Últimos Posts

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

30/09 - Lc 9,57-62

30 de Setembro de 2015

evandia

Lucas 9,57-62

Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.”

Entendendo

“AS RAPOSAS TÊM SUAS TOCAS...
E O FILHO DO HOMEM NÃO TEM ONDE RECLINAR A CABEÇA!”

No evangelho de hoje Jesus está caminhando para o Santuário de Jerusalém, onde uma multidão irá participar da festa da Páscoa. Diante da importância desse trabalho e da multidão que iria encontrar Jesus precisava de recrutar novos discípulos. Dois são chamados. Um se oferece e o segundo é Ele quem chama. Os dois apresentam situações para resolver. Um quer ir enterrar o pai e o outro quer despedir-se da família.

Olhando de início, sem aprofundar, podemos achar que Jesus foi radical e até insensível às necessidades apresentadas pelos dois, ao não atender seus pedidos. Mas, o sentido aqui é de dar o primeiro lugar ao que é de Deus. Ainda que o pai falecido e a família sejam importantes, a missão que Deus nos delega está em primeiro plano.

Enquanto um vai sepultar seu pai e o outro vai despedir-se de sua família, perde-se tempo em conscientizar os vivos e desorientados sobre a importância dos valores de Deus. Ele via que aquele momento era fundamental, pois nem todos os religiosos daquele Santuário estavam com boas intenções e exploravam os peregrinos. A urgência do momento fez Jesus radicalizar o chamado.

Ao afirmar que não tinha um lugar para reclinar a cabeça, o Mestre mostrava aos dois que não exigia apenas deles, mas que também estava fazendo sua parte em passar dificuldades, em não ter um lar fixo por causa da urgência da missão. Ou seja, não exigia apenas dos outros, ele dava seu próprio testemunho.

Atualizando

RELIGIOSOS, VOLUNTÁRIOS, ECOLOGISTAS...
GENTE QUE RENUNCIA PRIVILÉGIOS PARA DEFENDER A VIDA!

O evangelho de hoje nos leva a reconhecer tantas pessoas que renunciam casa, família, vida profissional, a comodidade da vida contemporânea... Muitos são incompreendidos e até perseguidos, para se lançarem em prol de uma causa.

São missionários, padres, religiosos, religiosas, ecologistas, sindicalistas, voluntários, representantes de ONGs que defendem vidas no planeta, sejam humanas ou não.

As formas são diversas, mas o que faz com que todos comunguem o mesmo ideal é a mensagem de esperança, a defesa dos direitos e a promoção da vida num sentido amplo.

Muitas das pessoas que sacrificam sua vida pessoal para fazer o bem e defender uma causa justa, não aparece na mídia, não são vistas e reconhecidas no trabalho que fazem, mas não importa, a consciência de seu ideal faz com que todas essas pessoas percebam o cumprimento de uma missão, a que foram chamados pelo Criador. Apoiemos, valorizemos e façamos a nossa parte.

30/09 - São Jerônimo

30 de Setembro de 2015

São Jerônimo

clip_image002

“Grande intelectual e um dos maiores estudiosos da Bíblia”

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande tradutor das Sagradas Escrituras, São Jerônimo. Ele nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres para ensinar-lhe. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.

Ele foi batizado em Roma, pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Logo após seu batismo iniciou os estudos teológicos e depois foi ao deserto da Síria para fazer uma experiência espiritual com rigorosos jejuns e penitências. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura as necessidades e desafios da época.

Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda a vida. O conjunto final em latim, de sua tradução da Bíblia chamou-se "Vulgata" e, tornou-se oficial, no Concílio de Trento. Assim, com alegria e dedicação ele enriqueceu a Igreja.

Romano de formação, Jerônimo era um intelectual cultíssimo. Sua obra literária revelou o filósofo, capaz de escrever e pensar em latim, em grego e em hebraico. Tinha uma personalidade forte que impressionava a todos.

Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Para não ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro.

Jerônimo era fantástico, consciente de suas próprias culpas e de seus limites, tinha total clareza dos seus merecimentos. Ao escrever o livro "Homens ilustres", concluiu-o com um capítulo dedicado a ele mesmo.

Morreu com setenta e três anos, em 30 de setembro de 420, em Belém. A Igreja o declarou padroeiro dos estudos bíblicos e dedicou o mês de seu falecimento, à Bíblia.

30/09 - Dia da Secretária, Jornaleiro, Navegação e Tradutor

30 de Setembro de 2015

Dia da Secretária, Jornaleiro, Navegação e Tradutor

Secretária

clip_image002

Você sabe como surgiu o Dia da Secretária? No dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever. Ela foi a primeira mulher a usar uma máquina de escrever; desse modo, Lilian se transformou num símbolo, e a data do seu nascimento é lembrada como o Dia da Secretária. Além do dia 30 de setembro ser a data oficial no Brasil, existe também o “Dia Internacional da Secretária” que é comemorado no restante do mundo sempre na última quarta-feira do mês de abril.

A profissão de secretária exige muito esforço e organização, ainda mais nos dias de hoje onde suas atribuições são cada vez maiores. Quem opta pela profissão de secretária deve gostar do que faz. Investir sempre no seu crescimento pessoal é importantíssimo, pois ela é o espelho da organização que representa.

Fonte: www.mundodanet.com

Jornaleiro

Ao que tudo indica os jornaleiros já contam com 150 anos de história na vida do país. Tudo teria começado com negros escravos que saíam pelas ruas gritando as principais manchetes estampadas nas primeiras páginas do jornal “A Atualidade”, o primeiro a ser vendido no Brasil, em 1858.

Coube aos imigrantes italianos, chegados ao Brasil no século XIX, a expansão da atividade, paralela ao desenvolvimento da imprensa no País. Na época, os "gazeteiros", como eram chamados, não tinham ponto fixo, perambulavam pela cidade com as pilhas de jornais amarradas por uma fita de couro, que carregavam no ombro.

Um imigrante italiano, Carmine Labanca, foi quem primeiro montou um ponto fixo, na cidade do Rio de Janeiro. E por isso, muitos associaram o nome dos pontos de venda ("banca") ao sobrenome do fundador. A curiosidade fica por conta do simples modo como essas primeiras bancas eram montadas: caixotes de madeira, com uma tábua em cima, onde eram acomodados os jornais para serem vendidos.

"Gazetta" era o nome da moeda em Veneza, no século XVI. Foi essa palavra que deu origem ao “Gazetta Veneta”, jornal que circulava na cidade de Veneza no século XVII. Com o tempo, "Gazeta" virou sinônimo de periódico de notícias.

O nome "jornal" que veio a nomear, depois, o "jornaleiro", tem sua origem na palavra latina "diurnális", que se refere a "dia", "diário" – o que significaria o relato de um dia de atividades.

Fonte: www.estacio.br

Navegação

Navegação é a ciência, arte, prática ou tecnologia, de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida até seu ponto de destino.

A principal atividade da navegação é a determinação da posição atual, para possível comparação com posições previstas ou desejadas.

A navegação em terra, apesar de importante, nunca ofereceu os desafios e os perigos da navegação marítima com ausência de pontos de referência e inúmeros riscos.

As primeiras técnicas de navegação eram visuais, baseadas em pontos conspícuos; no que se pode levantar historicamente, pelos navegantes da Fenícia (habitantes de Tiro) e Egito, locais nomeados na Bíblia; e posteriormente, foram introduzidas as direções dos ventos dominantes. Quando se juntaram estas informações com destinos, surgiram os “roteiros”, “regimentos” e “mapas”, desenvolvidos pela Escola de Sagres.

Ao longo da história outros aparelhos surgem e permitem a determinação exata dessa posição: a bússola, o sextante, o cronômetro, o radar, o rádio, e o GPS. Eles estão entre os maiores avanços científicos da humanidade.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

Tradutor

Esta é uma profissão que tantas vezes passa despercebida. Mesmo consumindo tantos produtos e ideias de outros países no nosso próprio idioma, poucas vezes lembramos que alguém traduziu aquilo!

A comemoração é realizada no dia 30 de setembro, porque este é o dia de São Jerônimo, grande intelectual de sua época, que é considerado um dos Doutores da Igreja, principalmente por ter traduzido a Bíblia do hebraico e grego para o latim. Para trabalhar melhor, ele mudou-se para Belém, onde melhorou seus conhecimentos da língua.

A versão que São Jerônimo traduziu e anotou extensamente se chama Vulgata, e durou 15 anos para ser concluída. De fato, os comentários que ele escreveu sobre a tradução foram centrais para a elaboração do pensamento católico.

O tempo passou e o tradutor de hoje tem que passar por processos similares: estudar muito; morar no país da língua que ele traduz, para aprendê-la melhor; ficar horas quebrando a cabeça para escolher o termo correto que facilitará a compreensão. É um trabalho exaustivo, que passa despercebido, mas deve ser reconhecido por todos.

Fonte: www.flanancias.com

terça-feira, 29 de setembro de 2015

29/09 - Jo 1,47-51

29 de Setembro de 2015

evandia

João 1,47-51

Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”

Entendendo

JESUS IGNORA O PRECONCEITO
DE NATANAEL E ELOGIA SUA SINCERIDADE!

Filipe está empolgado com Jesus Cristo, corre e conta para Natanael. Natanael, bem descrente e cheio de preconceito, faz um pré-julgamento de Jesus duvidando vir alguém de referência, de Nazaré. Ou seja, discrimina Jesus pelo lugar onde mora.

É sábia a reação de Mestre! Mesmo sabendo do preconceito de Natanael e de sua falta de fé, ao invés de reagir à crítica, prefere elogiar Natanael. Olha primeiro as coisas boas do comportamento daquele homem, e não a sua fraqueza. Reconhece uma qualidade que é grandiosa para Jesus: a sinceridade.

Em seguida Jesus o surpreende afirmando ter “coisas maiores” por vir. Nessa novidade anunciada, Ele fala de uma realidade sobrenatural – “céu aberto e anjos de Deus subindo e descendo” – os anjos são colocados como “criaturinhas próximas de Deus”, fazendo parte da realidade divina como mensageiros.

Atualizando

MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL,
OS ANJOS E O SIGNIFICADO DOS SEUS NOMES!

É difícil ter uma família brasileira que não tenha Miguel, Gabriel e Rafael. Estes nomes dão identidade aos nossos familiares e trazem um significado forte que deve ser conhecido por eles.

Além dos nossos familiares, muitas comunidades, paróquias e até dioceses têm estes anjos como padroeiros. Vejamos, então, o significado de cada um.

Miguel significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus". É considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno. Chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento. Conhecido pela defesa no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Bíblia: no capítulo 12 do livro de Daniel, no capítulo 12 do livro do Apocalipse e na carta de São Judas. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias.

Além da missão mais importante que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Ele também apareceu ao sacerdote Zacarias, anunciando que sua mulher lhe daria um filho profeta, chamado João Batista. Foi o arcanjo Gabriel quem explicou ao profeta Daniel, sua frequente visão do carneiro e do bode. Foi ele, também, quem anunciou ao mesmo profeta a trajetória destinada à sua nação: a chegada do Messias. Além disso é o portador da oração: Ave-Maria.

Rafael significa "Deus te cura" ou "cura de Deus". Rafael teve a função de acompanhar o jovem Tobias, como segurança e guia em sua viagem, e no retorno, curou seu pai que estava cego. Guardião da saúde e da cura física e espiritual é considerado, também, o chefe da Ordem das Virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes, viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos, poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as tribulações do cotidiano eles costumam nos aconselhar e auxiliar, além de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina.

29/09 - São Miguel, São Gabriel e São Rafael

29 de Setembro de 2015

São Miguel, São Gabriel e São Rafael

clip_image001

“Anjos mensageiros dos decretos divinos” 

É com muita alegria, que comemoramos hoje a festa de três Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou da Bíblia a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro, pois como São Paulo, vivemos num constante bom combate.

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na Terra.

São Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura: no capítulo 12 do livro de Daniel, no capítulo 12 do livro do Apocalipse e na carta de São Judas. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

São Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Além da missão mais importante que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Ele também apareceu ao sacerdote Zacarias, anunciando que sua mulher lhe daria um filho profeta, chamado João Batista. Foi o arcanjo Gabriel quem explicou ao profeta Daniel, sua frequente visão do carneiro e do bode. Foi ele, também, quem anunciou ao mesmo profeta a trajetória destinada à sua nação: a chegada do Messias. Além disso, é o portador da oração: Ave-Maria.

São Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, como segurança e guia em sua viagem, e no retorno, curou-lhe o pai que estava cego. Foi o único que habitou entre nós. Guardião da saúde e da cura física e espiritual é considerado, também, o chefe da Ordem das Virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos, poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as tribulações do cotidiano, eles costumam nos aconselhar e auxiliar, além de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina.

Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens, sempre atentos à sua palavra (Sl 102, 20).

29/03 - Dia Mundial do Petróleo e do Anunciante

29 de Setembro de 2015

Dia Mundial do Petróleo e do Anunciante

Petróleo

clip_image002

Hoje é comemorado o Dia do Petróleo. O produto conhecido como ouro negro é um óleo natural formado dentro de rochas sedimentares.

O primeiro poço de petróleo foi encontrado há mais de 150 anos, por Edwin Drake, na Pensilvânia (EUA), que no desespero por energia resolveu colocar um cano na terra para encontrar algum produto que substituísse o escasso óleo de baleia. Encontrou um líquido escuro, que mudou totalmente o mundo.

Do petróleo nasceu a petroquímica, o combustível, o lubrificante, remédios e o plástico. É fonte de grande parte do desenvolvimento da humanidade.

Fonte: www.oabsp.org.br

Anunciante

O anunciante pode ser uma empresa privada ou pública, ou mesmo uma pessoa que queira anunciar, ou seja, divulgar um produto ou prestação de serviço. Para fazer o anúncio, o anunciante pode utilizar diversos meios de comunicação como jornais, revistas, TV, rádio e Internet.

No seu dia a dia, o anunciante pode contratar os serviços de publicitários e profissionais de marketing para orientá-lo quanto a melhor forma de divulgar seu produto ou serviço, e da mesma forma, produzir e editar o anúncio. Estes profissionais têm formação e preparação para executar este serviço.

O anúncio é a melhor forma de divulgar e, portanto vender um produto ou serviço, e é essencial para a sobrevivência de uma empresa, seja ela grande ou pequena. É como se diz: a propaganda é a alma do negócio!

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

28/09 - Lc 9,46-50

28 de Setembro de 2015

evandia

Lucas 9,46-50

Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem receber em meu nome esta criança estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor”.

Entendendo

JESUS INVERTE VALORES:
OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS E OS PRIMEIROS OS ÚLTIMOS!

Jesus enfrenta um desafio: convencer ao seu novo grupo que a proposta de Deus era outra e bem diferente da que eles haviam aprendido. Na visão dos apóstolos, êxito na vida significava poder, prestígio.

Foi difícil para Jesus convencê-los. Durante os três anos de convivência o Mestre teve que ter paciência e trabalhar na mente deles um jeito novo de pensar e viver.

Para Jesus Cristo, as relações pessoais deveriam obedecer ao princípio da igualdade e do serviço. Prestígio e poder não teriam importância e, com os de fora da comunidade era necessário ser tolerante e respeitoso, superando toda tentação de radicalismo e fanatismo.

Com Jesus houve uma inversão de valores, quem era pequeno passou a ser grande e estar em primeiro lugar não era o mais importante. Também as crianças e as mulheres, que nem eram contadas, passaram a ter privilégio no novo jeito de governar que Jesus apresentava.

Atualizando

A SÍNDROME DO PEQUENO PODER!

A tendência dos que gostam de mandar, ao assumir uma função!

Até ontem, ele era apenas um colega de trabalho. Mas bastou receber uma pequena promoção para que o poder lhe subisse à cabeça. Mesmo não sendo seu chefe, ele passa a lhe pedir tarefas que não são de sua obrigação, começa a te tratar com arrogância e não perde uma oportunidade de vangloriar-se de seu novo status. Esse comportamento é conhecido como a "síndrome do pequeno poder".

"Isso acontece com alguém que perde a razão e passa a agir como um imperador, ultrapassando os limites da autoridade", diz a professora Janaina Ferreira, especialista em gestão de equipes e pessoas do Ibmec do Rio de Janeiro.

E esse poder nem sempre é real. É o caso do funcionário que está no cargo hierárquico mais baixo da empresa, mas abusa de estagiários ou colegas recém-contratados. "É um desvio de comportamento. A pessoa não tem poder nenhum, mas ao fantasiar ter, age como se tivesse e acaba puxando o próprio tapete, pois mostra que é inadequada para ocupar um cargo de liderança", diz Janaina.

Quando a síndrome do pequeno poder toma conta de alguns funcionários, é sinal de que falta um chefe que encare o problema. "O líder que não gosta de tomar decisões ou de delegar tarefas adora que alguém assuma suas funções. Quando ele se omite, aquele que gosta de poder assume suas atribuições e um terceiro fica oprimido", afirma Janaina. "Isso causa conflitos e deteriora relacionamentos interpessoais", diz.

Quem sofre da síndrome? O tipo de funcionário que está sujeito a sofrer da síndrome do pequeno poder é aquele com baixa inteligência emocional, pouco autoconhecimento e que está insatisfeito com a posição que ocupa. "Se o que ele deseja não lhe é concedido por meio de uma promoção, ele faz sua fantasia de autoridade virar real ao oprimir alguém", explica Janaina.

Fonte: mulher.uol.com.br

28/09 - São Wenceslau

28 de Setembro de 2015

São Wenceslau

clip_image002

“Homem justo que foi morto pelo próprio irmão a mando de sua mãe, por escolher um reinado em favor dos cristãos.”

São Wenceslau nasceu no ano de 907, na atual República Checa. O pai duque Wratislau e sua avó Ludmila eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe Draomira era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Wenceslau foi educado por sua avó, por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão Boleslau foi educado por sua mãe Draomira, e tornou-se violento e ambicioso.

Quando seu pai faleceu, antes que Wenceslau assumisse o trono, sua mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau.

Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino, o Cristianismo. Mandou construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras para os missionários e implantou o sistema de Deus em seu governo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada, que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da sogra Ludmila, que morreu enquanto rezava, foi estrangulada com o próprio véu.

Draomira ainda tinha que acabar com seu próprio filho, Wenceslau, para continuar seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em pouco tempo já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabar com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa do batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para rezar na capela. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja. Com apenas vinte e dois anos de idade, Wenceslau morreu.

Mãe e filho, porém, não tiveram tempo para saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

O corpo de São Wenceslau foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em São Wenceslau, seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu-o no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

28/09 - Dia da Lei do Ventre Livre

28 de Setembro de 2015

Dia da Lei do Ventre Livre

clip_image002clip_image004

Depois de 21 anos sem qualquer medida governamental em relação ao fim da escravidão, foi votada a "Lei Rio Branco", mais conhecida como "Lei do Ventre Livre".

Na Câmara dos Deputados, o projeto de lei obteve 65 votos favoráveis e 45 contrários. Destes, 30 eram de deputados das três províncias cafeeiras: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No Senado do Império, foram 33 votos a favor e 7 contra. Entre os votos contrários, 5 foram de senadores das províncias cafeeiras.

De poucos efeitos práticos imediatos, a “Lei do Ventre Livre” deu liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir dessa data, mas os manteve sob a tutela dos seus senhores até atingirem a idade de 21 anos. Em defesa da lei, o Visconde do Rio Branco apresenta a escravidão como uma “instituição injuriosa”, menos para os escravos e mais para o país, sobretudo para sua imagem externa.

O índice de mortalidade infantil entre os escravos aumentou, pois além das péssimas condições de vida, cresceu o descaso pelos recém-nascidos. Joaquim Nabuco escreveu em 1883:

“O abolicionismo é antes de tudo um movimento político, para o qual, sem dúvida, poderosamente concorre o interesse pelos escravos e a compaixão pela sua sorte, mas que nasce de um pensamento diverso: o de reconstruir o Brasil sobre o trabalho livre e a união das raças na liberdade”.

Fontes: ilhado.com.br e pt.wikipedia.org

NÃO FUJA DOS DESAFIOS E, SE TIVER QUE SOFRER, DÊ SENTIDO AO SEU SOFRIMENTO!

NÃO FUJA DOS DESAFIOS E, SE
TIVER QUE SOFRER, DÊ SENTIDO AO SEU SOFRIMENTO!

clip_image002

Os problemas surgem em nossa vida, independente de querermos ou não. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Os problemas, sejam eles, grandes ou pequenos vão nos acompanhar durante toda nossa vida.

Ricos ou pobres, inteligentes ou limitados, animados ou tristes, independente do estado de vida que nos encontramos, inesperadamente somos confrontados com problemas, lutas, desafios, dificuldades. É como se fossemos postos à prova, diante de situações catastróficas e angustiantes.

Podemos classificar as dificuldades em três dimensões. As naturais por sermos humanos, o tempo passa e nosso corpo vai se desgastando, as doenças e limitações do corpo vão acontecendo e experimentamos até o sofrimento.

A segunda dimensão é a provocada pelos outros, nas relações sociais: desentendimentos, lutas pelo nosso espaço, injustiças e que exigem de nós uma tomada de posição. A última dimensão é aquela que surge pela nossa opção de vida, por sermos de Deus. O fato de sermos fiéis aos ensinamentos cristãos, nos levam a encontrar reações da sociedade que vão exigir de nós uma postura coerente e tomada de posição.

Sofrer por sofrer não vale à pena, afinal, não somos masoquistas. Para aceitar e encarar os desafios e até o sofrimento é necessário que eles tenham sentido, e visem a conquista de um bem maior.

Se tenho uma deficiência em uma parte do meu corpo que me provoca tristeza e dor, e eu não tenho como resolver é preciso aprender a conviver com tal situação, colocar esse meu sofrimento junto à cruz de Cristo, alegrar-me com as partes boas e sadias do meu conjunto e viver a vida.

Se me sinto injustiçado com uma situação e, após refletir chego à conclusão de que não mereço isso, devo encarar o desafio, partir pra luta, me lançar à oração e ter Deus como minha força maior. Nessa luta, devo contar com a ajuda solidaria de pessoas, instituições e forças da sociedade que me ajudem a vencer a batalha. Cruzar os braços diante de algumas situações que merecem de nós uma atitude, pode se tornar pecado por omissão.

Se eu trabalho numa empresa que funciona à base de corrupção, por exemplo, e eu não compactuo com tal sujeira, a denúncia pode trazer minha demissão e até a perseguição. Se eu denuncio e assumo as consequências, vindo a perder o emprego e até ser perseguido, devo fazer isso por um bem maior, ou seja, pela verdade que aprendi por ser cristão e, por ser de Deus, a corrupção é algo que não faz parte da minha conduta. Todo sofrimento deve ser em vista de uma causa maior, senão não tem sentido.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

domingo, 27 de setembro de 2015

27/09 - Mc 9,38-43.45.47-48

27 de Setembro de 2015

evandia

Marcos 9,38-43.45.47-48

João disse a Jesus: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco”. Jesus, porém, disse: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E quem provocar a queda a um só destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado no inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga”.

Entendendo

UM CONJUNTO DE VALORES É EXPOSTO
POR JESUS COMO CONSELHOS PARA O SEU SEGUIMENTO

O Evangelho de hoje traz uma variedade de temas. Certamente foi uma compilação feita por Marcos, recolhendo fragmentos de alguns acontecimentos da vida de Jesus.

O primeiro deles mostra a mentalidade fechada dos apóstolos. Enquanto Jesus está querendo que todos acreditem em sua Palavra e utilizem o seu poder para ajudar as pessoas, os apóstolos estão punindo quem faz o bem e não faz parte do grupo. Jesus os repreende e cita a referência de uma simples caridade, um copo de água dado a quem tem sede. Ou seja, aquele que segue a sua Palavra, independentemente de que grupo pertença, mas pratique a caridade, está com Ele. E mais, ainda promete a recompensa divina.

Jesus abraça os que fazem o bem na sociedade. Ele segue a linha de Moisés no Antigo Testamento, quando afirma: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”.

A sentença sobre a queda dos pequeninos é orientação para prevenir escândalos dentro do próprio grupo de discípulos.

As citações de quedas pela mão, pé e olho são simbólicas, e podem indicar más ações, e aspirações de poder e prestígio.

Atualizando

NORMAS DE COMPORTAMENTO ENSINADAS PELO MESTRE JESUS!

Do vasto conteúdo do Evangelho, o primeiro tema está mais ligado à nossa realidade. Os discípulos de Jesus, movidos pelo ciúme e por espírito separatista, reprimem outro grupo que não faz parte do convívio deles, e recebem uma bela repreensão de Jesus.

Destaco vertentes em destaque: pessoal e institucional.

Pessoal – Quantas vezes entre nós falamos de inclusão, de iniciativas de acolhida e, quando menos percebemos, estamos enciumados por alguém que surge entre nós com talento e se destaca! E o pior pode acontecer em nossas tendências mesquinhas: buscar encontrar naquela pessoa pontos fracos que possam mostrar que “ela não é isso tudo”!

A reação do Mestre Jesus diante do comportamento mesquinho dos discípulos foi serena, tranquila, mas firme e justa... De extrema tolerância em relação ao exorcista anônimo que usou o seu nome, para fazer o bem.

Institucional – Quantos grupos religiosos “extra conservadores”, de mentalidades fechadas, e alguns até fanáticos pregam como se a verdade fosse propriedade deles, e que para ser salvo, tem que fazer parte de tal seguimento. E o pior, utilizam o próprio nome de Jesus em vão e deturpam seu amor abrangente!

Falando de nossa realidade... Devemos ter cuidado e respeitar, principalmente as religiões de matrizes africanas, vítimas de preconceito e até de hostilidade. Jesus apresentou o Deus de todos os povos, raças, culturas e continua acolhendo todos que manifestam o amor a Deus e ao seu semelhante.

27/09 - São Vicente de Paulo

27 de Setembro de 2015

São Vicente de Paulo

clip_image001

“Fundou congregações religiosas e viveu em função dos mais necessitados”

Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581, em Poux, França. Pertencia a uma família humilde e muito católica. Era o terceiro, dos seis filhos do casal João de Paulo e Bertranda de Moras. Na infância foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta corte da sociedade de sua época.

Aos dezenove anos, foi ordenado padre em 23 de setembro de 1600, logo depois foi sequestrado por piratas durante uma viagem e ficou preso na condição de escravo durante dois anos, nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio "dono", pois ao longo desse período, Vicente conseguiu convertê-lo ao Cristianismo.

Todos o admiravam e respeitavam, dos mais simples até a realeza da alta corte. Mas, quem era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo era mesmo o pobre, o menos favorecido, o que sofria com a miséria.

Apesar de ter sempre pouco tempo para os livros, sempre tinha tempo quando era para tratar e dar alívio espiritual a quem dele precisava. Quando convenceu o regente francês que o povo sofria por falta de solidariedade, e de pessoas caridosas para estenderem-lhe as mãos, o rei, imediatamente, nomeou-o para ser o ministro da Caridade.

Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: a "Confraria das Damas da Caridade", os "Servos dos Pobres", a "Congregação dos Padres da Missão", conhecidos como padres Lazaristas, em 1625, e as "Filhas da Caridade", em 1633.

Vicente de Paulo foi realmente uma figura extraordinária para a humanidade. Morreu aos setenta e nove anos em Paris, no dia 27 de setembro de 1660. Foi canonizado em 16 de julho de 1737, pelo papa Clemente XII, e é festejado pelos cristãos e por suas Congregações espalhadas no mundo inteiro, no dia 27 de setembro.

27/09 - Dia do Encanador e do Doador de Órgãos

27 de Setembro de 2015

Dia do Encanador e do Doador de Órgãos

Encanador

clip_image002

O encanador é um profissional indispensável nas construções de moradias e nos serviços de água e esgoto de uma cidade. É o encanador quem faz a ligação da água no canteiro, portanto, sem ele a obra não começa.

Durante a execução dos alicerces, o encanador coloca os tubos de esgoto e, enquanto a laje está sendo concretada, instala o encanamento. Muitos encanadores são empregados fixos em grandes empresas ou na prefeitura. Outros são autônomos, atendendo chamados nos apartamentos, casas residenciais e comerciais.

Geralmente, esses profissionais são pessoas humildes, já que a atividade não exige muitos conhecimentos e estudo, mas requer prática, habilidade e, sobretudo, honestidade.

Fonte: www.ilhado.com.br

Doador de Órgãos

De cada 8 potenciais doadores de órgãos, apenas 1 é notificado. Ainda assim o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo Sistema Único de Saúde.

Cada estado tem uma Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, que coordena a captação e a alocação dos órgãos, baseada na fila única, estadual ou regional. Mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente na sociedade produtiva.

Para ser doador após a morte não é necessário portar nenhuma documentação, mas é necessário comunicar à própria família o desejo da doação. Tudo deve ser feito com rapidez.

O doador vivo deve ser uma pessoa em boas condições de saúde, que seja maior de 21 anos e que concorde com a doação, não existindo um limite superior de idade.

Doar órgãos é um gesto de carinho e amor pelo próximo, é dar uma segunda chance para a vida de outra pessoa. Seja um doador de órgãos e salve vidas!

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

sábado, 26 de setembro de 2015

26/09 - Lc 9,43b-45

26 de Setembro de 2015

evandia

Lucas 9,43b-45

Enquanto todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia, ele disse aos discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”. Mas eles não compreendiam esta palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Entendendo

OS DISCÍPULOS NÃO ENTENDIAM COMO UM HOMEM
TÃO BOM COMO JESUS, TERIA QUE PASSAR PELO SOFRIMENTO!

A relação de Jesus com seus discípulos era aberta e sincera. Eles precisavam estar preparados para suportar o sofrimento sem desanimar. Jesus também queria esclarecer para seus apóstolos que tipo de “Cristo de Deus” eles estavam seguindo. Jesus quer tirar dos discípulos qualquer engano em relação à sua pessoa e a sua missão.

Os discípulos não compreendiam ou não podiam compreender, pois até então eles partilhavam com seus contemporâneos de uma ideia de Messias, que não tinha nada a ver com o que se realizava em Jesus de Nazaré. Eles não entendiam o porquê do enviado de Deus sofrer, se seu Pai tinha poder de livrá-Lo dos malvados.

A falta de compreensão deles deixava Jesus mais sozinho e abandonado no seu destino doloroso de cruz. A morte para os discípulos era uma ideia tão absurda, que somente a Ressurreição viria convencê-los do que Jesus havia falado antes da morte.

Atualizando

POR QUE OS BONS SOFREM TANTO?

É comum ouvir das pessoas em momentos de desabafo, diante das injustiças e tanta corrupção no Brasil: “Por que os bons sofrem tanto?”, “Vale a pena ser direito?”, e tantas outras formas de questionar o aparente sucesso daqueles que procedem mal.

É interessante perceber que a Bíblia está cheia de argumentos neste sentido, principalmente no livro dos Salmos, onde o povo expressava de maneira espontânea e sincera o que pensava.

Respondendo de acordo com o pensamento cristão, posso afirmar que o próprio Jesus tinha consciência dessa angústia das pessoas do bem, quando constatou: “Os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz”. E o que Ele apresentou então, como solução?

Primeiro, Ele nos ensinou que todo aquele que procede de maneira desonesta, mais cedo ou mais tarde irá pagar pela desonestidade cometida, porque Deus é o Deus da justiça e ninguém fica impune da maldade que faz ao seu semelhante.

E os bons, que buscando ser honestos não tiveram bons resultados, não cresceram financeiramente e até mesmo foram humilhados e vítimas de danos que os fizeram sofrer?

No conhecido Sermão da Montanha Jesus promete a todos que o mundo fez sofrer, a recompensa eterna.

“Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados.

Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros no coração, porque verão a Deus.

Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mateus 5,3-12).

É difícil para nós humanos deixar pra depois parte da nossa felicidade, porque somos imediatistas e, em parte, materialistas. Queremos investir todas as cartadas na vida humana aqui e agora, mas, tenhamos consciência de que existe outra realidade e nossa vida é continuada em outra dimensão. Grande parte de nossa felicidade não está aqui, mas no futuro que nos espera.

26/09 - São Cosme e São Damião

26 de Setembro de 2015

São Cosme e São Damião

clip_image001

“Médicos que usaram a medicina para evangelizar em nome de Jesus Cristo”

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e muito cristãos. Nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade.

Inspirados pelo Espírito Santo usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. Não perdiam a oportunidade de evangelizar os pagãos, diziam que curavam em Nome de Jesus Cristo e deixavam o povo pasmo por não cobrarem nada pelas curas. Com isso, atraíram muitas pessoas para Cristo.

Tudo que faziam era por amor ao próximo e a Cristo, isso despertou a ira do grande perseguidor dos cristãos daquela época, o terrível imperador Diocleciano. Ele mandou prender os dois médicos irmãos, acusando-os de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Ordenou que fossem terrivelmente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.

A fama dos dois correu rápida, e até em Roma foi construída, a pedido do papa Félix IV, uma basílica a eles dedicada, entre os anos 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num vinte e seis de setembro, daí serem eles festejados nesta data.

Os nomes de São Cosme e São Damião são pronunciados infinitas vezes todos os dias, no mundo inteiro. A partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados.

Eles são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

26/09 - Dia Mundial do Coração

26 de Setembro de 2015

Dia Mundial do Coração

clip_image002

Doenças cardíacas e ataques do coração são as maiores causas de morte no mundo, sendo responsáveis por 45% de todas as mortes em países industrializados, e até 25% em outros. Também é muito limitador viver com doenças cardíacas.

Mas o "Dia Mundial do Coração” não é só sobre prevenção de doenças, é também sobre viver a vida plenamente, não importando a idade ou situação.

Você pode provocar uma grande diferença mudando alguns de seus hábitos.

Exercite-se regularmente. Só 30 minutos de caminhadas diárias ou algumas voltas de 10-15 minutos algumas vezes ao dia, o ajudarão a ter um coração saudável por toda a vida.

Coma bem, tente não comer comidas gordurosas mantendo o nível de colesterol baixo; tente parar de fumar; corte o estresse; sorria para a vida o quanto puder; tente relaxar quando possível; visite seu médico para verificar se você é hipertenso ou diabético; faça um check-up, mesmo quando estiver se sentindo bem. Esses cuidados evitam morte prematura por doença cardíaca.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

25/09 - Lc 9,18-22

25 de Setembro de 2015

evandia

Lucas 9,18-22

Jesus estava orando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem dizem as multidões que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. E explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”.

Entendendo

JESUS PARA E SONDA
COMO ESTÁ SUA IMAGEM E REPERCUSSÃO!

Jesus quer saber como é visto pelo povo e por aqueles que convivem com Ele, os discípulos. Diante de sua forte repercussão havia uma discussão sobre quem seria aquele homem, e as opiniões eram as mais diversas. O próprio Herodes se perguntava sobre isso (Lc 9,7).

Entre o povo, alguns achavam que Ele era um líder popular, contestador do poder. Outros achavam que era um profeta, enfim, uma confusão. Ao perguntar aos apóstolos Pedro responde, mas Jesus proíbe que eles divulguem. Deixa que as próprias pessoas, através de suas palavras e obras descubram e façam a experiência pessoal de Deus, n’Ele!

A resposta de Pedro faz a diferença entre a fé autêntica no seguimento de Jesus Cristo e a “fé interesseira”, seguindo-O para tirar proveito de curas, milagres e acontecimentos extraordinários.

Atualizando

COMO SOU VISTO PELAS PESSOAS QUE ME CONHECEM?

"Eu, visto pelo outro, nem sempre sou eu mesmo. Ou porque sou projetado melhor do que sou, ou porque sou projetado pior. Não quero nenhum dos dois. Eu sei quem sou. Os outros, apenas me imaginam" (Pe. Fábio de Melo).

Tomando como referência a pergunta de Jesus aos discípulos, querendo saber como estava sendo visto na sociedade, e servindo-me da afirmação do Pe. Fábio de Melo, destaco duas vertentes:” Ter firmeza e saber o que quer”, e “ter a sabedoria de ouvir os outros sobre nós mesmos”.

Ter a firmeza e saber o que quer!

Ao longo da vida, devemos crescer como afirmou Jesus, em “estatura, sabedoria e graça”. Muitos contribuem para o nosso crescimento, mas ele deve ter sua base na educação dada pela família. Nossos pais são nossos primeiros mestres. Em seguida, nossos professores, catequistas..., até ganharmos a independência de fazer nossas próprias escolhas. Toda essa carga de princípios que recebemos vai contribuindo para a formação do nosso caráter e a firmeza da nossa personalidade.

Este é um processo natural da nossa cultura que, ao longo dos anos, vivemos e aprendemos a traçar rumos, seja na vida familiar, religiosa, profissional... Só que vivemos uma mudança de época e outros modelos que surgem. Mas, tomando por base o que aprendeu, cada pessoa deve saber o que quer da vida. Há frases populares que definem uma pessoa que não consegue sua autonomia, após passar pelo processo natural de aprendizado: “Maria vai com as outras” ou “deixa a vida me levar”! Aceitar tais afirmações e viver assim é enterrar os talentos que Deus lhes deu para construir a vida e ser protagonista de sua própria história.

Ter a sabedoria de ouvir os outros sobre nós mesmos

Não devemos ser autossuficientes e achar que nós mesmos sabemos tudo de nós e que somos capazes de viver sem ouvir as pessoas.

Ouvir conselhos, dialogar sem bancar o dono da verdade, buscar a experiência dos que querem o nosso bem, pedir opiniões de pessoas sensatas antes de tomar uma decisão são atitudes sábias, que enobrecem a pessoa e revelam o caráter cristão de quem assimilou os ensinamentos de Cristo. Esta atitude é mais segura, pois nos levará a errar menos, além de conquistar a simpatia das pessoas por considerá-las importantes em participar da nossa vida e do nosso crescimento.

25/09 - Santo Alberto de Jerusalém

25 de Setembro de 2015

Santo Alberto de Jerusalém

clip_image002

“Homem justo e conciliador, conhecido como ‘Patriarca de Jerusalém’”

Alberto nasceu no ano 1150, em Parma, na Itália. Sua família era a rica e nobre “família Avogrado”, dos condes Sabbioneta. Era jovem, quando resolveu deixar a rica vida da Corte para ingressar no convento dos Cônegos de Santo Agostinho de Mortara, em Pavia. Em pouco tempo se destacou dentro do convento e em 1184, foi nomeado Bispo de Bobbio, mas recusou o cargo por não se achar preparado para assumir a função.

O papa Clemente III, também reconheceu sua capacidade de pastor e nomeou-o Bispo de Vercelli, naquele mesmo ano. Não tendo como recusar, assumiu a missão com tanta dedicação e amor que ficou na função de bispo por vinte anos, levando o povo local a uma vida de penitência, oração e caridade.

Por ser um homem conciliador e muito justo nas intermediações das causas, o imperador Frederico Barbaroxa, pediu sua ajuda para solucionar a disputa entre Parma e Paicenza, em 1194. Com sua intervenção junto a Santa Sé, em Roma, a desavença chegou ao fim rapidamente.

Em 1205, Aberto foi nomeado Patriarca de Jerusalém, cargo que só aceitou por insistência do papa Inocêncio III. Nessa função, Alberto ficou por oito anos e ganhou o respeito dos cristãos que estavam perto de deixar o Cristianismo, e também dos árabes muçulmanos que tentavam desviar os cristãos.

Alberto reuniu os eremitas de Monte Carmelo, e redigiu ele mesmo as regras da comunidade, que ficaram conhecidas como, “Regra Albertina”.

Em 1214, aos sessenta e quatro anos, foi assassinado durante uma procissão na frente de muitos fiéis por um professor maldoso que ele havia advertido, e depois afastado do cargo.

25/09 - Dia do Rádio e do Trânsito

25 de Setembro de 2015

Dia do Rádio e do Trânsito

Rádio

clip_image002

No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto - o "pai do Rádio brasileiro" -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.

A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em sete de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Em 1968, surgiram as primeiras emissoras de frequência modulada (FM).

O inventor do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi, que criou o seu "telégrafo sem fio", um modelo inicial que se desenvolveu até o sistema que conhecemos hoje.

A história também cogita que, um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, tenha sido o inventor do rádio. Em 1894, Roberto havia desenvolvido aparelho semelhante, e efetuado a emissão e recepção de sinais numa distância de oito quilômetros, do bairro de Santana, para os altos da Avenida Paulista, em São Paulo.

Fanáticos religiosos, cientes que o padre brasileiro tinha pactos com o demônio, destruíram seu aparelho e suas anotações, o que atrasou o reconhecimento de sua criação pelas autoridades científicas. Só em 1900, Roberto conseguiu fazer uma demonstração pública do seu invento.

Fonte: www.aticaeducacional.com.br

Trânsito

No dia 25 de setembro de 1997, foi aprovada e implantada no Brasil a lei nº 9.503, sobre o Código Nacional de Trânsito. Antes dessa nova lei, o código vigente era o de 1966. Nessa época, quase não havia carros circulando em nossas ruas.

Em princípio, a lei trouxe ótimos resultados, mas com o passar dos anos surgiram novas necessidades, pois as pessoas passaram a desrespeitar as regras, além do aumento do número de veículos em circulação.

Diariamente vemos notícias de acidentes de trânsito, com pessoas feridas ou mortas. Se cada um fizer a sua parte, como: não avançar os semáforos vermelhos; respeitar as faixas de pedestres; não dirigir com excesso de velocidade; não dirigir após o uso de bebidas alcoólicas; usar o cinto de segurança; com certeza, os acidentes diminuirão e serão de forma mais branda.

Cumprir as leis de trânsito e ter respeito ao direito dos outros faz parte das nossas obrigações enquanto cidadãos.

Fonte: www.mundoeducacao.com.br

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

24/09 - Lc 9,7-9

24 de Setembro de 2015

evandia

Lucas 9,7-9

O rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei cortar a cabeça de João… Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?” E procurava ver Jesus.

Entendendo

HERODES DEMONSTRA
CURIOSIDADE EM CONHECER JESUS!

Os feitos de Jesus chamavam a atenção da autoridade política da época, Herodes. A visão dele é exterior, pois apenas “ouviu falar de tudo o que estava acontecendo”. Até aquele momento, ele não havia encontrado Jesus pessoalmente. Suas considerações estão presas ao passado: João Batista, Elias...

Ao afirmar que havia mandado cortar a cabeça de João Batista, Herodes mostra a consciência da maldade praticada, embora não autorize, naquele momento, a caça a Jesus. Para o extermínio que praticou com João, suas intenções são de curiosidade e também desejo de violência.

Atualizando

O PAPA FRANCISCO E SUA LUTA CONTRA AS GUERRAS!

O mundo acompanha com preocupação o drama dos refugiados, especialmente dos países mulçumanos, as brigas entre países e grupos terroristas que barbarizam, e a reação das grandes potências sob o comando dos Estados Unidos em situações de guerra.

Achar que a violência da guerra traz a resolução dos problemas é um pensamento nada cristão, pois sabemos que violência sempre gera violência, desencadeando e ramificando ações agressivas que fomentam o ódio. Nas mensagens semanais do Papa Francisco ele sempre acompanha os acontecimentos mundias, sobretudo quando se refere à guerra.

Um de seus pronunciamentos sobre o conflito que envolveu a Síria, o papa não poupou palavras para fazer denúncias no que chamou de "guerras comerciais para vender armas", assim como a "proliferação de armamentos" no mundo. O Sumo Pontífice exortou os dirigentes políticos a encontrar "uma solução justa para o conflito fratricida" na Síria. Pediu para os governantes assumirem “com coragem e decisão, o caminho do encontro e da negociação". Ele também destacou que a "humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança”.

"Sigamos adiante com a oração e as obras da paz. Eu os convido a que continuem rezando para o fim imediato da violência e a devastação na Síria e para que se trabalhe com um renovado compromisso por uma solução justa ao conflito”.

É grande a esperança que o mundo deposita neste Papa. A humanidade anda carente de homens corajosos que exerçam uma voz profética de comando, tendo por base a paz que Jesus anunciou e que o mundo tanto necessita.

24/09 - São Pedro Nolasco

24 de Setembro de 2015

São Pedro Nolasco

clip_image002

“Lutou em favor da libertação dos cristãos escravizados”

Pedro nasceu em 1190, em Recando, próximo a Carcassone na França. Desde pequeno demonstrou grande solidariedade e amor para com os pobres e desamparados.

Quando acompanhou a tragédia dos cristãos que caíam nas mãos dos muçulmanos e se tornavam escravos por seguir a Cristo, empregou toda a sua fortuna para comprar escravos e libertá-los. Quando seu dinheiro acabou, angariou fundos pedindo a nobres e ricos.

Em primeiro de agosto de 1223, Nossa Senhora apareceu a Pedro, ao rei Jaime de Aragão e a São Raimundo, fazendo o pedido de criar uma Ordem para resgatar os escravos cristãos. E foi assim que fundaram a Ordem de Nossa Senhora das Mercês e Redenção dos Cativos, com a aprovação do bispo Benrengarius, de Barcelona, e depois, do papa Gregório IX, em 1235. Pedro dirigiu a Ordem por trinta anos, libertando milhares de cristãos das mãos dos mouros.

São Pedro Nolasco foi canonizado em 1628, pelo papa Urbano VIII. Com a saúde fragilizada, Pedro morreu em 1256, com sessenta e seis anos de idade.

24/09 - Dia Nacional do Mototaxista

24 de Setembro de 2015

Dia Nacional do Mototaxista

clip_image002

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, em 2007, o Projeto de Lei nº 1391 de 2007, de autoria do Deputado Anselmo de Jesus (RO), o Dia Nacional do Mototaxista.

Para o parlamentar "é impossível não reconhecer e valorizar a atividade desses profissionais que já se fazem presentes no dia-a-dia da sociedade brasileira".

Atualmente no Brasil a profissão de mototáxi, atividade exercida predominantemente por jovens, consolidou-se nos mais diversos centros urbanos de todo o país, em especial nas regiões menos assistidas pelo poder público, constituindo uma realidade irreversível no transporte de passageiros.

Fonte: www.gentedeopiniao.com.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

23/09 - Lc 9,1-6

23 de Setembro de 2015

evandia

Lucas 9,1-6

Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas por toda parte.

Entendendo

JESUS PEDE AOS APÓSTOLOS
SIMPLICIDADE E DESPOJAMENTO DE BENS MATERIAIS

Após ter preparado o grupo para continuar sua missão, era chegada a hora de agir, de partir para o campo prático. Na fase de aprendizado, os 12 puderam ouvir ensinamentos do Mestre Jesus e presenciar seus “atos de poder”, que davam vida às pessoas.

Agora são eles que têm a mesma autoridade para anunciar o Evangelho e curar os males do povo. Esse poder vem do Alto, da força do Espírito Santo.

As recomendações de Jesus sobre o despojamento que eles deveriam ter mostra a opção de simplicidade, que a Igreja criada por Jesus tinha, no início. A preocupação era grande em não querer conforto e segurança e não buscar as melhores hospedagens, mas acolher o que lhes fosse oferecido. A preocupação com a segurança pessoal podia distraí-los do objetivo da missão.

Jesus conscientiza-os da possibilidade deles serem rejeitados por alguns que não aceitariam a sua mensagem. Recomenda-lhes que não insistam, mas que respeitem a liberdade de escolha de cada um. Quanto a eles: que sacudam a poeira dos pés e se sintam com o dever cumprido.

Atualizando

PAULISTA QUE SONHAVA SER
ENGENHEIRO FOI TRABALHAR NO SERTÃO E HOJE É BISPO!

Tive a felicidade de conhecer, na “Romaria da Terra e das Águas”, no Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, um homem de estilo diferente: calmo, fala mansa, sorriso espontâneo, papo amigo... Maneira simples de vestir, chinelo de dedo, mochila de pano, pouca roupa na bagagem... Hospedava-se na nossa casa, e falava com alegria de sua convivência com os lavradores do sertão da Barra e com os ribeirinhos do rio São Francisco.

Luiz Flávio Cappio é o nome desse homem ou, simplesmente Frei Luiz. Quando celebrava missa na Romaria da Terra ou fazia alguma reflexão sentia-se a atenção dos romeiros. As palavras do Frei Luiz caíam como uma profecia que deveria ser escutada e nada podia interromper sua fala. Ainda estava no início da minha vida de padre e pude tê-lo como referência no meu sacerdócio.

Este homem hoje é bispo, e continua com seu jeito simples e coerente de ser, lembrando as recomendações que Jesus coloca no Evangelho de hoje. Segue abaixo um histórico de sua vida para conhecermos melhor, um testemunho do Brasil cristão.

Suas origens

Dom Frei Luís Flávio Cappio nasceu em Guaratinguetá, estado de São Paulo, em 4 de outubro de 1946 e é bispo da Diocese de Barra, Bahia. Nos anos de 2005 e 2007 ganhou as manchetes dos jornais ao fazer duas greves de fome em protesto ao projeto do governo federal de transposição do Rio São Francisco.

Filho mais novo de uma família de origem italiana, é formado em Economia, apesar de, na sua juventude, ter desejado ser engenheiro. Fez seus estudos teológicos no Seminário Franciscano de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. Foi ordenado padre em 1971. Trabalhou por três anos na periferia da cidade de São Paulo, pela Pastoral Operária.

De São Paulo ao semiárido baiano

Em 1974, partiu para o semiárido nordestino com a roupa do corpo. Desde então, o bispo vive no sertão nordestino. Sua biografia mostra uma forte ligação com São Francisco de Assis: Dom Luís Cappio nasceu no dia em que a Igreja Católica celebra este santo, tornou-se religioso da ordem Franciscana, e foi viver às margens do rio São Francisco.

Peregrinação de um ano pelas águas do São Francisco

Em 1992, ao completar 48 anos, iniciou uma peregrinação de 6 mil quilômetros da nascente até a foz do Rio São Francisco. Esta peregrinação durou um ano. Este período foi vivido por Dom Luís Cappio como uma missão ecológica e religiosa, durante a qual o frei buscou conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do Rio São Francisco. A experiência foi publicada no livro “O Rio São Francisco – Uma Caminhada entre Vida e Morte”, pela Editora Vozes.

Greve de fome contra a transposição do rio São Francisco

Entre 26 de setembro e 5 de outubro de 2005, fez uma greve de fome em defesa do rio São Francisco na cidade de Cabrobó, estado de Pernambuco. Seu protesto era a favor da revitalização do rio e contra o projeto de transposição do Rio São Francisco planejado pelo governo federal. Esta manifestação ganhou o apoio de diversas organizações e movimentos sociais. O jejum foi interrompido após negociação com o então ministro Jacques Wagner, hoje governador da Bahia.

A sua posição sobre a transposição recebeu apoio de diversas personalidades, como o teólogo Leonardo Boff, o geógrafo Aziz Ab'Sáber, o escritor Adolfo Pérez Esquivel, Elba Ramalho, Letícia Sabatella, a psicóloga Marianne Spiller, o filósofo Rosalvo Salgueiro e outros. Diversas entidades da sociedade, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Serviço Paz e Justiça na América Latina - SERPAJ-AL e da Igreja Católica do Brasil através da CNBB, entidades ecumênicas como o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e o Movimento dos Atingidos por Barragens.

Reconhecimento internacional

No dia 10 de agosto de 2008 a Pax Christi Internacional, com sede em Bruxelas, anunciou a decisão de dar a dom Luís Flávio Cappio o prêmio da Paz 2008, por sua luta em defesa da vida na região do São Francisco. O prêmio foi entregue no dia 18 de outubro do mesmo ano, durante a V Romaria das Águas, em Sobradinho.

Em 9 de maio de 2009, Dom Cappio recebe o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, da Fundação Kant, na cidade de Freiburg, na Alemanha. Este prêmio é concedido bianualmente a pessoas que se destacaram na defesa dos direitos humanos.

Em 22 de outubro de 2009, Dom Cappio recebeu o Troféu João Canuto, por iniciativa do Movimento Humanos Direitos, devido ao seu empenho pelos direitos humanos.