Últimos Posts

sábado, 28 de novembro de 2015

28/11 - São Tiago das Marcas

28 de Novembro de 2015

São Tiago das Marcas

clip_image001

“Um Grande pregador da Palavra”

Tiago nasceu em Monteprandone, região das Marcas, Itália, em 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Ficou órfão de pai e mãe quando era ainda criança, e foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento a Jesus Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em Direito Civil junto com o grande São João de Capistrano.

Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou Teologia e foi ordenado sacerdote. Quando recebeu o hábito, levou o nome de Tiago, que foi completado com o "das Marcas", em função de sua terra natal.

Tiago das Marcas consagrou toda a sua vida à pregação. Percorreu Itália, Polônia, Boêmia, Bósnia e depois foi para a Hungria, em obediência a uma ordem direta de Roma.

Acompanhou São João de Capistrano na pregação da Cruzada contra os turcos, em 1456, em Belgrado, e saíram vitoriosos. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.

Levava muito a sério sua vida espiritual e fazia constantes jejuns e penitências. Um dia pediu a Nossa Senhora de Loreto, a graça de pregar eficazmente as verdades eternas. A oração foi atendida e, desde então, sua palavra obteve verdadeiros prodígios conseguindo conversões que pareciam impossíveis.

Ficou doente e faleceu em Nápoles, no dia 28 de novembro de 1476, com mais de 80 anos de idade. O papa Bento XII canonizou Tiago das Marcas, em 1726.

Nenhum comentário:

Postar um comentário