Últimos Posts

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

03/09 - Dia do Guarda Civil e do Biólogo

3 de Setembro de 2015

Dia do Guarda Civil e do Biólogo

Guarda Civil

clip_image002

A figura do guarda civil com o silvo do seu apito alongado transmitia certa tranquilidade às noites das cidades brasileiras. Sentimos saudades e certa nostalgia daquele tempo com menos violência. Agora extinto, este serviço é executado pela polícia militar.

A guarda civil do Brasil é composta por aproximadamente trinta e nove mil policiais, espalhados em todo o território nacional, garantindo, além da tranquilidade das famílias, os bens, serviços e as instalações dos municípios.

É uma área profissional sob a responsabilidade das prefeituras municipais, sendo que pode existir variação nas Leis que regem as corporações, uma vez que são pautadas em Leis estaduais. A criação da guarda civil municipal é dever da câmara de vereadores de uma cidade, sendo o maior objetivo manter sua segurança pública local.

Mas as normas que regem as competências dos policiais civis aparecem também estabelecidas através da Constituição Federal de 1988, além dos Regimentos Internos das próprias corporações, que têm os interesses agregados à proteção de todos.

Os serviços prestados pelos guardas estão diretamente ligados à população, como: ronda, vigilância, patrulhamento, proteção e defesa dos cidadãos. Além disso, protegem ainda habitações, comércios, e tudo aquilo que envolve a sociedade civil de um modo geral, além das edificações públicas e outros patrimônios.

Também estão presentes na organização do trânsito, na segurança das escolas e bancos, em serviços de proteção à mulher - violência doméstica e sexual, combate às drogas, guarda ambiental, etc.

Os soldados da guarda civil desenvolvem trabalhos preventivos, repreensivos e ostensivos, podendo autuar em flagrante delito, passando por grandes riscos em relação à sua própria proteção, em sua própria vida.

São eles que seguem bandidos nas ruas, lidam com casos de roubos e assaltos, combatem o contrabando de objetos e animais, mantendo contato direto e rendendo os infratores da lei.

Esses profissionais devem ser tratados com respeito e atenção de todos, pois lutam para preservar a ordem nas cidades e a boa qualidade de vida dos cidadãos.

Lembrar-se da data e cumprimentar os policiais em seu dia será uma forma de retribuir toda a dedicação de seu trabalho.

Biólogo

O biólogo estuda a vida dos animais terrestres e a vida marinha, através da ciência, evita que algumas espécies corram risco de extinção, e realiza missão importante na vida sociedade.

Ser biólogo é ter uma profissão que estuda os seres vivos: sua morfologia – forma; sua organização – anatomia; seus tecidos – histologia; suas células – citologia; seu funcionamento – fisiologia; as doenças que acometem os seres vivos – patologia; e, sua relação com o meio ambiente – ecologia, dentre outras áreas.

Registros mostram que a primeira classificação dos animais foi feita pelo grego Aristóteles, onde o mesmo conseguiu catalogar cerca de quinhentas espécies. Sobre a anatomia humana, em 1316, foi lançado o primeiro livro, através de estudos do professor Mondino de Luzzi, professor da escola italiana de medicina, em Bolonha.

Um dos fatos mais importantes e consideráveis foi a Teoria da Evolução, criada pelos biólogos ingleses Darwin e Russel, comprovando que o organismo de animais e plantas passa constantemente por alterações.

Porém, o maior destaque da biologia foi feito em 1944, através da descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico), pelo bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery. Possibilitou a identificação do código genético que cada ser vivo possui, determinando suas características e sua herança genética.

As áreas de atuação de um profissional formado em biologia são muitas, ele pode: ser professor de ciências, a partir do 5º ano, ensino médio e universidades; fazer estudos das plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente; ou ainda, fazer estudos de seres microscópicos, através da microbiologia. Também trabalhar com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.

A ética desse profissional deve estar baseada, antes de tudo, no princípio da vida, bem com na preservação das espécies, do meio ambiente, e na cultura de sustentabilidade que tanto se fala hoje em dia.

Fonte: pt.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário