Últimos Posts

domingo, 29 de maio de 2016

29/05 - Lc 7,1-10

29 de Maio de 2016


evandia

Lucas 7,1-10

Havia um centurião que tinha um servo a quem estimava muito. Estava doente, à beira da morte. Tendo ouvido falar de Jesus, o centurião mandou alguns anciãos dos judeus pedir-lhe que viesse curar o seu servo. Quando eles chegaram a Jesus, recomendaram com insistência: “Ele merece este favor, porque ama o nosso povo. Ele até construiu uma sinagoga para nós”. Jesus foi com eles. Quando já estava perto da casa, o centurião mandou alguns amigos dizer-lhe: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, nem fui pessoalmente ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e meu servo ficará curado. Pois eu, mesmo na posição de subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens, e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai... Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado. Voltou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei uma fé tão grande”. Aqueles que tinham sido enviados voltaram para a casa do centurião e encontraram o servo em perfeita saúde.


            Entendendo


JESUS CURA O EMPREGADO DE
UM OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO

Jesus fica admirado pela fé de um homem que nem sequer conhecia. Além do mais fazia parte do governo oficial que fazia oposição a Jesus Cristo.

O centurião era um oficial do exército romano que comandava muita gente, dando ordens e enfrentando desafios em seu ofício exigente e, no encontro com Jesus, mostra-se como um “homem humilde”.

A fé desse estranho supera a que Jesus via naqueles que O seguiam. Para Ele, isso é motivo de admiração, e serve de exemplo para os discípulos.

Duas lições mais diretas o Evangelho de hoje propõe:

·         A primeira é que testemunhemos Jesus em nosso meio. De todos nós que somos chamados, uma única resposta é esperada: a fé humilde e sincera Nele e em sua Palavra.

·         A segunda é que compreendamos que no povo de Deus devem desaparecer os preconceitos raciais, classistas, sociais e culturais que são criados para excluir determinados grupos humanos de certos direitos.




Atualizando


O LADO BOM DA POLÍCIA E O
RECONHECIMENTO AOS QUE SÃO HONESTOS!

Vivemos numa época onde a perda de credibilidade nas instituições é grande. Existe motivo para isso, diante de tanto escândalo e tanta decepção provocados por dirigentes dos quais o povo tanto espera.

A polícia é uma das instituições com índice alto de rejeição. É bom levar em consideração alguns aspectos e sermos justos para com eles.

·         Diferente de outras profissões, os policiais estão expostos a combater pessoas perigosas. Logo, vivem numa constante tensão, tendo que tomar decisões em fração de segundos que podem custar sua própria vida e a vida de outros.

·         São marcados por aqueles que vivem da criminalidade e das desordens sociais. Até mesmo a sua família sente essa pressão e não vive a rotina de um cidadão comum.

·         A qualquer momento (dia e noite) pode ser chamado às pressas para entrar em ação, em algum delito ou conflito.

·         São mal remunerados, se observarmos o trabalho que desenvolvem e a responsabilidade tamanha que assumem.

É preciso ser reconhecedor da importância desses profissionais para nossa segurança e ordem pública. Não podemos ser injustos a generalizar toda corporação por causa daqueles que agem mal. Em toda instituição existem os bons e os maus profissionais.


Ao exaltar o chefe do exército romano, Jesus mostra sua admiração por um homem que, mesmo estando num serviço tão complexo é capaz de ser honesto e ter fé. Portanto, saibamos reconhecer o lado bom da polícia e evitemos olhar para esses profissionais com mentalidade preconceituosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário