Últimos Posts

quinta-feira, 30 de abril de 2015

30/04 - Dia do Ferroviário

30 de Abril de 2015

Dia do Ferroviário

clip_image002

O ferroviário, isto é, o trabalhador das estradas de ferro, também tem o seu dia. É o 30 de abril. Por quê? Porque em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com a ilustre presença do imperador dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina.

A Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14 km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.

Hoje, pode não parecer, mas as estradas de ferro e seus trabalhadores já foram muito importantes para o desenvolvimento de nosso país. A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas. Quer um exemplo surpreendente?

Os ingleses e o futebol

As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o Brasil, que introduziu aqui esse esporte britânico, foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway (= estrada de ferro) e os da Companhia de Gás. Os ferroviários ganharam por 4 a 2.

Na verdade, assim como o futebol, a ferrovia é uma invenção dos ingleses. A primeira locomotiva da história foi projetada pelo engenheiro George Stephenson (1781-1848). Seus resultados para o transporte de carga e passageiros foram surpreendentes. Afinal, os transportes terrestres da época tinham tração animal e a locomotiva (de "locomotion", locomoção, movimento) atingia uma velocidade incrível: 20 quilômetros por hora.

Os trens rapidamente se difundiram no mundo e no Brasil. Aqui, em 1889 já havia 10 mil quilômetros de linhas férreas e, no centenário da inauguração da estrada de Mauá, em 1954, os trilhos já haviam atingido cerca de 40 mil quilômetros. Ao longo de todo esse tempo, várias outras vezes os ferroviários ajudaram a transportar nossa história.

A locomotiva da história

Em 1930, Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o presidente Washington Luís e começar um novo período da história nacional. Da mesma maneira, viajavam de trem as tropas paulistas que se insurgiram contra Getúlio em 1932, lutando pela promulgação de uma nova Constituição.

Na década de 1950, o trem era o principal meio de transporte entre as duas maiores cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. A ponte aérea só surgiria em 1959. Contudo, não foi o avião que o presidente Juscelino Kubitschek trouxe para o Brasil, na virada da década de 50 para a de 1960, mas a indústria automobilística.

Com isso, as estradas de ferro entram em decadência. Infelizmente, pois se trata de um meio de transporte eficiente, barato e limpo, no que se refere à poluição ambiental. Hoje em dia, a malha ferroviária do país chega somente a cerca de 30 mil quilômetros, utilizada em sua maioria para o transporte de carga.

Trem-bala

Você pode estar pensando que isso é natural, que o trem era uma coisa do passado, que se tornou ultrapassada com o surgimento dos carros, dos ônibus, dos automóveis, mas isso absolutamente não é verdade. A importância do passado ressalta que as ferrovias também podem ser uma grande opção de transporte no futuro. Nas grandes cidades, os trens já são importantíssimos, transportando passageiros por debaixo da terra nos metrôs.

Além disso, a tecnologia ferroviária evolui muito ao longo de quase dois séculos. O trem-bala japonês, que une as cidades de Tóquio e Osaka, atinge uma velocidade média de 300Km/h. No Brasil o Ministério dos Transportes fala em abrir uma concorrência para criar uma PPP (Parceria Público-Privada) para a construção de um trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Ele percorreria os 400Km que separa as duas cidades em uma hora e meia, viajando a uma velocidade média de 280Km/h. Este talvez já seja um bom motivo para se comemorar com entusiasmo o dia do ferroviário.

Fonte: www.educacao.uol.com.br

30/04 - São Pio V

30 de Abril de 2015

São Pio V

clip_image001

“Papa que fez grandes reformas na Igreja”

Antonio Miguel Ghislieri nasceu no ano de 1504, em Bosco Marengo, na província de Alexandria, e, com quatorze anos, ingressou na Ordem Dominicana.

Ordenou-se sacerdote, foi professor, superior do convento e superior provincial, depois se tornou bispo e, em 1566 foi nomeado papa, assumindo o nome de Pio V.

Seu pontificado foi marcado por várias reformas e mudanças que fez dentro da Igreja. Acabou com o nepotismo, ou seja, regalias, cargos ou vantagens que os familiares dos papas eleitos recebiam. Implantou algumas mudanças no campo pastoral, que foram aprovadas no Concílio de Trento, como a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e santidade de vida dos sacerdotes e as visitas pastorais dos bispos, entre outras medidas.

Também combateu fortemente a Reforma Protestante, além de conseguir a união dos países católicos.

São Pio V faleceu no dia primeiro de maio de 1572, com sessenta e oito anos. Foi beatificado em 1672, canonizado em 1712 e sua festa litúrgica é a 30 de abril.

30/04 - Jo 13,16-20

30 de Abril de 2015

evandia

João 13,16-20

“Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Entendendo

JUDAS, DE AMIGO A TRAIDOR!

Certamente Jesus não ficou surpreso com a traição de Judas. O comportamento do discípulo chamava à atenção do Mestre. Sua pouca sintonia e postura diante dos feitos de Jesus mostravam seu caráter.

Mas, porque ele agia desta maneira? Por que trair um Mestre como Jesus, que superava, em sabedoria e poder, todos os demais até então conhecidos? Por que uma atitude tão mesquinha com quem era tão misericordioso?

Uma explicação talvez possa ganhar destaque em relação à sua atitude – a dureza de coração! O traidor não foi capaz de abrir mão de seus esquemas mentais, foi autossuficiente e não se abriu ao novo que a vida revela. Mesmo convivendo com o Mestre, não deixou ser influenciado por ele. Pelo contrário, Judas deixava-se influenciar pelas forças de outros desuses - o dinheiro e do poder político.

A traição, neste caso, situa-se num contexto de esperanças frustradas. Judas preferiu dar ouvido ao tentador. Foi sua desgraça! Deixou-se dominar pelos salteadores, ao invés de dar ouvido à voz do Pastor!

Atualizando

A DIFÍCIL TAREFA DE
PERDOAR DEPOIS DE UMA TRAIÇÃO!

Fui traída e humilhada pelo meu marido, chutei-o para fora de casa, mas acabei aceitando-o de volta. O problema é que realmente perdoar não é apenas aceitar, e eu não estou conseguindo! Vou contar a minha história para que vocês entendam melhor o que estou passando:

Sou casada há quase seis anos e me sentia uma mulher realizada em todos os sentidos, meu marido sempre fez todas as minhas vontades – um marido perfeito.

Tínhamos um casal de amigos em comum, mas eles se separaram por ele ter traído ela com uma garota de apenas de 17 anos de idade.

Depois da separação ele a assumiu como mulher dele e a colocou nas nossas vidas. No início houve certa rejeição, mas com o tempo começamos a aceitá-la. Ela vinha demonstrando mudanças em seu comportamento. Dava para chamá-la de boa esposa, mas meu marido nunca a viu com bons olhos.

Há dois meses, descobri que eles tiveram um envolvimento (meu marido com essa garota de 17 anos que mora com nosso amigo). Foi como se uma bomba tivesse explodido no meu colo. Procurei saber da boca dele o que realmente tinha acontecido, então ele me falou que há algum tempo já vinha conversando com ela pelo msn e que ela sempre o chamava pra sair, que o cercava de todos os lados! Até que um dia ele não resistiu e teve relação com ela.

Ele me contou estar arrependido, disse que me amava muito e que nada havia mudando pelo que sentia por mim.

Eu fiquei em choque naquele momento, mas depois coloquei toda aquela raiva pra fora e falei muitas coisas pra ele. Ele chorava muito, dizia que nada daquilo tinha valido a pena. Demos um tempo em nossa relação. Pedi pra ele passar uns dias fora. Corri o risco de levar até um processo, pois não resisti e bati na vagabunda.

Hoje, faz 15 dias que eu resolvi aceitar ele de volta em casa, mas está sendo muito difícil… Ainda o amo muito, mas não estou conseguindo conviver com o fantasma de outra nova possível traição. Sempre que olho pra ele me vem na cabeça a sacanagem que ele fez comigo. Ele não tinha o direito de me submeter a isso!

Perdoei ou será que não?! Não sei, no momento só tenho raiva, ressentimento, choro todos os dias, por meu coração pedir para perdoar e minha cabeça pedir para mandar ele embora de novo.

Perdoar não é simplesmente aceitar, e eu consegui apenas aceitar. Ajudem-me, por favor!

Fonte: portal.namoroonline.com

Este fato exposto na internet pode servir de referência para muitas situações semelhantes que acontecem no dia-a-dia da vida dos casais. Reflito aqui tal situação, claro, sobre o ponto de vista cristão.

Como é difícil para o homem libertar-se de uma convicção machista, imposta pela cultura ocidental ao longo de séculos, da uma superioridade em relação à mulher. Ainda que tenhamos evoluído bastante nas últimas décadas, vez por outra, e até de forma inconsciente, prevalece a soberania masculina.

Refletindo a traição acima, façamos uma inversão. Digamos que, ao invés do marido, a mulher tenha ficado com o amigo do casal. Será que a reação do homem traído seria a mesma? Ele aceitaria de volta essa mulher? Seria difícil.

Vamos ao foco principal que é o perdão. O perdão não deve ser dado “gratuitamente”, ou seja, “tudo bem, te perdoo, a vida continua, vida que segue...” O fato de “passar a mão pela cabeça” e tratar um golpe tão forte sem dar o devido valor, endurecendo mesmo, para que o traidor sinta o estrago que provocou, pode abrir um precedente perigoso para novas traições e a desvalorização do casamento e do relacionamento entre duas pessoas que se amam.

Como é difícil perdoar nestes casos! Ainda mais se levarmos em consideração que o “perdão cristão” deve ser “de coração”. Esquecer uma ingratidão é difícil, mas o “perdão de coração” não deixa mal estar e ressentimentos acumulados ao lembrar do ato já perdoado. O “perdão de coração” não deixa que a vítima relembre do acontecido e, a cada momento, “passe na cara” do traidor. Caso isso aconteça, o perdão ainda não foi dado de coração.

Para que o “perdão de coração” aconteça é necessário tempo e dependência de Deus. Somos movidos pelo instinto humano da vingança, quando somos passados pra trás. A fé no Deus da justiça que age, perdoa e recupera é nossa esperança maior nestes casos. Para isso, a busca humilde através da oração é o caminho.

Falei do perdão, e a continuidade da convivência? E o rejuntamento dos cacos? Primeiro é necessário olhar pra trás e ver como era esse marido antes. Pelo que ela declara, tratava-se de um homem bom, excelente companheiro, presente e amoroso na vida a dois. É necessário analisar, também, como o traidor reagiu ao cair em si; quais as promessas sinceras de superação a partir daquele momento...

Após a tempestade, desabafos, diálogos sinceros, “perdão de coração” é hora de fortalecer e renovar o casamento, buscando novas maneiras de tornar a convivência mais prazerosa. Quando existe amor, o amor ágape – da entrega, da doação, da cumplicidade mútua..., a crise vem como uma contribuição para o crescimento da relação, ainda mais em se tratando desse “algo divino” chamado FAMÍLIA.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

29/04 - Jo 12,44-50

29 de Abril de 2015

evandia

João 12,44-50

“Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as observa, não sou eu que o julgo, porque vim não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por conta própria, mas o Pai que me enviou, ele é quem me ordenou o que devo dizer e falar. E eu sei: o que ele ordena é vida eterna. Portanto, o que eu falo, eu o falo de acordo com o que o Pai me disse”.

Entendendo

O FILHO QUE FOI SEMPRE OBEDIENTE AO PAI!

Pai e Filho agem em perfeita harmonia. A fé em Jesus está ligada com a fé no Pai, e a fé no Pai conduz à fé em Jesus. Considerados isoladamente, perdem toda a sua consistência.

Acreditar em Jesus Cristo é defender o envio oficial de Deus, do seu Filho à terra. Enquanto enviado Ele é portador de uma missão que o Pai lhe confiou. As palavras a serem proclamadas não são suas. Ele anuncia o que recebeu do Pai, e realiza também obras e milagres apontando para o Pai. Comporta-se como o Filho obediente, e expressa isso na oração do Pai Nosso, quando leva todos a prometerem que “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu”.

Sendo obediente Jesus não se torna um instrumento passivo nas mãos de Deus. Pelo contrário, lançou-se, de corpo e alma, na missão recebida, assumindo como obra própria tudo quanto realizava. Havia uma profunda sintonia entre a pessoa de Jesus e sua ação. Ele não agia por mera formalidade.

Atualizando

“CASA DE PAI, ESCOLA DE FILHO”

No evangelho de hoje Jesus faz questão de atribuir ao Pai tudo que Ele faz. Diz que sem o Pai nada do que realiza estaria acontecendo.

Na Bíblia existem os livros sapienciais que passam a sabedoria dos antigos em versos e provérbios. Muitos são os provérbios atuais que trazem a sabedoria de poetas populares, escritores e intelectuais sobre o valor dos pais e que servem de aprendizado.

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”
Colho Neto

“Para compreender os pais é preciso ter filhos”
Sofocleto

“Muitos filhos só entenderão que deveriam ter conhecido e amado mais
seus pais no dia em que ele fecharem os olhos para sempre”.
Augusto Cury

“Nossos filhos nos dão a oportunidade de sermos os pais que
sempre desejamos ter tido”
Nancy Samalin

"Junto dos teus pais, procede do mesmo modo que desejarias
procedessem os teus filhos junto a ti."
Giacomo Leopardi

"Os filhos que mais dão certo são os que viram seus pais como são. Não há nada pior para a educação do que a hipocrisia."
George Bernard Shaw

“O amor de um pai pelo seu filho vale mais que um diamante lapidado"
Bira Souza

“O amor dos nossos pais, em ocasiões de fracasso, oferece um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar”
Bertrand Russell

29/04 - Santa Catarina de Sena

29 de Abril de 2015

Santa Catarina de Sena

clip_image002

“Irmã leiga, analfabeta e declarada Doutora da Igreja”

Catarina nasceu no dia 25 de março de 1347, em Sena, na Itália. Pertencia a uma família muito humilde e seus pais tiveram vinte e cinco filhos. Catarina tinha uma saúde frágil e vivia sempre doente, devido à dificuldade financeira de seus pais, não pode estudar.

Desde pequena gostava de rezar, fazer penitências e jejuns, e com apenas sete anos de idade consagrou sua virgindade a Deus. Aos quinze anos entrou na Ordem Terceira de São Domingos, e passou a ser exemplo de oração e contemplação a Deus.

Quando ficou adulta, Catarina ajudou muito a Igreja na luta pela unidade, pois embora analfabeta, ditou muitas cartas dirigidas ao povo, a reis, príncipes e governantes católicos pedindo que obedecessem ao verdadeiro Papa, já que na época, a Igreja enfrentava um Cisma com dois papas no trono de Pedro.

Catarina enfrentou a peste europeia, que matou muitas pessoas. Ela trabalhou de forma incansável para ajudar as vítimas da peste e muitos se convertiam vendo as curas e milagres que Deus operava através dela.

Em meio a tudo isso ainda deixou obras literárias, por ela ditadas, de alto valor histórico, místico e religioso, como o livro "Diálogo sobre a Divina Providência", lido, estudado e respeitado até hoje.

Santa Catarina de Sena faleceu no dia 29 de abril de 1380, após sofrer um derrame aos trinta e três anos de idade.

Foi canonizada em 29 de abril de 1461 e declarada "Doutora da Igreja" pelo papa Paulo VI em 1970.

29/04 - Dia Internacional da Dança

29 de Abril de 2015

Dia Internacional da Dança

clip_image002

O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

Fonte: pt.wikipedia.org

terça-feira, 28 de abril de 2015

28/04 - Jo 10,22-30

28 de Abril de 2015

evandia

João 10,22-30

Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: 'Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.' Jesus respondeu: 'Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais,
porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz,
eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão.
E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas,
é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um'.

Entendendo

JESUS É APRESENTADO PELAS OBRAS QUE FAZ

Os judeus se mostram confusos e pressionavam Jesus para que Ele, publicamente, dissesse se era o Messias. Jesus se recusava a mostrar-se pelas palavras quem Ele era e não cedia às pressões. Apresenta outro caminho para ser reconhecido – as obras que faz.

Para perceber o que Ele realiza é preciso ter fé e torna-lo seu discípulo. A condição de discípulo leva-o a discernir quem, de fato, é Jesus, além de olhar para Ele com benevolência, sem preconceitos nem má intenção. Oferece a possibilidade de ver sua condição divina, pois, as obras que Jesus realiza são exclusivas de quem é o Filho de Deus.

Quem não se torna discípulo, ou seja, sua ovelha, não está em condições de reconhecê-lo como Messias, não abre mão da posição já tomada, nem se convence do lado divino Dele. Por isso, não era oportuno perder tempo com esse tipo de gente.

Atualizando

MOSTRA-ME COM QUEM
ANDAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS!

Jesus, ao ser pressionado para dizer quem Ele é, apresenta suas obras, pois elas mostram o resultado de quem Ele é. Podemos também afirmar que somos influenciados e nos definimos pelo comportamento daqueles com quem andamos.

O caráter de Jesus foi passado aos discípulos enquanto se relacionava com eles. Convivemos com pessoas o tempo todo: em casa, no trabalho, na faculdade, na rua, na sociedade, e tanto influenciamos como podemos ser influenciados.

Para aqueles que receberam uma base na formação de família, com os valores passados e vividos, eles servirão de alicerce por toda vida, e “escola da vida” poderá acrescentar e trazer mais riqueza. Aos que não tiveram uma boa base familiar, necessitarão de ajuda para a formação de seu caráter.

Muitos que não tiveram educação de berço são influenciados por más companhias, e acabam sofrendo e enveredando por caminhos que dificultam sua realização: droga, prostituição, roubo, crime...

As más companhias, no entanto, não estão somente entre esses que não tiveram uma família e enveredaram por outros caminhos, mas também entre tantos que tiveram base familiar, estudaram em bons colégios, exercem funções altas na sociedade e provocam escândalo e corrupção.

Diante de tais comprovações, vemos que somente uma família, um bom estudo e boa condição financeira não são suficientes, quando não há os princípios fundamentais para a formação do caráter de uma pessoa, os ensinamentos de Jesus Cristo.

28/04 - São Pedro Chanel

28 de Abril de 2015

São Pedro Chanel

clip_image002

“O Jovem Mártir é o Padroeiro da Oceania”

Pedro nasceu no dia 12 de julho de 1803, na pequena Cuet, França. Levado pelo seu pároco, iniciou os estudos no seminário local e, em 1824, foi para o de Bourg, onde três anos depois se ordenou sacerdote.

Desde jovem, queria ser missionário, mas primeiro teve de trabalhar como pároco de Amberieu e Gex, pois havia carência de padres em sua pátria. Juntou-se a outros padres que tinham a mesma vocação e trabalhavam sob uma nova congregação, a dos Maristas, dos quais foi um dos primeiros membros.

Realizando seu desejo missionário, partiu para a Oceania, em companhia do irmão leigo, Nicézio. Os costumes eram muito diferentes, a cultura tão antagônica à do Ocidente, que primeiro ele teve de entender o povo para depois pregar a palavra de Cristo. Muitos jovens passaram a procurá-lo. O trabalho foi se expandindo e, logo, grande parte da população havia se convertido.

Ao perceber que vários membros de sua família haviam aderido ao cristianismo, Musumuso, o genro de um cacique indígena, matou Pedro Chanel a bordoadas de tacape. Era o dia 28 de abril de 1841, quando morreu com apenas 38 anos.

Hoje, o local de seu martírio é um paraíso para milhares de turistas e para a população, que é totalmente católica e vive em paz. E se hoje é assim, muito se deve à semente plantada pelo trabalho de Pedro Chanel. Foi beatificado em 1889, sendo declarado padroeiro da Oceania.

28/04 - Dia da Educação, da Sogra e das Vítimas em Acidentes de Trabalho

28 de Abril de 2015

Dia da Educação, da Sogra e das Vítimas em
Acidentes de Trabalho

Educação

clip_image002

Educação é o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.

Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.

Uma preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.

A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.

Sogra

Você já pensou em dar um presente, mandar flores ou simplesmente dar um abraço e parabenizar a sogra pelo seu dia?

O relacionamento com ela não está tão bem? Então o Dia da Sogra é uma excelente oportunidade para demonstrar grandiosidade de espírito e dar o primeiro passo na busca da reconciliação. Afinal, ela é a mãe de seu cônjuge e avó de seus filhos.

O bom relacionamento entre nora, sogra e filho-marido, ou, genro, sogra e filha-esposa, é muito importante. Vale a pena. E a felicidade, com a bênção de Deus, fará de todas as pessoas que contribuem para bem, desempenhar o papel que lhes foi reservado na existência.

Acidente do Trabalho

O dia 28 de abril foi definido como o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em decorrência da explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, matando 78 trabalhadores.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos.

O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “... um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas...”.

A Saúde do Trabalhador está contemplada na Constituição como competência do SUS - Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.

Fonte: www.velhosamigos.com.br/www.portaldafamilia.org/ www.portal.saude.gov.br

segunda-feira, 27 de abril de 2015

27/04 - Jo 10,1-10

27 de Abril de 2015

evandia

João 10,1-10

“Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

Entendendo

“EU SOU A PORTA DAS OVELHAS!”

Ao afirmar que é a “porta das ovelhas” Jesus transmite segurança a todos que são conduzidos por Ele. Ele é a Porta que abre o céu para nós. O céu significa a presença atuante de Deus na nossa vida.

Ele é para nós a Porta que se abre a fim de que tenhamos felicidade e fartura. Quando buscamos segui-Lo, nós estamos percorrendo o caminho que nos leva ao Pai, fonte do Amor e felicidade.

Todos os que buscam outros caminhos e seguem outras vozes terminam sendo enganados e fogem. A ovelha que é conduzida por Jesus tem plena confiança de que está no caminho certo. Quando a ovelha foge é porque o pastor não a fez entrar pela porta que é Jesus.

A ovelha, mais cedo ou mais tarde, acaba percebendo e fugindo daqueles que se dizem pastores e que pregam com segundas intenções. Quando a nossa intenção é voltada para a autenticidade cristã, as portas se abrem e o verdadeiro Pastor toma conta do rebanho.

Conhecer é ter intimidade profunda! As ovelhas conhecem a voz do Pastor porque têm intimidade profunda com Ele! A Igreja é o nosso Redil! Nela estamos seguros, porque lá se encontra Jesus, o nosso Pastor. É na Igreja, na comunidade e na família que aprendemos com Jesus a não nos desviar do Seu Caminho e a não fugir Dele.

Atualizando

O “LADRÃO DAS OVELHAS” DOS DIAS ATUAIS!

Quem é o personagem definido como “ladrão” e “estranho”? Jesus pensa, em primeiro lugar, nos falsos profetas e nos pseudomessias do seu tempo, que faziam de conta que eram enviados de Deus e libertadores do povo, enquanto, na verdade, não faziam nada além de mandar as pessoas morrerem por eles.

Hoje, esses “estranhos” que não entram pela porta, mas que se introduzem no redil às escondidas, que “roubam” as ovelhas e as “matam”, são visionários fanáticos ou astutos aproveitadores que abusam da boa vontade e da ingenuidade das pessoas. Eu me refiro aos fundadores ou chefes de seitas religiosas que estão por aí.

Quando falamos de seitas, no entanto, devemos prestar atenção para não colocar tudo no mesmo nível. Os evangélicos e os pentecostais protestantes, por exemplo, além de grupos isolados, não são seitas. A Igreja Católica mantém com eles, há muito tempo, um diálogo ecumênico no âmbito oficial, algo que jamais faria com as seitas.

As verdadeiras seitas são reconhecidas por algumas características. Antes de tudo, quanto ao conteúdo do seu credo, não compartilham pontos essenciais da fé cristã, como a divindade de Cristo e a Trindade; ou misturam com doutrinas cristãs elementos alheios incompatíveis com elas, como a reencarnação. Quanto aos métodos, são literalmente “ladrões de ovelhas”, no sentido de que tentam por todos os meios arrancar os fiéis da sua Igreja de origem para torná-los adeptos da sua seita.

Geralmente são agressivos e polêmicos. Mais do que propor conteúdos próprios, passam o tempo acusando, polemizando contra a Igreja, Nossa Senhora e em geral tudo o que é católico. Eles vão de encontro ao Evangelho de Jesus, que é amor, doçura, respeito pela liberdade dos outros. O amor cristão é o grande ausente das seitas.

Jesus nos deu um critério seguro de reconhecimento: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os reconhecereis” (Mt 7, 15). E os frutos mais comuns da passagem das seitas são famílias destruídas, fanatismo, expectativas apocalípticas do fim do mundo, regularmente desmentidas pelos fatos.

Existem outros tipos de seitas religiosas, nascidas do mundo cristão, em geral importadas do Oriente. Ao contrário das primeiras, não são agressivas; elas se apresentam com “fantasia de cordeiro”, pregando o amor por todos, pela natureza, pela busca do eu profundo. São formações frequentemente sincretistas, ou seja, que agrupam elementos de diversas procedências religiosas, como no caso da Nova Era.

O imenso prejuízo espiritual para quem se deixa convencer por esses novos messias é que perde Jesus Cristo e, com Ele, essa “vida em abundância” que Ele veio trazer. Algumas dessas seitas são perigosas, também, no campo da saúde mental e da ordem pública. Os recorrentes casos de sequestros e suicídios coletivos nos advertem até onde pode levar o fanatismo do chefe de uma seita.

Quando se fala de seitas, no entanto, devemos recitar também um “mea culpa”. Com frequência, as pessoas acabam em alguma seita pela necessidade de sentir o calor e o apoio humanos de uma comunidade, e que não encontraram em sua paróquia.

Pe. Raniero Cantalamessa, OFM

27/04 - Santa Zita

27 de Abril de 2015

Santa Zita

clip_image002

“Padroeira dos empregados domésticos, viveu
para servir a Deus e ao próximo”

Zita nasceu em 1218, em Lucca na Itália. Era filha de uma família pobre e camponesa, mas que soube transmitir à filha os valores cristãos. Aos doze anos de idade, por necessidade, foi trabalhar de empregada domestica na casa de uma família nobre e rica.

No começo sofreu muito, pois era maltratada pelos patrões e outros empregados. Aguentou tudo com muita humildade e fé, rezando muito e, na medida do possível, tudo que ganhava dos patrões dividia com os mais pobres que ela.

Aos poucos conquistou a confiança dos patrões e passou a governar a casa, atraindo também muita inveja dos outros empregados. Uma vez, um deles contou que Zita estava dando os alimentos da despensa para mendigos, e assim que o patrão perguntou o que levava escondido no avental, ela respondeu: "são flores", e soltando o avental uma chuva delas cobriu os seus pés.

Trabalhou na casa dessa família até os sessenta anos de idade, quando morreu no dia 27 de abril de 1278. Sua vida foi dedicada aos pobres, doentes e a essa família.

Seu corpo permanece intacto na basílica de São Frediano, onde acontece, até hoje, vários milagres por meio de sua intercessão. Foi canonizada em 1696, pelo papa Inocêncio XII.

27/04 - Dia do Empregado Doméstico

27 de Abril de 2015

Dia do Empregado Doméstico

clip_image001

Empregado doméstico é aquele maior de 18 anos que, mediante pagamento, presta serviços de natureza contínua e com finalidade não lucrativa, no âmbito da residência de uma pessoa ou família.

São empregados domésticos: a governanta, o motorista particular, o acompanhante de idosos ou doentes, a babá, o mordomo, o caseiro, o/a cozinheiro (a), o/a faxineira, o vigia, etc. - Sempre que a atividade exercida não se preste a finalidade lucrativa. Por exemplo: cozinheiros, faxineiros ou vigias de uma empresa não são empregados domésticos

Em 19 de março de 2013 o Senado Federal aprovou, em primeiro turno, por unanimidade, proposta de “Emenda” à Constituição, para estabelecer a igualdade de direitos trabalhistas entre os empregados domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais. A proposta amplia os direitos trabalhistas de trabalhadores domésticos.

Trabalhadores domésticos diaristas

Em 30 de maio de 2012, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da profissão de diarista.

O texto do Senado considera diarista o trabalhador que presta serviço no máximo uma vez por semana para o mesmo contratante, em ambiente residencial, sem vínculo empregatício, recebendo o pagamento pelos serviços prestados no dia em que o serviço é prestado.

Fonte: pt.wikipedia.org

MOSTRA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS!

MOSTRA-ME COM QUEM
ANDAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS!

clip_image002

Jesus, ao ser pressionado para dizer quem Ele é, apresenta suas obras, pois elas mostram o resultado de quem Ele é. Podemos também afirmar que somos influenciados e nos definimos pelo comportamento daqueles com quem andamos.

O caráter de Jesus foi passado aos discípulos enquanto se relacionava com eles. Convivemos com pessoas o tempo todo: em casa, no trabalho, na faculdade, na rua, na sociedade, e tanto influenciamos como podemos ser influenciados.

Para aqueles que receberam uma base na formação de família, com os valores passados e vividos, eles servirão de alicerce por toda vida, e “escola da vida” poderá acrescentar e trazer mais riqueza. Aos que não tiveram uma boa base familiar, necessitarão de ajuda para a formação de seu caráter.

Muitos que não tiveram educação de berço são influenciados por más companhias, e acabam sofrendo e enveredando por caminhos que dificultam sua realização: droga, prostituição, roubo, crime...

As más companhias, no entanto, não estão somente entre esses que não tiveram uma família e enveredaram por outros caminhos, mas também entre tantos que tiveram base familiar, estudaram em bons colégios, exercem funções altas na sociedade e provocam escândalo e corrupção.

Diante de tais comprovações, vemos que somente uma família, um bom estudo e boa condição financeira não são suficientes, quando não há os princípios fundamentais para a formação do caráter de uma pessoa, os ensinamentos de Jesus Cristo.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

domingo, 26 de abril de 2015

26/04 - Jo 10,11-18

26 de Abril de 2015

evandia

João 10,11-18

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. (...) É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo.”

Entendendo

JESUS, O PASTOR QUE CONHECE
SUAS OVELHAS E AS CHAMA PELO NOME!

Jesus hoje se declara como o bom pastor. A imagem do pastor e das ovelhas é comum nos textos dos profetas do Antigo Testamento, sendo o povo de Israel as ovelhas de Javé.

O mercenário, que na leitura acima é classificado como assalariado (alusão aos fariseus e chefes religiosos de Jerusalém), não se importa com as ovelhas. O que lhe importa é o dinheiro.

Jesus é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Como bom pastor, ele conhece suas ovelhas e elas o conhecem. O conhecimento é fruto do convívio e do diálogo, e gera o amor. Ele mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama cada um pelo nome e fala direto ao coração.

As relações de conhecimento e amor de Jesus não se restringem a um único rebanho, a um único grupo de eleitos. O dom da vida de Jesus tem um alcance universal. O vínculo de união em torno de Jesus é amor que liberta, promove a justiça e gera a vida, e não é restrito a nenhum grupo religioso em particular.

Atualizando

CONHECENDO AS OVELHAS E APRENDENDO
A SER PASTOR(A): Pai, Mãe, Patrão, Professor, Padre...

· A vida de uma ovelha depende muito do tipo de pastor que ela tem. Se a ovelha tiver um pastor malvado e cruel, provavelmente sofrerá e sua vida será difícil. Ou se o pastor for preguiçoso e não tomar conta da ovelha, ela pode passar fome e até morrer de inanição!

Mas se o pastor for delicado e corajoso, e não pensar primeiro em si mesmo, a ovelha será saudável, forte, satisfeita e feliz.

· Mais do que qualquer outro tipo de animal, as ovelhas precisam de atenção e cuidado. O pastor precisa proteger as ovelhas de tigres, lobos, cães e ladrões o tempo todo do dia e da noite. (Deus é assim, protege o tempo).

· As ovelhas são animais tímidos e medrosos. Elas se apavoram com muita facilidade e esse medo as impede de fazer muitas coisas que são boas para elas.

· As ovelhas têm “mentalidade de massa” – elas têm “instinto de turba”. Elas farão o que todas as outras ovelhas estiverem fazendo! Se uma ovelha se apavora e corre, todas as outras correm juntas, sabendo ou não o porquê de estarem correndo.

· As ovelhas são animais de hábito. Elas gostam de seguir as mesmas trilhas vez após vez. Continuarão pastando na mesma terra até praticamente destruir o pasto – e comerão grama ruim!

· As ovelhas são conhecidas como animais muito teimosos. Elas precisam de um pastor para guiá-las no rumo certo.

· As ovelhas são animais sem iniciativa em momentos de perigo. Às vezes, simplesmente, ficarão paralisadas se houver perigo por perto. E nem sequer tentarão correr em busca de segurança; entrarão em pânico e viram presas fáceis.

· A ovelha mais velha, em geral, tem posição mais alta de poder. Se  uma ovelha mais jovem estiver comendo num trecho de grama que a mais velha deseje, ela cabeceará a mais jovem para tira-la dali! A mais jovem fará exatamente a mesma coisa com aquelas que forem mais novas do que ela. Mas quando o pastor chega perto, as ovelhas se esquecem do motivo pelo qual estavam brigando e se comportam bem.

· A ovelha precisa de terra boa para se alimentar ou ficará faminta! Se a ovelha ficar com fome, ela se manterá em pé e não sairá à procura de alimento para satisfazer sua fome. Elas não dormem se estiverem com fome, ficam nervosas e perturbadas com muita facilidade, e se não se alimentarem com comida certa, qualquer coisa as perturbará.

· As ovelhas são perturbadas por muitos insetos diferentes – todos os tipos de moscas, pernilongos, borrachudos e outros insetos voadores. Muitos desses insetos miram direto o focinho das ovelhas! Se entrarem no focinho, eles podem pôr ovos. Quando esses ovos se desenvolvem, as larvas entram nas passagens do focinho e causam inchaço, irritações e às vezes cegueira.

· No aprisco – o lugar onde as ovelhas dormem – o pastor se deita na entrada ou porta para guardá-las. Se ladrões ou predadores tentarem entrar e ferir as ovelhas, têm de passar por cima do pastor – porque ele é a porta.

Depois desta leitura, faça uma reflexão e veja como as ovelhas podem lhe ensinar, e que tipo de pastor você está sendo, em relação às pessoas que estão sob o seu comando.

(Baseado no livro: “Deus, onde estás?”)

26/04 - Nossa Senhora do Bom Conselho

26 de Abril de 2015

Nossa Senhora do Bom Conselho

clip_image002

“Rogai por Nós!”

Nossa Senhora do Bom Conselho é um dos inúmeros títulos que os fiéis dedicam a Maria. Faz menção à sabedoria da Virgem de Nazaré, que soube dialogar com Deus e entender o desejo do Senhor para a sua vida.

Intercessora da humanidade, Maria é aquela que pode compreender as aflições humanas e auxiliar seus filhos, abrindo-lhes os olhos, os ouvidos e corações para que também eles possam entender a presença de Deus.

Recorrer à Mãe do Bom Conselho é pedir que Maria nos oriente, que cuide de nosso coração e caminhos como Mãe amorosa e que Seu exemplo seja iluminador para os momentos obscuros de nossa alma.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO


Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe,
o Senhor fez de vós uma conselheira admirável.
Nas bodas de Cana deixastes o vosso conselho:
"Fazei tudo o que ele vos disser".
No dia de Pentecostes,
quando a Igreja nascia sob o impulso do Espírito Santo,
vossa presença se fez sentir entre os apóstolos.
Também eu, ó Mãe,
suplico o vosso conselho em minha vida e caminhada cristã.
Quero sentir vossa presença,
orientando-me em minhas decisões,
nos meus pensamentos e atitudes,
para que sejam sempre de acordo com a vontade do Pai.
Tomai minhas mãos, ó Mãe querida,
e orientai meu coração e todos os meus passos
na direção do vosso Filho,
o único caminho que conduz ao paraíso,
onde um dia desejo estar convosco,
mergulhado para sempre em Deus.
Maria, Mãe do Bom Conselho, rogai por nós! Amém!

Fonte: amaivos.uol.com.br

26/04 - Dia do Goleiro e da Prevenção à Hipertensão Arterial

26 de Abril de 2015

Dia do Goleiro
e da Prevenção à Hipertensão Arterial

 

clip_image002

Hipertensão Arterial

Estima-se que 20% da população brasileira adulta seja hipertensa. Além disso, o Ministério da Saúde estima que cerca de 15 milhões de hipertensos desconhecem que sofrem do mal.

A Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2015, teremos 10 milhões de mortes por doenças crônicas no país, como é o caso da pressão alta. Atualmente, considera-se que ela é a doença cardiovascular mais frequente, no Brasil, especialmente entre os idosos. Mas não são só eles que sofrem do mal. Gestantes e crianças também estão entre os pacientes que devem tomar cuidado com a pressão alta.

A hipertensão é o aumento da pressão sanguínea no sistema arterial e, além de ser a principal causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC), está diretamente relacionada ao infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e a insuficiência cardíaca.

Diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse emocional, uso abusivo de sal e herança genética são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Em geral, as mulheres tornam-se hipertensas mais tardiamente que os homens: elas, a partir dos 50 anos; eles, a partir dos 40.

Goleiro

O Dia do Goleiro é comemorado em homenagem a Aílton Corrêa Arruda, o goleiro Manga, nascido no dia 26 de abril de 1937. Ele, ainda hoje, é considerado um dos melhores goleiros da história. Manga começou no Sport Recife, em 1957 e depois defendeu o Botafogo, Nacional do Uruguai, Internacional de Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, Operário do Mato Grosso do Sul e, por fim, o Barcelona do Equador, encerrando sua carreira em 1982.

Na Copa de 1966, jogou uma única partida, contra Portugal, ao substituir Gilmar dos Santos Neves, mas não teve sorte. Os portugueses levaram a melhor com o placar de 3 x 1 e o Brasil, eliminado, foi mais cedo para casa.

Fonte: www.bolsademulher.com e www.guiadoscuriosos.com.br

sábado, 25 de abril de 2015

25/04 - Mc 16,15-20

25 de Abril de 2015

evandia

Marcos 16,15-20

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.

Entendendo

APÓS CUMPRIR SUA
MISSÃO, JESUS É ELEVADO AO CEU!

O evangelho de hoje começa com o pedido de Jesus para que seus discípulos anunciem ao mundo as verdades que viram e ouviram Dele. Eles devem dar sequência ao que Jesus fez, ampliando o campo de ação.

A pregação do Mestre leva as pessoas a responderem através da fé. Fé profunda que leva à salvação.

Após dar poderes aos discípulos para aliviar o sofrimento do povo, curando e expulsando os males Jesus cumpre sua missão, sobe para ficar junto do Pai e os discípulos ficam como continuadores de sua obra.

Atualizando

TODO AQUELE QUE PRATICA A CARIDADE,
INDEPENDENTEMENTE DE QUEM SEJA, IDENTIFICA-SE COM DEUS!

Todo católico deve ter prazer e consciência de fazer parte da Igreja começada por Jesus no grupo de apóstolos. Foram eles que receberam os poderes de curar e ajudar as pessoas a se libertarem de toda opressão. Poderes que continuam sendo utilizados pela Igreja.

Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados” (Marcos 16,17-18).

No entanto, Deus continua abençoando os que não são católicos e que cumprem sua missão de fazer o bem à humanidade, sem mercenarismo e sem segundas intenções. Aqueles que são do bem e sentem prazer que o seu semelhante esteja bem, independentemente de religião, filosofia, cultura ou seguimento.

Dentre tantos nomes surgidos na história da humanidade, cito alguns mais conhecidos: Gandhi, Luther King, Mandela... Aqui no Brasil, Irmã Dulce, Mãe Menininha do Gantois, Chico Xavier... O bem que praticaram, visando a defesa da pessoa humana, principalmente as mais sofridas, os fizeram comungar da defesa de Jesus quando acolhia, amava e libertava os sofredores.

Certo dia os discípulos contaram a Jesus que proibiram alguém que utilizava o nome Dele para libertar o mal que estava no corpo de uma pessoa, porque o que praticava a ação não O seguia. Jesus não gostou da proibição e disse:

“Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa” (Marcos 9,38-41).

Todo aquele que cumpre a missão de fazer o bem, por amor ao seu semelhante, seja de qual for a denominação religiosa, filosófica ou humanista está se identificando com a obra caridosa de Deus ensinada por Cristo e, por certo, recebe a sua bênção.

25/04 - São Marcos Evangelista

25 de Abril de 2015

São Marcos Evangelista

clip_image001

“Desde criança acompanhou a vida de Jesus Cristo”

Comemoramos hoje um dos quatro evangelistas da Bíblia Sagrada. João Marcos era judeu, da tribo de Levi, e pertencia a uma família tão cristã, que ainda menino pode presenciar sua casa sendo ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos. "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar" (Atos 12,12).

Segundo a tradição da Igreja foi na casa de Marcos que Jesus celebrou a Última Ceia, quando instituiu a Eucaristia, e foi nela, também, que os apóstolos receberam o Espirito Santo, após a ressurreição de Cristo.

São Marcos foi assistente de São Paulo e São Barnabé e escreveu as pregações de São Pedro. Depois que esses morreram Marcos partiu em missão apostólica para pregar em Chipre, na Ásia Menor e no Egito, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram. Morreu mártir no dia da Páscoa, enquanto celebrava a missa.

Suas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Veneza, cidade que é sua guardiã e que tomou são Marcos como padroeiro desde o ano 828.

25/04 - Dia da Contabilidade e do Contabilista

25 de Abril de 2015

Dia da Contabilidade e do Contabilista

clip_image001

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis.

"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".

Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.

Os contabilistas e os técnicos em contabilidade, profissionais que atuam no campo contábil, devem se sentir orgulhosos neste dia, pois é a Contabilidade, através de suas técnicas de registro, que possibilita que as pessoas jurídicas se integrem na sociedade, para que ela conheça a sua situação econômica, financeira e patrimonial, possibilitando que o mundo dos negócios seja operado.

Fonte: www.crcsp.org.br / www.unibalsas.edu.br / pt.wikipedia.org

sexta-feira, 24 de abril de 2015

24/04 - Jo 6,52-59

24 de Abril de 2015

evandia

João 6,52-59

Os judeus discutiam entre si: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. (...) Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre”. Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em Cafarnaum.

Entendendo

AO AFIRMAR QUE DARIA SUA
CARNE PARA SER COMIDA, JESUS PROVOCA ALVORÇO!

Quando uma pessoa não aprofunda a fé, fica na superficialidade da matéria, não consegue sair do humano e não entende a linguagem divina. Jesus falava em dar a sua carne em alimento para a vida do mundo, e seus adversários imaginavam uma cena macabra da devoração de um ser humano. Jesus não falava de antropofagia, e sim, da Eucaristia. Referia-se à relação a ser estabelecida entre Ele e a comunidade dos discípulos, por meio do pão e do vinho transformados.

Pão e vinho seriam constituídos como sacramento da presença de Jesus. É o que hoje os católicos recebem na Eucaristia. Ao redor de uma mesa é que a comunidade de fé faz a experiência de comunhão profunda com o Ressuscitado. Ao comer o pão e beber o vinho, estabelece-se um novo vínculo com Deus, com a comunidade e com o semelhante.

Os discípulos e os primeiros cristãos assimilaram o corpo de Jesus, e se deixaram transformar por Ele. E resultava numa vida de experiência verdadeira por Cristo, com Cristo e em Cristo, de modo a garantir a vida eterna. Esta é uma bela herança que nós, cristãos de hoje, herdamos.

Atualizando

COMER A CARNE E BEBER O
SANGUE, UM ALIMENTO ESPIRITUAL!

Em nossa cultura, a frase pronunciada por Jesus, de que daria sua carne a ser comida, soa mal aos nossos ouvidos, e faz-nos lembrar de canibalismo. Num passado, não muito distante, em algumas tribos indígenas brasileiras os “Guerreiros Valentes”, que tinham fama de heróis e morriam nas batalhas, tinham seu corpo levado até a tribo e os mais jovens comiam a sua carne para se apossarem do seu espírito de herói.

Aqui, falamos de outra realidade, não de carne humana que se estraga, mas de carne divina – a Eucaristia – as substâncias materiais de pão e vinho são transubstanciadas por Jesus em seu Corpo e Sangue para ser nosso alimento. É um sinal da presença Dele que nos eterniza.

É um ritual para que a nossa razão compreenda o que a fé realiza em nós. Com o Corpo Dele somos transformados Nele, através de palavras, ensinamentos e obras. É uma tradição sagrada que têm continuidade há mais de dois mil anos de história.

Na Eucaristia Jesus se faz presença real e concreta em milhões e milhões de homens e mulheres todos os dias, em igrejas, capelas e recantos distantes... Em doentes e idosos que são visitados em hospitais, casas de saúde e residências, por ministros que conduzem a Hóstia Consagrada (Eucaristia), no mundo inteiro. Felizes aqueles que O conduzem e aqueles que Nele acreditam!

24/04 - São Fidelis de Sigmaringa

24 de Abril de 2015

São Fidelis de Sigmaringa

clip_image001

“Morreu servindo e defendo a Igreja contra as heresias”

Fidélis nasceu em 1577, em Sigmaringen, Alemanha, de uma família nobre. Estudou filosofia e direito civil e canônico, na Universidade de Friburgo, na Suíça, onde se formou professor e advogado em 1601.

Durante alguns anos, exerceu a profissão de advogado e recebeu o apelido de "advogado dos pobres", porque não se negava a trabalhar gratuitamente aos que não tinham dinheiro para pagar.

Quando completou trinta e cinco anos de idade, descobriu sua vocação em servir a Deus. Abandonou tudo e se ordenou sacerdote, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, de Friburgo.

Era intelectual e escreveu muitos livros. Atendendo a um pedido do papa Gregório XV foi para a Suíça para combater a heresia calvinista. Na Suiça foi acusado de espionagem, e os calvinistas tramaram a sua morte; o que veio a ocorreu após uma missa em Grusch, depois de fazer um fervoroso sermão em favor da disciplina e obediência dos cristãos à Santa Sé. Tinha quarenta e cinco anos de idade.

Mais tarde foi encontrado, em suas anotações, um bilhete escrito dez dias antes de sua morte, dizendo que sabia que seria assassinado, mas que morreria com alegria por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando foi ferido por um golpe de espada pelos inimigos, pôs-se de joelhos, perdoou os seus assassinos e, rezando, abençoou a todos antes de morrer, no dia 24 de abril de 1622, com 45 anos. Foi canonizado em 1724 pelo papa Bento XIV.