo fundada, em Toulouse.

O relato conta que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciou sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi então para Roma, e fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, chegou a Gália.

Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs e o número de fiéis diminuía. Ao mesmo tempo, aumentava o número de pessoas que prestavam sacrifícios aos deuses nos templos pagãos.

Por onde andava, pregava com fervor, e convertia quase todos os habitantes que encontrava. Consta que ele ordenou sacerdote Santo Honesto, e juntos, foram para a Espanha onde ele teria também batizado São Firmino.

Havia um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte, quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs. Saturnino liderou os que não tinham medo de repressões, e continuou celebrando missas.

Desse modo, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram sendo descobertos participando da missa, num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. O juiz ordenou ao bispo Saturnino que sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para convencer os demais. Como se recusou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do touro que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros esfacelados. Por essa piedosa lembrança os toureiros na Espanha, o têm como seu protetor especial.

No local de sua morte, foi construída uma belíssima igreja a ele dedicada, chamada em francês, de Saint Sernin du Taur, que lá está com o nome de Nossa Senhora de Taur.

29/11 - Lc 21,34-36

29 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,34-36

“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

Entendendo

VIGILÂNCIA E ORAÇÃO SÃO
DICAS DE JESUS PARA MANTER A ESPERANÇA!

A demora da vinda do Filho de Deus provocava no povo daquela época uma espécie de acomodação, chegando a buscar prazeres humanos como fugas e, como consequência, a tendência a excessos. É nesse contexto que Jesus o orienta e pede que esteja atento e não perca a esperança.

Vigilância e oração são suas dicas para manter viva a esperança. A vigilância confronta o discípulo com as realidades futuras, não permitindo que ele ceda à tentação de acomodar-se e levar uma vida medíocre.

A oração faz o cristão viver em comunhão com Deus. A oração leva-o a ter uma atenção redobrada, para não perder de vista o Senhor que vem, além de antecipar as alegrias divinas.

Atualizando

CUIDADO COM A “PREGUIÇA ESPIRITUAL”!

Viver o dia-a-dia sem perspectiva, no marasmo, sem a ambição do novo que deve ser buscado a cada momento ou, como diz o povo, na preguiça espiritual... Isto se torna um perigo e nos faz perder a esperança e o prazer de viver!

Caso você se encontre sem motivação, pergunte a si mesmo: O que está acontecendo comigo? Busque a raiz do problema, procure ajuda e tenha a coragem de encarar você de frente. A vida é dinâmica e nesse dinamismo ela quer criar motivações novas.

Ninguém ou nenhuma situação é capaz de impedir que sejamos felizes. Muitas vezes, coisa tão pequena como um complexo de inferioridade, ou o orgulho que não deixa pedir ajuda, pode atrapalhar a felicidade.

Hoje, Jesus apresenta duas saídas: vigilância e oração! Atualizo dizendo que a vigilância concreta leva a uma tomada de atitude; e a oração, a busca da nossa harmonia interior e força diante da vida.

29/11 - Dia do “Milagre” dos Andes

29 de Novembro de 2014

Dia do “Milagre” dos Andes

clip_image002

Em 29 de dezembro de 1972, 16 passageiros de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes foram resgatados com vida. Eles permaneceram 72 dias suportando baixas temperaturas, precisando tomar decisões para sobreviverem. A mais cruel delas foi a de comer a carne dos cadáveres, seus próprios companheiros mortos para continuarem vivos.

O voo 571 da Força Aérea Uruguaia tornou-se conhecido como a Tragédia dos Andes. A aeronave transportava 45 pessoas, incluindo um time de rugby. Mais de um quarto dos passageiros morreu durante e depois da queda. Dos que permaneceram vivos, oito acabaram mortos por uma avalanche que varreu o abrigo improvisado na fuselagem do avião. O último dos 16 sobreviventes foi resgatado apenas em 29 de dezembro de 1972, mais de dois meses após o acidente.

O objetivo da viagem rumo a Santiago do Chile era participar de um jogo amistoso. Mas, no momento em que estavam sobrevoando a Cordilheira dos Andes, o avião não resistiu às más condições climáticas e despencou em uma geleira.

Fonte: blog.aleh.com.br

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

28/11 - Lc 21,29-33

28 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,29-33

Jesus acrescentou ainda esta comparação: "Olhai para a figueira e para as demais árvores. Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão".

Entendendo

“PASSARÃO O CÉU E A TERRA,
MAS AS MINHAS PALAVRAS JAMAIS PASSARÃO!”

No Evangelho de hoje, Jesus fala mais uma vez dos “sinais” lógicos de Deus através da natureza.

Ele utiliza a figueira e as demais árvores para ilustrar os acontecimentos futuros nas revelações de Deus na história. Declara que algo novo estará acontecendo quando a morte ceder lugar à vida, a escravidão abrir espaço para a liberdade, a justiça abafar a injustiça, o ódio e a inimizade forem vencidos pelo amor e pela reconciliação.

Ao afirmar que Suas Palavras serão cumpridas, Ele anuncia o tempo da esperança, no cumprimento da justiça de Deus a todos que foram perseverantes, ouviram seus ensinamentos e os respeitaram no proceder de suas vidas.

Atualizando

“DIANTE DE TI PONHO A VIDA E PONHO A MORTE!”

clip_image002

Utilizo a frase de uma música do Pe. Zezinho como título, para falar de uma prática pesada que vai de encontro à Palavra de Deus revelada – a prática do aborto!

Na sociedade machista que vivemos a mulher sempre foi a mais acusada na prática do aborto, pelo fato da natureza privilegiá-la sendo portadora de uma vida em suas entranhas, durante nove meses.

Partindo para a reflexão fundamentada nos valores cristãos: em uma gravidez não planejada, ou adquirida na prática irresponsável de uma relação sexual, a responsabilidade, tanto do cuidado com a vida da criança, como da barbaridade de matar essa vida ainda em feto, é dos dois.

Partindo para a reflexão psicológica: o peso para a mulher é grande, levando em consideração sua fragilidade ao saber que dentro de si está levando um ser que pode mudar o seu destino. Afetada, psicologicamente, a mulher pode ser bombardeada de uma carga emocional tão forte que poderá decidir abortar, sem mesmo saber o que está fazendo. Ainda mais quando isso acontece na adolescência.

Neste sentido, o homem que a engravidou tem muito mais possibilidade de evitar o aborto e defender a vida do feto, do que a própria mulher. Ele sofre menos consequências que ela. Mas o que vemos, na maioria dos casos, é a mulher sendo pressionada a praticar o aborto, por quem a engravidou. Em muitos casos homens casados que não querem que sua vida “estoure”. Isso é grave diante de Deus!

Falei até agora do aborto clássico, que todos conhecem e que acontece todo dia nas clínicas clandestinas e tantos meios ilícitos. Mas existe outra forma de aborto, que não é tida como aborto, mas é. O aborto da “paternidade responsável”. O direito à paternidade responsável é garantido a todos os brasileiros pela Constituição Federal de 1988, no artigo 226, § 7º; no entanto, são inúmeros os casos em que o registro da criança é feito apenas com o nome da mãe.

São os filhos de homens que não assumiram sua responsabilidade e, impunes pela lei, simplesmente abandonam a mãe. Ela passa a conviver com o drama de portar na certidão de nascimento do filho a expressão “pai não declarado”, diante de uma sociedade machista e discriminatória em relação às mulheres.

O ato de abandonar um recém-nascido em caixas de papelão, em portas e esquinas pode levar a mulher que praticou o ato absurdo, à prisão. No entanto, o pai nem sequer é lembrado como envolvido, também, na história.

Um homem que rejeita um filho, ao negar a sua paternidade ele também comete um aborto. Para este homem, aquele filho não existe, está morto em sua consciência. Tal aborto social importará em prejuízos na vida daquele que veio ao mundo sem pedir, mas que tem o direito de ter um pai.

28/11 - São Tiago das Marcas

28 de Novembro de 2014

São Tiago das Marcas

clip_image001

“Um Grande pregador da Palavra”

Tiago nasceu em Monteprandone, região das Marcas, Itália, em 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Ficou órfão de pai e mãe quando era ainda criança, e foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento a Jesus Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em Direito Civil junto com o grande São João de Capistrano.

Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou Teologia e foi ordenado sacerdote. Quando recebeu o hábito, levou o nome de Tiago, que foi completado com o "das Marcas", em função de sua terra natal.

Tiago das Marcas consagrou toda a sua vida à pregação. Percorreu Itália, Polônia, Boêmia, Bósnia e depois foi para a Hungria, em obediência a uma ordem direta de Roma.

Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos, em 1456, em Belgrado, e saíram vitoriosos. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.

Levava muito a sério sua vida espiritual e fazia constantes jejuns e penitências. Um dia pediu a Nossa Senhora de Loreto, a graça de pregar eficazmente as verdades eternas. A oração foi atendida e, desde então, sua palavra obteve verdadeiros prodígios conseguindo conversões que pareciam impossíveis.

Ficou doente e faleceu em Nápoles, no dia 28 de novembro de 1476, com mais de 80 anos de idade. O papa Bento XII canonizou Tiago das Marcas, em 1726.

28/11 - Dia do Soldado Desconhecido

28 de Novembro de 2014

Dia do Soldado Desconhecido

clip_image002

Túmulo do soldado desconhecido é o nome que recebem os monumentos erigidos pelas nações para honrar os soldados que morreram em tempo de guerra sem que os seus corpos tenham sido identificados. Por vezes é um túmulo simbólico, ou cenotáfio, evocando todos os habitantes de um país que morreram em determinado conflito sem identidade conhecida, embora alguns contenham os restos mortais de soldados falecidos durante esses acontecimentos.

O primeiro memorial conhecido é o monumento ao Landsoldaten (Soldado de infantaria) (1849), da Primeira guerra de Schleswig, emFrederícia, Dinamarca. Outro antigo memorial deste tipo é o memorial do morto desconhecido da Guerra civil dos Estados Unidos de 1866.

A tradição moderna desta prática foi iniciada no Reino Unido quando, terminada a Primeira Guerra Mundial, foi o primeiro país a enterrar um combatente desconhecido em nome de todos os exércitos do Império britânico, na Abadia de Westminster em 1920, o qual levou outras nações a seguir o exemplo. Um dos túmulos mais famosos é o que está sob o Arco do Triunfo de Paris, que foi instalado em 1921 para honrar os mortos por identificar da Primeira Guerra Mundial.

Estes túmulos são construídos também para comemorar estes caídos anónimos em posteriores guerras. No entanto, apesar de se terem erigido monumentos nos finais do século XX (como no Iraque em 1982), é provável que no futuro não contenham restos mortais, pois mediante análises de DNA é já possível identificar a maioria das vítimas.

Fonte: pt.wikipedia.org

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

27/11 - Lc 21,20-28

27 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,20-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade. Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito. Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo. Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação”.

Entendendo

JESUS ANUNCIA CALAMIADADES, O FIM DOS
REINOS PREPOTENTES E A VINDA DO “FILHO DO HOMEM!”

O fato de não saber qual o dia da partida deste mundo, pode levar o cristão ao relaxamento e a atitudes extravagantes. O alerta de Jesus é para que seus seguidores estejam vigilantes.

O contexto é de destruição das cidades rebeldes, como lição para a humanidade.

A ruína de Sodoma e Gomorra simboliza o fim da maldade humana. A queda da Samaria representa o castigo da cidade que trocou Deus pelos ídolos e se deixou contaminar pela injustiça. A queda de Nínive e da Babilônia foram celebradas como o fim de impérios prepotentes, mas com sofrimento e morte para muitos povos.

Jerusalém, cidade tida como lugar da habitação de Deus no meio de seu povo, transformou-se em cidade assassina de profetas, surda aos apelos dos enviados de Deus. Perdendo a característica de santidade, só lhe restava a destruição.

Ao mesmo tempo em que fala de destruição, morte, fome e ruína Jesus abre o coração dos discípulos para a esperança. Anuncia “a vinda do Filho do Homem sobre as nuvens, com grande poder e glória". O fim de Jerusalém corresponde ao início de uma realidade nova: a libertação que se aproxima para aqueles que forem fiéis a Deus.

Atualizando

NADA ASSUSTA
A QUEM BUSCA VIVER A SUA FÉ EM OBRAS!

Jesus está falando do “Fim do Mundo”. Ele descreve as tribulações que vão acontecer no dia da manifestação do Filho de Deus. No dia em que Ele irá julgar os vivos e os mortos.

Nada disso deve amedrontar aqueles que vivem sua fé, mesmo da forma mais simples possível: nos acontecimentos da vida, na comunidade, no trabalho, na família, na sociedade...

Detalhes do “fim dos tempos” nós não temos, pois não podemos desvendar os mistérios de Deus, mas, diante das pistas que Jesus revelou, será o dia em que Ele revelará a disposição secreta das mentes de todos e retribuirá, a cada um, segundo suas obras. Também revelará os que acolheram ou rejeitaram a sua graça. Esse será o “Dia D” em que Deus consumará o seu projeto final apresentado por Jesus.

27/11 - Santa Catarina Labouré

27 de Novembro de 2014

Santa Catarina Labouré

clip_image002

“A mensageira da Medalha Milagrosa”

Catarina nasceu no dia 02 de maio de 1806, em Fain-les-Moutiers, um povoado da França com poucos habitantes. Era a nona filha de uma família simples e muito cristã. Quando completou nove anos de idade sua mãe faleceu e Catarina ao ver uma imagem de Nossa Senhora pegou-a em seus braços e disse: “Agora serás minha mãe!”.

Catarina, sempre obediente ao pai, ajudou a cuidar de seus irmãos e da casa com amor e muito zelo. Fazia diariamente suas orações, penitências e jejuns. A cada dia sua vocação em servir a Deus aumentava. Até que um dia sonhou com um sacerdote que lhe chamava para ir até ele, mais tarde descobriu que era São Vicente de Paulo, e não teve mais duvidas, tomou a decisão de entrar no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Assim, no dia 21 de abril de 1830, Catarina aos 23 anos de idade foi aceita no convento. Logo que chegou ao convento começou a ter visões com São Vicente e depois com a Santíssima Virgem Maria, confusa contava em segredo suas visões ao seu confessor padre Aladel. No início ele não acreditava, achava que era fruto da imaginação.

Nossa Senhora apareceu por três vezes a Catarina. Na terceira aparição, Nossa Senhora apresentou um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças, que tem o formato oval com a imagem de Nossa Senhora no centro e inscrito ao seu redor: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Maria disse a Catarina que quem usasse a medalha com confiança receberia graças. Catarina contou tudo ao padre Aladel, e desta vez, ele narrou os fatos ao arcebispo de Paris que concordou em mandar cunhar as medalhas para observar seus efeitos. Esta seria a melhor forma de saber se a história das aparições era verdadeira ou não.

A devoção à medalha espalhou-se rapidamente, graças aos numerosos milagres testemunhados por aqueles que a usavam, por isso, passou a ser chamada de “Medalha Milagrosa”. Enquanto a fama da medalha corria o mundo, Catarina permanecia oculta em silêncio e com humildade, pois assim era a sua vontade.

A mensageira de Nossa Senhora das Graças, faleceu no dia 31 de dezembro de 1876, com setenta anos de idade. E no ano de sua morte, mais de um bilhão de Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo mundo. Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947, pelo Papa Pio XII.

27/11 - Dia da Criação do Fundo Monetário Internacional

27 de Novembro de 2014

Dia da Criação
do Fundo Monetário Internacional

clip_image002

Em 27 de dezembro de 1945, era criado o ‘FMI’ - Fundo Monetário Internacional. Trata-se de uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua criação ocorreu pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos. Atualmente conta com 187 nações.

O FMI tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, através da promoção, da cooperação e da consulta de assuntos monetários entre os seus 187 países membros. Com exceção de Coreia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI.

Fonte: pt.wikipedia.org

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

26/11 - Lc 21,12-19

26 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim. Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação”.

Entendendo

JESUS ENCORAJA SEUS DISCÍPULOS
A SEREM FIRMES NOS MOMENTOS DE PERSEGUIÇÃO!

Jesus prevê o ódio dos inimigos e sua reação em forma de perseguição, prisões, acusações nas sinagogas. Ele traz uma novidade nesse anúncio - até mesmo os familiares poderão fazê-los sofrer. Tudo isso por causa da fidelidade aos seus ensinamentos. Diante disso, uma tarefa desafiadora – ser perseverante e não fugir da luta!

Em contrapartida Jesus promete uma força tão grande, vinda do Alto, que seus discípulos não precisarão estar preocupados em suas defesas, pois a inspiração do Espírito Santo colocará em suas bocas palavras sábias, capazes de convencer os inimigos. Uma exigência é fundamental – confiar em Deus e manter viva a fé!

A luta pertencia a Jesus Cristo, e seus discípulos eram unicamente seus mediadores. E ninguém como Deus tem nas mãos a vida dos discípulos, e o poder de livrá-los do mal.

Atualizando

O CRISTÃO É TESTADO NAS HUMILHAÇÕES SOFRIDAS!

(Papa Francisco)

Os cristãos dão uma boa prova de sua fé quando “sabem enfrentar humilhações com alegria e paciência”. O Papa alertou novamente para a “tentação do bem-estar espiritual”, que pode nos impedir “de amar plenamente Jesus Cristo”.

Francisco desenvolveu seu pensamento a partir do Evangelho de Lucas, no trecho em que Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas falam d’Ele e o que eles próprios pensam. E também na resposta de Pedro: “O Cristo de Deus”. Ele diz: “Esta pergunta é dirigida também a nós”.

“Foi o Espírito Santo que tocou o coração de Pedro para dizer quem é Jesus”. Se é o Cristo, o Filho de Deus vivo é um mistério... Quem o pode explicar? Se cada um de nós, na oração, disser ao Senhor: “Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo”, Ele responderá “É verdade”.

“E esta é a tentação do bem-estar espiritual. Temos tudo: temos a Igreja, temos Jesus Cristo, os Sacramentos, a Virgem Maria, tudo, um bom trabalho para o Reino de Deus; somos bons, todos. Mas não é o suficiente; com o bem-estar espiritual até certo ponto. Como o jovem que era rico: ele queria ir com Jesus, mas até certo ponto”.

Falta a última unção do cristão, para ser um cristão realmente: a unção da cruz, a unção da humilhação. Ele se humilhou até à morte, morte de tudo. Esta é a pedra de comparação, a verificação da nossa realidade cristã: Eu sou um cristão de cultura do bem-estar? Eu sou um cristão que acompanha o Senhor até a cruz? “O sinal é a capacidade de suportar as humilhações”.

“A verificação se um cristão é um cristão realmente é a sua capacidade de suportar com alegria e paciência as humilhações, já que isso é algo que não gostamos... Há muitos cristãos que, olhando para o Senhor, pedem humilhações para se assemelhar a Ele. Esta é a escolha: o cristão do bem-estar - que vai para o Céu, certo de salvar-se! – ou o cristão próximo a Jesus, pela estrada de Jesus”.

26/11 - São Leonardo de Porto Maurício

26 de Novembro de 2014

São Leonardo de Porto Maurício

clip_image002

“O santo da ‘Via-Sacra’ e da Imaculada Conceição”

Paulo Jerônimo nasceu em 20 de dezembro 1676, em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália. Filho do capitão da marinha Domingos Casanova. Sua mãe faleceu quando era muito pequeno e ele foi levado a Roma, para concluir os estudos no Colégio Romano. Depois, foi para o Retiro de São Boaventura, onde entrou para a Ordem Franciscana, tornou-se padre com 26 anos de idade e passou a usar o nome de frei Leonardo.

Atuou como sacerdote a maior parte da vida em Florença. Era um empolgante pregador, principalmente quando escolhia como tema a Paixão de Cristo. Percorreu toda a Itália exercendo esse ministério e, com isso, escreveu muitas obras de grande valor para os pregadores e para os fiéis. Santo Afonso de Ligório, seu contemporâneo, dizia que ele era o maior missionário do século XVIII.

O papa usou para a Igreja os dons de Leonardo, quando o enviou para uma delicada missão na ilha de Córsega. Tinha de restabelecer a concórdia entre os cidadãos. Apesar das graves divisões entre eles, Leonardo conseguiu um acordo de paz.

É considerado o salvador do Coliseu, ao promover pela primeira vez a liturgia da Via-Sacra naquele local, que definiu como santificado pelos martírios dos cristãos. A celebração da Via-Sacra em seu interior tornou-se tradição e a histórica construção passou a ser conservada. A tradição permanece, pois até hoje o próprio pontífice, toda Sexta-Feira da Paixão, faz a Via-Sacra no Coliseu, em Roma.

São Leonardo foi devoto de Nossa Senhora e queria que a Igreja assumisse o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Lutou muito por isso, mas não chegou a ver, pois faleceu em 26 de novembro de 1751, com setenta e cinco anos de vida. Somente cento e três anos após, a Igreja reconheceu o dogma da Imaculada Conceição de Maria, em 1854.

O papa Pio XI o declarou padroeiro dos sacerdotes que se consagram às missões populares no mundo.

26/11 - Dia da Lembrança

26 de Novembro de 2014

Dia da Lembrança

clip_image001

Comemora-se hoje, o Dia da Lembrança, ou seja, a recordação de momentos felizes de nossa vida. As recordações são muitas como: aquela festa, aquele almoço, o noivado, o casamento, aquele passeio marcante, aquele jantar especial, aquela conversa gostosa com os amigos, um passeio com os pais e irmãos.

Há várias maneiras de comemorar o Dia da Lembrança e uma delas é dando um cartão com uma poesia, não é preciso ser um poeta ou poetisa, um versinho ou trechos descrevendo o que esta pessoa significa para você demonstram que ela é muito importante e sempre lembrada em todos os dias da sua vida. Nesta data a pessoa pode refletir em todos os bons acontecimentos e convidar as pessoas para reviver estes momentos.

É claro que precisamos valorizar as pessoas a quem amamos todos os dias, mas este de hoje, é solene... Especial! Não deixemos escapar a felicidade por entre os dedos, pois nascemos para ser muito felizes.

Fonte: pompeumg.com.br

terça-feira, 25 de novembro de 2014

25/11 - Lc 21,5-11

25 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,5-11

Naquele tempo, como chamassem a atenção de Jesus para a construção do templo feito de belas pedras e revestido de ricos donativos, Jesus disse: “Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. Então o interrogaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?” Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais após eles. Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”. Disse-lhes também: “Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”.

Entendendo

A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO:
“NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA!”

Os judeus tinham profunda admiração pelo majestoso Templo, o Santuário de Jerusalém. Era espécie de orgulho nacional que ia além do sentido religioso e ganhava uma motivação nacionalista. Guardando as devidas proporções é o que representa hoje, o Cristo Redentor para o povo brasileiro. Dizer para um judeu que o Templo seria destruído era como anunciar o “fim do mundo”. Por isso, a afirmação de Jesus “cai como uma bomba”.

A profecia de Jesus sobre a destruição do Templo aconteceu de duas maneiras. A primeira, o Templo representando seu Corpo derrubado, morto e ressuscitado no terceiro dia. A segunda foi a destruição do Templo no ano 70 d.C., quando Jerusalém foi invadida pelas forças de Tito.

Na segunda parte do Evangelho, Jesus também profetiza guerras, tumultos, terremotos, fome e pestes. Estamos vendo essa realidade acontecer no planeta Terra. Países em guerra, crianças morrendo de fome e sendo violentadas, doenças que exterminam populações inteiras... Seria o fim dos tempos? Só Deus sabe! Da nossa parte, basta estar com Ele para enfrentar qualquer desafio, até mesmo a morte.

Atualizando

AINDA HOJE, CRISTÃOS SÃO DECAPITADOS E
IGREJAS SÃO DERRUBADAS POR EXTREMISTAS RELIGIOSOS!

Aldeia onde ainda se fala o aramaico, a língua que Jesus falava, é invadida por extremistas muçulmanos.

Os moradores de Maaloula, uma pequena aldeia cristã no norte de Damasco, foram forçados a abandonar sua cidade. A antiga cidade que fica a 50 km da capital é, possivelmente, o maior símbolo do cristianismo na Síria, local onde ainda se fala aramaico, a língua que Jesus falava.

Aproximadamente 80% dos 3.000 moradores do vilarejo abandonaram suas casas e fugiram para Damasco. Grupos armados de rebeldes, muitos deles ligados aos extremistas da Al-Qaeda tomaram o local, que é considerado um dos mais antigos centros do cristianismo no mundo.

Dentro de poucas horas, a cruz que ficava na cúpula do milenar mosteiro ortodoxo foi derrubada. Igrejas foram saqueadas e queimadas, todos os cristãos foram avisados que se não se convertessem ao islamismo seriam mortos. Alguns foram executados.

Fonte: noticias.gospelprime.com.br

25/11 - Santa Catarina de Alexandria

25 de Novembro de 2014

Santa Catarina de Alexandria

clip_image002

“Padroeira do estado de Santa Catarina e uma das santas mais populares da Igreja”

Catarina nasceu em Alexandria, no Egito, no século IV. Era filha do rei Costus, de Alexandria, e recebeu educação cristã. Era considerada a mais bonita e sábia jovem de todo o Império.

Tinha recebido de Deus o dom da sabedoria e era uma cristã fervorosa. Por isso foi levada diante do terrível imperador romano Maximiano que perseguia e matava os cristãos. Quando ficou diante dele o censurou corajosamente, por perseguir a religião verdadeira, defendeu o Cristianismo e demonstrou a falsidade dos cultos idolátricos.

Maximiano apaixonou-se por ela, e precisava tirá-la da liderança que exercia na expansão do Cristianismo com sua sabedoria. Tentou, oferecendo-lhe poder e riqueza materiais. Estava disposto a divorciar-se para casar-se com ela, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios.

Catarina recusou enfaticamente, e ao mesmo tempo tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o imperador chamou os cinquenta melhores filósofos sábios do reino para auxiliá-lo. Eles tentaram defender suas seitas com saídas teóricas e filosóficas, mas acabaram convertidos por Catarina ao Cristianismo. Irado, Maximiano condenou todos à morte. Exceto ela, para quem tinha preparado algo específico.

Mandou torturá-la com rodas equipadas com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Com os olhos elevados ao Senhor, rezou e fez o sinal da cruz. Então, ocorreu o prodígio: o aparelho desmontou. O imperador, transtornado, levou-a para fora da cidade e comandou pessoalmente a sua tortura, depois mandou decapitá-la. Ela morreu, mas outro milagre aconteceu. O corpo da mártir foi levado por anjos para o alto do monte Sinai. Isso aconteceu em 25 de novembro de 305.

Ela é padroeira da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, dos estudantes, dos filósofos e dos donos e trabalhadores de moinho.

O Brasil homenageou-a com o estado de Santa Catarina, cuja população a festeja como sua celestial padroeira.

Catarina de Alexandria é sem dúvida, uma das santas mais populares da História da Igreja, e é universalmente venerada.

25/11 - Dia Internacional da Violência contra a Mulher

25 de Novembro de 2014

Dia Internacional
da Violência contra a Mulher

clip_image002

Durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi designado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Homenageia três irmãs ativistas políticas latino-americanas: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal. Elas foram brutalmente assassinadas pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana.

A data teve o reconhecimento oficial da ONU, em março de 1999. Porém, antes disso, o dia 25 de novembro já era lembrado pelo movimento internacional de mulheres.

Pelo menos uma de cada três mulheres no mundo já sofreu maus tratos, foi forçada a manter relações sexuais ou sofreu algum outro tipo de abuso, geralmente por parte de alguém que elas conhecem.

No Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006. Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher, quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

Fonte: www.cutsp.org.br

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

24/11 - Lc 21,1-4

24 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Lucas 21,1-4

Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que colocavam as suas ofertas no cofre do templo. Viu também uma viúva pobrezinha que doava duas pequeninas moedas,
e disse: “Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros. Pois todos aqueles lançaram nas ofertas de Deus o que lhes sobra; esta, porém, ofereceu da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento”.

Entendendo

A OFERTA DE UMA VIÚVA
POBRE NO COFRE DO SANTUÁRIO!

Jesus não se enganava com as aparências. Além de ter a sabedoria divina, como humano, era um bom observador. Seu olhar penetrava no íntimo das pessoas.

Jesus não se enganava com os Mestres da Lei e Fariseus, mesmo sendo eles admirados pelo povo por causa do seu saber e domínio das leis e oratória. Eram vaidosos, sentiam prazer em ser reconhecidos como pessoas altamente consideradas. Abusavam da boa fé das pessoas e logravam as viúvas.

As altas quantias que os ricos depositavam no cofre do santuário, também não convenciam a Jesus. Boa parte fazia isso para ser vista e louvada pelos presentes. A quantia era valiosa, mas perdia o valor para Deus e Jesus percebia suas intenções.

O Mestre via que as moedinhas oferecidas pela pobre viúva era um gesto que agradava a Deus, pois vinham marcadas de simplicidade e sinceridade de coração. O seu pouco tornou-se muito aos olhos de Jesus.

Atualizando

A VIÚVA DA SACRISTIA
DA PARÓQUIA SENHOR DOS PASSOS!

Nestes 22 anos de padre, muitos foram os gestos de pessoas bondosas que observei. Lembro-me que quando trabalhei na Paróquia Senhor dos Passos, em Feira de Santana, vivenciei um exemplo que se encaixa bem no Evangelho de hoje sobre a viúva pobre.

Uma senhora humilde, de aproximadamente 80 anos, a cada vez que recebia a aposentadoria, vinha até a sacristia, após a missa, abria minha mão discretamente, e colocava 20 reais, embrulhados num papelzinho machucado.

Na primeira vez fiquei constrangido por ver que se tratava de uma senhora pobre, e que essa quantia podia lhe fazer falta enquanto eu estava bem servido pela paróquia. Disse então para ela: Não precisa, a senhora deu sua oferta na missa. Estou satisfeito e bem recebido. Mas ela insistia e dizia que aquela quantia que me oferecia não tinha nada a ver com a oferta da Igreja, e que era para minhas necessidades pessoais.

Diante da firmeza daquela senhora, resolvi aceitar e acatar como um sinal de Deus para minha conversão, sobretudo no exercício da caridade com os mais necessitados.

Fiquei quatro anos naquela bela paróquia e, enquanto lá estive a senhora foi fiel ao seu presente. Percebi nela o testemunho do desapego dos humildes no exercício do amor ao próximo. Seu exemplo confirma a observação de Jesus ao exaltar a esmola da viúva pobre no Evangelho de hoje.

24/11 - Santo André Dung-Lac e Companheiros

24 de Novembro de 2014

Santo André Dung-Lac e Companheiros

clip_image002

“Heróis cristãos que foram martirizados no Vietnã”

Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no Ano Jubilar de 1900, pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles, muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, sendo um exemplo maior destes mártires da Igreja Católica no Vietnã.

Foi ordenado sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio.

Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: ”Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu”.

A evangelização do Vietnã teve seu início no século XVI, através dos missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. Foram quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões de pouca luminosidade.

Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares. Todos morreram martirizados por difundir no Vietnã, o Evangelho de Jesus Cristo.

André Dung-lac morreu decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã. No entanto, o Evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto maior a perseguição maior se tornava o fervor cristão.

O papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no livro dos santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de Santo André Dung-Lac, no dia de sua morte.

24/11 - Dia da Criação dos Dois Primeiros Partidos no Brasil

24 de Novembro de 2014

Dia da Criação dos
Dois Primeiros Partidos no Brasil

clip_image002

O Bipartidarismo foi instituído no Brasil em 24 de novembro de 1963.

O bipartidarismo é uma situação política em que apenas dois partidos dividem o poder, ou constitucionalmente ou de fato, sucedendo-se em vitórias eleitorais em que um deles conquista o governo do país e o outro ocupa o segundo lugar nas preferências de voto, passando a ser a oposição oficial e institucionalizada.

O Brasil teve um período bipartidarista durante 12 anos, entre 1966 e 1979, quando havia apenas a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Oficialmente, o Ato Institucional Número Dois (AI-2), decretado em 1965, permitia a fundação de outros partidos políticos, mas criava pré-requisitos (como a exigência de 20 senadores e 120 deputados federais para se fundar um novo partido), o que na prática impedia a existência de mais do que duas agremiações.

Assim, em 1966 os partidos extintos no ano anterior (UDN, PSD, PTB, PSB, PSP, entre outros) foram obrigados a se reorganizar em dois grupos: um alinhado com o regime militar (a ARENA) e outro na oposição consentida (o MDB).

As eleições sob o bipartidarismo foram rigorosamente controladas, para dificultar a vitória da oposição e garantir a maioria absoluta da ARENA, no Senado, e na Câmara dos Deputados.

Uma anedota comum na época do bipartidarismo era dizer que no Brasil havia "o partido do sim" (a ARENA) e o "partido do sim, senhor" (o MDB). A piada sugeria que não havia oposição de fato, apenas uma posição de consentimento e outra de submissão.

O bipartidarismo foi extinto em 1979 e, em 1985, os partidos auto-denominados socialistas e comunistas foram novamente legalizados.

Fonte: pt.wikipedia.org

“DIANTE DE TI PONHO A VIDA E PONHO A MORTE!”

“DIANTE DE TI PONHO A VIDA E PONHO A MORTE!” 

  morte-e-vida

Utilizo a frase de uma música do Pe. Zezinho como título, para falar de uma prática pesada que vai de encontro à Palavra de Deus – a prática do aborto!

Na sociedade machista que vivemos a mulher sempre foi a mais acusada na prática do aborto, pelo fato da natureza privilegiá-la sendo portadora de uma vida em suas entranhas, durante nove meses.

Partindo para a reflexão fundamentada nos valores cristãos: em uma gravidez não planejada, ou adquirida na prática irresponsável de uma relação sexual, a responsabilidade, tanto do cuidado com a vida da criança, como da barbaridade de matar essa vida ainda em feto, é dos dois.

Partindo para a reflexão psicológica: o peso para a mulher é grande, levando em consideração sua fragilidade ao saber que dentro de si está levando um ser que pode mudar o seu destino. Afetada, psicologicamente, a mulher pode ser bombardeada de uma carga emocional tão forte que poderá decidir abortar, sem mesmo saber o que está fazendo. Ainda mais quando isso acontece na adolescência.

Neste sentido, o homem que a engravidou tem muito mais possibilidade de evitar o aborto e defender a vida do feto, do que a própria mulher. Ele sofre menos consequências que ela. Mas o que vemos, na maioria dos casos, é a mulher sendo pressionada a praticar o aborto, por quem a engravidou. Em muitos casos homens casados que não querem que sua vida “estoure”. Isso é grave diante de Deus!

Falei até agora do aborto clássico, que todos conhecem e que acontece todo dia nas clínicas clandestinas e tantos meios ilícitos. Mas existe outra forma de aborto, que não é tida como aborto, mas é. O aborto da “paternidade responsável”. O direito à paternidade responsável é garantido a todos os brasileiros pela Constituição Federal de 1988, no artigo 226, § 7º; no entanto, são inúmeros os casos em que o registro da criança é feito apenas com o nome da mãe.

São os filhos de homens que não assumiram sua responsabilidade e, impunes pela lei, simplesmente abandonam a mãe. Ela passa a conviver com o drama de portar na certidão de nascimento do filho a expressão “pai não declarado”, diante de uma sociedade machista e discriminatória em relação às mulheres.

O ato de abandonar um recém-nascido em caixas de papelão, em portas e esquinas pode levar a mulher que praticou o ato absurdo, à prisão. No entanto, o pai nem sequer é lembrado como envolvido, também, na história.

Um homem que rejeita um filho, ao negar a sua paternidade ele também comete um aborto. Para este homem, aquele filho não existe, está morto em sua consciência. Tal aborto social importará em prejuízos na vida daquele que veio ao mundo sem pedir, mas que tem o direito de ter um pai.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

domingo, 23 de novembro de 2014

23/11 - Mt 25,31-46

23 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Mateus 25,31-46

“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, (...) ele se assentará em seu trono glorioso. (...) Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. (...) Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!’ (...)”.

Entendendo

JESUS FALA DO JUÍZO FINAL
E REVELA COMO SEREMOS SALVOS!

Esta é a única passagem dos quatro evangelhos que mostra o Juízo final, ou seja, o nosso julgamento decisivo diante de Deus.

Fica claro que todos nós seremos julgados pela fé que tivermos em Jesus Cristo. A fé aqui, não é apenas dizer que acredita em Deus ou em Jesus, mas mostrar a sua fé acompanhada de compromissos e testemunho de vida.

O evangelho de hoje mexe com nossa estrutura social e nos faz questionar a sociedade dividida em classes sociais: pobres, ricos, classes média, alta e por ai vai. Questiona o jeito de viver daqueles que estão em uma condição mais privilegiada.

Jesus fez uma experiência humana de nascer numa família pobre, passar dificuldades, humilhações e, por fim, foi vítima de morte violenta. Ele desceu ao mais profundo do sofrimento humano. Ao focar seus discursos nos pobres e sofredores, ele falava de uma realidade que conhecia. Por isso, convocou a todos os cristãos a serem solidários e justos com os menos favorecidos.

Tudo que os cristãos daquela época não foram capazes de fazer, os de hoje, mais conscientes, têm a oportunidade de realizar em palavras e ações.

Atualizando

A SALVAÇÃO NÃO É APENAS INDIVIDUAL,
NÓS TAMBÉM PARTICIPAMOS DA SALVAÇÃO DOS OUTROS!

A salvação individual é importante e a Igreja Católica ensina. Não iremos para o Céu porque nossos pais e avós foram cristãos (Deus não possui netos!), ou porque somos brasileiros, ou então porque vamos à igreja. Isso só não bastaria. Iremos para o Céu porque compartilhamos da graça de Deus, de sua vida sobrenatural dentro de nós, que é a nossa união pessoal com Cristo. 

Ser católico envolve obediência e fé pessoal em Cristo e nos ensinamentos da Igreja. Isto é muito mais que um "catolicismo cultural". Você não é católico simplesmente porque é brasileiro, italiano, americano ou espanhol. A cultura pode ser um veículo para trazer a fé a uma pessoa, mas na verdade o Catolicismo precisa ser apenas isto: uma fé livremente aceita.

A fé pessoal e o perdão são essenciais. Enquanto estamos sendo perdoados como indivíduos, a salvação é transmitida a nós através da Igreja. Não é apenas "eu e Jesus". Existe uma corporação, um aspecto comunitário no Cristianismo, assim como há ainda um aspecto individualista.

Os cristãos fazem parte de uma família. Nós somos os filhos da família de Deus (Efésios 2,19). Estamos unidos no Corpo Místico de Cristo (1Coríntios 12,12-26; Efésios 1,23; Colossenses 1,18.24).

Tão forte é o vínculo que temos uns com os outros, em Cristo, que Paulo disse: "Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se alegram com ele” (1Corintios 12,26).

Este princípio é ilustrado pelo sacramento da confissão. Quando pecamos, não apenas ofendemos a Deus, mas atingimos a Cristo na pessoa do nosso irmão a quem praticamos o ato. Impedimos o nosso semelhante de contar com nosso apoio espiritual.

Como resultado, precisamos nos reconciliar com a Igreja e com Deus. É como se houvesse um membro amputado. O membro amputado não apenas perde a vida propiciada pela alma, como também os demais membros perdem a função que aquele membro desenvolvia, dando vida ao corpo.

O ponto importante aqui é que somos salvos, não apenas como indivíduos, mas também como um povo. Isto fica claro na carta de Pedro:

"Mas vós sois o povo escolhido, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele conquistou, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que antes não eram povo. Agora, porém, são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora alcançaram misericórdia" (1Pedro 2,9-10).

Fonte: www.veritatis.com.br