Últimos Posts

sábado, 31 de janeiro de 2015

31/01 - Mc 4,35-41

31 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 4,35-41

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos morrendo?” Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. Jesus disse-lhes então:“ Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?”

Entendendo

JESUS TESTA A FÉ DOS DISCÍPULOS EM ALTO MAR

O evangelho de hoje nos alerta para a confiança que devemos ter em Deus, naqueles momentos em que passamos por uma "tempestade" pessoal, na família, no trabalho, na comunidade e sentimos medo. Medo porque estamos em perigo, em dificuldade, e não temos o controle da situação.

Talvez Jesus fingisse que dormia naquele barco, para testar a fé daqueles discípulos. Mesmo porque com o barco balançando no mar agitado e o barulho do vento seria difícil dormir. Certamente ele permitiu que o vento soprasse forte, para ver a atitude dos discípulos.

Imaginemos a cena – o barco enchendo de água, quase emborcando pela força do vento, gritos, desespero... O pedido dos discípulos veio acompanhado de um desabafo: “Mestre, não se importa que estejamos morrendo?” Mesmo sabendo que eles entraram no desespero pela falta de fé, Jesus primeiro oferece o socorro. Somente depois, quando já estavam salvos do perigo, Ele “puxa as orelhas” daqueles homens duros na fé.

Quantas vezes no mar da vida entramos em pânico e nos esquecemos que Cristo está conosco, talvez se fazendo de sonolento, para sentir o nosso estágio de fé! Deus, às vezes, se faz distante só para ver qual será a nossa reação. Se o amamos mesmo, se confiamos Nele de verdade ou só em palavras e teorias.

Atualizando

PAI TESTA CRIANÇA NUM PARQUINHO DE DIVERSÃO!

Uma vez fiz uma brincadeirinha com a minha filha mais velha, quando, por volta de seis anos, estando ela se divertindo nos brinquedos do parquinho, afastei-me, não muito, e fiquei meio escondido atrás de um dos brinquedos.

Não demorou quase nada para ela perceber a minha ausência, e já ia aparecendo aquele biquinho de choro. Ela virava e olhava para os lados me procurando. Isso durou menos de um minuto, pois não tive coragem de prolongar. Corri e a abracei.  Acho que o meu lado egoísta queria saber se ela sentiria a minha falta mesmo.

Deus nos ama, e para nos balançar ou testar, vez por outra se esconde, não muito, mais o suficiente para que a gente leve um tranco e acorde e "caia na real", até perceber que, sem Ele, tudo é mais difícil, para não dizer impossível. Aí pensamos, ou mesmo gritamos em oração: Deus Pai me tira dessa! Tem piedade de mim! Meu Deus, não me abandone!

Fonte: reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br

31/01 - São João Bosco

31 de Janeiro de 2015

São João Bosco

clip_image002

“Fundador da Ordem Salesiana, pai e mestre da juventude”

João Melchior Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo Don, perto de Turim, na Itália. Nasceu numa família de humildes camponeses católicos. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade, e sua mãe assumiu sozinha sua criação.

Aos nove anos, teve um sonho com Nossa Senhora que marcou a sua vida e o ajudou a perceber sua vocação sacerdotal. A partir daí, decidiu entregar no seminário, com muito sacrifício e ajuda de algumas pessoas.

Ordenou-se sacerdote em 1841, com vinte e seis anos de idade. Deu início ao seu apostolado na educação de crianças e jovens carentes. Frequentemente tinha sonhos de caráter sobrenatural, nos quais recebia orientações sobre os seus alunos e futuros acontecimentos.

Criou o Oratório de Dom Bosco, onde jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação e apoio até a colocação em um emprego digno. Começou a recolher meninos em internatos-escola, e mais tarde implantou escolas profissionais.

Em 1859, fundou a Congregação dos Salesianos, homenageando São Francisco de Sales, dedicando-lhe a proteção da obra. Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu missões na América Latina, publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.

Ao ser perguntado sobre suas obras, ele respondia com um sorrido de humildade e olhar sereno: "Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem fez tudo".

Faleceu no dia 31 de janeiro de 1888, com setenta e três anos de idade. Foi beatificado em 1929, e canonizado como santo por Pio XI em 1934. O papa João Paulo II o aclamou como “Pai e Mestre da Juventude”.

31/01 - Dia Mundial do Mágico

31 de Janeiro de 2015

Dia Mundial do Mágico

clip_image001

A arte de iludir já foi chamada de escapismo e cria ilusões que surpreendem, escapam à lógica e enganam os nossos sentidos e, em geral, a visão.

Por isso se diz que as mãos de um mágico devem ser mais rápidas do que os olhos de quem está assistindo ao número.

Esta data foi escolhida em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, falecido em 31 de janeiro de 1888.

Conta-se que, quando menino, ele ajudava a família trabalhando como acrobata, malabarista e mágico.

Mas quem popularizou a arte foi Harry Houdini (1874-1926), o mais famoso mágico de todos os tempos.

Sua habilidade impressionante para libertar-se de algemas e correntes, até debaixo d’água, entre outros truques, conquistou grandes plateias em todo o mundo.

O pai da mágica no Brasil é João Peixoto dos Santos (1879-1946). Mineiro da cidade de Formiga, ele aprendeu a técnica com mágicos árabes que viajavam pelo país. Aos 19 anos, foi estudar mágica em Paris, França. É autor de várias obras sobre o tema.

Fonte: www.ftd.com.br

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

30/01 - Mc 4,26-34

30 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 4,26-34

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a

menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.

Entendendo

A SEMENTE NASCE E
CRESCE SEM SABERMOS COMO E QUANDO!

Faz parte da natureza humana, querer que tudo aconteça do nosso jeito e na hora que bem entendemos. Muitas vezes queremos que o fruto cresça num ritmo diferente daquele querido por Deus. A impaciência pode colocar em risco o tempo de Deus.

Quem não gostaria de ver a justiça reinar, no mundo inteiro, de uma hora para outra? Quem não ficaria contente se a pobreza e a miséria fossem erradicadas num passe de mágica? Quem não se alegraria em ver a superação imediata de todo tipo de exclusão, violência e falta de solidariedade?

Estes resultados, muitas vezes, vão acontecendo de modo escondido, em pequenos gestos e projetos simples, sem que ninguém se dê conta. O cristão que tem sensibilidade de fé irá perceber a pequena semente crescendo nos lugares mais estranhos, em situações tão comuns e em pessoas tão discretas, que não fazem questão de serem reconhecidas e divulgadas.

Os apressados buscam elaborar seus planejamentos, projetos, metas e querem o resultado imediato tomando por base apenas os critérios humanos. Nesses, falta-lhes a sabedoria e a boa escuta da Palavra. A construção da vida se dá pela ação divina e da ação humana (trabalho). Basta que o cristão faça sua parte. O complemento fica por conta de Deus.

Atualizando

A PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE
QUE NOS AJUDA A ESPERAR O TEMPO DE DEUS

Muitas vezes, principalmente em situações difíceis, temos a impressão de que Deus está distante de nós e, até mesmo, indiferente às nossas necessidades, sem pressa em nos atender. Nessa sensação de abandono, não entendemos a lógica de Deus.

Nesses momentos em que somos tentados a ofender a natureza de Deus, lembro-me de um provérbio antigo: “Deus sabe o que faz e nós não sabemos o que dizemos”.

Nesta reflexão podemos buscar alguns fundamentos da lógica de Deus que responde aos nossos questionamentos.

O tempo de Deus é diferente do nosso! A pressa é um proceder humano. O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida. Ele é perfeito em tudo que faz. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus. É sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas.

Tempo educativo! Enquanto esperamos, Deus está nos ensinando algo novo. Muitas vezes é no tempo da espera que mergulhamos em nosso interior, mudamos nossas opções, refletimos nossos valores, sentimentos e prioridades. A espera coerente gera um aprendizado. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com Ele.

Tempo da paciência! Vivemos no mundo da cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe. Esse jeito de viver acaba roubando de nós a paciência, uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor, e colher os frutos de um amanhã saudável. A pressa encobre a nossa visão. A paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança.

Deixemos que cada dia dê conta de si mesmo. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo, inclusive do tempo.

30/01 - Santa Jacinta de Mariscotti

30 de Janeiro de 2015

Santa Jacinta de Mariscotti

clip_image001

“Depois de levar uma vida fútil e vaidosa, converteu-se”

Jacinta nasceu em 1585, em Viterbo, perto de Roma, foi batizada com o nome de Clarice. Recebeu uma educação refinada, digna da nobreza, pois era filha do príncipe Marco Antônio Marescotti. Ainda menina, foi entregue pelos pais às franciscanas, onde sua irmã mais velha, Inocência, já era uma religiosa.

Jacinta não tinha vocação para a vida religiosa, então saiu do convento. Era muito bonita, culta e independente, e gostava de levar uma vida fútil, cheia de luxo e vaidades. Sonhava com o matrimônio, mas se decepcionou duas vezes por não conseguir casar-se. Então resolveu voltar para o convento da sua irmã Inocência, em Viterbo.

Vestiu o hábito, trocou o nome de Clarice por Jacinta, iniciando sua experiência religiosa. Infelizmente levou para o convento muitas de suas vaidades e durante dez anos não deu bom exemplo às suas irmãs de hábito. Não quis respeitar o espírito de pobreza vivendo num quarto decorado com luxo, e usando roupas de seda.

Jacinta começou a mudar sua maneira de ser quando recebeu a noticia do assassinato de seu pai, que mexeu muito com ela. Depois, adoeceu gravemente e o capelão do convento não atendeu seu pedido de confissão recusando-se a entrar no seu quarto luxuoso.

Jacinta ficou muito triste e percebeu que por muito tempo tinha causado dor e sofrimento dentro do convento, então se arrependeu sinceramente e pediu perdão publicamente para toda comunidade. Nesse momento se converteu verdadeiramente passando, a partir daí, a ser bom exemplo de penitência e pobreza.

Foi eleita mestra das noviças e superiora do convento. Suas prolongadas orações e severas penitências eram em favor dos pecadores. Com sua orientação, muitos chegaram a fundar instituições religiosas, asilos e orfanatos.

Jacinta faleceu com cinquenta e cinco anos de idade, no dia 30 de janeiro de 1640 e foi enterrada na igreja do convento em Viterbo. Foi declarada santa pelo papa Pio VII, em 1807.

30/01 - Dia da Saudade

30 de Janeiro de 2015

Dia da Saudade

clip_image001

Saudade, a palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:

Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.

Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido. Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como se diz que relembrar é viver a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo muitas vezes, lembranças doloridas.

Para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, nos apropriamos de um poema de Mario Quintana:

Na solidão na penumbra do amanhecer...
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem, no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.

Que saudade...

Fonte: www.portoalegre.rs.gov.br

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

29/01 - Mc 4,21-25

29 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 4,21-25

Jesus dizia-lhes: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Jesus dizia-lhes: “Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem.

Entendendo

O COMPROMISSO DE SER LUZ NO MUNDO

A luz é utilizada por Jesus, tanto para simbolizar a missão de cada pessoa no mundo, como também para mostrar como cada cristão deve agir, sendo autêntico e falando a verdade.

Os ensinamentos de Jesus devem render em atitudes no comportamento público de quem acredita. Público porque a fé não deve ser resumida nos momentos de oração, celebrações ou apenas quando estamos na igreja, mas na vida prática de cada dia.

O exemplo de Jesus sobre a luz traz este foco. A lâmpada deve ser colocada num lugar onde os raios atinjam todos os lugares escuros. Portanto, a pessoa de fé consciente deixa que os ensinamentos trazidos sejam colocados no coração, e se torna responsável por fazer esta luz clarear onde quer que ela esteja. A paz que ela transmite pode contagiar todo ambiente.

O cristão que se descuida e vive um testemunho negativo de fé haverá de ficar privado do pouquinho que produziu. Não por causa da quantidade, mas pelo pouco caso em viver a Palavra ensinada. Ser luz é uma responsabilidade.

Atualizando

O TESTEMUNHO COMOVENTE DE UMA MÃE
QUE SILENCIOU E PEDIU PELA TRANSORMAÇÃO DO FILHO!

O silêncio de uma mãe empregado no momento certo, na grande maioria das vezes ensina mais do que inúmeras repetições. Por quê? Porque deixam os filhos pensarem, refletirem...

Lembro-me de uma mãe que orava muito pelos seus filhos, um deles estava envolvido com drogas e em caminhos obscuros. Ela não conseguia dormir enquanto o filho não chegasse, mas, quando ele chegava, sua ansiedade e pavor pelo que poderia ter lhe acontecido, surgiam com o discurso de sempre.

Foi em uma manhã de mais uma espera, que essa mãe lutadora e cheia de fé decidiu usar o silêncio. Ele chegou assustado e quando entrou em casa pensando que novamente a mãe iria repreendê-lo, ele se depara com uma cena que o tocou profundamente... ela estava de joelhos orando por ele...

Ela encerra a oração e vê o seu filho ali, parado, já há alguns minutos, perplexo, observando-a. A mãe olha para ele, o cumprimenta com um simpático bom dia! O convida para tomar o café que iria preparar, sem mais nada falar... O filho com o coração totalmente quebrantado reflete: “Meu Deus! O que estou fazendo? O que eu estou causando a minha mãe?”.

Esse depoimento eu ouvi desse jovem que agora está casado, bem sucedido, se tornou um empresário, porque antes de todas essas coisas ele se dedicou a mudar, e não sente vergonha de atribuir sua mudança às orações da mãe.

Cada palavra de uma mãe é uma sementinha que nunca morre no coração de um filho, pois não se pode matar a semente do amor. O filho poderá não ouvir no momento, mas a boa palavra de uma mãe permanece lá no fundo de seu coração e um dia ela irá frutificar. Quando? Quando, em oração, confiar seu filho ou filha a quem sabe todas as coisas: Deus.

Testemunho de Íses Regina

29/01 - São Valério de Treviri

29 de Janeiro de 2015

São Valério de Treviri

clip_image002

“Apóstolo da Alemanha”

Poucos escritos e documentos relatam a história deste santo. O que se sabe é que Valério foi bispo de Treviri e prestou um relevante trabalho de evangelização para a Igreja de Roma. Primeiro auxiliando Eucario, que foi o primeiro bispo desta diocese e, depois, colaborando com Materno, seu contemporâneo; eles foram incluídos no Livro dos Santos, como grandes apóstolos da Alemanha.

Em registros posteriores, revistos pelo Vaticano no final do primeiro milênio, foram narrados os motivos da santidade de Valério: "converteu multidões de pagãos e operou milagres singelos e expressivos". O mais destacado foi quando Valério trouxe de volta a vida do companheiro Materno, com o simples toque do seu bastão episcopal.

Após a sua morte, a fama de santidade aumentou e os devotos procuravam a sua sepultura para agradecer ou pedir a sua intercessão. O culto se intensificou com a construção de muitas igrejas dedicadas a São Valério, principalmente entre os povos de língua germânica.

Muitas cidades o elegeram como seu padroeiro. As suas relíquias se encontram na basílica de São Matias, na cidade de Treviri, atualmente chamada de Tries, na Alemanha. A festa dedicada a São Valério acontece em 29 de janeiro, dia de sua morte.

29/01 - Dia do Assassinato de Mahatma Gandhi

29 de Janeiro de 2015

Dia do Assassinato de Mahatma Gandhi

clip_image002

Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano.

No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o resto da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a divisão do país.

Gandhi tinha iniciado um jejum no dia 13 de janeiro de 1948, em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, sofreu um atentado: uma bomba foi lançada na sua direção, mas ninguém ficou ferido.

De 29 para 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, com 78 anos de idade, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo, ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi julgado, condenado e enforcado, indo de encontro ao último pedido de Gandhi que foi a não-punição do seu assassino.

O corpo de Mahatma Gandhi foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges. É significativo sobre a longa busca de Gandhi pelo seu deus o fato das suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito como para o idealismo político, associado a uma possibilidade de paz na unificação.

Fonte: pt.wikipedia.org

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

28/01 - Mc 4,1-20

28 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 4,1-20

Jesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto toda a multidão ficava em terra, à beira-mar. Ele se pôs a ensinar-lhes muitas coisas em parábolas. “Escutai! O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um.” E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Entendendo

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Jesus continua sua missão de Mestre a ensinar os discípulos como eles deveriam responder às diversas reações que suas pregações poderiam causar, pois eles seriam seus continuadores. Jesus os alerta para não ficarem desiludidos ou terem otimismo ingênuo e depois ficarem frustrados com a reação dos ouvintes.

Falou das sementes que caíram nas margens da estrada e entre as pedras, e logo nasceram, mas não tinham profundidade, referindo-se aqueles que se empolgariam com os ensinamentos da Palavra nos primeiros momentos, mas depois se afastariam, por não serem perseverantes. São as pessoas de fé superficial, que nos momentos de dificuldades se afastam e buscam outras saídas ilusórias.

Falou também das sementes que caíram entre os espinhos, simbolizando aqueles que iriam ouvir os ensinamentos, acolhê-los com respeito, mas não seriam capazes de seguir os valores da vida divina, por darem prioridade às riquezas do mundo.

Por fim, Jesus falou da semente lançada em terra boa, aquela que iria encontrar corações abertos e humildes aos ensinamentos divinos, referindo-se aqueles que seguiriam a fé de forma comprometida, dispostos a fazer sua experiência de vida, tendo os valores de Deus como prioridade.

Atualizando

SEMENTES LANÇADAS NOS MOMENTOS DE CONFLITO

O conflito é inevitável, mas o combate é opcional. Use sua energia criativa dada por Deus para resolver conflitos, antes que se desenvolvam e transformem-se em combates.

As sementes lançadas em situações de conflito, talvez não atinjam a maturidade amanhã, na próxima semana ou até mesmo durante uma geração. Isto significará que você não deve semear as sementes? Não! Significa que deve semear as sementes IMEDIATAMENTE.

Nunca subestime o poder de uma semente de paz: o poder de uma palavra bondosa, uma semente de pedido de desculpas, um telefonema, uma explicação. Esta é a maneira como servimos ao Deus da paz.

(Extraído da obra The Inspirational Bible, de Max Lucado)

28/01 - São Tomás de Aquino

28 de Janeiro de 2015

São Tomás de Aquino

clip_image001

“É Doutor da Igreja e colaborou com a filosofia e a teologia, na busca incansável do conhecimento de Deus”

Tomás de Aquino nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia, Itália. Era o filho caçula dos condes de Aquino, Landolfo e Teodora. Aos cinco anos foi enviado ao mosteiro beneditino para estudar, como era de costume.

Frequentou a Universidade de Nápoles e sua inteligência era tamanha que em pouco tempo ultrapassou os professores, repetindo as lições com maior lucidez e profundidade. Mas, sua vocação era a vida religiosa, e quando decidiu entrar para a Ordem de São Domingos encontrou forte resistência da família.

Seus irmãos e sua mãe chegaram a trancá-lo num castelo por quase dois anos para fazê-lo desistir de sua vocação. Nada disso adiantou, Tomás aproveitou esse tempo para viver uma vida de profunda oração. Sua família resolveu aceitar, pois não tinha mais argumento para fazê-lo desistir. Tomás, então, pôde entregar-se totalmente a Deus quando tinha dezoito anos.

Partiu para Colônia e Paris para estudar com o grande santo e Doutor da Igreja, Alberto Magno, de quem se tornou discípulo. Foi conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França.

Embora fosse um grande intelectual e estudasse bastante, Frei Reginaldo, seu fiel secretário, disse tê-lo visto passar mais tempo aos pés do crucifixo do que em meio aos livros.

Escreveu e publicou várias obras importantíssimas, entre elas a “Summa Theologica”, uma das obras fundamentais do pensamento humano que marcou o rumo da orientação filosófico/teológica da Igreja.

No Concílio de Trento, as três obras de referência postas sobre a mesa da assembleia foram: a Bíblia, os Atos Pontificais e a Suma Teológica. É difícil expressar a gratidão da Igreja a São Tomás de Aquino.

Tomás de Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, no mosteiro de Fossa Nuova, a caminho do II Concílio de Lion, em 07 de março de 1274.

Foi canonizado santo em 1323, e considerado doutor da Igreja. A sua festa é celebrada no dia 28 de janeiro ou no dia 07 de março.

28/01 - Dia da Abertura dos Portos no Brasil

28 de Janeiro de 2015

Dia da Abertura dos Portos no Brasil

clip_image002

No início do século XIX, Napoleão já se havia proclamado imperador da França. A frota europeia encontrava-se bloqueada por sua esquadra, com o chamado ‘bloqueio continental’.

Uma aliança feita entre Portugal e a Grã Bretanha, ou Inglaterra como costumamos chamar, tratava de garantir a proteção desta para Portugal, que não tinha como enfrentar Napoleão. Nessa aliança anglo-portuguesa, estava o trato de Portugal permitir a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Até então, vigorava a ordem de que somente navios portugueses podiam atracar no Brasil.

O dia 28 de janeiro de 1808, que lembramos como a data dessa abertura, significa que o comércio do Brasil ficou aberto para outros países, sem a intermediação de Portugal.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

27/01 - Mc 3,31-35

27 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 3,31-35

Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Entendendo

A NOVA FAMÍLIA DE JESUS CRISTO

As palavras de Jesus com sua mãe não foram desrespeitosas. Maria era submissa à vontade de Deus e, com certeza, compreendeu bem a resposta de Jesus, pois essa era a educação que dava a Ele.

Certamente Jesus deu ênfase na resposta: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”, para tocar naquele povo que O escutava. Ou seja, a escuta obediente deles, levava-os a fazer a vontade Deus, e este era o caminho para fazer parte de Sua família.

Com esta afirmação Jesus mostra que fazer parte de uma família, não é apenas ser ligado ao vínculo de sangue, o parentesco. É estar atento à Palavra e ter o prazer de viver como irmãos, defendendo os valores da decência, honestidade, sendo solidário e crítico de sua própria postura.

Atualizando

O TESTEMUNHO DE UM JOVEM
QUE DESCOBRIU UM NOVO JEITO DE VIVER EM FAMÍLIA!

Aos 18 anos, deixei a casa de meus pais e fui morar em outra cidade. Saí pra assumir minha posição diante da vida. Fui fazer faculdade, me preparar para viver os desafios da fase adulta. Em minha cidade de origem havia deixado meu pai, minha mãe, meus avós, tios, meu irmão e minhas irmãs para trás e passei a experimentar o que era estar sozinho diante das lutas, das dores, dos medos, das tristezas.

Buscando me ambientar e sair da solidão numa cidade que ainda era estranha pra mim, conheci uma galera jovem da Igreja, que me chamou à atenção pelas visitas que fazia ao asilo de velhinhos. Tive contato com eles e comecei a fazer perguntas, porque para mim, como jovem, aquela atividade fugia dos padrões da juventude. Após matar minha curiosidade não resisti a um convite deles, talvez ainda sem a consciência do valor das visitas aos velhinhos, mas, muito mais pela necessidade de novas amizades.

Acredito que Deus se serviu da minha carência para encontrar um jeito novo de viver em família. Claro que tenho uma família de sangue que amo muito, mas nunca tive nela uma vivência de fé. Comecei a participar da turma, de suas reuniões temáticas, visitas ao asilo, momentos de oração e celebração da missa. Posso afirmar que, a partir daí, minha vida ganhou um novo impulso.

Mergulhei de cabeça, fiz uma caminhada e, aos poucos, busquei assumir compromissos e não ficar apenas de espectador ou assistente. O grupo me ajudou bastante. Conheci uma garota de lá, Vera, que hoje é minha esposa. Temos dois filhos e posso dizer que minha família foi alicerçada no amor que conheci, começado naquela “estranha visita aos velhinhos”.

Continuo tendo contato com minha família de sangue, e sei que trago grandes valores da formação de berço, mas, devo reconhecer que, sem a nova família que conheci naquela turma que um dia encontrei, jamais encontraria o verdadeiro sentido de uma família formada na fé e na minha Igreja.

Esta nova família não obedece a fronteiras geográficas, posso encontrar onde quer que esteja. Em 2011, eu, minha mulher e meus filhos viajamos de férias para Fortaleza e, através do Face, conheci uma pessoa de comunidade. Ao chegar lá, ela seu esposo, filhos já nos esperavam como se já fôssemos velhos conhecidos. Dispensamos o hotel, ficamos em sua casa e fomos apresentados a outras pessoas da comunidade.

Portanto, a família constituída na fé está pronta a nos acolher e nos amparar nos dias de necessidade, socorrer nos dias de angustia, repartir o pão em tempos de crise, compartilhar o tempo, o amor, o cuidado. Gente que vai estender a mão ajudando a socorrer, mas também celebrar as alegrias profundas da vida.

Eduardo Franklin - Salvador

27/01 - Santa Ângela de Mérici

27 de Janeiro de 2015

Santa Ângela de Mérici

clip_image002
“Lutou pela formação de mães verdadeiramente cristãs”

Ângela nasceu em 1470, na cidade de Desenzano, no norte da Itália. Seus pais eram camponeses pobres e muito religiosos. Desde pequena, demonstrava interesse pela vida religiosa, com interessa especial pela leitura da vida dos Santos.

Ficou órfã de seus quando ainda era criança. Em seguida faleceram também sua irmã e seu tio com quem tinha ido morar. Triste devido às perdas, não se abalou pelo sofrimento. Procurou um convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, e se ingressou com apenas treze anos de idade.

Devido a sua vida de oração, penitência e entrega a Deus, Ângela possuía o dom do conselho, e chegou a ser “conselheira” de governadores, sacerdotes, bispos e doutores.

Inspirada pela Virgem Maria fundou a Comunidade das irmãs Ursulinas, em 1535, na Bréscia, em homenagem à santa Úrsula, a mártir do século IV.

Ângela acabou se tornando a portadora de uma mensagem inovadora e revolucionária para sua época. Organizou um grupo de vinte e oito moças, para ensinar catecismo em cada bairro e vila da região. As "Ursulinas" tinham como finalidade a formação das futuras mães, segundo os dogmas cristãos.

Ângela faleceu com setenta anos de idade, no dia 27 de janeiro de 1540, e foi reconhecida como santa (canonizada) em 1807.

27/01 - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de Janeiro de 2015

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

clip_image002

Instituído em 2005 pela Assembleia-Geral da ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto incentiva a sociedade civil, a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado.

A data escolhida relembra o dia de libertação dos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, onde centenas de milhares de judeus e outros integrantes de grupos, como os ciganos e prisioneiros políticos, foram mortos pelos nazistas, na II Guerra Mundial, provocada por Hitler.

Um milhão e meio de crianças judias morreram no Holocausto — vítimas da perseguição de nazistas e seus apoiadores. Todos foram vítimas de uma ideologia inspirada pelo ódio que os classificou como “inferiores”, decretando a superioridade da raça branca ariana.

Fontes: www.generoracaetnia.org.br e www.onu.org.br

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

26/01 - Lc 10,1-9

26 de Janeiro de 2015

evandia

Lucas 10,1-9

O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

Entendendo

JESUS NÃO ESCONDE AS
DIFICULDADES QUE SEUS SEGUIDORES TERÃO!

Jesus convoca um grupo de setenta e dois para uma ação missionária. Já na distribuição dos membros Ele mostra que a vontade de Deus é que ninguém aja sozinho e faça um trabalho individualista. Ele próprio deu o exemplo ao formar um grupo de doze para inaugurar na terra o Reino de Deus.

As orientações de Jesus deixavam os discípulos numa situação de fragilidade. A pobreza material exigida por Ele levava aqueles homens a dependerem da caridade alheia. Como se sabe, nem todo mundo está disposto a ajudar. Quem depende de esmolas está sujeito a toda sorte de ironia e humilhações.

Jesus recomendava também que eles não escolhessem nem casa ou cidade onde entrar - os discípulos deveriam ir a toda cidade e lugar por onde Ele passaria - obrigava-os a visitar até mesmo povoados hostis, especialmente os da região da Samaria. Caso os moradores de uma cidade não quisessem recebê-los, eles não teriam o direito de fazer uso da força ou da violência. Um aviso não poderia ser esquecido: “O Reino de Deus está próximo de vós”, ou seja, a administração de Deus está chegando para os seus filhos.

Atualizando

É POSSÍVEL SER FELIZ MESMO
QUANDO TUDO PARECE CONSPIRAR CONTRA!

Quer queiramos ou não, as dificuldades e desafios fazem parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Podemos viver até os cem anos e nunca nos livraremos dos problemas.

Independentemente de ser inteligente ou limitado, alegre ou triste, pobre ou rico, e até de estar correndo tudo às mil maravilhas, inesperadamente todos nós somos confrontados com problemas, lutas, desafios e dificuldades. É como se fossemos postos à prova, para ver quem somos e em quem acreditamos.

Quando enfrentamos as dificuldades de forma positiva e construtiva, as qualidades surgem lá de dentro: fé, coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança. Mas somos humanos, podemos fraquejar e cairmos na lamúria, citando repetitivamente as injustiças da vida, ou na armadilha do “por que eu?”. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham as dificuldades. A tendência de nos sentirmos vítimas não irá ajudar a conquistar a força da superação que precisamos.

A seguir, três dicas de orientação psicológica. A ciência quando utilizada para o bem, reflete a luz de Deus a ajudar os seus filhos.

1. Esteja atento e aceite a dificuldade como inevitável

Ela faz parte da vida. Quando uma dificuldade ou situação inesperada acontecer, não fuja, isso só complicará a situação. Encarar de frente o problema é o caminho para buscar saídas e seguir em frente. Onde quer que estejamos, sempre haverá dificuldade. Há inundações, tsunamis, guerras e calamidades de todos os tipos. Mesmo dentro do seu próprio círculo de familiares e amigos há perda, morte e tragédia. Embora a dor seja inevitável, o sofrimento acentuado é opcional, assim também como a felicidade. Vai depender da maneira que cada um se comporta diante da situação.

2. Construa os seus recursos internos

Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Não será muito diferente do sentimento de um soldado que vai para a guerra. Ele prepara-se física e mentalmente para qualquer possibilidade. O militar sabe que pode ser desastroso, assustador e esgotante, mas ele sente-se preparado e equipado com um conjunto de estratégias que lhe permitem enfrentar a situação com coragem. Na maioria das vezes, quando você está preparado para o pior, o pior nunca acontece, ou é muito menos grave do que o previsto.

3. Construa os seus recursos externos

Construa um sistema de apoio baseado na família e nos amigos. Precisamos de alguém com quem conversar, alguém para ajudar a aliviar o fardo. Você vai ficar surpreso ao descobrir que seu amigo já passou por problema semelhante ao seu, e pode ajuda-lo neste momento difícil. O fato de saber que um amigo está lá quando você precisa dele, pode ser muito reconfortante. Se a sua condição perante a adversidade não for ultrapassada e gerar problemas psicológicos como a depressão ou ansiedade, não resista em procurar ajuda de um especialista ou grupos de ajuda. Ninguém é tão forte que não precise de ajuda.

Fonte: www.escolapsicologia.com

26/01 - São Timóteo e São Tito

26 de Janeiro de 2015

São Timóteo e São Tito

clip_image002

“Discípulos e amigos de São Paulo”

Hoje comemoramos dois grandes santos que foram discípulos amigos de São Paulo. Por isso foi escolhida a data da comemoração, logo após a festa da Conversão de São Paulo.

São Timóteo nasceu em Listra, na Ásia. Seu pai era grego e pagão, e sua mãe se chamava Eunice, e era judia. Foi educada dentro do judaísmo. Quando o apóstolo Paulo foi à cidade que Timóteo morava, tanto ele quanto sua família se converteram. Timóteo tinha vinte anos de idade quando foi batizado por Paulo e, a partir daí, decidiu segui-lo e nunca mais o abandonou.

Timóteo passou a ser o “braço direito” do apostolo Paulo na evangelização. São Paulo escreveu duas epistolas, e nelas chama Timóteo de discípulo caríssimo, amado filho e irmão. Quase sempre andavam juntos pregando e evangelizando, mas por várias vezes Paulo o mandou como representante em vários lugares importantes daquela época, enquanto ele próprio abria novos caminhos.

Na Palestina, o apóstolo Paulo ficou preso durante dois anos e tudo indica que Timóteo foi seu companheiro nessa situação também. Depois Timóteo se tornou o primeiro bispo de Éfeso.

As epístolas de Paulo, endereçadas a Timóteo, estão presentes no Novo Testamento, e se tornaram documentos preciosos de todos os tempos, para os cristãos.

Timóteo morreu martirizado, depois de ser apedrejado e espancado por pagãos daquela época.

São Tito era grego e pagão, e também foi convertido e batizado por São Paulo. Trabalhou junto com Paulo na evangelização. Foi encarregado pelo apóstolo para executar importantes missões. Era chamado por Paulo de “meu companheiro e colaborador”. Na segunda carta aos Corintos, Paulo num momento de tristeza, diz: “Deus me consolou com a chegada de Tito”.

Nos anos 64 e 65, depois que Paulo foi libertado da prisão romana, seguiu com Tito para a ilha de Creta, onde fundou uma comunidade cristã, deixando Tito como bispo. Depois Tito recebeu uma carta do próprio Paulo, que se encontra no Novo Testamento.

São Tito permaneceu como bispo de Creta até a morte, que ocorreu em idade avançada, por causa natural e não por martírio.

As três cartas escritas pelo apóstolo Paulo a estes dois discípulos, têm alto valor, em que se encontram excelentes recomendações para a formação dos pastores e dos fiéis.

26/01 - Dia da Fundação de Santos

26 de Janeiro de 2015

Dia da Fundação de Santos

clip_image002

Verificam-se relatos a respeito da Ilha de São Vicente apenas dois anos após o descobrimento oficial do Brasil, em 1502, com a expedição de Américo Vespúcio para o reconhecimento da costa brasileira. Ao passar pela Ilha Dantes, conhecida pelos indígenas sob o nome de Goiaó (ou Guaiaó), a expedição decidiu dar-lhe o nome do santo do dia, São Vicente.

A coroa portuguesa interessou-se pouco pela região nos trinta anos que se seguiram à expedição. Durante este tempo, vários corsários e piratas acudiam a região em busca do pau-brasil, madeira nobre que era objeto de cobiça na época, largamente explorada pelos portugueses na Mata Atlântica abundante da região.

No entanto, em 1531, devido a decadência dos negócios da coroa portuguesa na Índia, o Brasil volta ao centro das atenções.

Em 1543, com o término da construção de uma capela num outeiro em homenagem a Santa Catarina por Luís de Góis, Brás Cubas conseguiu a transferência do Porto para o sítio do Enguaguaçu, que era mais seguro e o apoio do povoado era necessário para as embarcações que aportavam e para o fornecimento das mercadorias a exportar. O fidalgo português também levou a cabo a instalação de um hospital, nos moldes da Santa Casa de Lisboa, acelerando o desenvolvimento do local.

O hospital foi denominado Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos e foi o primeiro hospital das Américas. O novo povoado de Enguaguaçu passou então a ser conhecido como o povoado de Todos os Santos. Uma outra hipótese sobre o nome Santos viria do porto de Santos que havia em Lisboa, semelhante ao local do novo povoado. Daí, então a região próxima ao Outeiro era conhecida como "Vila do Porto de Santos", e depois, apenas "Santos".

Fonte: pt.wikipedia.org

É POSSÍVEL SER FELIZ MESMO QUANDO TUDO PARECE CONSPIRAR CONTRA!

É POSSÍVEL SER FELIZ MESMO
QUANDO TUDO PARECE CONSPIRAR CONTRA!

clip_image002

Quer queiramos ou não, as dificuldades e desafios fazem parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Podemos viver até os cem anos e nunca nos livraremos dos problemas.

Independentemente de ser inteligente ou limitado, alegre ou triste, pobre ou rico, e até de estar correndo tudo às mil maravilhas, inesperadamente todos nós somos confrontados com problemas, lutas, desafios e dificuldades. É como se fossemos postos à prova, para ver quem somos e em quem acreditamos.

Quando enfrentamos as dificuldades de forma positiva e construtiva, as qualidades surgem lá de dentro: fé, coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança. Mas somos humanos, podemos fraquejar e cairmos na lamúria, citando repetitivamente as injustiças da vida, ou na armadilha do “por que eu?”. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham as dificuldades. A tendência de nos sentirmos vítimas não irá ajudar a conquistar a força da superação que precisamos.

A seguir, três dicas de orientação psicológica. A ciência quando utilizada para o bem, reflete a luz de Deus a ajudar os seus filhos.

1. Esteja atento e aceite a dificuldade como inevitável

Ela faz parte da vida. Quando uma dificuldade ou situação inesperada acontecer, não fuja, isso só complicará a situação. Encarar de frente o problema é o caminho para buscar saídas e seguir em frente. Onde quer que estejamos, sempre haverá dificuldade. Há inundações, tsunamis, guerras e calamidades de todos os tipos. Mesmo dentro do seu próprio círculo de familiares e amigos há perda, morte e tragédia. Embora a dor seja inevitável, o sofrimento acentuado é opcional, assim também como a felicidade. Vai depender da maneira que cada um se comporta diante da situação.

2. Construa os seus recursos internos

Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Não será muito diferente do sentimento de um soldado que vai para a guerra. Ele prepara-se física e mentalmente para qualquer possibilidade. O militar sabe que pode ser desastroso, assustador e esgotante, mas ele sente-se preparado e equipado com um conjunto de estratégias que lhe permitem enfrentar a situação com coragem. Na maioria das vezes, quando você está preparado para o pior, o pior nunca acontece, ou é muito menos grave do que o previsto.

3. Construa os seus recursos externos

Construa um sistema de apoio baseado na família e nos amigos. Precisamos de alguém com quem conversar, alguém para ajudar a aliviar o fardo. Você vai ficar surpreso ao descobrir que seu amigo já passou por problema semelhante ao seu, e pode ajuda-lo neste momento difícil. O fato de saber que um amigo está lá quando você precisa dele, pode ser muito reconfortante. Se a sua condição perante a adversidade não for ultrapassada e gerar problemas psicológicos como a depressão ou ansiedade, não resista em procurar ajuda de um especialista ou grupos de ajuda. Ninguém é tão forte que não precise de ajuda.

Fonte: www.escolapsicologia.com

domingo, 25 de janeiro de 2015

25/01 - Mc 1,14-20

25 de Janeiro de 2015

evandia

Marcos 1,14-20

Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova”. Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e o irmão André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João, consertando as redes no barco. Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus.

Entendendo

O ENCONTRO PESSOAL
COM JESUS MUDOU A VIDA DOS PESCADORES

Desde o início de sua vida pública Jesus já deu sinais de um planejamento que deveria ser continuado. Por isso, teve a preocupação de formar um grupo de continuadores e, com ele, fazer um estágio de tudo que veio realizar na implantação do Reino de Deus na terra.

O grupo foi formado por pessoas simples, pescadores do lago da Galiléia, que tiveram suas vidas transformadas totalmente a partir do encontro com Jesus Cristo. Eles foram convidados a deixar tudo e seguirem o Mestre, que lhes deu como missão saírem pelo mundo atraindo pessoas para Deus.

A responsabilidade caberia a eles, de levar a mensagem da novidade trazida a todos sem distinção. Jesus colocava diante deles um mar diferente, a humanidade inteira, onde a função de pescadores deveria ser continuada.

Atualizando

ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE
DIVERSAS MANEIRAS DE TER UM ENCONTRO PESSOAL COM JESUS

O meu encontro pessoal com Jesus Cristo aconteceu quando eu me encontrei comigo mesmo e percebi que tudo que eu julgava dos outros era, na verdade, tudo que eu era. E tudo que eu apreciava nos outros, era apenas reflexo do que eu julgava de bom em mim. Caí por terra e chorei amargamente, quando constatei que as pedras que atirei nos outros me foram devolvidas com a mesma intensidade que eu as havia jogado.

Ritinha scj.

A oração é um verdadeiro encontro com Deus Pai, em Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo. É o encontro com Deus que renova sua fidelidade inabalável, o seu ‘sim’ ao homem, a cada um de nós, para doar-nos à sua consolação em meio às tempestades da vida e nos fazer viver, unidos a Ele, uma existência plena de alegria e bem, que encontrará o seu cumprimento na vida eterna.

Bento XVI

Na Missa temos um encontro pessoal e profundo com a pessoa de Jesus Cristo, tanto pela Palavra como pelo seu Corpo, deixado como alimento na Eucaristia a preencher os nossos vazios. Em toda Missa dizemos: ”Eis o mistério da Fé! Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a Vossa ressurreição, vinde Senhor Jesus!” Quem crê já experimenta a vida eterna aqui na terra, não precisa morrer para encontrar com Jesus. Você pode dizer depois da missa: Eu vi o Senhor! Alimentei-me do seu Corpo e Sangue.

Pe. Fernando Gonçalves

Busquei a vida inteira ter um encontro pessoal com a pessoa de Cristo. Invejava alguns amigos que faziam orações com gosto e sensibilizavam a todos. Fiz questionamentos a mim mesmo me achando insensível na fé. Até que um dia aceitei fazer parte de um trabalho voluntário em um asilo de velhinhos e, aos poucos, fui criando gosto e ficando. Hoje posso afirmar que minha fé cresceu e, diferentemente dos outros que “invejava”, encontro a pessoa de Jesus Cristo em cada idoso que ajudo a cuidar e “arrancar” um sorriso.

Dito Guedes, voluntário da ONG “Unir”

25/01 - Conversão de São Paulo

25 de Janeiro de 2015

Conversão de São Paulo

image

De perseguidor a defensor de Cristo e da Igreja”

Hoje comemoramos o dia da conversão de São Paulo. Sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data especial.

Saulo, como era o nome de Paulo antes da conversão, nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, tinha por mérito o titulo de Cidadão Romano.

Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Mas era também, totalmente contra o cristianismo, perseguia todos que se diziam cristãos. Estava presente quando Santo Estevão foi apedrejado até a morte.

Um dia, seis anos após a Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, esse homem que perseguia os cristãos, estava próximo da cidade de Damasco, quando apareceu uma forte luz dos céus e o derrubou do cavalo, então ouviu a voz de Jesus lhe perguntando:

- “Saulo, Saulo, por que Me persegues?” (At 9-4).

Ao levantar-se, repentinamente transformado pela graça, tinha início à obra extraordinária do grande São Paulo. A partir desse momento, se converteu, foi preparado, consagrado e batizado para dedicar toda sua vida a serviço de Cristo.

Transformou-se em apostolo de Jesus, pregando a Palavra de Deus em todos os lugares, e convertendo centenas de pessoas. Escreveu várias Cartas e Epístolas do Novo Testamento.

Foi perseguido incansavelmente, e preso várias vezes até ser martirizado, tendo sua cabeça decapitada no ano 67, quando tinha aproximadamente 57 anos de idade, em Roma. Suas relíquias se encontram na Basílica de São Paulo fora dos Muros, na Itália.

A maior cidade brasileira leva o seu nome como homenagem e pedido de proteção especial do santo.

25/01 - Dia da Fundação de São Paulo

25 de Janeiro de 2015

Dia da Fundação de São Paulo

image

Início de São Paulo - Pátio do Colégio

No início do século XVI o litoral paulista já tinha sido visitado por navegadores portugueses e espanhóis, mas somente em 1532 se dá a fundação da primeira povoação, São Vicente, na atual Baixada Santista, por Martim Afonso de Sousa. Com a criação da Vila de São Vicente, instala-se, o primeiro parlamento nas Américas: A Câmara da Vila de São Vicente e realizam-se as primeiras eleições em continente americano.

A procura de metais preciosos levou os portugueses a ultrapassarem a Serra do Mar, pelo antigo caminho indígena do Peabiru e em 1554, no planalto existente após a Serra do Mar é fundada a vila de São Paulo de Piratininga pelos jesuítas, liderados por Manuel da Nóbrega. Até o fim do século XVI são fundadas outras vilas no entorno do planalto, como Santana de Parnaíba, garantindo assim a segurança e subsistência da vila de São Paulo.

Segundo o censo de 2000 do IBGE, a população de São Paulo está composta por: brancos (67,9%), pardos (24,7%), pretos (5,8%), amarelos (1,3%) e indígenas (0,3%).

A forte imigração no final do século XIX e início do século XX, trouxe ao estado pessoas de todas as partes do mundo. Dos mais de cinco milhões de imigrantes que desembarcaram em território brasileiro, grande parte se fixou em território paulista. Atualmente, treze milhões de italianos e descendentes, cerca de 32,5% da população do estado, vivem no estado de São Paulo.

A população descende, principalmente, de imigrantes europeus (sobretudo portugueses, italianos, espanhóis e alemães). Também há grandes comunidades de povos do Oriente Médio (libaneses, sírios e armênios) e Ásia Oriental (japoneses, coreanos e chineses), além de descendentes de africanos.

Muitas pessoas de outros estados brasileiros também migram para São Paulo em busca de trabalho ou melhores condições de vida. Em sua maior parte são pessoas oriundas da Região Nordeste do Brasil, de Minas Gerais e do Paraná.

De acordo com um estudo de 2006, a composição genética de São Paulo é a seguinte: 79% de herança europeia, 14% de herança africana e 7% de herança indígena.

Fonte: pt.wikipedia.org