Últimos Posts

domingo, 29 de março de 2015

29/03 - São Jonas e São Barachiso

29 de Março de 2015

São Jonas e São Barachiso

image

“Um dos martírios mais fortes da história”

Jonas e Barachiso eram irmãos da cidade de Beth-Asa, que viveram no século IV, numa época de muita perseguição à Igreja na Pérsia. Não existem relatos do início da vida desses dois irmãos. A biografia deles inicia quando eles começaram a visitar os cristãos encarcerados, na cidade de Hubahan.

O imperador Sapor, era quem comandava a cruel perseguição contra os cristãos, mandava prender e assassinar todos que não aceitavam adorar e prestar culto aos falsos deuses.

Jonas e Barachiso eram cristãos fervorosos, e se comoveram com a situação dos encarcerados. Foram até eles enfrentando perigos, para confortá-los e animá-los a não desistir da fé em Jesus Cristo.

Os dois acabaram presos e levados na presença do juiz, ao se negaram a adorar os falsos deuses, o juiz mandou separá-los. Barachiso foi colocado no calabouço, enquanto Jonas era açoitado de forma cruel, depois amarram seus pés e o jogaram nas águas cobertas de gelo.

O juiz chamou Barachiso e relatou as torturas de Jonas, e afirmou que ele tinha adorado os falsos deuses. Barachiso não acreditou e ainda fez um discurso tão cheio do Espírito Santo em defesa do cristianismo, que o juiz ordenou que suas torturas continuassem somente à noite, longe do público, por temer que suas palavras convertessem mais pessoas.

Como castigo mandou que colocassem ferros em brasa no seu corpo, e chumbo derretido nas suas narinas e olhos. No dia seguinte ele fez a mesma coisa com Jonas, dizendo que seu irmão Barachiso tinha adorado seus deuses, mas Jonas também não acreditou e permaneceu firme defendendo a sua fé.

Irado, o juiz mandou que os torturassem até a morte. O martírio desses dois irmãos é um dos fatos mais tristes da história do cristianismo dos primeiros séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário