Últimos Posts

terça-feira, 3 de março de 2015

03/03 - Dia do Acordo entre Católicos e Luteranos

03 de Março de 2015

Dia do Acordo entre Católicos e Luteranos

image

Encontro do Papa Francisco com os Luteranos

O dia 3 de março de 1974 marca o primeiro encontro entre líderes da Igreja Católica Apostólica Romana e do Luteranismo, visando a reconciliação entre as duas Igrejas, separadas desde a reforma de Lutero, no ano 1517. A realização desse desejo foi concretizada mais tarde, no dia 10 de novembro de 1999.

O cardeal australiano Edward Cassidy, representante do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã, e o bispo alemão Christian Krause, presidente da Federação Luterana Mundial, firmaram a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação.

O documento de vinte páginas trata de um aspecto teológico aparentemente insignificante. Seu texto final diz que "só pela graça e pela fé na ação salvadora de Cristo, e não com base em nossos méritos, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que renova nossos corações e nos habilita e conclama a realizar as obras do bem".

A fórmula é um meio-termo entre duas posições que pareciam irreconciliáveis. Para os católicos a salvação passa pela fé e pelas obras. Os luteranos, por sua vez, afirmavam que bastaria a fé para o cristão encontrar a salvação. Tal posicionamento foi defendido por Lutero, no cisma da Igreja, no ano de 1517.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário