Últimos Posts

domingo, 29 de novembro de 2015

29/11 - São Saturnino

29 de Novembro de 2015

São Saturnino

clip_image002

“Um dos santos mais populares na França e na Espanha”

Saturnino viveu no século III, sua origem era grega e ele era um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias (futura França). Lá, foi o primeiro bispo da diocese por ele mesmo fundada, em Toulouse.

O relato conta que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciou sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi então para Roma, e fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, chegou a Gália.

Era uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs e o número de fiéis diminuía. Ao mesmo tempo, aumentava o número de pessoas que prestavam sacrifícios aos deuses nos templos pagãos.

Por onde andava, pregava com fervor, e convertia quase todos os habitantes que encontrava. Consta que ele ordenou sacerdote Santo Honesto, e juntos, foram para a Espanha onde ele teria também batizado São Firmino.

Havia um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte, quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs. Saturnino liderou os que não tinham medo de repressões, e continuou celebrando missas.

Desse modo, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram sendo descobertos participando da missa, num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. O juiz ordenou ao bispo Saturnino que sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para convencer os demais. Como se recusou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do touro que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros esfacelados. Por essa piedosa lembrança os toureiros na Espanha, o têm como seu protetor especial.

No local de sua morte, foi construída uma belíssima igreja a ele dedicada, chamada em francês, de Saint Sernin du Taur, que lá está com o nome de Nossa Senhora de Taur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário