Últimos Posts

domingo, 29 de março de 2015

29/03 - Dia da Fundação da 1ª. Capital do Brasil

29 de Março de 2015

Dia da Fundação da 1ª. Capital do Brasil

image

Salvador

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é a primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica do nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira.

O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa, com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX, e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

Situada na microrregião homônima, Salvador é a terceira capital mais populosa do Brasil e a oitava da América Latina (superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago).

Primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América. Por um longo tempo era chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia", inclusive por moradores do próprio estado e aparece sob este nome, ou como "Salvador da Bahia", a fim de diferenciá-la de outras cidades de mesmo nome.

Salvador recebeu epítetos como Roma Negra e Meca da Negritude, por ser uma metrópole cuja maior parte da população é negra, plena de elementos simbólicos e religiosos africanos.

Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo.

Além de empresas, a cidade sedia o maior carnaval popular do Brasil. Tem a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina) e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.

Fonte: pt.wikipedia.org

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário