Últimos Posts

quinta-feira, 5 de março de 2015

05/03 - Dia do Lançamento do 1º. Jornal do Centro-Oeste Brasileiro, em 1830

05 de Março de 2015

Dia do Lançamento do 1º. Jornal do Centro-Oeste Brasileiro, em 1830

image

A Matutina Meiapontense foi um jornal que circulou na província de Goiás, entre 5 de março de 1830 e 24 de maio de 1834, totalizando 526 números. É considerado o mais antigo do Centro-Oeste, pois surgiu no período do 1º Império do Brasil, editado na Vila de Meia Ponte, hoje Pirenópolis, pelo comendador Joaquim Alves de Oliveira, tendo como primeiro diretor o padre Luís Gonzaga de Camargo Fleury.

O jornal tinha um papel importante na elite goiana, considerando-se que a esmagadora maioria da população era de analfabetos. Assim, os valores ali registrados eram as idéias dos senhores escravistas do interior goiano.

Nos dias atuais, a Matutina Meiapontense é uma importante fonte documental, pois, através dela, o historiador pode recriar o cotidiano da Província de Goiás. Desprovido de censura, dado aos ideais de liberdade pregados pelo seu fundador, o Comendador Oliveira, foram autorizadas em suas páginas as publicações de anúncios, cartas dos leitores, sátiras e muito humor.

Dali brotam informações sobre o político, o social e o cultural dos arraiais e vilas de Goiás. Essencial fonte histórica para quem deseja revelar as relações humanas e o cotidiano de uma sociedade escravista, machista e dominada por uma reduzida classe de privilegiados.

A Matutina Meiapontense era também usado como diário oficial dos presidentes das Províncias de Goiás e do Mato Grosso, pois havia ali uma coluna dedicada à publicação dos atos do governo.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário