Últimos Posts

quarta-feira, 27 de maio de 2015

27/05 - Mc 10,32-45

27 de Maio de 2015

evandia

Marcos 10,32-45

Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”.

Entendendo

DOIS DISCÍPULOS, MOVIDOS POR
VAIDADES FAZEM UM PEDIDO INFELIZ A JESUS!

O episódio de hoje acontece numa viagem de Jesus com seus discípulos para Jerusalém, o centro do poder religioso e politico. O anúncio de Jesus de que deveria passar por dificuldades em Jerusalém deixou os discípulos assustados e, quanto mais se aproximavam da cidade a tensão aumentava. Com ela, as dúvidas, questionamentos e até propostas surgiam em cada momento.

Tiago e João, desconsiderando toda caminhada feita com seus companheiros fazem uma proposta egoísta, de serem privilegiados a estarem ao lado de Jesus. Jesus questionou a mentalidade mundana dos dois, desviando-se do objetivo de servir para buscar privilégios.

Na proposta do Reino trazida por Jesus caem os esquemas do mundo. A grandeza está em servir a todos, e aquele que busca o primeiro lugar deverá ser o primeiro a servir, assim como Ele fez na Última Ceia.

Atualizando

NEPOTISMO, JEITINHO BRASILEIRO, QI (QUEM INDICOU)... PROPOSTAS INDECENTES E EGOÍSTAS!

O pedido egoísta dos discípulos Tiago e João não está distante de nós. Vivemos numa sociedade onde a busca de privilégios ainda continua acentuada. Não resta dúvida que estamos num processo crescente de moralização no Brasil, mas é grande ainda a influência herdada desde a colonização portuguesa, época dos senhores feudais e coronéis.

O nepotismo continua acentuado, sobretudo nos meios políticos; o chamado “jeitinho brasileiro” força a barra de tal forma a atropelar o direito de outros; o “QI” (quem indicou) continua prevalecendo em muitas colocações e funções públicas. A tradição é tão acentuada e natural para muitos, que na relação com a Igreja querem agir da mesma maneira.

É a dispensa de um curso para realizar o batismo, porque é parente de alguém influente; é a dispensa da contribuição de um determinado serviço, porque a família ajudou na construção da Igreja; é o batizado da família que não pode ser junto com os da comunidade porque é de alguém de destaque social...

Quanto distância da postura humilde de Jesus que, desde seu batismo, se misturou a tantos camponeses simples, quis ser anônimo entre os humildes, em momento tão importante de sua presença na terra!

O papa emérito, Bento XVI, ainda no exercício de suas funções, falou sobre a busca de privilégios em relação à Igreja:

“A Igreja, no cumprimento de sua missão específica, não busca privilégio algum, mas apenas contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa. Peço ao Altíssimo [...] que o bem comum prevaleça sobre os interesses de partido ou de classe, o imperativo ético seja ponto de referência obrigatório de todo cidadão, a riqueza seja equitativamente distribuída e os sacrifícios sejam compartilhados igualmente, não apenas pelos mais necessitados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário