Últimos Posts

quarta-feira, 4 de março de 2015

04/03 - São Casimiro

04 de Março de 2015

São Casimiro

image

Jovem que renunciou a coroa de rei para viver vida simples”

Casimiro nasceu no dia 03 de outubro de 1458, na Croácia. Era filho do rei da Polônia, Casimiro IV, e da rainha Elisabete d'Asburgo.

Ele não quis herdar a coroa como seus irmãos. Desde pequeno abriu mão do luxo da corte, suas ricas festas e todas as mordomias que a nobreza proporcionava. Fez voto de castidade e vivia na simplicidade do seu quarto, que transformou numa cela, como a de um eremita. Dormia no chão e dedicava-se à oração, jejum, penitência e solidão.

Sua vocação era servir a Deus e viver uma vida monástica. Mas nunca fugiu de seus deveres políticos. Sempre ajudava o pai nos negócios, principalmente referentes à Lituânia, onde era muito querido pelo povo.

Seu pai tentou convencê-lo a casar-se com a filha de um rei para aumentar seu domínio, mas Casimiro não aceitou. Ele preferiu continuar fiel ao seu propósito celibatário. Era muito humilde e caridoso com os pobres.

Sua saúde sempre foi fraca, e ele acabou contraindo tuberculose. Faleceu com vinte e cinco anos de idade, no dia 04 de março de 1484, na Lituânia. Foi canonizado pelo papa Leão X e declarado padroeiro da juventude da Lituânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário