Últimos Posts

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

03/09 - São Gregório Magno

03 de Setembro de 2015

São Gregório Magno

clip_image001

“De político a sucessor de Pedro. ‘Magno’ em sabedoria, inteligência e caridade.”

Gregório nasceu em 540, em Roma, filho de uma família tradicional, rica, influente e poderosa. Foi criado em um ambiente muito religioso. Sua mãe, Sílvia, e duas de suas tias paternas, Tarsila e Emiliana, tornaram-se santas. As três mulheres foram responsáveis também, por sua formação cultural. Quando seu pai, Jordão, morreu, Gregório era muito jovem, mas já havia ingressado na vida pública, sendo o prefeito de Roma. Nessa época, ajudando um grupo de monges beneditinos sua vocação vir à tona, renunciou a tudo e ingressou no convento Beneditino.

Como sua sabedoria não poderia ficar restrita apenas a um convento, o papa Pelágio nomeou-o para uma importante missão em Constantinopla. Nesse período, Gregório escreveu grande parte de sua obra literária. Chamado de volta a Roma, foi eleito superior do Convento de Santo André e, nessa função, ganhou fama por sua caridade e dedicação ao próximo. Após a morte do papa Pelágio, Gregório foi eleito seu sucessor.

Gregório registrou de maneira permanente sua passagem na história da Igreja, deixando importantes realizações, como por exemplo: fidelidade ao Celibato, introdução do Pai-Nosso na missa e, o famoso "canto Gregoriano". Nos quatorze anos do seu pontificado foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.

Morreu com 64 anos, sendo sepultado na Basílica de São Pedro. Os registros mostram que durante seu funeral, o povo já o aclamava santo. Sua festa ocorre em 03 de setembro, dia que em 590, foi consagrado Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário