Últimos Posts

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

26/01 - São Timóteo e São Tito

26 de Janeiro de 2015

São Timóteo e São Tito

clip_image002

“Discípulos e amigos de São Paulo”

Hoje comemoramos dois grandes santos que foram discípulos amigos de São Paulo. Por isso foi escolhida a data da comemoração, logo após a festa da Conversão de São Paulo.

São Timóteo nasceu em Listra, na Ásia. Seu pai era grego e pagão, e sua mãe se chamava Eunice, e era judia. Foi educada dentro do judaísmo. Quando o apóstolo Paulo foi à cidade que Timóteo morava, tanto ele quanto sua família se converteram. Timóteo tinha vinte anos de idade quando foi batizado por Paulo e, a partir daí, decidiu segui-lo e nunca mais o abandonou.

Timóteo passou a ser o “braço direito” do apostolo Paulo na evangelização. São Paulo escreveu duas epistolas, e nelas chama Timóteo de discípulo caríssimo, amado filho e irmão. Quase sempre andavam juntos pregando e evangelizando, mas por várias vezes Paulo o mandou como representante em vários lugares importantes daquela época, enquanto ele próprio abria novos caminhos.

Na Palestina, o apóstolo Paulo ficou preso durante dois anos e tudo indica que Timóteo foi seu companheiro nessa situação também. Depois Timóteo se tornou o primeiro bispo de Éfeso.

As epístolas de Paulo, endereçadas a Timóteo, estão presentes no Novo Testamento, e se tornaram documentos preciosos de todos os tempos, para os cristãos.

Timóteo morreu martirizado, depois de ser apedrejado e espancado por pagãos daquela época.

São Tito era grego e pagão, e também foi convertido e batizado por São Paulo. Trabalhou junto com Paulo na evangelização. Foi encarregado pelo apóstolo para executar importantes missões. Era chamado por Paulo de “meu companheiro e colaborador”. Na segunda carta aos Corintos, Paulo num momento de tristeza, diz: “Deus me consolou com a chegada de Tito”.

Nos anos 64 e 65, depois que Paulo foi libertado da prisão romana, seguiu com Tito para a ilha de Creta, onde fundou uma comunidade cristã, deixando Tito como bispo. Depois Tito recebeu uma carta do próprio Paulo, que se encontra no Novo Testamento.

São Tito permaneceu como bispo de Creta até a morte, que ocorreu em idade avançada, por causa natural e não por martírio.

As três cartas escritas pelo apóstolo Paulo a estes dois discípulos, têm alto valor, em que se encontram excelentes recomendações para a formação dos pastores e dos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário