Últimos Posts

quinta-feira, 5 de março de 2015

05/03 - São João José da Cruz

05 de Março de 2015

São João José da Cruz

image

Um exemplo de humildade, perseverança e caridade com os mais necessitados”

João José nasceu no dia 15 de agosto de 1654, numa ilha chamada Ischia, na cidade de Ponte, Itália. Foi batizado com o nome de Carlos Caetano Calosirto, e era filho do casal nobre, José e Laura Calosirto.

Estudou no colégio dos padres agostinianos, na própria ilha, recebendo os ensinamentos básicos e base religiosa. Isto contribuiu para decidir sua vocação aos quinze anos de idade, e ingressar na Ordem dos Franciscanos Descalços da Reforma de São Pedro de Alcântara.

Iniciou o noviciado sob a orientação do padre José Robles, e assumiu o nome de João José da Cruz. Em 1671 foi enviado com mais onze sacerdotes, para Piemonte, em Ávila, na Espanha, para construírem um convento.

Por causa das dificuldades encontradas no local, o jovem João José da Cruz, com suas próprias mãos, começou a construção do convento. Seguindo seu exemplo, todos decidiram ajudar e, em pouco tempo, construíram um grande convento.

João José da Cruz ordenou-se sacerdote em 1677, com vinte e três anos e, um ano depois, foi nomeado mestre dos noviços. Depois ajudou a construir mais dois conventos.

Era um padre muito humilde, comia muito pouco, somente uma vez ao dia, dormia poucas horas, vivia em penitência, jejum e oração. Dedicava-se muito aos pobres e doentes, sendo instrumento de milagres e curas. Tinha como exemplo de vida, São Francisco de Assis.

Em 1702 foi nomeado vigário provincial da Reforma de São Pedro de Alcântara, na Itália, fortalecendo ainda mais a Ordem.

Faleceu no dia 05 de março de 1734, com oitenta anos de idade. Foi beatificado em 1798 e canonizado em 1839. Suas relíquias estão guardadas no convento franciscano da Ilha de Ischia, onde nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário