Últimos Posts

sábado, 31 de outubro de 2015

31/10 - Lc 14.1.7-11

31 de Outubro de 2015

evandia

Lucas 14.1.7-11

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Entendendo

SER DISCRETO E NÃO BUSCAR OSTENTAÇÃO

Ostentação é o ato ou efeito de ostentar, quer dizer “apresentar” ou “mostrar” num sentido exibicionista, estando ligado ao orgulho, à presunção ou simplesmente à vaidade.

Jesus não perdia a oportunidade de dar lições de boas maneiras aos seus conterrâneos. O modo como os convidados se comportavam numa refeição, na casa de um dos chefes dos fariseus, levou o Mestre a recomendar discrição nestas ocasiões.

Para Ele ocupar logo o primeiro lugar é muito arriscado. Se chegar alguém mais importante, a pessoa poderá ser a última. Quem se julga superior acaba sofrendo a humilhação de ver revelada sua condição de inferioridade.

A prudência recomenda que a pessoa convidada, discretamente, procure o último lugar. E se houver um lugar de honra, caberá ao anfitrião fazer o convite a quem ele quiser.

A recomendação de Jesus parte de uma norma de vida própria do discípulo que lhe segue. A ânsia de ser exaltado acaba em humilhação. A humilhação, pelo contrário, terá como prêmio a exaltação, que, se não vier dos homens, sem dúvida, virá de Deus.

Atualizando

NOSSAS FESTAS DE
CASAMENTO, A BELEZA E A OSTENTAÇÃO!

Como é difícil para nós nos dias atuais, não buscar a ostentação e a apresentação pública, numa sociedade movida pelo marketing! Muitas vezes temos a necessidade de ser vistos, notados, captados pelos holofotes.

Cito o exemplo de uma festa que liga o religioso ao social – o casamento. As empresas de prestação de serviço nesta área propõem solenidades atrativas e encantadoras às nossas vaidades. E dai? Isso é mal?

Boa pergunta! Depende. É mal quando fazemos uma inversão de valores. Ou seja, quando colocamos o luxo, a suntuosidade do ato, a exibição pública em primeiro plano, e esquecemos do prioritário, que toda alegria vivida na festa é para celebrar a bênção de Deus na formação de uma nova família. Tudo vai da intenção.

E mesmo imbuídos de boas intenções é preciso sempre questionar a nós mesmos, se o gasto que fazemos e a preocupação com o visual não estão excessivos e nos levando à luxúria e ao consumismo.

Vestir-se bem, cuidar da beleza pessoal levanta nossa autoestima, valoriza a criação de Deus em nós e isso faz bem ao nosso estado de espírito. É só colocar cada valor em seu devido lugar.

31/10 - Santo Afonso Rodrigues

31 de Outubro de 2015

Santo Afonso Rodrigues

clip_image001

“Depois de perder “tudo”, encontrou seu caminho de realização no seguimento a Cristo”

Afonso Rodrigues nasceu em 25 de julho de 1532 na Segóvia, Espanha. Pertencia a uma família pobre e profundamente cristã. Quando tinha dezesseis anos de idade seu pai faleceu e para ajudar sua mãe, Afonso parou os estudos e deu continuidade ao trabalho que seu pai exercia: simples comerciante de tecidos.

Em 1555 casou e teve dois filhos. Depois sua jovem esposa adoeceu e morreu; em seguida, faleceram os dois filhos, um após o outro. Abatido pelas perdas descuidou dos negócios, perdeu o pouco que tinha e, para piorar a situação, ficou endividado. Sem rumo, tentou voltar aos estudos, mas não se saiu bem nas provas e não pôde cursar a Faculdade de Valência.

Afonso, então, entrou numa profunda depressão espiritual. Mas, depois de muito rezar resolveu dedicar sua vida completamente a serviço de Deus, servindo aos semelhantes.

Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571. Foi um noviciado de sucesso, depois foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca.

No colégio exerceu somente a simples e humilde função de porteiro, por quarenta e seis anos. Era considerado um grande irmão de fé, recebeu dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.

Apesar de ser um simples porteiro, foi orientador espiritual de muitos religiosos e leigos, que buscavam sua sabedoria e conselho. Mas um se destacava: Pedro Claver, o “Apóstolo dos escravos negros”, que jamais abandonou os seus ensinamentos e também ganhou santidade. O missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, seguiu sempre a sua orientação.

Afonso sofreu de fortes dores físicas durante dois anos antes de morrer, em 31 de outubro de 1617, com oitenta e cinco anos de vida, no colégio.

Foi canonizado em 1888, pelo papa Leão XIII, junto com São Pedro Claver, seu discípulo. Santo Afonso Rodrigues deixou uma obra escrita resumida em três volumes, mas de grande valor teológico, onde relatou com detalhes a riqueza de sua espiritualidade mística.

31/10 - Dia da 1ª. Mulher Eleita Presidente do Brasil

31 de Outubro de 2015

Dia da 1ª. Mulher Eleita Presidente do Brasil

clip_image002

Hoje, 31 de outubro, o Brasil celebra uma data histórica. Pela primeira vez uma mulher assume o posto de presidente do país.

Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte, no dia 14 de dezembro de 1947 é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil.

Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).

Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Operação Bandeirante (Oban), onde teria passado por sessões de tortura, e, posteriormente, no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde, junto a Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre de 1985 a 1988, no governo Alceu Collares. De 1991 a 1993 foi presidente da Fundação de Economia e Estatística e, mais tarde, foi secretária estadual de Minas e Energia, de 1999 a 2002, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2001.

Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, nesse mesmo ano, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão.

Em 2009, foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011 estava incluida na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes. Ainda, recebeu o Woodrow Wilson Award, dedicados a líderes de governos dedicados a melhorar a qualidade de vida de seu país e ao redor do mundo.

Rousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU em 2011 que foi realizada em Nova Iorque

Fonte: pt.wikipedia.org

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

30/10 - Lc 14,1-6

30 de Outubro de 2015

evandia

Lucas 14,1-6

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?” Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso.

Entendendo

A LUTA DE JESUS CONTRA
UMA RELIGIÃO FANÁTICA E ULTRAPASSADA!

Jesus é convidado, pela terceira vez, para almoçar na casa dos fariseus e não recusa o convite, mesmo sabendo que havia entre eles total desconfiança, e o clima não lhe era favorável. O Mestre queria investir todas as cartadas para mudar a maneira de pensar e agir daqueles homens, movidos por uma religião fanática e ultrapassada que deixava a vida insuportável.

Todos os gestos de Jesus eram acompanhados pelos fariseus. Certamente o clima era tenso, mas era necessário aproveitar aquele momento para mostrar-lhes que as normas da lei não podiam fazer a pessoa sofrer; sobretudo a proibição de fazer o bem no sábado, dia sagrado. É nesse contexto que Jesus, sem que ninguém peça, toma a iniciativa de curar a mão doente do homem.

Eles observam a cena com muita raiva. Jesus percebe a reação e coloca uma prática feita por eles em dia de sábado - tirar um boi ao cair num poço. Com esse exemplo eles se calam.

Atualizando

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
E A PROIBIÇÃO DA TRANSFUSÃO DE SANGUE

A posição religiosa das Testemunhas de Jeová em relação ao uso de sangue na medicina e na alimentação é uma das mais criticadas ao longo dos anos. Na interpretação que eles fazem da Bíblia, entendem que o uso do sangue é proibido por Deus e se apegam a alguns textos bíblicos do Antigo Testamento.

"Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. Somente não comereis carne com a sua alma, com seu sangue. Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem que matar o seu irmão, pedirei conta da alma do homem” (Gn 9,3-5).

É bom esclarecer que a Bíblia não proíbe a transfusão de sangue nem no Antigo e nem no Novo Testamento. O texto acima se refere ao castigo àqueles que tiravam a vida, derramando sangue inocente. Jesus Cristo veio aperfeiçoar a Lei antiga e em momento algum proibiu a transfusão de sangue ou recurso semelhante. Ele defende a vida e todas as formas de recuperação dela. Ele curou os doentes utilizando-se de vários meios e levou seus discípulos a fazerem o mesmo.

Jesus nos leva a amar o nosso próximo (Mc 12,31). Se o sangue é a vida do corpo, então a transfusão de sangue é uma forma de compartilharmos a vida com o nosso próximo. Jesus nos manda até mesmo dar a vida por nossos irmãos (1Jo 3,16). Proibir a transfusão de sangue é tirar o direito de viver!

Desafios para a medicina e para a justiça

Apesar da posição das Testemunhas de Jeová ser cada vez mais contestada, ainda surgem desafios éticos e legais, sobretudo na área da saúde. Muitos hospitais recorrem a vias judiciais para forçar um determinado tratamento recusado, especialmente quando o paciente é uma criança.

Quando existe risco da morte iminente de um menor, ao abrigo da Constituição de alguns países, os Tribunais de Menores têm vindo a decretar a suspensão temporária do poder paternal e autorizar o tratamento médico recomendado.

Após ser devidamente esclarecido sobre os riscos e/ou benefícios de um tratamento médico, um paciente adulto capaz tem o direito de aceitá-lo ou não. É uma expressão da sua liberdade, declarada e garantida pela Constituição de vários países.

Os médicos ou membros de equipes médicas podem rejeitar tratar um paciente que não aceite os tratamentos que estes lhe apresentam, caso considerem que não possuem meios de recorrer a alternativas viáveis.

30/10 - Beata Maria Resoluta (Irmã Maria Resoluta)

30 de Outubro de 2015

Beata Maria Resoluta
(Irmã Maria Resoluta)

clip_image002

“Foi decapitada pelos nazistas de Hitler”

Helene nasceu no dia primeiro de maio de 1894, filha de Anton e Maria Kafka, na cidade de Brno, atual República Checa. Em 1896, a família Kafka transferiu-se para Viena, capital do Império Austro-Húngaro.

Helene tinha o desejo de ser religiosa desde jovem, estudou e formou-se enfermeira. Seus pais no início não aceitavam que ela fosse religiosa, mas, ao completar vinte anos, eles concordaram e ela ingressou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã.

Como religiosa, adotou o nome de irmã Maria Retistuta. Mas logo recebeu o apelido carinhoso de "irmã Resoluta", pelo seu modo cordial, por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital de Modling, em Viena, a religiosa tornou-se uma referência para os médicos, enfermeiras e, especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar o amor pela vida, na alegria e na dor. Foram muitos anos que serviu a Deus nos doentes, com amor, e para os quais estava sempre disponível.

Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Viena tornou-se uma das bases centrais do comando nazista alemão. Irmã Restituta colocou-se de imediato contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve medo de mostrar que, sendo favorável à vida, não apoiaria, jamais, o nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.

Por isso, quando os nazistas retiravam o crucifixo também das salas de cirurgia, ela, serenamente, o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", mandaram prender a irmã em 1942. Ela fez da prisão uma espécie de lugar de graça, para honrar o nome de sua consagração, ou seja, Restituta, aquela que foi restituída para Deus.

Irmã Resoluta esperou cinco meses na prisão para morrer. Em 30 de março de 1943, foi decapitada quando tinha quarenta e nove anos de vida. Para as franciscanas, mandou uma mensagem: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão para o martírio, irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, faça-me na testa o sinal da cruz".

O papa João Paulo II, em 1998 beatificou irmã Maria Restituta Kafka. A sua festa litúrgica foi marcada para o dia 30 de outubro, data em que foi decretada a sua sentença de morte.

30/10 - Dia do Balconista e do Comerciário

30 de Outubro de 2015

Dia do Balconista e do Comerciário

Balconista

clip_image002

O balconista ou atendente é aquele profissional que recebe o comprador e é o responsável direto pela venda. A sua função é mostrar as qualidades ou os defeitos de um produto para que o próprio consumidor possa decidir pela compra ou não do mesmo. Essa relação irá interferir diretamente na venda ou permanência de um produto nas prateleiras ou depósitos.

A colocação de preço nos produtos também é responsabilidade do balconista. É importante observar se os preços etiquetados estão cor­retos e legíveis e se não estão sendo colocados sobre o número de lote do pro­duto, e principalmente sobre o prazo de validade da mercadoria. O balconista deve ainda observar sempre as necessidades do consumidor e verificar se elas estão sendo atendidas prontamente.

Controlar a entrada e saída de produtos, conferir, repor, arrumar mercadorias, ter conhecimento dos medicamentos que estão sendo vendidos e os laboratórios que produzem estes remédios, saber ler uma receita e atualizar-se sobre novos lançamentos, são princípios básicos que fazem parte do dia-a-dia do balconista e ajudam, em muito, a organização do estabelecimento.

Fonte: www.sinprafarmas.org.br

Comerciário

No dia 30 de outubro comemoramos o Dia do Comerciário, que nesta data tem oportunidade de comemorar as grandes conquistas do passado, do presente, e a reivindicação dos seus direitos.

Em 1908, foi criada a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros, se uniram contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10 horas da manhã, um punhado de caixeiros das ruas: Carioca, Gonçalves Dias, Largo de São Francisco, Rua do Ouvidor e adjacências aglomerou-se e foram ao Catete (palácio do Governo Federal).

Ao chegar ao Catete o grupo de caixeiros tinha-se multiplicado em 5.000 pessoas ou mais. Getúlio Vargas, então presidente da Nação, os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentava a jornada de trabalho reduzindo a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.

Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmos moldes.

Fonte: www.comerciarios.com.br

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

29/10 - Lc 13,31-35

29 de Outubro de 2015

evandia

Lucas 13,31-35

No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: “Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar”. Disse-lhes ele: “Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida. É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste! Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’”

Entendendo

HERODES ARMA MAIS UM GOLPE,
MAS JESUS PERCEBE A SUA MALÍCIA E REAGE!

É curioso perceber que os próprios fariseus que perseguiam Jesus e rejeitavam seu projeto de vida, avisaram ao Mestre para fugir, pois Herodes queria matá-Lo. É difícil acreditar na seriedade desses homens chamados de ‘hipócritas’ por Jesus.

No fundo, Jesus sabia que os fariseus eram enviados por Herodes. Por isso, mandou-os de volta com um recado para aquela "raposa" política. Apesar das ameaças, o Mestre levaria em frente sua missão, sem se intimidar com a prepotência e a arrogância de Herodes. Sua missão só chegaria ao fim, quando o Pai assim o determinasse. Seria inútil querer fazê-Lo desistir servindo-se de malícia e golpe.

O projeto de Herodes de acabar com Jesus foi frustrado. Isto coube a Jerusalém, a cidade que ganhou a fama de assassina dos enviados de Deus. A morte de Jesus seria mais uma demonstração da vocação desta cidade: assassinar profetas.

Atualizando

ESTUDANTE É ACUSADA DE TRAMAR
A MORTE DO PRÓPRIO PAI PARA RECEBER SEGURO!

Costumamos nos admirar e ficar espantados com a perversidade com que Jesus foi tratado, assim como todo contexto de incoerências e hipocrisias provocado pelas autoridades de sua época. Mas, parando para refletir com frieza, perceberemos que hoje não é tão diferente. Em muitas situações, a sociedade tornou-se pior do que a da época de Jesus.

A estudante de Direito Érica Tafarelli Vicentini Teixeira, de 29 anos, é acusada de planejar o assassinato do próprio pai, Mário José Teixeira Filho, de 50, para receber R$ 1,2 milhão de três apólices de seguro de vida.

Érica era a única beneficiária das apólices, e chegou a dar entrada na papelada dos seguros, mas, devido a suspeita de envolvimento dela no crime, os valores não foram pagos.

As investigações revelaram que pai e filha brigavam constantemente. Ele já havia revelado a testemunhas acreditar que a filha planejava matá-lo e pensou em fugir com o filho menor, mas Érica ameaçou entregá-lo para a polícia, já que Mário tinha um mandado de prisão em aberto.

Érica, que morava no bairro Belvedere, uma das áreas mais caras de Belo Horizonte, também é acusada de dar golpes em várias lojas de luxo da capital mineira.

www.estadao.com.br

Refletindo esta trama macabra em áreas diferentes da ciência: psicologia, psiquiatria, sociologia... Certamente todas darão sua contribuição para encontrar as causas que motivaram essa filha a agir de forma tão cruel, tramando a morte do próprio pai. Para nós, cristãos, a causa maior é a falta de Deus nas famílias.

O que se esperar de uma pessoa que nasce e cresce sem uma família que contribua para formação do seu caráter, no proceder dos valores cristãos, desde cedo? Um bom colégio, a descoberta do curso acadêmico que direcionará para uma boa profissão, a qualidade de vida material... Sim, tudo isso é necessário e deve ser buscado, mas quando falta a formação pautada nos valores de Deus, tudo isso perde o sentido.

29/10 - São Narciso

29 de Outubro de 2015

São Narciso

clip_image001

“Um santo homem que viveu 119 anos”

Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96. A lembrança que se guardou dele é a de um homem rígido, penitente, humilde, simples e puro. Também que, desde a infância, demonstrou apego à religião, esperou a idade necessária para tornar-se sacerdote.

Realizou um trabalho tão admirável, amando os pobres e doentes, que foi escolhido para conduzir a paróquia de São Tiago. Foi nomeado bispo com quase cem anos de idade e isso nada afetou o seu trabalho. Governou com firmeza por um longo período. Presidiu o Concílio em que se decidiu que a Páscoa devia cair no domingo. E os relatos históricos afirmam que na véspera de uma festa de Páscoa, Narciso transformou água em azeite para acender as lamparinas da igreja que estavam secas.

Para justificar um crime, sob juramento, três caluniadores acusaram Narciso. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu antigo desejo pelo recolhimento, e por isso, sem dizer para onde ia, perdoou os caluniadores e saiu de Jerusalém em direção ao deserto para viver em oração e penitência.

O bispo Narciso não foi encontrado para reassumir seu cargo e todos pensaram que tivesse morrido. Assim, outro bispo tomou posse em seu lugar, depois mais dois assumiram também. Anos depois, quando os caluniadores tiveram seu castigo e tudo estava esclarecido, o bispo Narciso voltou para Jerusalém. O povo o acolheu com alegria e ele reassumiu com glória as suas funções.

A última notícia que temos dele está numa carta escrita por Santo Alexandre, na qual cita que o bispo Narciso tinha morrido com cento e dezenove anos de idade, isso por volta do ano 212. Um fato raro na história da Igreja Católica.

29/10 - Dia Nacional do Livro

29 de Outubro de 2015

Dia Nacional do Livro

clip_image002

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.

A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Em 1929, foi criado o Instituto Nacional do Livro, com o objetivo de legitimar o Livro Didático e auxiliar no aumento de sua produção. No entanto, essa política passou por muitas mudanças até resultar na criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 1985.

A partir daquele ano, o professor de escola pública passou a escolher o livro mais adequado aos seus alunos e ao projeto pedagógico da escola, a partir de uma pré-seleção do MEC. A reutilização do livro e a introdução de normas de qualidade foram outros importantes avanços.

Com o amadurecimento desse processo, a produção e a distribuição de livros didáticos tornaram-se contínuas e massivas a partir de 1997.

Fonte: www.ibge.gov.br

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

28/10 - Lc 6,12-19

28 de Outubro de 2015

evandia

Lucas 6,12-19

Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor. Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

Entendendo

ANTES DA ESCOLHA DOS APÓSTOLOS
JESUS SOBE A UMA MONTANHA PARA ORAR!

A oração está presente em todos os momentos decisivos da vida de Jesus. Antes de escolher os doze apóstolos Ele sobe a uma montanha e conversa com Deus. A montanha é o lugar do conhecimento de Deus, lugar de sua revelação. É na oração que o grupo de apóstolos é formado.

Então, por que Judas traiu se a escolha foi discernida pela oração?

O ser humano é livre, mas se submete a muitos condicionamentos, e isto o leva a perseverar ou não no caminho que, inicialmente, aceitou trilhar. Judas não era traidor, mas se tornou traidor.

A oração levou Jesus a escolher os apóstolos e, após a escolha, Ele retornou à sua missão de levar a boa notícia e tirar o povo da ignorância. Depois de pregar e falar dos planos de Deus a uma multidão que O esperava, Jesus curou todos os doentes e sofredores. Aí percebemos a oração iluminando Jesus para “falar” e “curar”. Exercita a teoria e a prática.

Atualizando

TODA DECISÃO DEVE SER PRECEDIDA PELA ORAÇÃO!

Um dos grandes exemplos deixados por Jesus foi o de não sermos individualistas ou autossuficientes, achando que nosso potencial humano é capaz de fazer tudo sozinho.

Em todos os momentos de sua vida Jesus conversava com Deus. É o que chamamos de oração. Às vezes, Ele passava uma noite inteira em vigília, como narra o Evangelho de hoje. A escolha desses doze homens era decisiva para a transmissão de sua missão.

Tomemos por exemplo a família, instituição sagrada criada por Deus para ser base do equilíbrio da sociedade; quantos e quantos casamentos são desfeitos por falta de oração. E assim, todas as grandes decisões pessoais, profissionais, sociais, religiosas...

Por mais que uma pessoa seja inteligente, talentosa, experiente no domínio da área em que se especializou, a sua capacidade humana sempre é frágil e limitada. Muitas vezes tem na mente algo que parece lógico e o defende com convicção, mas passado algum tempo, dá a mão à palmatória e, reconhece o quanto estava enganada!

Deus quer participar das nossas decisões! Melhor do que nós, Ele sabe o que é melhor para nós! A oração desperta no humano a sabedoria divina. Em muitos casos estamos invertendo a ordem; tomamos nossas decisões e, quando “quebramos a cara”, buscamos Deus como “tapa buraco”. E, Ele é tão misericordioso que se prontifica a nos perdoar e recuperar os danos.

Jesus nos ensinou o Pai-nosso, a maior de todas as orações. Nela, Ele nos leva a pedir a Deus: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Para que Deus faça a nossa vontade é preciso que O chamemos, e a oração humilde e confiante é uma força para o sucesso das nossas decisões.

28/10 - São Judas Tadeu

28 de Outubro de 2015

São Judas Tadeu

clip_image001

“O santo das causas impossíveis”

Hoje, celebramos São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus. Era natural de Caná da Galileia, na Palestina. Filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de São José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus. Na Bíblia é pouco citado, mas quando isto acontece, é de maneira importante.

No Evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus, e nas escrituras de João isto é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que O amam e guardam a Sua palavra.

Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo em Pentecostes, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galileia e realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.

A tradição conta que São Judas Tadeu percorreu as doze províncias do Império Persa, nas quais pregou a Boa Nova do Evangelho e converteu muitos pagãos. Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

Seus restos mortais estão guardados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que sua fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar São Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso, aumentou o número de devotos nas causas que parecem sem solução.

28/10 - Dia do Funcionário Público

28 de Outubro de 2015

Dia do Funcionário Público

clip_image001

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.

São, portanto, mais de duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.

O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui 28 de outubro, como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

Fonte: lproweb.procempa.com.br

terça-feira, 27 de outubro de 2015

27/10 - Lc 13,18-21

27 de Outubro de 2015

evandia

Lucas 13,18-21

Naquele tempo, Jesus dizia ainda: “A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos”. Disse ainda: “A que direi que é semelhante o Reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada”.

Entendendo

O PEQUENO GRÃO DE MOSTARDA
SIMBOLIZA OS QUE DEPOSITAM SUA CONFIANÇA EM DEUS

Jesus conta duas pequenas parábolas para os discípulos e fala da experiência que eles iriam passar quando começassem a desenvolver as atividades que Ele ordenava. Nas duas, o contraste entre o início meio fraco e humilde, e o resultado final, trazendo a alegria de ter um crescimento surpreendente era percebido.

A semente de mostarda era símbolo de algo pequeno e insignificante. Jesus mostra que esse grão minúsculo, lançado na terra, germina e se torna grande. A mesma coisa acontece com o fermento ao ser colocado na farinha, além de produzir crescimento, será capaz de produzir o pão.

Coisa semelhante acontece com o Reino de Deus. Seu projeto iniciado com um pequeno grupo de pessoas sem projeção social, tidas como estranhas para os esquemas religiosos da época, e sem muitas perspectivas, era como o grão de mostarda e o fermento. Pequenos e frágeis, mas destinados a um fim grandioso. Por trás deste resultado está o “dedo de Deus”. Ele é quem capacitaria esse grupo inexpressivo para crescer e espalhar o bem na terra.

Atualizando

TODO CASO DE AMOR TEM SEMPRE UM
GRANDE E UM PEQUENO

Vou me servir do texto da escritora e roteirista brasileira, Adriana Falcão, fazendo adaptações, para atualizar o Evangelho de hoje, sobre o grão de mostrada e o fermento na massa. As constatações entre o ‘grande’ e o ‘pequeno’ servem de questionamentos para perceber que vale a pena cada pessoa acreditar que é capaz de crescer, e não se alimentar de vaidades que distorcem o lado cristão da vida.

O pequeno ama, o grande se deixa amar. O grande fala, o pequeno ouve. O grande discorda, o pequeno concorda. O pequeno teme, o grande ameaça. O grande se atrasa, o pequeno se antecipa. O grande pede e, ou nem precisa pedir, e o pequeno já está fazendo.

Não é uma questão de gênero, existem homens grandes e homens pequenos, mulheres grandes e mulheres pequenas. O temperamento, as circunstâncias influem, mas não determinam. O grande pode ser o mais bem sucedido dos dois ou não. O pequeno pode ser o mais sensível, porém, nem sempre é assim. Muitas vezes o grande é o mais esperto, mas existem pequenos espertíssimos. Depende do caso.

Não é só nas histórias de amor que existem grandes e pequenos. Havendo mais de um, um par qualquer, dois adversários, dois irmãos, dois amigos, sempre haverá o que quer mais e o que quer menos, o fascinante e o fascinado, o generoso e o pedinte.

Mas, como tudo pode acontecer, geralmente à noite, imprevisivelmente o grande pode ficar pequeno, e o pequeno ficar grande de repente.

Quando isso acontece é comum o pequeno ficar maior ainda, o que torna o grande ainda menor. O ex-pequeno, logo que é promovido a grande, pode se vingar do ex-grande, se seu sofrimento tiver boa memória. Aí, coitado do novo pequeno, vai se arrepender de cada não beijo, cada não telefonema, cada não caridade, cada não desespero, cada não entusiasmo, cada não carinho inesperado, indispensável, inevitável, imprevisível...

Ele vai se surpreender com a reviravolta no começo, mas vai se conformar com sua posição de pequeno em seguida. E então, vai seguir cuidadoso e desastrado, na quase inútil intenção de conquistar o grande urgentemente, agora, de forma mais madura, humilde e consciente.

27/10 - São Frumêncio

27 de Outubro de 2015

São Frumêncio

clip_image001

“Apóstolo da Etiópia”

São Frumêncio nasceu em Liro, na Fenícia, no tempo do imperador Constantino. Frumêncio era ainda menino quando, juntamente com o irmão Edésio, acompanhou um filósofo de nome Merópio, numa viagem em direção às Índias. A embarcação, cruzando o Mar Vermelho, foi assaltada e só foram poupados da morte somente os dois jovens, Frumêncio e Edésio. Eles foram levados escravos para Aksum (Etiópia) a serviço da Corte.

Depois de conversar e admirar-se com a sabedoria deles, o rei decidiu mantê-los no palácio. Edésio como copeiro e Frumêncio como secretário direto. Sua influência cresceu na Corte, principalmente junto à rainha. Ao tornar-se viúva, ela assumiu o poder para o filho menor, como regente. Libertou Frumêncio e Edésio, entregando-lhes a educação de seu filho.

Os irmãos também começaram a proteger os mercadores cristãos de passagem pela região e, com a permissão de construírem uma igrejinha, começaram a evangelizar o povo. Passados quase vinte anos, puderam voltar à pátria, Edésio foi para Liro e Frumêncio caminhou para partilhar com o Patriarca de Alexandria a experiência da evangelização que teve na Etiópia, e também sobre a necessidade de sacerdotes e um bispo naquela região. Santo Atanásio admirado com os relatos, sabiamente revestiu Frumêncio com o poder sacerdotal e nomeou-o bispo sobre toda a Etiópia, isto em 350.

Quando retornou, Frumêncio encontrou no trono da Etiópia o jovem rei que lhe tinha grande estima, este se converteu e foi batizado, convidando o seu povo a acompanhá-lo no seguimento de Cristo.

Frumêncio, chamado pelos etíopes de “Pai da Paz”, desenvolveu seu trabalho missionário na Etiópia até morrer no ano 380.

27/10 - Dia da Mobilização Pró-Saúde da População Negra

27 de Outubro de 2015

Dia da Mobilização
Pró-Saúde da População Negra

clip_image001

O dia 27 de outubro foi escolhido pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que, apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais.

Neste dia acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.

Para que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra se torne uma realidade em todo o país depende de muito esforço e negociação política. É preciso que, em cada Estado e Município, o povo cobre a implementação dessa Política, pois agora é lei.

Como participar? É muito fácil: Realizando encontros, seminários, rodas de conversa; discutindo um filme ou vídeo sobre questões raciais; produzindo um programa sobre saúde da população negra na rádio comunitária do seu bairro; reunindo gestores e profissionais de saúde para discutir esse tema; solicitando espaço no Conselho de Saúde da sua cidade para abordar o tema: ‘Saúde da população negra’; provocando uma fala do Secretário de Saúde de sua cidade; convocando a Superintendência ou Coordenações de Promoção de Igualdade Racial de seu Município, etc.

Grupos envolvidos com esta causa: Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra; Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde; Rede Lai Lai Apejo: População Negra e Aids; Rede Sapatá: Rede Nacional de Promoção e Controle Social da Saúde das Lésbicas Negras.

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA É DIREITO, É LEI!
RACISMO FAZ MAL À SAÚDE!

Fonte: www.mocambos.org

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

26/10 - Lc 13,10-17

26 de Outubro de 2015

evandia

Lucas 13,10-17

Naquele tempo, estava Jesus ensinando na sinagoga em um sábado. Havia ali uma mulher que, havia dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se. Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: “Estás livre da tua doença”. Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: “São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado”. “Hipócritas!”, disse-lhes o Senhor. “Não desamarra cada um de vós no sábado o seu boi ou o seu jumento da manjedoura, para os levar a beber? Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado?” Ao proferir estas palavras, todos os seus adversários se encheram de confusão, ao passo que todo o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava.

Entendendo

SEM QUE NINGUÉM PEÇA JESUS
TOMA A INICIATIVA DE CURAR UMA MULHER!

Na concepção da época toda doença era entendida como resultado da ação do Demônio sobre o ser humano. Portanto, a doença crônica desta mulher era interpretada como um enorme fardo imposto sobre ela por forças demoníacas.

Sobre ela pesava dois fardos – ser mulher e estar doente. Isso tocou a sensibilidade de Jesus, que tomou a iniciativa de curá-la, ou conforme a concepção da época - libertá-la do poder do Demônio. É interessante perceber que ninguém pediu a Jesus, ele próprio tomou a iniciativa, assumiu suas dores e se colocou ao seu lado demonstrando solidariedade àquela que sofria.

A reação espontânea da mulher mostrou como ela tinha entendido e abstraído a ação de Jesus, ao dar glória a Deus pelo benefício recebido.

A cura realizada por Jesus irritou o chefe da sinagoga. Esse valorizava tanto o repouso do sábado a ponto de imaginar que, quem já sofria, há dezoito anos, de uma doença, podia esperar um pouco mais para ser curada. Jesus dá prioridade a quem sofre e utiliza o seu poder para recuperar cada pessoa.

Atualizando

“É DANDO QUE SE RECEBE!”

No evangelho de hoje Jesus toma a iniciativa de aliviar o sofrimento de uma doente. Postura semelhante a de sua mãe nas Bodas de Caná, que percebendo a necessidade do vinho que estava faltando, pede a Jesus que realize seu primeiro milagre.

Isso mostra que o cristão não pode ficar esperando quando perceber que uma situação pode ser resolvida para o bem de alguém. O cristão deve ter atitude e não esperar pelo outro. Jesus ensina que devemos ser sujeitos ativos da caminhada. Uma das orações mais belas depois do Pai-nosso de Jesus é a oração pela paz, de São Francisco de Assis. Observe e veja que ele nos leva a dar o primeiro passo.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

26/10 - Santo Evaristo

26 de Outubro de 2015

Santo Evaristo

clip_image002

“Papa do primeiro século”

Evaristo foi o quarto sucessor de Pedro, no ano 97. Era o início da Era Cristã, portanto é muito compreensível que haja tão poucos dados sobre ele.
As poucas informações vieram de Irineu e Eusébio, dois ilustres e expressivos santos venerados no mundo católico.

Naqueles tempos, o título de "papa" era dado a toda e qualquer autoridade religiosa, e passou a designar o chefe maior da Igreja, somente no século VI. Por essa razão as informações, às vezes, se contradizem. Santo Eusébio mostra-se muito firme e seguro ao relatar Evaristo como um grego vindo da Antioquia.

Ele governou a Igreja durante nove anos, nos quais promoveu três ordenações, consagrando dezessete sacerdotes, nove diáconos e quinze bispos, destinados a diferentes paróquias. Foi de sua autoria a divisão de Roma em vinte e cinco dioceses, e a criação do primeiro Colégio dos Cardeais. Alguns afirmam que foi ele que instituiu o casamento em público, com a presença do sacerdote.

Papa Evaristo morreu em 105. Uma tradição muito antiga afirma que ele teria sido mártir da fé durante a perseguição imposta pelo imperador Trajano, e que depois, seu corpo teria sido abandonado perto do túmulo do apóstolo Pedro. Embora a fonte não seja precisa, assim sua morte foi oficialmente registrada no Livro dos Papas, em Roma.

26/10 - Dia da Entrada do Brasil na 1ª. Guerra Mundial

26 de Outubro de 2015

Dia da Entrada do Brasil na 1ª. Guerra Mundial

clip_image002

O Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) tinha uma posição neutra, buscando não restringir o mercado a seus produtos de exportação, principalmente o café. No entanto, foi o único país latino-americano que participou da Primeira Guerra Mundial.

Desta forma, somente um navio brasileiro, o Rio Branco, foi afundado por um submarino alemão nos primeiros anos da guerra, em 3 de maio de 1916, mas este estava em águas restritas, operando a serviço inglês e com a maior parte de sua tripulação sendo composta por noruegueses, de forma que, apesar da comoção nacional que o fato gerou, não poderia ser considerado como um ataque ilegal dos alemães.

No início da guerra, apesar de neutro, o Brasil enfrentava uma situação social e econômica complicada. A sua economia era basicamente fundamentada na exportação de apenas um produto agrícola, o café. Como este não era essencial, suas exportações diminuíram com o conflito. Isto se acentuou mais com o bloqueio alemão e, depois, com a proibição à importação de café feita pela Inglaterra em 1917. O espaço de carga nos navios foi considerado fundamental para produtos de primeira necessidade, diante das grandes perdas causadas pelos afundamentos de navios mercantes pelos alemães.

As relações entre o Brasil e o Império Alemão foram abaladas pela decisão alemã de autorizar seus submarinos a afundar qualquer navio que entrasse nas zonas de bloqueio. No dia 5 de abril de 1917 o vapor brasileiro Paraná, um dos maiores navios da marinha mercante (4.466 toneladas), carregado de café, navegando de acordo com as exigências feitas a países neutros, foi torpedeado por um submarino alemão a milhas do cabo Barfleur, na França, e três brasileiros foram mortos.

Fonte: pt.wikipedia.org

A “LIBERDADE HUMANA” NÃO BASTA! NECESSITAMOS DA “LIBERDADE DE ESPÍRITO!”

A “LIBERDADE HUMANA” NÃO BASTA!
NECESSITAMOS DA “LIBERDADE DE ESPÍRITO!”

clip_image002

As Bem-aventuranças proclamadas por Jesus no alto da montanha só podem ser compreendidas com o coração aberto, e não com a inteligência humana.

São os novos mandamentos. Mas se não tivermos o coração aberto ao Espírito Santo, parecerão bobagens. Pois ser pobre, doce, misericordioso parece não levar ao sucesso. E esta é a lei dos livres, com aquela liberdade do Espírito Santo.

Uma pessoa pode regular sua vida com base num elenco de mandamentos ou procedimentos, mas isso não nos traz a salvação. Para entender “esses novos mandamentos”, necessitamos da liberdade que “nasce do Espírito Santo, que nos salva, que nos consola” e “dá a vida”.

Peçamos ao Senhor a graça de segui-Lo, mas com esta liberdade. Porque se quisermos segui-Lo somente com a nossa liberdade humana, no final nos tornaremos hipócritas como aqueles fariseus e saduceus que brigavam com Jesus.

Peçamos a graça de abrir o nosso coração à consolação do Espírito Santo, para que esta consolação, que é salvação, nos faça entender bem esses mandamentos. Assim seja!

Papa Francisco

domingo, 25 de outubro de 2015

25/10 - Mc 10,46-52

25 de Outubro de 2015

evandia

Marcos 10,46-52

Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Jesus parou e disse: “Chamai-o!” Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!” O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Raboni, que eu veja”. Jesus disse: “Vai, a tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Entendendo

A CURA DO CEGO DE JERICÓ!

O Evangelho de hoje é o que podemos chamar de “perícope”, um texto com sentido completo. Nele nós encontramos uma riqueza de detalhes grandiosa. Vamos lá.

Um cego à beira da estrada, um marginalizado, estava à margem da sociedade, dependendo de esmolas para viver. O caminho de Jericó levava ao Santuário. Ele recebia esmolas dos peregrinos que passavam em “romaria” à cidade santa.

Deus não nos criou para sermos dependentes. Depender de esmola pra viver é perda de dignidade.

O cego, movido pela fama de Jesus, gritava e arriscava tudo. Pede insistentemente ao Mestre compaixão. O grito do cego incomoda, menos a Jesus que pediu que o levassem até ele. Jesus perguntou ao cego o que ele estava querendo. Claro que Jesus sabia, mas a pergunta é estratégica, no sentido do doente reconhecer a situação que se encontra, para saber valorizar a graça de Deus, após a cura.

Jesus faz a cura e diz que quem fez o milagre não foi Ele, mas a fé que o cego tinha consigo. Podemos perceber com essa afirmação, a importância deste patrimônio chamado “fé”!

No mesmo instante que foi curado, se juntou à multidão. Ou seja, ele não é mais marginal, mas um cidadão com direitos iguais aos daquela multidão. Os que tentavam calar a boca do cego se convencem, não pelas palavras de Jesus, mas pela ação realizada. Isso nos leva à afirmação de São Tiago em sua carta: “a fé sem as obras é morta”.

Atualizando

A CURA DE JESUS É COMPLETA, EM TRÊS DIMENSÕES!

Cura corporal. Ele não tem mais defeito físico, seu corpo, suas dores não mais existem. Seu corpo está sadio para produzir e construir sua história.

Cura social. Ele não é mais mendigo, não precisa ficar dependendo dos outros e sofrendo todo tipo de preconceito. Ele pode conviver na família, na comunidade e na sociedade.

Cura espiritual. Ele se sente amado por Deus, que fez nele, uma ação extraordinária. Tira a concepção da época de que ele estava cego porque tinha cometido um pecado grave. Sente-se agora perdoado pelo seu Deus.

Leia esta cura de Jesus nas diversas graças recebidas hoje, seja através de uma cirurgia realizada pela medicina, seja por uma graça ordinária ou extraordinária acontecida, depois de um pedido feito com fé. É preciso ler os acontecimentos presentes com a ótica de divina.

25/10 - Frei Galvão

25 de Outubro de 2015

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

“Frei Galvão”

clip_image002
“O primeiro santo brasileiro”

É com muita alegria que hoje comemoramos o primeiro santo brasileiro. Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu em 1739, em Guaratinguetá, São Paulo, cidade próxima ao Santuário Nossa Senhora Aparecida. Seu pai era Antônio Galvão de França, capitão-mor da província e terciário Franciscano. Sua mãe era Isabel Leite de Barros, filha de fazendeiros de Pindamonhangaba. Tinham uma situação econômica privilegiada, e educaram seus onze filhos dentro da fé cristã, eram caridosos e cristãos exemplares.

Quando tinha treze anos, Antônio foi enviado para estudar com os Jesuítas, ao lado do irmão José, que já estava no Seminário de Belém, na Bahia. Desse modo, na sua alma estava plantada a semente da vocação religiosa. Aos vinte e um anos, Antônio decidiu ingressar na Ordem Franciscana, no Rio de Janeiro. Sua educação no seminário tinha sido tão esmerada que, após um ano, recebeu as ordens sacerdotais, em 1762. Uma deferência especial do Papa, porque ele ainda não tinha completado a idade exigida.

Em 1768, foi nomeado pregador e também confessor do Convento das Recolhidas de Santa Teresa, ouvindo e aconselhando. Entre suas penitentes estava Irmã Helena Maria do Sacramento, que relatou a Frei Galvão suas visões, nestas, Jesus lhe pedia que fundasse um novo Recolhimento para jovens religiosas. Frei Galvão acreditou e junto com ela fundou em fevereiro de 1774, o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência. No ano seguinte, Irmã Helena faleceu.

Em 1811, a pedido do bispo de São Paulo, fundou o Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba. Lá permaneceu por onze meses, organizando a comunidade e dirigindo os trabalhos da construção da Casa. Nesse meio tempo, recebeu diversas nomeações, até a de guardião do Convento de São Francisco, em São Paulo.

Com a saúde enfraquecida, recebeu autorização especial para residir no Recolhimento da Luz. Durante sua última enfermidade, frei Galvão morou num pequeno quarto e era ajudado pelas religiosas que lhe prestavam algum alívio e conforto. Faleceu aos oitenta e três anos de idade, com fama de santidade, em 23 de dezembro de 1822. Seu corpo repousa na igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construiu e é local de contínuas e fervorosas peregrinações.

Frei Galvão foi beatificado pelo papa João Paulo II em 25 de outubro de 1998, e canonizado em 11 de maio de 2007 pelo papa Bento XVI, em São Paulo, Brasil.