Últimos Posts

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

08/02 - Dia da Memória da Guerra do Contestado, no Sul do Brasil

08 de Fevereiro de 2016

Dia da Memória da Guerra
do Contestado, no Sul do Brasil

clip_image002


A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro, travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia. O embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma “guerra santa”.

Em 8 de fevereiro de 1914, numa ação conjunta de Santa Catarina, Paraná e governo federal, foi enviado a Taquaruçu um efetivo de 700 soldados, apoiados por peças de artilharia e metralhadoras. Estes incendeiam completamente o acampamento, mas sem muitas perdas humanas, já que os caboclos e fiéis da causa do Contestado se refugiaram em Caraguatá, local de difícil acesso e onde já viviam cerca de 20.000 pessoas.

A guerra terminou em agosto de 1916, durou mais tempo e produziu mais mortes que a Guerra de Canudos, outro conflito semelhante em terras do Brasil. Em quatro anos de guerra, 9 mil casas foram queimadas e 20 mil pessoas mortas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário