Últimos Posts

quarta-feira, 4 de março de 2015

04/03 - Dia da Composição da Canção “Parabéns pra Você”

04 de Março de 2015

Dia da Composição da Canção
Parabéns pra Você”

image

"Parabéns a Você" (no Brasil, popularmente alterado para "Parabéns para Você" ou, mais comumente, "Parabéns pra Você") é o título em português para a canção tradicional de origem estadunidense "Happy Birthday to You". Cantada nas comemorações de aniversários teve no Brasil, em 1942, sua letra adaptada por Bertha Celeste.

A melodia de "Parabéns a Você" tem origem na canção "Good Morning to All" ("Bom dia a todos"), das irmãs e professoras norte-americanas do Kentucky, Mildred e Patricia Smith Hill, que resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. A melodia era acompanhada pela repetição do título quatro vezes. Isto ocorreu no ano de 1874.

A música chegou ao Brasil, ainda cantada em inglês. Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". Dentre cerca de 5 mil participantes, a vencedora escolhida pelo júri, composto por imortais da Academia Brasileira de Letras foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba. Bertha, até a sua morte em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário