Últimos Posts

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

04/09 - Santa Rosália

04 de Setembro de 2015

Santa Rosália

clip_image001

“Da alta corte, passou a viver em uma gruta, em oração e penitência - isolada do mundo.”

Rosália nasceu no ano de 1125, em Palermo, na Sicília, Itália. Era filha de Sinibaldo, fazendeiro rico e de Maria Guiscarda, sobrinha do rei Rogério II. Portanto Rosália era moça de classe alta e vivia numa Corte muito importante da época. Durante a adolescência, foi ser dama da Corte da rainha Margarida, esposa do rei Guilherme I da Sicília, que gostava da sua companhia amável e generosa, porém nada disso a atraía.

Aos quatorze anos, levando consigo apenas um crucifixo, abandonou de vez a Corte e foi morar sozinha numa caverna nos arredores de Palermo, que ficava perto do convento dos Beneditinos, onde recebia orientação espiritual e mesmo vivendo isolada, podia participar das funções da Igreja, pois dentro do convento, havia uma.

Depois, Rosália foi morar em outra gruta doada por sua amiga, a rainha Margarida, no alto do monte Pelegrino. Lá já existia uma pequena capela bizantina e, também nos arredores os Beneditinos tinham outro convento. Eles puderam acompanhar e testemunhar com seus registros, a vida de reclusão de Rosália, que viveu em oração, solidão e penitência. Muitos habitantes do povoado subiam o monte, atraídos pela fama de santidade de Rosália. Até que, no dia 04 de setembro de 1160, com apenas 35 anos de idade, Rosália faleceu na sua gruta, no monte Pelegrino, em Palermo.

Vários milagres foram atribuídos à intercessão de santa Rosália, como a extinção da peste que no século XII devastava a Sicília. O seu culto difundiu-se enormemente, entre os fiéis que a invocavam como padroeira de Palermo, mas muitos não acreditavam, pois não havia provas concretas que autenticasse sua santidade.

Só muitos anos depois tudo foi esclarecido, parece que pela própria santa Rosália. Consta que ela teria aparecido a uma mulher doente e contado onde estavam escondidos os seus restos mortais. Essa mulher comunicou aos frades Franciscanos do convento próximo ao monte Pelegrino, os quais, de fato, encontraram suas relíquias no local indicado, no dia 15 de junho de 1624. Lá foi construído um santuário.

Quarenta dias após a descoberta dos ossos, dois pedreiros trabalhando no convento dos Dominicanos de Santo Estêvão de Quisquínia, acharam numa gruta uma inscrição latina, muito antiga, que dizia: "Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo decidi morar nesta gruta de Quisquínia". Confirmando assim, tudo o que se dizia da Santa.

A autenticidade das relíquias e da inscrição foi comprovada por uma comissão científica, reacendendo o culto a santa Rosália, padroeira de Palermo.

Assim, santa Rosália é festejada em 15 de junho, data em que suas relíquias foram encontradas, e em 04 de setembro, data de sua morte. A urna com os restos mortais de santa Rosália está guardada no Duomo de Palermo, na Sicília, Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário