Últimos Posts

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

10/02 - Santa Escolástica

10 de Fevereiro de 2016
Santa Escolástica

image

“É irmã gêmea de São Bento e fundadora da Ordem das Beneditinas”

Escolástica, irmã gêmea de São Bento, nasceu em Norcia, na Itália, no ano 480, de uma família nobre. Sua mãe morreu durante o parto e, ainda jovem, Escolástica se consagrou a Deus, fazendo o voto de castidade, antes do irmão, que estudava em Roma.

Mais tarde, Bento fundou o mosteiro de Monte Cassino criando a Ordem dos monges Beneditinos, e Escolástica, inspirada por ele, fundou um mosteiro da Ordem das Beneditinas, com um pequeno grupo de jovens consagradas.

São poucos os dados da vida de Escolástica. Os principais registros são datados de quarenta anos depois de sua morte, pelo papa Gregório Magno, que era beneditino. Gregório contou que, mesmo vivendo em mosteiros próximos, os dois irmãos só se encontravam uma vez por ano, devido às normas dos mosteiros. Isto ocorria na Páscoa.

Certa vez, Escolástica se encontrou com o irmão, acompanhada por um pequeno grupo de irmãs, e Bento também estava acompanhado por alguns discípulos. Passaram todo o dia conversando sobre assuntos espirituais e sobre as atividades da Igreja.

Quando anoiteceu, Bento, muito rigoroso às regras disse à irmã que era hora de se despedirem. Mas Escolástica pediu que ficasse para passarem a noite, todos juntos, conversando e rezando. Bento se manteve firme na sua decisão. Neste momento ela se pôs a rezar com tal fervor que uma grande tempestade se formou com raios e uma chuva forte caiu à noite toda, e ele teve de ficar.

Bento então começou a dizer: "Que Deus perdoe você, minha irmã. Que é que você fez?" E ela respondeu: "Pedi a você e você não me ouviu, então pedi ao Senhor e Ele me ouviu". E assim passaram a noite juntos.


Três dias depois, em seu mosteiro, Bento recebeu a notícia da morte de Escolástica. Enquanto rezava, olhando para o céu, viu a alma de sua irmã penetrar no paraíso em forma de pomba. Bento mandou buscar o seu corpo e o colocou na sepultura que havia preparado para si. Ela morreu em 10 de fevereiro de 543, com 63 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário