Últimos Posts

segunda-feira, 2 de maio de 2016

02/05 - Santo Atanásio

 02 de Maio de 2016

Santo Atanásio


“Doutor da Igreja que lutou para defender a divindade de Cristo”

Atanásio nasceu em Alexandria, no Egito, em 296. Era um homem muito inteligente e influente. No ano de 325, quando era ainda diácono, participou de forma ativa do Concílio Ecumênico, em Niceia, que combateu a heresia dos arianos, a qual fazia de Jesus uma criatura inferior a Deus Pai.

Algum tempo depois quando o bispo de Alexandria morreu, Atanásio foi eleito seu sucessor. Seu bispado durou quarenta e seis anos, durante esse tempo foi muito perseguido e caluniado pelo imperador e pelos arianos.

Passou por cinco exílios seguidos, intercalados com fugas para o deserto e com afastamentos alheios a sua vontade, tudo suportou com paciência e determinação. Foi assim que conheceu Santo Antão, de quem escreveu a biografia, contando também como era a vida monástica no deserto, o que atraiu muitos cristãos aos mosteiros eremitas. 


Atanásio faleceu, com setenta e sete anos, no dia 2 de maio de 373. Logo depois, foi inserido entre os célebres "Padres da Igreja", sendo canonizado e declarado "Doutor da Igreja". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário