Últimos Posts

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

27/11 - Santa Catarina Labouré

27 de Novembro de 2015

Santa Catarina Labouré

clip_image002

“A mensageira da Medalha Milagrosa”

Catarina nasceu no dia 02 de maio de 1806, em Fain-les-Moutiers, um povoado da França com poucos habitantes. Era a nona filha de uma família simples e muito cristã. Quando completou nove anos de idade sua mãe faleceu e Catarina ao ver uma imagem de Nossa Senhora pegou-a em seus braços e disse: “Agora serás minha mãe!”.

Catarina, sempre obediente ao pai, ajudou a cuidar de seus irmãos e da casa com amor e muito zelo. Fazia diariamente suas orações, penitências e jejuns. A cada dia sua vocação em servir a Deus aumentava. Até que um dia sonhou com um sacerdote que lhe chamava para ir até ele, mais tarde descobriu que era São Vicente de Paulo, e não teve mais duvidas, tomou a decisão de entrar no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Assim, no dia 21 de abril de 1830, Catarina aos 23 anos de idade foi aceita no convento. Logo que chegou ao convento começou a ter visões com São Vicente e depois com a Santíssima Virgem Maria, confusa contava em segredo suas visões ao seu confessor padre Aladel. No início ele não acreditava, achava que era fruto da imaginação.

Nossa Senhora apareceu por três vezes a Catarina. Na terceira aparição, Nossa Senhora apresentou um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças, que tem o formato oval com a imagem de Nossa Senhora no centro e inscrito ao seu redor: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Maria disse a Catarina que quem usasse a medalha com confiança receberia graças. Catarina contou tudo ao padre Aladel, e desta vez, ele narrou os fatos ao arcebispo de Paris que concordou em mandar cunhar as medalhas para observar seus efeitos. Esta seria a melhor forma de saber se a história das aparições era verdadeira ou não.

A devoção à medalha espalhou-se rapidamente, graças aos numerosos milagres testemunhados por aqueles que a usavam, por isso, passou a ser chamada de “Medalha Milagrosa”. Enquanto a fama da medalha corria o mundo, Catarina permanecia oculta em silêncio e com humildade, pois assim era a sua vontade.

A mensageira de Nossa Senhora das Graças, faleceu no dia 31 de dezembro de 1876, com setenta anos de idade. E no ano de sua morte, mais de um bilhão de Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo mundo. Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947, pelo Papa Pio XII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário