Últimos Posts

terça-feira, 30 de junho de 2015

30/06 - Primeiros Mártires da Igreja Romana

30 de Junho de 2015

Primeiros Mártires da Igreja Romana

clip_image002

“Homens, mulheres e crianças morreram acusados de um crime que não cometeram, só porque eram cristãos”

No ano de 64, Roma era governada pelo imperador Nero, que era considerado por muitos como um louco. Nesse ano, Roma foi incendiada e quase destruída, e o imperador Nero pôs a culpa nos cristãos, injustamente, só porque eles não adoravam o imperador nem os falsos deuses.

Naquela época a comunidade cristã, era vítima de preconceitos, era considerada uma seita, e inimiga. Tudo que acontecia de errado os cristãos eram acusados.

Aproveitando-se disso, o imperador Nero culpou os cristãos pelo incêndio e ordenou um terrível massacre aos cristãos, que iniciou no ano de 64 e foi até o ano de 67.

A história de Roma narra que os cristãos, homens, mulheres e até crianças eram lançados nas arenas para serem devorados pelas feras e servirem de espetáculo ao povo. Outro fato terrível entre tantos que aconteciam: pegavam os cristãos, enchiam de piche e acendiam como tochas para iluminar os jardins. Morriam queimados vivos, na frente de todos.

Disse o papa Clemente I: “o dia de hoje é a festa dos primeiros mártires ou protomártires, que com o seu sangue sedimentaram a Igreja Católica Apostólica Romana”. Os apóstolos São Pedro e São Paulo também foram vítimas do imperador, por isso, a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio dos dois apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário