Últimos Posts

quarta-feira, 4 de março de 2015

04/03 - Mt 20,17-28

04 de Março de 2015

evandia

Mateus 20,17-28

Subindo para Jerusalém, Jesus chamou os doze discípulos de lado e, pelo caminho, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, açoitá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia, ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: “Que queres?”. Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". "Sim", declarou Jesus, "do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: "Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos".

Entendendo

BUSCA DE PRIVILÉGIOS NO GRUPO DE JESUS

O Evangelho de hoje traz duas atitudes completamente diferentes: a de Jesus e a dos filhos de Zebedeu. A primeira atitude é a de Jesus. Estava chegando o momento de ser entregue e, caminhando para a morte, Ele tem consciência de não ter dado espaço ao egoísmo em seu coração.

Contrastando com a atitude de Jesus está a dos filhos de Zebedeu. Ambiciosos, querem garantir um lugar de destaque no reino trazido por Jesus. Querem receber honrarias e serem servidos. Têm apenas ideais de grandeza postos a serviço do próprio egoísmo, não lhes interessa o bem que poderão fazer, e sim, os benefícios dos quais poderão tirar proveito. Não lhes passa pela cabeça lutar em favor do próximo, mas exigir que os outros se sacrifiquem por eles.

Tal atitude tem como porta-voz a própria mãe. Isso mostra o quanto a educação familiar pode influenciar no comportamento dos filhos, tanto para o bem como para o mau.

Atualizando

A BUSCA DE PRIVILÉGIOS DENTRO
DA IGREJA E O NEPOTISMO NAS INSITUIÇÕES PÚBLICAS!

O grupo de Jesus é sacudido no Evangelho de hoje por uma proposta indecente, feita pela mãe de dois apóstolos: que seus filhos ganhem funções de destaque no grupo, passando os demais pra trás.

A busca de privilégios sem o devido merecimento e a prática do nepotismo continuam acontecendo em todas as Instituições, inclusive na Igreja. Sejam ministérios ordenados ou não ordenados, pastorais, movimentos...

Afetados pela lógica reinante na sociedade e, muitas vezes, distantes da orientação cristã dada pela sua Igreja, muitos buscam nela, transformar o serviço gratuito pela busca ambiciosa de promoções e destaque.

Jesus corrige essa maneira equivocada de pensar no poder: “Quem quiser ser grande, seja o servo de todos e quem quiser ser o primeiro, que seja o último”. Ele não extingue cargos e coordenações para os quais são necessários carismas e dons que o próprio Espírito concede, mas afirma que eles devem ser exercidos como serviço para o bem de todos.

Olhando as Instituições comandadas pela política nacional muitos são os casos de nepotismo, principalmente nas cidades de médio e pequeno porte do interior brasileiro, onde as funções de maior confiança estão sendo ocupadas por familiares de políticos e influentes. Parte dessa prática tem sido combatida através de concursos públicos, com a finalidade de aproveitar aqueles que se prepararam para a função, mas, estamos ainda longe de alcançar decência e justiça nas Instituições Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário