Últimos Posts

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

27/01 - Santa Ângela de Mérici

27 de Janeiro de 2015

Santa Ângela de Mérici

clip_image002
“Lutou pela formação de mães verdadeiramente cristãs”

Ângela nasceu em 1470, na cidade de Desenzano, no norte da Itália. Seus pais eram camponeses pobres e muito religiosos. Desde pequena, demonstrava interesse pela vida religiosa, com interessa especial pela leitura da vida dos Santos.

Ficou órfã de seus quando ainda era criança. Em seguida faleceram também sua irmã e seu tio com quem tinha ido morar. Triste devido às perdas, não se abalou pelo sofrimento. Procurou um convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, e se ingressou com apenas treze anos de idade.

Devido a sua vida de oração, penitência e entrega a Deus, Ângela possuía o dom do conselho, e chegou a ser “conselheira” de governadores, sacerdotes, bispos e doutores.

Inspirada pela Virgem Maria fundou a Comunidade das irmãs Ursulinas, em 1535, na Bréscia, em homenagem à santa Úrsula, a mártir do século IV.

Ângela acabou se tornando a portadora de uma mensagem inovadora e revolucionária para sua época. Organizou um grupo de vinte e oito moças, para ensinar catecismo em cada bairro e vila da região. As "Ursulinas" tinham como finalidade a formação das futuras mães, segundo os dogmas cristãos.

Ângela faleceu com setenta anos de idade, no dia 27 de janeiro de 1540, e foi reconhecida como santa (canonizada) em 1807.

Nenhum comentário:

Postar um comentário