Últimos Posts

segunda-feira, 29 de junho de 2015

29/06 - São Pedro

29 de Junho de 2015

São Pedro

clip_image001

“Apóstolo e coluna da Igreja”

É com muita alegria que hoje comemoramos a santidade de vida de Pedro e Paulo. Eles são considerados duas colunas da Igreja. Foram os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto pela fé e pregação, quanto pelo ardor e zelo missionários.

Depois da Virgem Maria e de São João Batista, São Pedro e São Paulo são os que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

Pedro, que antes era Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Era um simples pescador, que foi chamado por Jesus, para edificar sua Igreja (Mt 16,18). Pedro seguiu Jesus, e esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor. Após a Ressurreição recebeu o Espírito Santo, no dia de Pentecostes, e iniciou seu apostolado sendo o líder da primeira comunidade cristã. Escreveu duas Epístolas (1 Pd e 2 Pd) e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho. Morreu martirizado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, por não se julgar digno de morrer como o Senhor Jesus Cristo.

Paulo, que era Saulo antes da sua conversão, era natural de Tarso. Era um ilustre cidadão romano, que tinha recebido formação de Gamaliel, um dos grandes mestres da Lei na época. Era perseguidor dos cristãos, até ser chamado para o apostolado, pelo próprio Jesus Ressuscitado, quando estava no caminho de Damasco. A aceitação e entrega de Paulo foi total, ele deixou-se guiar pelo Espírito Santo e se entregou de corpo e alma ao serviço de evangelização. Fundou várias comunidades e escreveu 14epístolas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filêmon e Hebreus (anônima, mas atribuída a Paulo). Morreu mártir decapitado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 67, pois como era um cidadão romano não podia ser crucificado.

São Pedro e São Paulo fizeram chegar ao mundo inteiro, a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário