Últimos Posts

domingo, 3 de maio de 2015

03/05 - São Filipe e São Tiago

3 de Maio de 2015

São Filipe e São Tiago

clip_image002

“Apóstolos de Jesus que foram martirizados”

Hoje, comemoramos a vida de dois apóstolos de Jesus Cristo: Filipe e Tiago. Ambos nasceram na Galileia.

Filipe foi um dos primeiros a seguir Jesus, e é citado pelos Evangelistas, mas o Evangelho de João é o que mais fala sobre ele. Estava presente na multiplicação dos pães e foi para Filipe que Jesus perguntou como eles fariam para alimentar aquela multidão (Jo 6,5-7). Também noutra ocasião, quando alguns gregos se aproximaram dos apóstolos, pois queriam ver Jesus mais de perto, eles recorreram diretamente a Filipe. (Jo 12,21-23).  Na Santa Ceia, o apóstolo Filipe é quem pede a Jesus: 'Mostra-nos o Pai e isso nos basta' (Jo 14,8). Ele estava também presente em Pentecostes com a Virgem Maria e os outros apóstolos.  Após a ressurreição de Jesus, teria ido para Frigia, evangelizar.

Não se sabe exatamente como ou quando Felipe morreu. Mas, o provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano.

Suas relíquias foram transportadas num dia 3 de maio e colocadas na igreja dos Apóstolos, em Roma, junto com as de São Tiago, o Menor. Por causa disso São Filipe é celebrado neste dia.

São Tiago era primo de Jesus por parte de sua mãe, e foi um dos seus doze apóstolos. Foi chamado de "o Menor" para não ser confundido com São Tiago, o Maior, que era irmão de São João. É também citado várias vezes na Sagrada Escritura e Paulo cita seu nome antes de outros: "Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo..." (Gl 2,9).

Nos Atos dos Apóstolos o encontramos como o primeiro bispo de Jerusalém. Também segundo a Tradição morreu mártir e evangelizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário