Últimos Posts

terça-feira, 30 de junho de 2015

30/06 - Mt 8,23-27

30 de Junho de 2015

evandia

Mateus 8,23-27

Jesus entrou no barco e seus discípulos O seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Eles foram acordá-lo, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos morrendo!” – “Por que tanto medo, homens de pouca fé?”, respondeu Jesus. Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. As pessoas ficaram admiradas e diziam: “Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Entendendo

“POR QUE TANTO MEDO, HOMENS DE POUCA FÉ!”

Pensando de forma humana, era grande a insegurança em estar numa pequena barca, remando em alto mar e ser surpreendido por uma tempestade. Mas, isso serviu para Jesus testar a fé dos discípulos, que não passaram no teste.

Mesmo tendo a presença serena do Mestre, dormindo tranquilo, não foi o suficiente para os discípulos acreditarem que não corriam perigo. Eles entraram em desespero e acordaram Jesus em pânico. Mais uma vez Jesus reclama da falta de fé dos discípulos.

Em momento algum Jesus deixou de prestar socorro aos seus, ainda que soubesse da fraqueza de fé que eles demonstravam a cada instante. Estava ali, participando dos acontecimentos da comunidade e garantindo sua sobrevivência.

Atualizando

“EU VENCI A SÍNDROME DO PÂNICO!”

“Eu era alegre e cheia de vida. Casei novinha e tive meu filho aos 18 anos. Semanas antes do nascimento do André, notei algo errado comigo. Por nada, sentia medo de tudo. Fiquei ultrassensível às coisas banais do dia-a-dia. O barulho da rua, por exemplo, me fazia imaginar acidentes horríveis. Quando meu bebê nasceu, minha reação foi protegê-lo. Só eu podia cuidar dele.

Quando o André completou cinco meses veio a primeira crise de pânico. Ele chorava por causa de uma cólica e eu gritava. Nesse desespero senti o suor gelado e o tremor pelo meu corpo. Com o coração disparado, tive certeza de que iria morrer. A vizinha notou a gritaria, levou meu filho pra casa dela e me mandou descansar. Mas o meu medo de que alguém pudesse machucar meu filho era incontrolável. Era uma paranoia.

Essa crise durou 40 minutos e foi a coisa mais horrível que senti na vida. Quando aconteceu, 12 anos atrás, não se falava em Síndrome do Pânico. Os médicos me davam calmantes, não um diagnóstico. E, assim, a minha situação foi piorando. Aos poucos, parei de sair de casa sozinha ou com o André. Andar de ônibus ou dirigir, nem pensar.

Um dia, me olhei no espelho e constatei: em vez dos meus 60 kg originais, estava com 85! Foram quatro anos de sofrimento até o diagnóstico. Passei por cardiologista, ginecologista, clínico geral... E nada. Até que um neurologista desconfiou do pânico e me encaminhou para o ambulatório de ansiedade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Lá, o psiquiatra prescreveu um antidepressivo e confirmou a doença. Faz cinco anos que não tomo remédio e nem tenho crise. Estou ótima.”

Fonte: mdemulher.abril.com.br

No Evangelho de hoje, Jesus acalma a tempestade em alto mar. A tempestade na vida dessa mãe tinha o nome de “síndrome do pânico”. E Deus se serviu de um neurologista para efetuar a cura. Não foi o neurologista, mas o poder de Deus agindo nele.

Longe de mim pensar que a senhora do depoimento deixe de reconhecer a grandeza de Deus em sua cura, mas observo que em momento algum, o “Médico dos Médicos” foi citado como o protagonista da cura.

30/06 - Primeiros Mártires da Igreja Romana

30 de Junho de 2015

Primeiros Mártires da Igreja Romana

clip_image002

“Homens, mulheres e crianças morreram acusados de um crime que não cometeram, só porque eram cristãos”

No ano de 64, Roma era governada pelo imperador Nero, que era considerado por muitos como um louco. Nesse ano, Roma foi incendiada e quase destruída, e o imperador Nero pôs a culpa nos cristãos, injustamente, só porque eles não adoravam o imperador nem os falsos deuses.

Naquela época a comunidade cristã, era vítima de preconceitos, era considerada uma seita, e inimiga. Tudo que acontecia de errado os cristãos eram acusados.

Aproveitando-se disso, o imperador Nero culpou os cristãos pelo incêndio e ordenou um terrível massacre aos cristãos, que iniciou no ano de 64 e foi até o ano de 67.

A história de Roma narra que os cristãos, homens, mulheres e até crianças eram lançados nas arenas para serem devorados pelas feras e servirem de espetáculo ao povo. Outro fato terrível entre tantos que aconteciam: pegavam os cristãos, enchiam de piche e acendiam como tochas para iluminar os jardins. Morriam queimados vivos, na frente de todos.

Disse o papa Clemente I: “o dia de hoje é a festa dos primeiros mártires ou protomártires, que com o seu sangue sedimentaram a Igreja Católica Apostólica Romana”. Os apóstolos São Pedro e São Paulo também foram vítimas do imperador, por isso, a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio dos dois apóstolos.

30/06 - Dia do Caminhoneiro

30 de Junho de 2015

Dia do Caminhoneiro

clip_image002

Hoje é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Embora alguns considerem o dia de São Cristóvão (padroeiro dos motoristas) como a data mais adequada para comemorar o dia da profissão, o Dia do Caminhoneiro figura em diversos calendários, nesta data. A comemoração foi criada para homenagear esses profissionais que passam longo tempo nas estradas do nosso país.

Os caminhoneiros são engrenagens fundamentais no sistema econômico do país, já que grande parte do transporte de carga, especialmente a produção agrícola, é feita pelas rodovias. Pelas estradas brasileiras trafegam cerca de dois milhões de caminhoneiros, que transportam 60% da carga movimentada no Brasil.

Ninguém conhece as estradas do nosso país melhor do que eles. Entretanto, embora muitos tenham uma ideia equivocada da profissão, ser caminhoneiro não é apenas pegar um caminhão e sair dirigindo pelas estradas, cada tipo de caminhão, bem como cada tipo de carga, ela requer certo tipo de habilidade específica. É essa habilidade que faz toda a diferença no resultado do transporte. Além disso, o caminhoneiro é um profissional que passa muito tempo longe de sua casa e de sua família.

Fonte: iproweb.procempa.com.br

segunda-feira, 29 de junho de 2015

29/06 - Mt 8,18-22

29 de Junho de 2015

evandia

Mateus 8,18-22

Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Outro discípulo disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.

Entendendo

“SEGUE-ME E DEIXA QUE OS
MORTOS ENTERREM OS SEUS MORTOS!”

Para seguir a Jesus de maneira mais dedicada, assim como os discípulos, era necessário ser despojado e estar disposto a encarar qualquer tipo de situação. Jesus tinha seus critérios definidos para quem quisesse ser discípulo - era necessário confiar no Mestre, pegar a mochila e se lançar na estrada.

Vivendo esse estilo de vida era necessário renunciar ao bem-estar econômico e à própria segurança. Ele mesmo não tinha onde reclinar a cabeça. Vivia como se fosse um estrangeiro, um peregrino na terra. Não podia ser diferente com o discípulo. O discipulado se dá em forma de desapego e liberdade em relação aos bens materiais.

No seguimento a Jesus, deixar a família pesava bastante. Por isso, no evangelho de hoje, Jesus deu ao discípulo a ordem de segui-Lo sem esperar pela morte e sepultamento do próprio pai. Haveria quem cuidasse disto. Quanto ao discípulo, o Reino exigia que ele assumisse imediatamente a sua parte na missão.

Atualizando

A PERDA DE FAMILIARES, POR AQUELES
QUE PARTEM EM MISSÃO PARA PAÍSES DISTANTES!

Nas exigências de Jesus no Evangelho de hoje, uma nos faz pensar o quão exigente é a prioridade a Deus na missão. É quando Ele diz: “deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.

Lembro aqui de padres, freiras, homens e mulheres missionários que são chamados a uma vida diferente na sociedade, saem de suas terras e partem em missão para outros países. Em muitos casos, fazem a despida de seus familiares e nunca mais os veem. Isso acontece na caminhada de Igreja no mundo inteiro.

Falando da realidade brasileira, convivo com missionários redentoristas poloneses, e dou testemunho das vezes em que presenciei a notícia de falecimento do pai, da mãe ou de seus familiares próximos. Tinham que buscar o consolo em Deus por não terem possibilidade de estar com eles nos momentos em que sua presença seria tão significativa.

Lembro-me também de um padre italiano, o frei Hermenegildo de Castorano, da arquidiocese de Feira de Santana. Ele, já com 90 anos, contava emocionado e com olhos lacrimejantes, da sua despedida da casa paterna, em tempos que se viajava de navio da Europa para o Brasil.

“Chorávamos muito e meus pais não falavam mais que a bênção e os gemidos de dor, ao escorrer as lágrimas. Já estava no pátio do navio, quando minha irmã chega correndo, trazendo um bilhete do meu pai que guardo até hoje. Dizia o bilhete: Meu filho, nós sabemos que segues um destino divino e nunca mais nos veremos. Mas, o mesmo Deus que te chamou para terras estranhas, me dará a graça de, todo dia, ao nascer e ao pôr do sol, olhá-lo e sentir a tua presença. Somente isso, para nós, será confortante”.

Aquele grande missionário morreu um ano depois de fazer tal declaração.

Hoje, tudo é mais fácil e as distâncias encurtaram, mas sempre devemos ser gratos e homenagearmos tanta gente que parte em Missão, enviada pela Igreja para evangelizar outros povos.

29/06 - São Pedro

29 de Junho de 2015

São Pedro

clip_image001

“Apóstolo e coluna da Igreja”

É com muita alegria que hoje comemoramos a santidade de vida de Pedro e Paulo. Eles são considerados duas colunas da Igreja. Foram os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto pela fé e pregação, quanto pelo ardor e zelo missionários.

Depois da Virgem Maria e de São João Batista, São Pedro e São Paulo são os que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

Pedro, que antes era Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Era um simples pescador, que foi chamado por Jesus, para edificar sua Igreja (Mt 16,18). Pedro seguiu Jesus, e esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor. Após a Ressurreição recebeu o Espírito Santo, no dia de Pentecostes, e iniciou seu apostolado sendo o líder da primeira comunidade cristã. Escreveu duas Epístolas (1 Pd e 2 Pd) e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho. Morreu martirizado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, por não se julgar digno de morrer como o Senhor Jesus Cristo.

Paulo, que era Saulo antes da sua conversão, era natural de Tarso. Era um ilustre cidadão romano, que tinha recebido formação de Gamaliel, um dos grandes mestres da Lei na época. Era perseguidor dos cristãos, até ser chamado para o apostolado, pelo próprio Jesus Ressuscitado, quando estava no caminho de Damasco. A aceitação e entrega de Paulo foi total, ele deixou-se guiar pelo Espírito Santo e se entregou de corpo e alma ao serviço de evangelização. Fundou várias comunidades e escreveu 14epístolas: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filêmon e Hebreus (anônima, mas atribuída a Paulo). Morreu mártir decapitado, durante a perseguição de Nero, provavelmente no ano de 67, pois como era um cidadão romano não podia ser crucificado.

São Pedro e São Paulo fizeram chegar ao mundo inteiro, a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.

29/06 - Dia do Pescador e do Telefonista

29 de Junho de 2015

Dia do Pescador e do Telefonista

Pescador

clip_image002

O Dia do Pescador é comemorado em 29 de junho, data em que é comemorado também o dia de São Pedro, apóstolo pescador e padroeiro dos pescadores. Este santo representa para os mesmos, proteção e boa pesca.

Os pescadores que vivem de sua própria produção são bastante comuns no Brasil. No entanto, a subsistência destes trabalhadores pode estar ameaçada pela poluição das águas e pela pesca esportiva de pessoas que, sem licença e sem consciência ambiental, pescam quantidades superiores à permitida.

Com isso, percebe-se o quanto o equilíbrio da natureza é importante, não só para a economia pesqueira, como para todos que dependem ou não dela.

A fiscalização da pesca é realizada pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – FEEMA; pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; por policiais florestais e Organizações Não Governamentais – ONGs. A fiscalização serve também para evitar que se pesque na época da piracema, período de reprodução dos peixes.

Fonte: UFGNet

Telefonista

Com a invenção do telefone por Alexandre Graham Bell, em 1876, o que até então parecia impossível aconteceu: falar com pessoas que estavam consideravelmente distantes umas das outras.

É claro que no início o aparelho era um luxo para poucos, mas com o passar do tempo, tornou-se popular e fundamental para encurtar distâncias entre as pessoas e resolver problemas pessoais e profissionais.

Dessa necessidade surge uma nova e importante categoria profissional: a telefonista, pois no começo tudo era bem diferente, e só se conseguia uma ligação através da telefonista. Com o passar do tempo e com a evolução dos sistemas de telefonia, a profissão sofreu modificações, mas continua sendo essencial para as empresas que querem atender bem seus clientes.

A primeira vez que se comemorou o Dia do Telefonista foi em 29 de junho de 1956 e, a partir daí, esses profissionais nunca foram esquecidos.

Fonte: www.smartkids.com.br

A TENTAÇÃO DE SER ALTAMENTE INDENPENDENTES, PODE CRIAR EM NÓS SEMI-DEUSES!

A TENTAÇÃO DE SER ALTAMENTE
INDENPENDENTES, PODE CRIAR EM NÓS SEMI-DEUSES!

clip_image002

Com a publicação do Catecismo da Igreja Católica, em 1992, os fiéis entendem melhor o pedido que fazem no Pai Nosso, em relação à tentação. Ao dizer ‘Não nos deixeis cair em tentação’, pedimos a Deus que não nos permita trilhar o caminho que conduz ao pecado. Este pedido implora o Espírito de discernimento e de fortaleza; solicita a graça da vigilância e a perseverança final.

“Não nos deixeis cair em tentação”: “Nós pedimos a Deus Pai que não nos deixe sós ao sabor da tentação. Pedimos ao Espírito que saibamos discernir, de uma parte, entre a prova que faz crescer no bem e a tentação que leva ao pecado e à morte, e de outra, entre ser tentado e consentir na tentação. Esse pedido nos une a Jesus que venceu a tentação com a sua oração”.

O YOUCAT (Catecismo Jovem da Igreja Católica), publicado em 2011, antes da Jornada Mundial da Juventude, explica aos jovens a razão do “Não nos deixeis cair na tentação”: “Porque corremos a cada dia e a cada momento o risco de negarmos a Deus e de pecarmos, pedimos a Deus que não nos deixe indefesos na violência da tentação”

O próprio Jesus foi tentado, sabe que somos pessoas fracas, que não conseguem resistir ao mal, pelas próprias forças. Ele apresenta-nos, então, o pedido do Pai Nosso que nos ensina a confiar no auxílio de Deus na hora da provação.

“Há muitos que, julgando-se deuses, pensam que não têm necessidade de outras raízes nem de outros alicerces para além de si mesmo. Desejariam decidir, por si sós, o que é verdade ou não, o que é bom ou mau, justo ou injusto; decidir quem é digno de viver ou pode ser sacrificado nas aras de outras preferências; em cada momento dar um passo à sorte, sem rumo fixo, deixando-se levar pelo impulso de cada instante. Estas tentações estão sempre à espreita. É importante não sucumbir a elas, porque na realidade conduzem a algo tão fútil como uma existência sem horizontes, uma liberdade sem Deus” Bento XVI.

Em momento nenhum da história fomos tão tentados a ser autossuficientes e donos de nós mesmos como nos dias de hoje, onde as conquistas tecnológicas nos apresentam facilidades e propostas de uma suposta realização, seja na qualidade de vida, nos prazeres sedutores e sonhos de consumo que jamais imaginaríamos conseguir.

Em cada tentação há sempre uma proposta sedutora e enganadora porque é isso, precisamente, que a caracteriza.

domingo, 28 de junho de 2015

28/06 - Mt 16,13-19

28 de Junho de 2015

evandia

Mateus 16,13-19

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: "Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".

Entendendo

A SURPREENDENTE ESCOLHA DE
PEDRO PARA LIDERAR O GRUPO DE JESUS!

Estava chegando o momento da partida, o cerco se fechava contra Jesus e Ele percebeu que tudo caminhava para o encerramento de sua missão na terra. Era hora de “arrumar a casa”, delegar poderes, oficializar um grupo que viria a ser a sua Igreja. Surpreendentemente, Pedro é escolhido para continuar a sua função de comandar o grupo. Pedro, logo Pedro que cometeu tantos deslizes? É Deus surpreendendo a humanidade.

O homem Pedro, cheio de altos e baixos precisava ser testado e levado a ter consciência da responsabilidade que iria assumir. Era preciso exigir dele explicações sobre a fé, e deixar claro seu pensamento a respeito de Jesus, de forma a prevenir futuros desvios. Se a fé de Pedro fosse imprecisa, correria o risco de proclamar uma mensagem insossa, e levar a comunidade a ser como um sal que perdeu seu sabor, ou uma luz posta no lugar indevido.

Testado o lado humano de Pedro, e vendo Jesus que ele tinha amadurecido, restava a aprovação do Pai. E Jesus sentiu essa aprovação na resposta de Pedro: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", como sendo a intervenção direta de Deus, e concluiu: “... não foi carne e sangue que te revelaram isso, mas o meu Pai que está no céu...” Portanto, o comando de Pedro, na criação da Igreja, tem respaldo divino.

A união entre Jesus e seu Pai estavam presentes na criação da Igreja. Por isso, ao longo dos tempos, muitas foram as “tempestades” e coisas erradas que aconteceram e ainda acontecerão, em decorrência da fraqueza humana de seus dirigentes, mas a Igreja continuará firme. Ela é obra divina, embora administrada por homens falíveis.

Atualizando

SER UM LÍDER MODERNO E
TER O LÍDER JESUS COMO REFERÊNCIA!

No evangelho de hoje Pedro é escolhido para dar continuidade à função de ser líder do grupo dos apóstolos. Além de todas as virtudes que levaram à escolha divina do ex-pescador Pedro, certamente Jesus encontrou em nele a chamada liderança nata - aquele dom trazido pela natureza divina quando nascemos.

Líder é aquele que possui habilidade para influenciar pessoas, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir.

Para ser bem sucedido, o líder deve saber coordenar, levando em consideração alguns aspectos: motivação, trabalho em equipe, dinâmica de grupo, relações interpessoais...

Para que o líder seja respeitado pelos seus comandados, ele necessita da “autoridade”. Autoridade não se impõe com ordens, gritaria, suspensões ou outros meios que intimidem, mas, com o comportamento. É o que chamamos de testemunho. O líder que dá seu exemplo terá sempre o respeito de seus comandados.

É necessário que o líder tenha habilidade para lidar com pessoas, conviver com pessoas, fazer as coisas com e por meio das pessoas. Deve aprender a dominar técnicas de comunicação. Ter uma forte dose de calor humano. Ter empatia e simpatia. Apesar de toda essa facilidade no relacionamento com as pessoas, o líder deve usar a sua autoridade de maneira discreta, mas firme e decisiva.

Jesus Cristo é nossa referência maior de liderança. Durante três anos, Ele conviveu com os apóstolos e foi capaz de formar esses homens rústicos, alguns de gênios fortes, maneiras de pensar diferentes e, à exceção de Judas, levou todos a se realizarem na missão e levarem adiante os objetivos traçados pelo seu líder maior.

28/06 - Santo Irineu de Lyon

28 de Junho de 2015

Santo Irineu de Lyon

clip_image002

“Bispo que lutou pela a unidade da Igreja e combateu as heresias de sua época”

Irineu nasceu em Esmirna, na Turquia entre os anos 135 e 140. Pertencia a uma família cristã e na sua juventude foi aluno do bispo Policarpo, que por sua vez era discípulo do apóstolo João.

Foi ordenado sacerdote por São Policarpo, e enviado para Gália, atual França, onde permaneceu por um tempo trabalhando com uma grande população de fiéis cristãos. No ano de 175, Irineu foi enviado a Roma, para ajudar a resolver a questão doutrinal dos hereges montanistas.

Nessa época que estava em Roma, junto com o papa Eleutério, o imperador Marco Aurélio decretou uma terrível perseguição aos cristãos no ano de 177, que atingiu a cidade de Lyon, onde todos que testemunhavam a fé em Jesus Cristo foram mortos.

Passada essa perseguição, um ano depois, Irineu foi eleito sucessor do bispo mártir, Fotino, de Lyon. Permaneceu nesse cargo por vinte e cinco anos, evangelizando e combatendo heresias daquela época. Tinha o total apoio do papa Vitor I para manter a Igreja do Ocidente unida com a Igreja do Oriente.

Bispo Irineu escreveu vários livros, sendo o mais importante o “Tratado contra as heresias”. Morreu como mártir, no dia 28 de junho de 202, em Lyon.

28/06 - Dia da Criação da Telebrás

28 de Junho de 2015

Dia da Criação da Telebrás

clip_image001

A “Telecomunicações Brasileiras S.A.” (Telebrás) é uma holding que controlava as várias prestadoras estatais de serviços telefônicos que atuavam nos Estados brasileiros, além da Embratel.

Desativada em 1998 pelo processo de privatização das empresas estatais de telefonia do governo de Fernando Henrique Cardoso, a empresa foi oficialmente reativada para gerir o Plano Nacional de Banda Larga, em 2010, pelo governo de Luís Inácio Lula da Silva.

A empresa estatal teve autorização para sua criação em 1972, no auge do regime militar instituído pelo golpe de 1964. Sua incumbência foi centralizar, padronizar e modernizar as diversas empresas de telecomunicações concessionárias de serviços públicos que existiam no Brasil.

As empresas que compunham a holding foram agrupadas em 4 regiões e vendidas em leilão internacional. Foram quatro lotes de empresas da rede de telefonia fixa e oito lotes de empresas da rede de telefonia móvel, além da operadora de longa distância Embratel. Foram leiloadas também, novas concessões para as mesmas áreas privatizadas, para que o setor gerasse concorrência.

Para fiscalizar o mercado foi criada a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações e o fundo Fistel - (Fundo de Fiscalização de Telecomunicações). Para subsidiar operações em regiões carentes e comunidades com menos de 100 habitantes foi instituído o FUST - (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

Fonte: pt.wikipedia.org

sábado, 27 de junho de 2015

27/06 - Mt 8,15-17

27 de Junho de 2015

evandia

Mateus 8,15-17

Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”. O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai, e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: “Em verdade vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então, Jesus disse ao centurião: “Vai! Conforme acreditaste te seja feito”. E naquela mesma hora o criado ficou curado. Entrando na casa de Pedro, Jesus viu a sogra deste acamada, com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Ao anoitecer, levaram a Jesus muitos possessos. Ele expulsou os espíritos pela palavra e curou todos os doentes. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele assumiu as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

Entendendo

A FÉ DE UM ESTRANHO É VALORIZADA POR JESUS

Jesus fica admirado pela fé de um homem que nem sequer O conhecia, além do mais, fazia parte do governo oficial, que recusava radicalmente as suas ações. O centurião era um oficial do exército romano que comandava muita gente, dando ordens e enfrentando desafios em seu ofício exigente e, no encontro com Jesus, mostra-se como um “homem humilde”.

A fé desse estranho supera a que Jesus costumava a ver. E isso é motivo de admiração para Ele, e de aprendizado para os discípulos.

Duas lições mais diretas o Evangelho de hoje propõe. A primeira é que testemunhemos Jesus em nosso meio. Todos nós somos chamados a uma única resposta esperada: a fé humilde e sincera Nele e em sua Palavra.

A segunda é que compreendamos que no novo povo de Deus devem desaparecer os preconceitos raciais, classistas, sociais e culturais. Eles são criados para excluir determinados grupos humanos de seus direitos.

Atualizando

TODA PESSOA NECESSITA ESTAR BEM COM SUA
AUTOESTIMA – UM ELOGIO SINCERO E EDUCADO FAZ BEM!

É preciso reconhecer o valor das pessoas, principalmente as mais esquecidas, tímidas, que prestam seu serviço no silêncio e passam despercebidas de nós.

A violência existe e assusta, mas, até que me provem o contrário, devemos acreditar que existem muito mais pessoas boas, capazes de gestos grandiosos de amor, do que aquelas que são más. E não é fácil pensar desta maneira, diante da violência e maldade que reina na sociedade. Às vezes o nosso olhar é de desconfiança a toda pessoa que não conhecemos ou que oferece uma aparência que não nos passa confiança.

Fugindo das concepções externas, de julgar os estranhos pelas aparências, vamos acentuar aqui, as pessoas que fazem parte do nosso dia-a-dia, sejam elas parentes, vizinhos, colegas de trabalho, de colégio, enfim.

Toda pessoa é carente de autoestima e um elogio sincero faz bem. Muitas vezes, cobramos muito, dizemos como as coisas devem ser, aconselhamos, e pouco nos preocupamos em elogiar e reconhecer o que o outro faz ou a importância dele, e o que representa para determinado ambiente. Há outra tendência que pode acontecer e que deve ser corrigida: a de reconhecer o valor “dos de fora”, e ignorar o aqueles que fazem parte do nosso dia-a-dia.

O cristão que procura viver a Palavra é sensível e reconhece os sinais de amor testemunhados pelas pessoas em seus atos. Observe a beleza do elogio de Jesus ao centurião: “Em verdade vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé” (Mt 8,15-17).

27/06 - São Cirilo de Alexandria

27 de Junho de 2015

São Cirilo de Alexandria

clip_image002

“Doutor da Igreja. Ele defendeu com amor e sabedoria
a santidade de Maria como mãe de Deus”

Cirilo nasceu no ano de 370, no Egito. Era sobrinho de Teófilo, bispo de Alexandria, e após sua morte, Cirilo o substitui.

Atuou como bispo durante trinta e dois anos, e exerceu seu episcopado de forma firme, sem perder a humildade e amor de um verdadeiro pastor.

Participou ativamente do Concilio de Éfeso, em 431, defendendo o dogma da santidade de Maria, e de Maria como Mãe de Deus. Era um homem culto, que tinha muito conhecimento teológico e verdadeiro amor pela a Palavra de Deus e por Maria, e escreveu vários livros, sendo o mais conhecido o que fazia a defesa do dogma de Maria, como a Mãe de Deus.

Com sabedoria resolveu os problemas que a Igreja enfrentava na época com os judeus, e fechou também, várias igrejas que não professavam o verdadeiro cristianismo.

Cirilo faleceu com setenta e quatro anos, em 27 de junho do ano 444, e foi canonizado pelo papa Leão XIII, e proclamado doutor da Igreja.

27/06 - Dia do Mestiço e do Vôlei

27 de Junho de 2015

Dia do Mestiço e do Vôlei

Mestiço

clip_image002

A data de 27 de junho é uma referência aos 27 delegados eleitos durante a I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Manaus, Amazonas, em 2005, e também ao mês de junho, no qual, Helda de Sá, uma mestiça cabocla amazonense, após sistemática oposição de militantes do movimento negro e indígena, cadastrou-se como a única delegada mestiça a participar da 1.ª CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Brasília, Distrito Federal, de 30 de junho a 2 de julho de 2005.

O Dia do Mestiço objetiva homenagear todos aqueles que possuem mais de uma origem racial (mulatos, cafuzos e outros) e seu papel na formação da identidade nacional. Ele ocorre três dias após o Dia do Caboclo, o primeiro mestiço brasileiro. O Dia do Mestiço tem como patronos Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. É data oficial também nos estados de Roraima e Paraíba e nas cidades de Boa Vista (RR) e Autazes (AM), onde é feriado.

Fonte: pt.wikipedia.org

Vôlei

Um dia todo especial para jogadores, treinadores, auxiliares, torcedores e todos os demais envolvidos no esporte que virou sinônimo de conquistas para o Brasil nos últimos anos. Seja na quadra ou na praia, no masculino ou no feminino, o voleibol brasileiro dominou o mundo e hoje, nossas equipes ou duplas são referência mundial na modalidade.

Títulos mundiais, olímpicos e muitas alegrias ao torcedor brasileiro. Com o vôlei, o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro em esporte coletivo nos Jogos Olímpicos, em Barcelona 92. Logo depois, em Atlanta 96, Jaqueline/Sandra e Mônica/Adriana protagonizaram a primeira final da mais nova modalidade olímpica: o vôlei de praia. Daquela final, saiu o primeiro ouro de mulheres brasileiras em 100 anos de existência das Olimpíadas.

Depois, ainda em Jogos Olímpicos, vieram as medalhas de ouro de Ricardo e Emanuel, o bi da seleção masculina, as duas pratas de Adriana Behar e Shelda, a conquista inédita da seleção feminina em 2008, dentre tantos outros resultados expressivos.

Se a seleção feminina foi a que mais demorou a conquistar uma medalha olímpica, o atraso pode ser compensado pela aguerrida (literalmente) geração de Márcia Fu, Ana Moser, Fernanda Venturini e Cia que, jogando contra as cubanas, garantiam um título à parte.

Outros grandes responsáveis pelo nosso sucesso são os técnicos, que viraram grandes exemplos de comando e liderança no esporte nacional: Bernardinho, José Roberto Guimarães, Reis Castro, Letícia Pessoa, esses dois últimos bem menos badalados, mas que tanto contribuíram e estão contribuindo para o sucesso do esporte nas areias.

Parabéns a todos os envolvidos nesse esporte tão apaixonante! Feliz Dia Nacional do Vôlei a todos! E que o futuro do voleibol brasileiro seja cada vez mais dourado.

Fonte: www.primeiroset.com.br

sexta-feira, 26 de junho de 2015

26/06 - Mt 8,1-4

26 de Junho de 2015

evandia

Mateus 8,1-4

Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiram. Nisso, um leproso se aproximou e caiu de joelhos diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. No mesmo instante, o homem ficou purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: “Olha, não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés; isso lhes servirá de testemunho”.

Entendendo

JESUS RECUPERA A SAÚDE E LEVANTA
A AUTOESTIMA DE UM DOENTE INCURÁVEL!

A lepra era uma doença incurável. Na visão da época, os leprosos eram considerados vítimas do castigo de Deus por causa de pecados graves por eles cometidos.

Os leprosos eram obrigados a viver longe das cidades e deveriam anunciar sua presença, para que as pessoas não leprosas evitassem o contato com eles. Eles sofriam de uma acentuada perda de autoestima, e eram considerados o lixo da sociedade.

Ao recuperar o leproso, Jesus está realizando várias curas. A primeira, no nível do pecado raiz de toda a impureza. A segunda, a cura do preconceito do qual ele era vítima. A terceira, a cura religiosa, os leprosos eram proibidos de entrar no Templo. A quarta, a cura social, ele pode trabalhar, cuidar de sua vida e fazer parte da sociedade como cidadão, em pé de igualdade com os demais.

Atualizando

O DIREITO AO TRABALHO DOS PORTADORES
DE NECESSIDADES ESPECIAIS É UMA CURA SOCIAL!

As curas realizadas por Jesus tinham o objetivo de recuperar a dignidade da pessoa em sua integridade: corpo, alma, vida social... Os cegos, aleijados, doentes graves viviam às margens da sociedade, eram privados de participar em pé de igualdade com os demais. Jesus reintegrava essa gente no trabalho, na construção de sua história.

Em muitos aspectos, a vida do portador de deficiência não é diferente das demais pessoas, possui momentos de alegria e de tristezas, derrotas e conquistas, em outras palavras, bons e maus momentos. Porém, se diferenciam em uma particularidade: são vítimas constantes de preconceitos e discriminações.

Quando se refere ao trabalho, os portadores de necessidades especiais não são alvo de interesse dos governos, e por esta razão, há carência de políticas de inclusão social. É necessário incluí-los no processo produtivo, com sua integração nos diferentes segmentos econômicos, como condição de atribuição de cidadania.

Em 24 de julho de 1991, foi definida a Lei 8.213, estabelecendo cotas para a contratação de pessoas portadoras de necessidades especiais. Com certeza foi um avanço, mas na prática, ainda não funciona como deveria.

De um lado a lei obriga a contratação do portador de necessidades especiais, e do outro, as organizações enfrentam uma série de problemas de caráter estrutural, educacional e social que dificultam essa inclusão. Faz-se assim necessário uma parceria para solucionar esse conflito, o que possivelmente resultará num processo de desenvolvimento, pois no meio dessa discussão, está uma pessoa que não tem culpa de sua condição, e continua, na maioria das vezes, pagando sozinha uma conta que deveria ser dividida entre o estado, a empresa e a sociedade.

26/06 - São José Maria Robles Hurtado

26 de Junho de 2015

São José Maria Robles Hurtado

clip_image002

“Padre mexicano que morreu mártir, vítima da perseguição aos cristãos no México, em pleno século XX”

José Maria nasceu no dia 3 de maio de 1888, em Mascota, México. Época de perseguição à Igreja Católica. José Maria era um padre muito fervoroso e amado pelos seus fiéis. Era pároco de Tecolotlán, em Jalisco, e fazia um lindo trabalho de divulgação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Escrevia pequenas orações e poesias e distribuía aos fiéis divulgando a devoção. Também amava cuidar dos pobres e necessitados, por isso fundou a Congregação das Irmãs do Coração de Jesus Sacramentado.

Em junho de 1927, por causa das perseguições aos cristãos, acabou sendo preso. Antes de morrer, padre José Maria escreveu sua última poesia, na qual expressou seus últimos desejos:

"Desejo amar o teu Coração, Jesus meu, com participação total. Desejo amá-lo com paixão, desejo amá-lo até o martírio. Com minh'alma te bendigo, meu Sagrado Coração; diga-me: aproxima-se o instante da feliz e eterna união?"

No dia 26 de junho de 1927, quando estava com trinta e nove anos, padre José Maria foi amarrado numa árvore, na serra da Quila, em Jalisco, México, e mantido assim até morrer. Dessa maneira, ele seguiu para a feliz e eterna união com o Sagrado Coração de Jesus, coroando seu martírio final.

Padre José Maria pertence ao grupo de vinte e cinco mártires mexicanos que foram beatificados, em 1992 e canonizados em 2000, pelo papa João Paulo II.

26/06 - Dia Contra a Tortura e o Tráfico de Drogas

26 de Junho de 2015

Dia Contra a Tortura e o Tráfico de Drogas

Tortura

clip_image001

A Convenção contra a Tortura e outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes entrou em vigor em 26 de junho de 1987 e, desde então, esse dia passou a ser celebrado como o Dia Internacional contra a Tortura.

Nessa mesma data, em 2006, um Decreto Presidencial  criou, no Brasil, o Comitê Nacional para Prevenção e Combate à Tortura, formado por especialistas, ministérios públicos, órgãos do governo federal e organizações nacionais de Direitos Humanos que atuam no combate a esse grave delito. Esse órgão transformou o tema numa política de todo o governo.

O Dia Internacional de Luta Contra a Tortura tem por objetivo mobilizar a sociedade civil organizada e todos os órgãos do poder, em uma luta constante para erradicar de vez a tortura no nosso país, e assim manifestar, publicamente, a afirmação de que o Estado brasileiro não tolera tortura, porque tortura é crime.

A vedação  à tortura foi inserida na Constituição Federal de 1988, assim sendo, deve ser observada por todos os cidadãos e autoridades de direito público ou privado. O inciso III do artigo 5.° da Constituição brasileira estabelece que “ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante” e o inciso XLIII considera a tortura um crime inafiançável, insuscetível de graça ou anistia.

Fonte: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Abuso e Tráfico de Drogas

Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas.

A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU, e implementa a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Esta convenção fornece medidas detalhadas contra o tráfico de drogas, incluindo: provisões contra a lavagem do dinheiro; contra o desvio de precursores químicos; provê apoio logístico para a cooperação internacional na extradição de traficantes, entregas e transferências controladas de produtos. Tais medidas dão suporte ao compromisso mundial de combate ao crime transnacional ratificado pela Declaração do Milênio.

Fonte: pt.wikipedia.org

quinta-feira, 25 de junho de 2015

25/06 - Mt 7,21-29

25 de Junho de 2015

evandia

Mateus 7,21-29

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas.

Entendendo

“NEM TODO AQUELE QUE DIZ: ‘SENHOR, SENHOR’
ENTRARÁ NO REINO DO CÉU!”

Deus não se deixa enganar, e Jesus foi muito claro quanto a isso! Quem invocar o nome sublime de Deus da “boca pra fora” só pra ter aparência de pessoa de fé, será rejeitado por Ele.

O seguimento à pessoa de Jesus Cristo só acontece através da prática de suas palavras. Quem ouve a Palavra e se esforça por vivê-la, tomando por base suas orientações, ainda que as fraquezas façam parte da caminhada, essa pessoa será acolhida e aceita no projeto de Deus.

Outro destino terá aquele que está satisfeito com a sua piedade aparente, na qual o comodismo e o amor próprio permanecem intocados. Ao ser provado, não estará em condições de resistir diante de tantas tentações e propostas que o mundo de hoje oferece. Seu cristianismo, de fachada, será desmascarado e ficará claro que ele estava longe de ser um discípulo de Jesus.

Atualizando

MAIS CEDO OU MAIS TARDE, AS MÁSCARAS CAIRÃO -
AS APARÊNCIAS QUE NÃO ENGANAM!

Em muitos discursos sábios emitidos por Jesus Cristo, Ele levou seus ouvintes a tomarem cuidado para não julgar as pessoas pelas aparências, porque elas enganam. E advertiu forte àqueles que costumavam a fazer juízo maldoso dos outros: “Não julgueis para não seres julgado”.

Costumamos dizer que toda regra tem exceção. Gostaria de contrariar essa previsão de conotação humana para dizer que, mais cedo ou mais tarde, sem exceção, as máscaras daqueles que maldosamente tentam enganar as pessoas, cairão. Até mesmo em outra situação, onde a pessoa tem boas intenções e tenta convencer os outros, mas no fundo, sua aparência demonstra que ela mesma não acredita no que fala.

Cito o exemplo do padre ou pastor. Seu jeito de tratar as pessoas, a maneira como fala, gesticula, preside o ato sagrado, mostrará sua intensidade de fé. O povo vai perceber se o mesmo fala ‘de dentro’ ou apenas cumpre um ritual; vai perceber se fala no que acredita e procura viver, ou se é apenas da ‘boca pra fora’. Seu modo de agir dará autenticidade às suas palavras.

Na Igreja Católica, a Missa ou Eucaristia é o ponto alto da celebração cristã. A consagração, onde acontece a ‘transubstanciação’ é o momento forte da transformação das espécies do pão e do vinho, em Corpo e Sangue de Cristo. A postura do padre, naquele instante, pode expressar a intensidade de sua fé, pois ali, as suas mãos são utilizadas por Deus para a Consagração. É algo grandioso, que deve mexer com o interior do sacerdote! Caso a postura do padre não passe a seriedade necessária para o momento, certamente o povo irá perceber.

Saindo da esfera religiosa e entrando na vida social: uma pessoa demagoga, trapaceira, que tenta levar vantagem em tudo, mesmo que para isso tenha que invadir o direito dos outros, não consegue manter a sua mentira por muito tempo, pois sua postura de vida demonstrará incoerência com o que fala, promete e faz. Basta observar com critério. A vida é lógica e essa lógica, nas entrelinhas da história, está sendo rastreada pelo Deus da justiça e da verdade.

25/06 - São Guilherme de Vercelli

25 de Junho de 2015

São Guilherme de Vercelli

clip_image002

“De peregrino, a fundador da Congregação
Beneditina de Montevergine”

Guilherme nasceu em 1085, em Vercelli, França. Pertencia a uma família nobre e ficou órfão quando ainda era criança. Aos quinze anos discerniu sua vocação e vestiu o hábito de monge.

Gostava de peregrinar e percorreu toda a Europa visitando os santuários. Decidiu ir a pé peregrinando para a Terra Santa, e embora alguns amigos tivessem tentado tirar-lhe a ideia, ele insistiu, e acabou sendo assaltado e surrado violentamente.

Após esse fato, decidiu tornar-se um eremita, passou a viver na montanha de Montevergine, dedicando-se totalmente à oração e penitência. Outros eremitas começaram a seguir seus passos, e foram tantos os seus seguidores, que acabou fundando em 1128, um mosteiro masculino. Colocou-o sob as Regras beneditinas e o dedicou a Maria, ficando conhecido como o Mosteiro de Montevergine.

Comandou-o por pouco tempo e depois transferiu o cargo para um dos monges, pois decidiu continuar as peregrinações. Nelas, acabou fundando outro mosteiro beneditino em Monte Cognato. Deixou outro monge como responsável e se retirou para uma vida de solidão, na planície de Goleto.

Nessa planície, viveu durante um ano dentro de uma árvore gigantesca, até ser descoberto novamente. Formou ao redor da árvore uma comunidade, onde fundou mais um mosteiro masculino, e outro feminino. E assim, Guilherme que queria ser apenas um peregrino, acabou fundando a Congregação Beneditina de Monteverigine, que em 1879 se fundiu à Congregação de Montecassino.

Faleceu no dia 25 de junho de 1142, no Mosteiro de Goleto, com cinquenta e sete anos. Foi canonizado pelo papa Pio XII, em 1942.

25/06 - Dia do Imigrante

25 de Junho de 2015

Dia do Imigrante

clip_image002

Hoje é o Dia do Imigrante. Ele é aquela pessoa que vai exercer sua profissão em outro país, onde a mão de obra oferece mais oportunidades. Mas este não é o único motivo que o leva a sair do seu país. A busca pelo sucesso, cursos de especialização, qualidade de vida e aproximação dos familiares são alguns dos motivos que o levam a trocar de país temporária ou permanentemente.

O Brasil é um país de imigrantes. Aqui, desde o final de 1800, chegaram para trabalhar as mais variadas etnias: italianas, alemães, polonesas, oriundos de quase todos os países da Europa e Ásia. Em fins do século XIX, os japoneses começaram a chegar em grandes grupos, sendo apoiados por seu governo devido à crise de trabalho existente em sua terra.

Todos estes imigrantes, com sua força de trabalho e vontade de vencer, fizeram junto com os brasileiros, um Brasil próspero e rico. Progresso e crescimento que devem muito à mão de obra africana, que apesar do regime escravagista, deixou sua marca genética.

Há muitos brasileiros que saem em busca de novos rumos  Alguns voltam sem conseguir seus objetivos, mas há os que adotam a nova terra. Alcançaram lá sua meta e voltam apenas para visitar ou buscar parentes, facilitando uma possível carreira fora daqui.

O fato é que sempre haverá imigrações, migrações e intercâmbios culturais, até porque, está no íntimo do ser humano a vontade de conhecer e conviver com novas culturas, aliada à necessidade de sobrevivência através do trabalho e especializações encontradas em outros países mais adiantados.

Fonte: lproweb.procempa.com.br

quarta-feira, 24 de junho de 2015

24/06 - Lc 1,57-66.80

24 de Junho de 2015

evandia

Lucas 1,57-66.80

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

Entendendo

OS MISTÉRIOS QUE
ENVOLVEM O NASCIMENTO DE JOÃO!

O nascimento de João Batista é cercado de expectativa, diante da nobre missão de ser o responsável em “preparar o terreno”, para que o enviado de Deus pudesse se manifestar ao mundo.

A gravidez de Isabel ganha ar de mistério, a partir do anúncio do Anjo a Zacarias, pois ele e sua esposa eram de idade avançada. Além disso, Isabel era estéril. A falta de fé de Zacarias foi punida com a privação da fala até que a Palavra de Deus se cumprisse. Os próprios vizinhos e parentes reconheceram que Deus havia presenteado aquela família.

O nome dado ao menino foi outro fato extraordinário. Muitos queriam que se chamasse Zacarias, o mesmo nome do pai. Isabel recusou, seguindo a recomendação do Anjo. Quando Zacarias confirmou o nome dado por Isabel, sua língua se soltou e ele começou a falar normalmente. João significa “Deus é favorável”.

Atualizando

A IMPORTÂNCIA DO NOME NA VIDA DE UMA PESSOA!

O nome sempre teve valor significativo na história de uma pessoa, especialmente quando se trata de uma família com princípios religiosos.

Buscando o sentido bíblico, os nomes eram escolhidos visando uma característica da própria pessoa, de sua personalidade, ou mesmo um significado profético. Na maioria das vezes, como a religiosidade era muito forte entre os povos da Bíblia, os nomes estavam ligados a Deus ou faziam referência a alguma graça alcançada. No caso dos judeus, vemos isso em quase todos os nomes bíblicos: Natanael, que significa “dádiva de Deus”; Samuel, “ouvido por Deus”; Adonias, “Javé é meu Senhor”, e por aí vai.

Outras vezes, o significado do nome descrevia uma característica. Isaque, “riso”, para lembrar o sorriso de seus pais idosos ao ouvirem que teriam um filho (Gn 17,17); Esaú, “peludo”; Edom, “vermelho”; Moisés, “tirado da água”, pois a filha do Faraó o encontrou numa cesta boiando nas águas do rio (Ex 2,10).

O nome era tão importante que, após a pessoa assumir uma missão especial ganhava um novo nome para dar sentido ao compromisso assumido. Abrão, era o nome quando ele era pagão e adorava outros deuses, depois da conversão, mudou para Abraão; Saulo, quando perseguia os cristãos tinha este nome, depois da conversão virou Paulo. Esse costume foi trazido para as ordens religiosas da Idade Média. O conhecido Santo Antônio, por exemplo, chamava-se Fernando de Bulhões.

Hoje, muitas famílias cristãs recorrem à Bíblia para buscar o nome de seus filhos, o que é um costume muito bonito. Mas, há também aquelas que não valorizam essa característica tão especial e que dá identidade cristã ao filho, e escolhem apenas por achar bonito, o nome de um artista, jogador de futebol, cantor sem saber o verdadeiro significado.

24/06 - Nascimento de São João Batista

24 de Junho de 2015

Nascimento de São João Batista

clip_image002

“Festa para o profeta que preparou os caminhos do Senhor”

No primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas, encontramos a história do nascimento de João Batista, o precursor da vinda do Messias.

Seus pais, Isabel e Zacarias, eram idosos e ela estéril, quando o Anjo Gabriel apareceu a Zacarias anunciando que suas orações tinham sido ouvidas e que Isabel daria à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João.

Isabel e Maria eram primas, quando Maria chegou à casa de Isabel e saudou-a, “a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (Lc 1,41).

Ainda no ventre de sua mãe João fez uma reverência a Cristo, que também estava no ventre de Maria.

Depois de se preparar, João começou a anunciar e pregar a vinda de Jesus. Batizava nas águas do rio Jordão os que se convertiam, e por isso seu apelido era Batista. Teve a grande missão de batizar o próprio Cristo. Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias, com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo...” (Jo 1,29ss). “... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo" (Mt 3,11).

João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Muita música e danças, principalmente na região do nordeste brasileiro. O ponto central é a fogueira, lembrando a fogueira que os pais de João Batista, fizeram para anunciar seu nascimento.

Morreu degolado no dia 29 de agosto, a mando de Herodes, porque pregava fortemente contra a imoralidade e a hipocrisia. (Mt 14).

24/06 - Dia da Prevenção da Queda de Idosos e Dia do Caboclo

24 de Junho de 2015

Dia da Prevenção da Queda de Idosos e Dia do Caboclo

Queda dos Idosos

clip_image002

Os acidentes são a quinta causa de morte entre idosos. As quedas são responsáveis por dois terços destes acontecimentos segundo a pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Mônica Perracini.

De acordo com dados reunidos com 1667 idosos, no Brasil, cerca de 29% deles caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. No acompanhamento realizado durante dois anos, somente 52% dos idosos não relataram nenhuma queda. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, chega a aproximadamente 37%.

Existem vários fatores de risco, entre eles: a idade avançada, o ter sofrido uma ou mais quedas no último ano, apresentar problemas de visão e tontura, fazer uso de medicações para dormir, além de problemas com o equilíbrio.

Com o avanço da idade existe um envelhecimento de várias estruturas relacionadas ao equilíbrio corporal, como o labirinto, os órgãos responsáveis pela sensibilidade corpórea e a diminuição da visão. O envelhecimento desses três sistemas associado a algumas doenças crônicas, como osteoartrose e diabetes, pode causar desequilíbrio corporal e favorecer as quedas.

Alguns fatores ajudam a evitar uma queda. São eles: realizar atividade física mantendo uma boa força muscular e bom equilíbrio corporal, ir ao oculista regularmente e se certificar que está enxergando o melhor possível, não usar medicações sem orientação médica, manter-se ativo, evitar comportamentos arriscados como subir em banquinhos e ficar atento aos perigos do ambiente, em casa e na rua.

Caboclo

O caboclo ou mameluco resulta da miscigenação que é a mistura de grupos etnorraciais diferentes. Os brasileiros passaram por essa mestiçagem desde a época da colonização. Estudos genéticos indicam que a maior parte da população brasileira descende de índios e brancos, embora nem todos se assumam como mestiços ou saibam de sua origem nativa.

Como os colonizadores europeus geralmente vinham para o Brasil sozinhos, eles se uniam às aborígines. A busca por mulheres nativas era tão comum, que o fundador da cidade de Santarém (PA), um padre chamado João Felipe Bettendorf, confinava as índias solteiras em uma espécie de curral, por um período de tempo, sob o pretexto religioso, mas o real motivo era protegê-las do colonizador branco.

A miscigenação de brancos e índios foi inevitável. A tradição agrícola e extrativista dos indígenas foi legada ao caboclo, que manteve o mesmo apego à terra de seus antepassados e que na Amazônia forma a maioria da população parda e ribeirinha. A maioria dos brasileiros descende de nativos e/ou africanos, além de europeus, fato que dificultou prática de racismo no país e criou na população uma visão positiva da mestiçagem.

Fonte: blogs.jovempan.uol.com.br e pt.wikipedia.org