Últimos Posts

segunda-feira, 2 de março de 2015

02/03 - Lc 6,36-38

02 de Março de 2015

evandia

Lucas 6,36-38

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós.”

Entendendo

PERDOAI E SEREIS PERDOADOS!”

O maior objetivo que nós, cristãos, fomos convocados a atingir foi o de “ser santo como o Pai do céu é santo”. Um dos pré-requisitos para alcançar a santidade de Deus é que sejamos misericordiosos.

Conforme o evangelho de hoje, para isso é necessário tomar as iniciativas na relação com nosso semelhante – ser aquele que perdoa primeiro; que oferece ajuda quando o outro necessita; ser justo nas relações e buscar o autocontrole dos impulsos, evitando julgar e difamar o próximo.

Nessa busca, nem sempre encontramos acolhida e, pior que isso, podemos sofrer consequências que nos levam às mágoas, ressentimentos e até ódio (grau mais avançado do desamor). É ai que entra uma exigência desafiadora no nosso ser cristão – perdoar aqueles que nos ofenderam. O acento dado por Jesus nos leva a afirmar que nossa vida é decidida na caridade e na capacidade de perdoar. Não é fácil!

A ordem de Jesus – "Perdoai, e sereis perdoados!" – não expressa reciprocidade do perdão no nível puramente humano, como se Ele dissesse: na medida em quem vocês perdoarem o próximo, serão perdoados por ele. Ao contrário, o perdão oferecido ao próximo tem, como contrapartida, o perdão recebido de Deus.

Atualizando

FUI TRAÍDA E HUMILHADA, ACEITEI O MARIDO
DE VOLTA, MAS NÃO CONSIGO PERDOAR! O QUE FAZER?”

Fui traída e humilhada pelo meu marido, chutei-o para fora de casa, mas acabei aceitando-o de volta. O problema é que realmente perdoar não é apenas aceitar, e eu não estou conseguindo! Vou contar a minha história para que vocês entendam melhor o que estou passando:

Sou casada há quase seis anos e me sentia uma mulher realizada em todos os sentidos, meu marido sempre fez todas as minhas vontades – um marido perfeito.

Tínhamos um casal de amigos em comum, mas eles se separaram por ele ter traído ela com uma garota de apenas de 17 anos de idade.

Depois da separação ele a assumiu como mulher dele e a colocou nas nossas vidas. No início houve certa rejeição, mas com o tempo começamos a aceitá-la. Ela vinha demonstrando mudanças em seu comportamento. Dava para chamá-la de boa esposa, mas meu marido nunca a viu com bons olhos.

Há dois meses, descobri que eles tiveram um envolvimento (meu marido com essa garota de 17 anos que mora com nosso amigo). Foi como se uma bomba tivesse explodido no meu colo. Procurei saber da boca dele o que realmente tinha acontecido, então ele me falou que há algum tempo já vinha conversando com ela pelo msn e que ela sempre o chamava pra sair, que o cercava de todos os lados! Até que um dia ele não resistiu e teve relação com ela.

Ele me contou estar arrependido, disse que me amava muito e que nada havia mudando pelo que sentia por mim.

Eu fiquei em choque naquele momento, mas depois coloquei toda aquela raiva pra fora e falei muitas coisas pra ele. Ele chorava muito, dizia que nada daquilo tinha valido a pena. Demos um tempo em nossa relação. Pedi pra ele passar uns dias fora. Corri o risco de levar até um processo, pois não resisti e bati na vagabunda.

Hoje, faz 15 dias que eu resolvi aceitar ele de volta em casa, mas está sendo muito difícil… Ainda o amo muito, mas não estou conseguindo conviver com o fantasma de outra nova possível traição. Sempre que olho pra ele me vem na cabeça a sacanagem que ele fez comigo. Ele não tinha o direito de me submeter a isso!

Perdoei ou será que não?! Não sei, no momento só tenho raiva, ressentimento, choro todos os dias, por meu coração pedir para perdoar e minha cabeça pedir para mandar ele embora de novo.

Perdoar não é simplesmente aceitar, e eu consegui apenas aceitar. Ajudem-me, por favor!

Fonte: portal.namoroonline.com

Este fato exposto na internet pode servir de referência para muitas situações semelhantes que acontecem no dia-a-dia da vida dos casais. Reflito aqui tal situação, claro, sobre o ponto de vista cristão.

Como é difícil para o homem libertar-se de uma convicção machista, imposta pela cultura ocidental ao longo de séculos, da uma superioridade em relação à mulher. Ainda que tenhamos evoluído bastante nas últimas décadas, vez por outra, e até de forma inconsciente, prevalece a soberania masculina.

Refletindo a traição acima, façamos uma inversão. Digamos que, ao invés do marido, a mulher tenha ficado com o amigo do casal. Será que a reação do homem traído seria a mesma? Ele aceitaria de volta essa mulher? Seria difícil.

Vamos ao foco principal que é o perdão. O perdão não deve ser dado “gratuitamente”, ou seja, “tudo bem, te perdoo, a vida continua, vida que segue...” O fato de “passar a mão pela cabeça” e tratar um golpe tão forte sem dar o devido valor, endurecendo mesmo, para que o traidor sinta o estrago que provocou, pode abrir um precedente perigoso para novas traições e a desvalorização do casamento e do relacionamento entre duas pessoas que se amam.

Como é difícil perdoar nestes casos! Ainda mais se levarmos em consideração que o “perdão cristão” deve ser “de coração”. Esquecer uma ingratidão é difícil, mas o “perdão de coração” não deixa mal estar e ressentimentos acumulados ao lembrar do ato já perdoado. O “perdão de coração” não deixa que a vítima relembre do acontecido e, a cada momento, “passe na cara” do traidor. Caso isso aconteça, o perdão ainda não foi dado de coração.

Para que o “perdão de coração” aconteça é necessário tempo e dependência de Deus. Somos movidos pelo instinto humano da vingança, quando somos passados pra trás. A fé no Deus da justiça que age, perdoa e recupera é nossa esperança maior nestes casos. Para isso, a busca humilde através da oração é o caminho.

Falei do perdão, e a continuidade da convivência? E o rejuntamento dos cacos? Primeiro é necessário olhar pra trás e ver como era esse marido antes. Pelo que ela declara, tratava-se de um homem bom, excelente companheiro, presente e amoroso na vida a dois. É necessário analisar, também, como o traidor reagiu ao cair em si; quais as promessas sinceras de superação a partir daquele momento...

Após a tempestade, desabafos, diálogos sinceros, “perdão de coração” é hora de fortalecer e renovar o casamento, buscando novas maneiras de tornar a convivência mais prazerosa. Quando existe amor, o amor ágape – da entrega, da doação, da cumplicidade mútua..., a crise vem como uma contribuição para o crescimento da relação, ainda mais em se tratando desse “algo divino” chamado FAMÍLIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário