Últimos Posts

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

26/01 - Lc 10,1-9

26 de Janeiro de 2015

evandia

Lucas 10,1-9

O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

Entendendo

JESUS NÃO ESCONDE AS
DIFICULDADES QUE SEUS SEGUIDORES TERÃO!

Jesus convoca um grupo de setenta e dois para uma ação missionária. Já na distribuição dos membros Ele mostra que a vontade de Deus é que ninguém aja sozinho e faça um trabalho individualista. Ele próprio deu o exemplo ao formar um grupo de doze para inaugurar na terra o Reino de Deus.

As orientações de Jesus deixavam os discípulos numa situação de fragilidade. A pobreza material exigida por Ele levava aqueles homens a dependerem da caridade alheia. Como se sabe, nem todo mundo está disposto a ajudar. Quem depende de esmolas está sujeito a toda sorte de ironia e humilhações.

Jesus recomendava também que eles não escolhessem nem casa ou cidade onde entrar - os discípulos deveriam ir a toda cidade e lugar por onde Ele passaria - obrigava-os a visitar até mesmo povoados hostis, especialmente os da região da Samaria. Caso os moradores de uma cidade não quisessem recebê-los, eles não teriam o direito de fazer uso da força ou da violência. Um aviso não poderia ser esquecido: “O Reino de Deus está próximo de vós”, ou seja, a administração de Deus está chegando para os seus filhos.

Atualizando

É POSSÍVEL SER FELIZ MESMO
QUANDO TUDO PARECE CONSPIRAR CONTRA!

Quer queiramos ou não, as dificuldades e desafios fazem parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Podemos viver até os cem anos e nunca nos livraremos dos problemas.

Independentemente de ser inteligente ou limitado, alegre ou triste, pobre ou rico, e até de estar correndo tudo às mil maravilhas, inesperadamente todos nós somos confrontados com problemas, lutas, desafios e dificuldades. É como se fossemos postos à prova, para ver quem somos e em quem acreditamos.

Quando enfrentamos as dificuldades de forma positiva e construtiva, as qualidades surgem lá de dentro: fé, coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança. Mas somos humanos, podemos fraquejar e cairmos na lamúria, citando repetitivamente as injustiças da vida, ou na armadilha do “por que eu?”. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham as dificuldades. A tendência de nos sentirmos vítimas não irá ajudar a conquistar a força da superação que precisamos.

A seguir, três dicas de orientação psicológica. A ciência quando utilizada para o bem, reflete a luz de Deus a ajudar os seus filhos.

1. Esteja atento e aceite a dificuldade como inevitável

Ela faz parte da vida. Quando uma dificuldade ou situação inesperada acontecer, não fuja, isso só complicará a situação. Encarar de frente o problema é o caminho para buscar saídas e seguir em frente. Onde quer que estejamos, sempre haverá dificuldade. Há inundações, tsunamis, guerras e calamidades de todos os tipos. Mesmo dentro do seu próprio círculo de familiares e amigos há perda, morte e tragédia. Embora a dor seja inevitável, o sofrimento acentuado é opcional, assim também como a felicidade. Vai depender da maneira que cada um se comporta diante da situação.

2. Construa os seus recursos internos

Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Não será muito diferente do sentimento de um soldado que vai para a guerra. Ele prepara-se física e mentalmente para qualquer possibilidade. O militar sabe que pode ser desastroso, assustador e esgotante, mas ele sente-se preparado e equipado com um conjunto de estratégias que lhe permitem enfrentar a situação com coragem. Na maioria das vezes, quando você está preparado para o pior, o pior nunca acontece, ou é muito menos grave do que o previsto.

3. Construa os seus recursos externos

Construa um sistema de apoio baseado na família e nos amigos. Precisamos de alguém com quem conversar, alguém para ajudar a aliviar o fardo. Você vai ficar surpreso ao descobrir que seu amigo já passou por problema semelhante ao seu, e pode ajuda-lo neste momento difícil. O fato de saber que um amigo está lá quando você precisa dele, pode ser muito reconfortante. Se a sua condição perante a adversidade não for ultrapassada e gerar problemas psicológicos como a depressão ou ansiedade, não resista em procurar ajuda de um especialista ou grupos de ajuda. Ninguém é tão forte que não precise de ajuda.

Fonte: www.escolapsicologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário