Últimos Posts

domingo, 29 de maio de 2016

29/05 - Dia do Geógrafo

29 de Maio de 2016

Dia do Geógrafo


Do grego "geos" significa “terra” e "grafos" que quer dizer “escrever”. Assim foi formada a palavra Geografia, ou seja, o estudo científico da superfície da Terra. 

Vamos entender um pouco mais sobre o geógrafo.  Os fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem em nosso globo terrestre são estudados pelos geógrafos. Atualmente uma das suas principais funções é auxiliar no planejamento urbano, no aproveitamento dos recursos naturais, contribuindo para que o impacto ambiental seja cada vez menor para à população. 

Com o passar dos tempos a Geografia foi se modernizando e ganhando espaço, além  das principais atividades em escolas e universidades. Surgiu, por exemplo, o geomarketing, que tem como objetivo o estudo para alocação e planejamento das redes de serviço e comércio. 

Os geógrafos estão em diversas áreas de atuação: geografia médica ou da saúde, geografia de óleo & gás, nas obras do metrô, no trabalho com os resíduos sólidos, no saneamento, na energia, na regularização fundiária, na telefonia móvel... Em todas essas áreas podemos encontrar um profissional atuante da Geografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário