Últimos Posts

segunda-feira, 30 de março de 2015

30/03 - São João Clímaco

30 de Março de 2015

São João Clímaco

clip_image002

“Clímaco é uma alusão à ‘klimax’, que significa ‘escada’. Nome adotado devido ao seu livro Escada para o Paraíso”

Clímaco nasceu na Palestina em 579, numa família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando-lhe uma ótima formação literária.

O nome de São João Clímaco é uma alusão à palavra ‘klímax', que em grego significa escada. São João decidiu adotar este nome em virtude do livro escrito por ele mesmo, intitulado “Escada para o Paraíso”.

Desde cedo Clímaco foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Ele foi influenciado por alguns cristãos da época, que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali viverem uma radicalidade cristã. Movido por esses testemunhos, ele deixou bens materiais e partiu para o Sinai. Com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade. Foi atacado diversas vezes e travou verdadeiras batalhas espirituais.

Para Clímaco, a oração é a mais alta expressão da vida solitária; ela se desenvolve pela eliminação das imagens e dos pensamentos. Daí a necessidade da 'monologia', isto é, a invocação curta de uma só palavra, incansavelmente repetida para paralisar a dispersão do espírito. Essa repetição deve assimilar-se com a respiração.

São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas santas missas. Perseverou neste jeito de viver até o fim da vida, quando morreu com 70 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário